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quarta-feira, 11 de maio de 2022

Projeto didático "Meio Ambiente"



PROJETO DIDÁTICO



TEMA: O Meio Ambiente
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:   O Eu, o Outro e o Nós.; Corpo, gestos, movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
DURAÇÃO: Início:......................................Término:..........................
FAIXA-ETÁRIA: Educação Infantil 
TURMA:                                     TURNO:  
PROFESSOR(A):
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:


I-JUSTIFICATIVA

Nas últimas décadas presenciou-se a divulgação de debates nos meios de comunicação, sobre a questão ambiental, o que sem dúvida tem contribuído para que as populações estejam alertas, mas a simples divulgação não assegura a aquisição de informações e conceitos referendados pelas ciências.
É papel da instituição de ensino educacional provocar nos estudantes revisão dos conhecimentos conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Como conteúdo proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores.
O essencial é desenvolver atividades que colaborem na formação do pensamento científico. Ou seja, aproveitar as informações que os estudantes já dispõem para produzir a sistematização e a linguagem apropriada. No processo, é indispensável manipular hipóteses e explicações para os fenômenos, o que é sempre mais divertido.

II-OBJETIVO GERAL:   
Criar estratégias de ensino que favoreçam os estudantes a entender a natureza, a ação do homem sobre ela e as conseqüências dessa interferência no dia-a-dia, estimulando a reflexão individual e coletiva dos estudantes sobre problemas ambientais.

III- HABILIDADES:

-Reconhecer as características do meio ambiente;
-Observar as relações entre os Seres Vivos e o Ambiente;
-Identificar alguns materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele produzidos;
-Reconhecer a presença do ar e da água na natureza e a importância destes elementos;
-Reconhecer a importância do solo para os seres vivos;
- Identificar as características habitat, alimentação, corpo) de alguns animais domésticos e  selvagens;
-Conhecer os diversos tipos de poluição de ar e das águas;
-Coletar dados referentes ao ambiente em que vivemos;
- Revisar as cores;
- Revisar o conceito de “sujo e limpo”.
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Adquirir o gosto pela arte;
-Adquirir o gosto pelos contos infantis
- Participar de histórias e brincadeiras referentes aos animais.

IV-METODOLOGIA UTILIZADA:

Coletar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao tema em destaque e observar o ambiente à sua volta e coletar materiais através de passeios e de visitas;
Promover discussões em sala sobre o tema acima.
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento desse projeto os estudantes realizarão diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: recortes, colagem, pintura, brincadeiras, jogos pedagógicos, pontilhados etc. Ainda será montada uma maquete com os estudantes com o tema “Meio Ambiente” que ficará exposta no saguão da instituição para as demais turmas visualizarem.
Na culminância desse projeto os estudantes juntamente com o professor e auxiliares irão plantar hortaliças em recipientes em nossa instituição.

V-RECURSOS UTILIZADOS:

     Gravuras,  CDs, aparelho de som, lápis de cor, fita larga, cola, sulfite, papel manilha, crepom, EVA etc.

VI-DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis):

Leitura: literatura, textos informativos, letras de músicas, poesias;
Conversar com os estudantes sobre o tema acima, levantando os conhecimentos prévios de cada um sobre o assunto em destaque.
Desenvolver novos valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente.
Montar um painel utilizando-se fotos de livros, revistas sobre o nosso ambiente e a relação do homem e dos animais com ele. 
Destacar o conceito de preservação ambiental para os alunos e explicar aos mesmos como podemos agir para sempre preservá-lo.
Destacar através de fotos de revistas, jornais a degradação ambiental e suas conseqüências para a sobrevivência dos seres vivos.
 Destacar a importância da proteção dos rios e riachos apara o abrigo de muitos animais e as conseqüências quando o homem poluem esta vegetação.
Levar os estudantes a dar um passeio ao redor da escola para observar o meio ambiente, as plantas que existem alertando-os para as variáveis que influenciam o estado das plantas, como na chuva de granizo, seca e podas.
Conscientizar os estudantes sobre o cultivo dos diferentes vegetais no ambiente urbano. Desta forma, os educandos podem aprender que podemos transformar positivamente o espaço e que a natureza é nosso bem maior.  
Abordar com os estudantes sobre o conceito os diversos tipos de poluição que existem do ar, do solo, das águas, sonora, visual, e radioativa.
Trabalhar com os estudantes a relação entre água doce existente no planeta, a água doce de fácil acesso ( rios, lagos etc.) e a água boa para consumo.
VII- CULMINÂNCIA
Os alunos juntamente com a professora plantarão alguns tipos de hortaliças no terraço da instituição.

VIII- AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de registros por parte do professor ( a ) dos alunos, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

IX- REFERÊNCIA BIBLIOFRÁFICA:

Guia Prático para Professoras da Educação Infantil, junho, 2007. 

“Vamos cuidar da mãe Natureza preservando a vida do nosso planeta!”


sexta-feira, 22 de abril de 2022

Fichas de Acompanhamento do Desenvolvimento da Aprendizagem Escolar por Turmas (Pedagoga Claudia de Oliveira Andrade)



 

sábado, 16 de abril de 2022

Tabela para lançamento de Notas

 

Tabela para lançamento de Notas elaborada por mim, Pedagoga Claudia de Oliveira Andrade 

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Projeto didático Páscoa



PROJETO DIDÁTICO
A PÁSCOA

31/04/14 a 11/04/14



INSTITUIÇÃO: 
TURMA: 
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
  • Eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

CONCEITOS: “Páscoa” e seus principais símbolos, coordenação motora fina/grossa,  expressão corporal, conceito longe/perto, gordo/magro e cores.

JUSTIFICATIVA

A proposta do tema Páscoa é muito importante para o trabalho na educação infantil (Maternal), porque envolve o exercício da “solidariedade e partilha, visando  vivenciar o real sentido desta data comemorativa.
Pretende-se neste projeto, focar para os estudantes o verdadeiro sentido da Páscoa dialogando com os mesmos o que realmente a Páscoa representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando á descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus, porém por muito tempo deixado de lado e/ou substituídas por noções de capitalismo tradicionalista de consumo desenfreado.
Portando, este projeto visa auxiliar o educando em sua formação moral e social que o fará um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor da sociedade.

OBJETIVO GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuem para ampliar os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema “Páscoa” e seus principais símbolos e significados, promovendo o domínio progressivo das diferentes linguagens que favoreçam a expressão e a comunicação dos sentimentos, emoções e idéias das crianças.

HABILIDADES:
       Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
·         Vivenciar o sentido da Páscoa;
·         Perceber que é muito bom praticar boas ações e que isso nos faz indivíduos melhores;
·         Ouvir histórias e textos relacionados ao tema;
·         Realizar atividades que proporcionam integração entre o grupo;
·         Confeccionar lembranças de Páscoa;
·         Memorizar quadrinhas de coro falado e cantado;
·         Cantar músicas referentes ao tema;
·         Confeccionar cartazes;
·         Desenvolver o raciocínio a atenção e a percepção;
·         Desenvolver a imaginação e a criatividade;
·         Desvencilhar o tema Páscoa do sentido comercial;
·         Socializar com o grupo participando ativamente das propostas de atividades (brincadeiras) em sala e fora dela;
·         Adquirir o hábito de respeito mútuo de forma contínua e rotineira;
·          Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas informais;
·         Desenvolver a percepção visual e auditiva dos estudantes por meio de músicas e vídeos;
·          Conhecer alguns principais símbolos da Páscoa e seus significados por meio de painéis, gravuras e vídeos;
·          Adquirir a compreensão de forma lúdica do significado do conceito magro/gordo e longe/perto;
·         Conhecer as Vogais;
·         Trabalhar imitações, gestos e expressões;
·         Conhecer as cores por meio de pinturas;
·         Desenvolver a coordenação motora fina/grossa.

METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos)
Conversa informal, em rodinhas, sobre o conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme, cd’s, etc.
Atividades artísticas sobre o tema: colagem, pintura, atividades de escrita: textos, interpretação oral, ilustração,
                        Brincadeiras: coelhinho sai da toca, imitação de animais, etc. 
        Músicas infantis: cantar
            Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala durante a semana.
Será entregue uma lembrancinha para os estudantes em homenagem ao Dia da Páscoa.

      ATIVIDADES 
        
-       cantigas;
-     contos infantis;
-     roda da conversa;
       garatujas;
-      pinturas;
-      vogais
        conceito de Páscoa
-    Trabalhar valores: Solidariedade, Respeito, Amor, paz e partilha;
        dança;
-      brincadeiras de equilíbrio corporal (coelhinho sai da toca,

       Brincadeira “Coelhinho sai da toca”:
As crianças formarão uma toca, duas a duas com as mãos para cima e dentro de cada toca ficava outra criança que era o coelho. Uns coelhos ou mais, dependendo do número de crianças, ficam sem toca. A professora diz: "Coelhinho sai da toca!", as crianças que são coelhos, trocam imediatamente de toca e o coelho que estava fora, tenta ir para dentro da toca. O coelho que fica sem toca, tenta entrar numa próxima vez.

     Caça aos Ovos
Escondem-se vários ovinhos de Páscoa confeccionados de materiais reciclados e pede para os estudantes saírem em busca dos mesmos.


      RECURSOS DIDÁTICOS:
Brinquedos, bola, lençol, boliche, CDs, aparelho de som, massinha de modelar, sulfite, tinta guache, papel pardo,  etc.  

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho da aprendizagem frente às atividades propostas, e se houve concentração, interação com os materiais didáticos, com os colegas e com a professora.



Atividades realizadas com o tema "Páscoa"

Atividades realizadas de forma coletiva com a minha turminha relacionadas com o tema "Páscoa" (2015)


Projeto didático "Dia do Índio"




TEMA: Dia do Indio
TURMA
PROFª:  
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:  
( X ) O Eu, o Outro e o Nós, 
(X )Corpo, gestos, movimentos, 
(X )Traços, sons, cores e formas, 
(X ) Escuta, fala, pensamento e imaginação, 
( X) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
CONTEÚDOS: Coordenação motora fina/grossa; sons, expressão corporal, cultura indígena e cores. 
INÍCIO DO PROJETO:       TÉRMINO
 
JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.

OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o tema “Índio” de diversas formas lúdicas que favoreçam a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena e que promova a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.

HABILIDADES:
Criar estratégias de ensino lúdicas que levem as crianças à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.

ATIVIDADES:
 Leituras informativas; Recreativas; Poéticas; Contos; Cantigas; Pinturas; Colagem;Recortes; Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha,  maracá).

METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e criança.
Serão promovidas diversas atividades de origem indígena com as crianças. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Serão confeccionados juntamente com as crianças diversos objetos de origem indígena. 

RECURSOS:

Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.

CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas. 

AVALIAÇÃO:
No decorrer dos trabalhos, observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas. Será feito um registro das perguntas e opiniões dos alunos em relação ao tema em destaque.