PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Projeto didático "Meio Ambiente"



PROJETO DIDÁTICO



TEMA: O Meio Ambiente
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:   O Eu, o Outro e o Nós.; Corpo, gestos, movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
DURAÇÃO: Início:......................................Término:..........................
FAIXA-ETÁRIA: Educação Infantil 
TURMA:                                     TURNO:  
PROFESSOR(A):
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:


I-JUSTIFICATIVA

Nas últimas décadas presenciou-se a divulgação de debates nos meios de comunicação, sobre a questão ambiental, o que sem dúvida tem contribuído para que as populações estejam alertas, mas a simples divulgação não assegura a aquisição de informações e conceitos referendados pelas ciências.
É papel da instituição de ensino educacional provocar nos estudantes revisão dos conhecimentos conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Como conteúdo proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores.
O essencial é desenvolver atividades que colaborem na formação do pensamento científico. Ou seja, aproveitar as informações que os estudantes já dispõem para produzir a sistematização e a linguagem apropriada. No processo, é indispensável manipular hipóteses e explicações para os fenômenos, o que é sempre mais divertido.

II-OBJETIVO GERAL:   
Criar estratégias de ensino que favoreçam os estudantes a entender a natureza, a ação do homem sobre ela e as conseqüências dessa interferência no dia-a-dia, estimulando a reflexão individual e coletiva dos estudantes sobre problemas ambientais.

III- HABILIDADES:

-Reconhecer as características do meio ambiente;
-Observar as relações entre os Seres Vivos e o Ambiente;
-Identificar alguns materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele produzidos;
-Reconhecer a presença do ar e da água na natureza e a importância destes elementos;
-Reconhecer a importância do solo para os seres vivos;
- Identificar as características habitat, alimentação, corpo) de alguns animais domésticos e  selvagens;
-Conhecer os diversos tipos de poluição de ar e das águas;
-Coletar dados referentes ao ambiente em que vivemos;
- Revisar as cores;
- Revisar o conceito de “sujo e limpo”.
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Adquirir o gosto pela arte;
-Adquirir o gosto pelos contos infantis
- Participar de histórias e brincadeiras referentes aos animais.

IV-METODOLOGIA UTILIZADA:

Coletar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao tema em destaque e observar o ambiente à sua volta e coletar materiais através de passeios e de visitas;
Promover discussões em sala sobre o tema acima.
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento desse projeto os estudantes realizarão diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: recortes, colagem, pintura, brincadeiras, jogos pedagógicos, pontilhados etc. Ainda será montada uma maquete com os estudantes com o tema “Meio Ambiente” que ficará exposta no saguão da instituição para as demais turmas visualizarem.
Na culminância desse projeto os estudantes juntamente com o professor e auxiliares irão plantar hortaliças em recipientes em nossa instituição.

V-RECURSOS UTILIZADOS:

     Gravuras,  CDs, aparelho de som, lápis de cor, fita larga, cola, sulfite, papel manilha, crepom, EVA etc.

VI-DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis):

Leitura: literatura, textos informativos, letras de músicas, poesias;
Conversar com os estudantes sobre o tema acima, levantando os conhecimentos prévios de cada um sobre o assunto em destaque.
Desenvolver novos valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente.
Montar um painel utilizando-se fotos de livros, revistas sobre o nosso ambiente e a relação do homem e dos animais com ele. 
Destacar o conceito de preservação ambiental para os alunos e explicar aos mesmos como podemos agir para sempre preservá-lo.
Destacar através de fotos de revistas, jornais a degradação ambiental e suas conseqüências para a sobrevivência dos seres vivos.
 Destacar a importância da proteção dos rios e riachos apara o abrigo de muitos animais e as conseqüências quando o homem poluem esta vegetação.
Levar os estudantes a dar um passeio ao redor da escola para observar o meio ambiente, as plantas que existem alertando-os para as variáveis que influenciam o estado das plantas, como na chuva de granizo, seca e podas.
Conscientizar os estudantes sobre o cultivo dos diferentes vegetais no ambiente urbano. Desta forma, os educandos podem aprender que podemos transformar positivamente o espaço e que a natureza é nosso bem maior.  
Abordar com os estudantes sobre o conceito os diversos tipos de poluição que existem do ar, do solo, das águas, sonora, visual, e radioativa.
Trabalhar com os estudantes a relação entre água doce existente no planeta, a água doce de fácil acesso ( rios, lagos etc.) e a água boa para consumo.
VII- CULMINÂNCIA
Os alunos juntamente com a professora plantarão alguns tipos de hortaliças no terraço da instituição.

VIII- AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de registros por parte do professor ( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

IX- REFERÊNCIA BIBLIOFRÁFICA:

Guia Prático para Professoras da Educação Infantil, junho, 2007. 

“Vamos cuidar da mãe Natureza preservando a vida do nosso planeta!”


sábado, 16 de abril de 2022

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Projeto didático Páscoa



PROJETO DIDÁTICO
A PÁSCOA

31/04/14 a 11/04/14



INSTITUIÇÃO: 
TURMA: 
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
  • Eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

CONCEITOS: “Páscoa” e seus principais símbolos, coordenação motora fina/grossa,  expressão corporal, conceito longe/perto, gordo/magro e cores.

JUSTIFICATIVA

A proposta do tema Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal), porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha, visando  vivenciar o real sentido desta data comemorativa.
Pretende-se neste projeto, focar para os estudantes o verdadeiro sentido da Páscoa dialogando com os mesmos o que realmente a Páscoa representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo desenfreado.
Portando, este projeto visa auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.

OBJETIVO GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuem para ampliar os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema “Páscoa” e seus principais símbolos e significados, promovendo o domínio progressivo das diferentes linguagens que favoreçam a expressão e a comunicação dos sentimentos, emoções e idéias das crianças.

HABILIDADES:
       Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
·         Vivenciar o sentido da Páscoa;
·         Perceber que é muito bom praticar boas ações e que isso nos faz indivíduos melhores;
·         Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
·         Realizar atividades que proporcionam integração entre o grupo;
·         Confeccionar lembranças de Páscoa;
·         Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
·         Cantar músicas referentes ao tema;
·         Confeccionar cartazes;
·         Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·         Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
·         Socializar com o grupo participando ativamente das propostas de atividades (brincadeiras) em sala e fora dela;
·         Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma contínua e rotineira;
·          Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas informais;
·         Desenvolver a percepção visual e auditiva dos estudantes por meio de músicas e vídeos;
·          Conhecer alguns principais símbolos da Páscoa e seus significados por meio de painéis, gravuras e vídeos;
·          Adquirir a compreensão de forma lúdica do significado do conceito magro/gordo e longe/perto;
·         Conhecer as Vogais;
·         Trabalhar imitações, gestos e expressões;
·         Conhecer as cores por meio de pinturas;
·         Desenvolver a coordenação motora fina/grossa.

METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos)
Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração,
                        Brincadeiras: coelhinho sai da toca, imitação de animais, etc. 
        Músicas infantis: cantar
            Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala durante a semana.
Será entregue uma lembrancinha para os estudantes em homenagem ao Dia da Páscoa.

      ATIVIDADES 
        
-       cantigas;
-     contos infantis;
-     roda da conversa;
       garatujas;
-      pinturas;
-      vogais
        conceito de Páscoa
-    Trabalhar valores: Solidariedade, Respeito, Amor, paz e partilha;
        dança;
-      brincadeiras de equilíbrio corporal (coelhinho sai da toca,

       Brincadeira “Coelhinho sai da toca”:
As crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!", as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.

     Caça aos Ovos
Escondem-se vários ovinhos de Páscoa confeccionados de materiais reciclados e pede para os estudantes saírem em busca dos mesmos.


      RECURSOS DIDÁTICOS:
Brinquedos, bola, lençol, boliche, CDs, aparelho de som, massinha de modelar, sulfite, tinta guache, papel pardo,  etc.  

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho da aprendizagem frente às atividades propostas, e se houve concentração, interação com os materiais didáticos, com os colegas e com a professora.



Atividades realizadas com o tema "Páscoa"

Atividades realizadas de forma coletiva com a minha turminha relacionadas com o tema "Páscoa" (2015)


Projeto didático "Dia do Índio"




TEMA: Dia do Indio
TURMA
PROFª:  
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:  
( X ) O Eu, o Outro e o Nós, 
(X )Corpo, gestos, movimentos, 
(X )Traços, sons, cores e formas, 
(X ) Escuta, fala, pensamento e imaginação, 
( X) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
CONTEÚDOS: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores. 
INÍCIO DO PROJETO:       TÉRMINO
 
JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.

OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o tema “Índio” de diversas formas lúdicas que favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.

HABILIDADES:
Criar estratégias de ensino lúdicas que levem as crianças à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.

ATIVIDADES:
 Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem;Recortes; Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha,  maracá).

METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e criança.
Serão promovidas diversas atividades de origem indígena com as crianças. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Serão confeccionados juntamente com as crianças diversos objetos de origem indígena. 

RECURSOS:

Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.

CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas. 

AVALIAÇÃO:
No decorrer dos trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.


Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon