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terça-feira, 11 de janeiro de 2022
Lembrancinha Dia das Crianças
Lembrancinhas confeccionadas para as minhas turmas de Pré-escolar II em homenagem ao Dia das Crianças (ano 2021)
Crachás para alunos
lembrancinhas volta às aulas
Iniciando o Ano Letivo: vamos conhecer nossos alunos
Educar um aluno, desconhecendo o seu modo peculiar de ser, seu individualismo, sua personalidade, significa não só ser incapaz de contribuir para o seu desenvolvimento, como pode, por vezes, distorcer o seu crescimento, matando o gérmen de inúmeras capacidades e qualidades que poderiam ser cultivadas.
Todo aluno tem suas características pessoais, sua história de vida, seu ambiente familiar e social, que devem ser conhecidos, respeitados e compreendidos.
Compreender cada aluno, aceitá-lo tal como ele é, com suas qualidades e seus defeitos, ajudá-lo a vencer suas dificuldades, a adaptar-se ao seu grupo, a crescer e amadurecer: tudo isso, feito com firmeza, conhecimento, carinho e paciência, é o papel primordial do professor.
Mas o professor não é um psicólogo, não tem preparação técnica para interpretar a personalidade de cada aluno. Além disso, tem diante de si uma classe numerosa, uma programação extensa a ser cumprida durante o ano. Como conciliar essas dificuldades? Como realizar, na prática, esses conceitos básicos tão conhecidos de todos nós? Os contatos constantes com os pais e a observação do aluno durante o ano são os meios mais eficazes para atingir essa meta.
O contato constante entre pais e escola é muito necessário.
Reuniões de pais, entrevistas pessoais, festas escolares, palestras e boletins informativos sobre o rendimento escolar e a conduta da criança são os meios mais utilizados para manter vivo esse relacionamento entre pais e professores.
O professor terá a oportunidade de conhecer os pais, suas atitudes, seus valores na vida, seus desejos, seu relacionamento com os filhos e compreenderá, então, muitas das reações das crianças, fruto dessas atitudes e desses valores.
Esse contato, sem dúvida alguma, enriquece muito a oportunidade educacional da criança.
Mas lembremo-nos de que, se, de um lado, o professor tem seu tempo material limitado, também os pais têm suas ocupações e obrigações. Para eles, vir à escola é um esforço que deve ser recompensado.
Planejar, portanto, o número de reuniões, entrevistas e palestras para o ano todo, procurando equilibrá-las — para não sobrecarregar o professor; para não solicitar em demasia os pais —, é essencial.
Vamos planejar a programação anual e preparar detalhadamente cada entrevista, cada reunião, aproveitando ao máximo as oportunidades desses encontros.
A título de sugestão, faremos uma programação para as reuniões durante o ano escolar.
1. ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS
Deve ser realizada logo no início das aulas.
Não dê aconselhamentos, pois você não conhece os pais, não conhece a criança. Procure fazer o levantamento de necessidades, através da coleta de dados.
Dê, isso sim, oportunidade aos pais, para que falem de seus filhos, para que conheçam você, o professor do seu filho. Dê-lhes a segurança de que poderão confiar a você essa criança, criada com tanto amor e tanta dedicação! É isso o que eles esperam e do que precisam!
Faça um roteiro para essa entrevista, mas não o preencha durante a mesma, pois isso lhe dá um caráter puramente técnico.
Através de uma conversa informal, mas bem orientada, você poderá facilmente obter todas as informações que lhe interessam, como a constituição familiar do aluno, seu nível socioeconômico, as atitudes educacionais dos pais, os problemas da criança.
Registre o que foi possível obter nessa primeira entrevista e vá, aos poucos, anexando outros dados posteriores. Tenha uma pasta para cada criança e não deixe de escrever toda e qualquer observação, pois sua classe é numerosa e você não poderá guardar na memória todos os dados de seus alunos.
2. REUNIÃO DE PAIS NO FIM DO SEMESTRE
Saiba dirigir essa reunião, fazendo com que todos participem, podendo expor suas opiniões, esclarecer suas dúvidas.
Trate, em primeiro lugar, da criança, preparando um boletim informativo de seu aproveitamento e sua conduta durante o semestre.
Esse poderá ser feito por escrito ou relatado oralmente, dependendo da organização de sua escola.
Descreva suas atividades, suas habilidades, suas dificuldades e seus progressos, dos pontos de vista físico, intelectual, emocional e social. Retrate com toda a clareza como a criança é na escola, para que os pais possam encarar seus problemas de forma a poder ajudá-la a vencê-los. Oriente cada pai e cada mãe sobre a maneira como poderá auxiliar o filho em casa, tanto na parte pedagógica como na formação de sua personalidade.
Os problemas mais graves e específicos nunca deverão ser tratados em reuniões gerais, mas em entrevistas individuais com os envolvidos.
Informe o programa que você está dando, mostre os trabalhos e as realizações das crianças.
Aproveite para falar das férias, que a educação, por ser um processo contínuo, terá prosseguimento durante as mesmas, não de maneira formal, com aulas e tarefas, mas através de qualquer atividade livre, bem orientada.
Valorize o lazer, ajudando os pais a planejá-lo com seus filhos e fazendo-os ver que na natureza há sempre o equilíbrio entre o trabalho e o repouso e que este é muito necessário às crianças.
3. REUNIÃO DE AVALIAÇÃO NO FINAL DO ANO
Esse assunto será tratado num dos próximos artigos da Revista.
4. ENTREVISTAS PESSOAIS
Reserve sempre um dia por semana para estar à disposição dos pais e comunique a eles esse horário.
Cabe a cada professor saber quais as suas possibilidades e qual o tempo material de que dispõe para manter esse contato. O importante é que ele exista. Isso evitará as conversas diárias com as mães nos corredores e nas portas das salas de aula, que, além de prejudicar você e suas atividades, são ineficientes.
Os problemas sempre aparecem e, numa entrevista calma, em que são abordados com tranqüilidade, poderão ser resolvidos com maior cuidado. Anote sempre essas conversas e as resoluções tomadas em conjunto por você e pelos pais.
5. FESTAS ESCOLARES
Prepare poucas festas, mas bem vivas e interessantes. Realize-as dentro da própria sala de aula, onde a criança se sente à vontade e pode cantar ou dramatizar com naturalidade.
Lembre-se de que a festa é das crianças e faça com que elas mesmas a organizem, de acordo com as suas possibilidades, suas capacidades. Você vai simplesmente orientá-las, ajudá-las, pondo à sua disposição bastantes materiais e idéias. Procure evitar o exibicionismo ou a timidez, fazendo os trabalhos em grupo, sem estrelismos, sem roupas ou fantasias complicadas, respeitando sempre o nível e o ritmo das próprias crianças.
Elas se sentirão felizes de participar de uma festa simples, mas criada por elas, e poderão mostrar aos pais como é a “sua” classe e o “seu” trabalho, a “sua” vida escolar.
Isso é importante para ambos, pais e filhos. Desse contato com a realidade escolar da criança, nascerá o diálogo tão necessário à sua segurança.
Isso será o suficiente para que você, professor, possa sentir a criança, seu lar, seu ambiente social, sua família. Isso trará a você a aceitação de cada aluno, esse elemento tão necessário para que você lhe transmita a segurança de que ele necessita a para sua realização escolar e a de sua vida.
Referência: Revista Construir Notícias
segunda-feira, 10 de janeiro de 2022
Modelo de Planejamento de Ensino alinhado com a BNCC para a Educação Infantil
Aos docentes que atuam na Educação Infantil e demais profissionais da área, deixo aqui, o link do Planejamento de Ensino Quinzenal- Ensino Remoto para este período de Pandemia-COVID-19, para a turma Pré-Escolar II , elaborado por mim alinhado com a BNCC para a referida etapa de ensino.
INSTITUIÇÃO: CMEI SONHO DE CRIANÇA
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II A/B
TURNOS: MATUTINO/VESPERTINO
PROFª: CLÁUDIA DE OLIVEIRA ANDRADE
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
DIREÇÃO:
PLANEJAMENTO DE ENSINO QUINZENAL
(01/03 À 15/03/2021)
CAMPOS DE
EXPERIÊNCIAS:
1.(X ) O Eu,
O Outro e O Nós
2.( ) Corpo, Gestos e Movimentos
3.(X )
Traços Sons, Cores e Formas
4.(X ) Oralidade
e Escrita
5.( )Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
OBJETOS DE
CONHECIMENTO:
- Letra
inicial do nome;
- Higiene
das mãos.
HABILIDADES
CONFORME A BNCC:
-Identificar a primeira letra inicial do seu nome visualizando
o alfabeto. (ED03CG06);
-Reconhecer a importância de lavar as mãos em momentos específicos, principalmente, neste período de Pandemia- COVID 19 (EI03005);
METODOLOGIA (ESTRATÉGIAS DE ENSINO)
As
atividades durante este período quinzenal serão desenvolvidas através do ensino
Remoto devido ao período de Pandemia- COVID-19. Os Pais ou Responsáveis pelas crianças
matriculadas retirarão as atividades na Secretaria deste CMEI. Após as crianças
realizarem as atividades, os Pais ou responsáveis farão a devolutiva na
secretaria deste CMEI, para servir de subsídio no momento de avaliação do processo
ensino- aprendizagem de cada criança.
Na
primeira atividade as crianças visualizarão o alfabeto impresso pontilhado, e
irão passar o lápis nos pontilhados da primeira letrinha que inicia do seu
nome. Esta atividade tem por finalidade levar as crianças a conhecerem a letra
inicial do seu nome; ampliar o desenvolvimento da coordenação motora
fina(escrita) das crianças, como também, a habilidade de apreensão de lápis
entre os dedos.
Na segunda atividade, as crianças visualizarão a imagem relacionada com a higiene das mãos. Em seguida, as mesmas realizarão uma atividade de pintura com a finalidade de favorecer as mesmas a conhecerem as cores, a importância da higiene das mãos para a nossa saúde, principalmente neste período de Pandemia COVID-19. como também ampliar o desenvolvimento da motricidade fina.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Sulfite, computador, impressora, lápis colorido e borracha escolar.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será por meio de registro descritivo por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem das crianças através das atividades enviadas e devolvidas a este CMEI, durante este Período de Ensino Remoto, devido a Pandemia COVID-19.
ATIVIDADES RELACIONADAS:
AS CONCEPÇÕES DO CUIDAR E DO EDUCAR NA INFÂNCIA PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (Pedagoga Cláudia de Oliveira Andrade)
Clique no link abaixo para ter acesso ao arquivo.
Planejamento de Ensino Mensal alinhado à BNCC Pré-Escolar II
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
Mensagem de Gratidão aos colegas de profissão (CMEI)
"Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balança nem com barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produz em nós". (MANOEL DE BARROS)
terça-feira, 26 de outubro de 2021
atividades desenvolvidas pelos alunos "consciência negra"
Arte e Histórias Africanas
OBJETIVOS:
Trabalhar o Dia da Consciência Negra com os alunos, valorizando a participação da cultura africana na formação da cultura nacional.
Em novembro, a temática africana vem à tona com o Dia da Consciência Negra, uma data que promove uma importante reflexão sobre a contribuição do povo africano em diversos setores do nosso país. O estudo da cultura e da história afro-brasileiras nas escolas é obrigatório há sete anos, segundo a Lei nº 10.639/2003. Com os menores, a data pode ser trabalhada na aula de artes e por meio de contação de história. Nossa sugestão é a confecção de uma máscara africana e a leitura do conto "A lenda do tambor africano". Boa leitura e boa aula.
Máscara
Veja como fazer uma máscara com influências africanas e usá-la em brincadeiras e durante a contação de histórias. A proposta é da arte educadora Simone Faure Bellini, do Guia Prático.
Materiais:
★ pratinho de papelão cortado conforme o molde
★ tinta guache ou acrílica marrom
★ pincel
★ retalhos de EVA preto, vermelho e amarelo, cortados conforme o molde
★ tesoura e furador
★ cola quente ou cola branca
★ barbante desfiado
★ sisal
★ elástico
2. Corte os olhos e a boca.
3. Cole os moldes do rosto, o barbante desfiado e o sisal.
4. Faça dois furos nas laterais e amarre o elástico.
Sugestões retiradas da Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo191657-1.asp
poesias com o tema "Dia nacional da Consciência Negra"
NEGROS OU BRANCOS
PARDOS OU VERMELHOS
A COR NÃO CONTA
A COR NÃO CANTA!
A COR NÃO ESTAMPA
A VIRTUDE DE NINGUÉM...
BRANCOS OU NEGROS
VERMELHOS OU PARDOS
A COR NÃO IMPORTA
A COR NÃO É FALTA...
E NÃO CULPA NINGUÉM!
SEJA QUAL FOR A RAÇA...
CATIVA E ENCANTA
CONQUISTA E BALANÇA
O CORAÇÃO DA GENTE
GENTE INTELIGENTE...
QUE TEM...
PUREZA DE ALMA!...
por Nair Lúcia de Britto
retirado do site http://www.revistapartes.com
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Consciência negra
Chega de racismo
De história mal contada
Chega de hipocrisia
De mentira esfarrapada
Esse preconceito infeliz
Que por aí diz
Que negro não vale nada.
O negro também precisa
Ser privilegiado
Chega de arrogância
Branco tenha cuidado
Com o preconceito em alta
Pois quem muito se exalta
É sempre humilhado.
Preto, branco e mulato
Vamos nos unir
O preconceito é horrível
E não é para existir
Já que todos somos irmãos
Essa grande nação
Espalhada por aí.
A consciência negra
Quer exatamente
Provar que somos iguais
E não diferentes
São lutas populares
Como as de Zumbi dos Palmares
Que morreu pela sua gente.
É preciso desde já
Com amor todo gentil
Acabar com o preconceito
E ver em nosso Brasil
O negro sorrindo tanto
Como a Daiane dos Santos,
Pelé e Gilberto Gil.
de Francisco Carneiro Barbosa
Site: http://www.mundojovem.pucrs.com.br
Vozes
Quando virá a alforria?
Sinto ainda o chicote
Nas costas torturadas
Pelo desprezo, do nada,
Do que sou, do que fui,
De onde nem sei se vou...
Quando virá o dia
Em que soltarão os grilhões,
Cicatrizarão as feridas
E terei amor pela vida
Que o futuro pode me proporcionar?
Vozes na lembrança,
Choros incontidos,
Estalos cortando o ar e os feridos
A cantar...Sempre cantando suas dores,
Na maneira exata de dizer:
Sou gente!Independente de não querer...
Quando???
Angela Padilha
retirado do site: http://www.blocosonline.com.br
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Atividade: Consciência Negra
Tema: Consciência Negra
ATIVIDADE PERMANENTE
Não ao preconceito
Objetivos- Estimular o respeito à diversidade.
- Formar cidadãos preocupados com a coletividade.
Tempo estimado
O ano todo.
Materiais necessários
Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor e giz de cera.
Desenvolvimento
Atividade 1
Reúna a turma em círculo para ouvir você ler histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos.
Atividade 2
Convide os pais para fazer, junto com os filhos, uma oficina de bonecos negros. Ofereça o material necessário.
Depois de prontos, deixe-os à disposição na sala para as brincadeiras ou organize um revezamento para que as crianças possam levá-los para casa.
Os pequenos criam laços com esses objetos e se reconhecem neles.
Atividade 3
Um dos problemas enfrentados pelas crianças negras é relacionado aos cabelos. Não é difícil ouvir algumas falando que gostariam de tê-los lisos.
Mexer nos cabelos e trocar carinho é uma forma de cuidar delas, romper possíveis barreiras de preconceitos e aprender que não existe cabelo ruim, só estilos diferentes. Sugira que a turma desenhe em uma folha os diferentes tipos de cabelos (textura, cor etc.) que existem.
Atividade 4
Peça pesquisas sobre a história de alimentos e músicas de diversas origens. Planeje momentos de degustação e de escuta. As aulas de culinária são momentos ricos para enfocar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira. Conhecer músicas em diferentes línguas é um bom caminho para estimular o respeito pelos diversos grupos humanos. Isso se aplica a todas as formas de arte.
Avaliação
Observe em brincadeiras e falas se as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam suas origens e a auto-imagem.
Lucimar Rosa Dias
Do Ministério da Educação.
Waldete Tristão Farias Oliveira
Formadora de professores, de São Paulo.
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