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terça-feira, 15 de junho de 2021

Vídeo didático: Meio Ambiente


 

Teoria Sócio-histórica ( VYgotsky) - Sócio-Interacionista


-Conhecimentos desenvolvidos pela interação entre a criança, o meio, o objeto e as pessoas.
-O conhecimento é construído pela criança em interação como objeto de estudo, a partir das relações estabelecidas nesse processo.
- O conhecimento é interdisciplinar e contextualizado, mas leva em consideração a historicidade dos assuntos em questão para a construção do conhecimento.
- As estratégias mentais são estimuladas a partir do conceito de Zona Proximal para estabelecerem novas estratégias que estão prontas para ser apreendidas.
- Privilegia a interação entre o meio em que o objeto está e foi produzido e as relações afetivas e mentais envolvidas.
- O ensino valoriza o contexto sociocultural e histórico dos alunos e dos níveis de elaboração do conhecimento.
- A interação e organização de situações de aprendizagem que envolvam o aluno em análise e reflexões são fundamentais para o método.
- Neste processo são fundamentais a pesquisa e o entendimento global dos conteúdos abordados.
- A formação das crianças leva em consideração os valores socialmente construídos na perspectiva de estabelecer um "novo" homem, sempre melhor.
- O aluno, antes de tudo, é um ser historicamente construído, devendo desenvolver hipóteses para estruturar seu raciocínio.
- O professor elabora situações de aprendizagens e conflitos.
- O professor procura fazer com que os alunos estabeleçam o levantamento de hipóteses de acordo com os conhecimentos que têm.
- O professor compreende conceitos e vivências reveladas pelo aluno a partir de seu universo histórico e sociocultural.
- O professor media as interações entre alunos e o ambiente como um todo.
- O professor propõe situações que ampliem o universo do aluno a partir de estímulos de que a criança é capaz, mas ainda não teve necessidade de aplicá-lo.
- É a pessoa que tem a função de propor atividades buscando desenvolverm as competências e as habilidades do aluno ainda não efetivadas por não ter tido oportunidades.
- O aluno é um ser emitente, inquieto, à procura de respostas às indagações, atento às informações de que o ambiente proporciona.
- O aluno é tido como investigador, instigado a ampliar sua percepção. Deve estar alerta aos diversos aspectos.
- O aluno procura construir o conhecimento como um todo, tornando o aluno um ser pensante.
- As atividades didáticas são em rede, dinâmicas, organizadas por área de conhecimento e temas geradores.
- As atividades são centradas em projetos e resoluções de problemas, brotados da vivência dos alunos, seus interesses e necessidades.
- A maioria das atividades são de práticas grupais, interativas e contextualizadas, buscando o levantamento das opiniões próprias dos alunos.
- O erro é afonte de investigação. É como se ele não existisse, pois o aluno, na verdade, desenvolveu um raciocínio lógico que levou àquele resultado e é a partir da visão do erro que forma a pesquisa do qual o conhecimento vai ser reelaborado.

+ Projeto didático Meio Ambiente



PROJETO DIDÁTICO
 “MEIO AMBIENTE”



INSTITUIÇÃO:

MUNICÍPIO:
ANO
 TURMA
PROFª:
INÍCIO                             TÉRMINO:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
 EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Artes Plásticas, Natureza/Sociedade, Movimento, Identidade/Autonomia  

CONTEÚDOS: Meio Ambiente ( água, plantas, animais domésticos/selvagens e lixo), coordenação motora fina/grossa, cores, grande/pequeno, em cima/embaixo, equilíbrio corporal,   

JUSTIFICATIVA

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com os estudantes, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na educação infantil. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação (http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/preservar-tambem-coisa-crianca-422841.shtml).

“[...] à educação ambiental caberia, principalmente, promover a mudança de comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individualizada com o meio ambiente e os recursos naturais, objetivando a formação de hábitos ambientalmente responsáveis no meio social.” (QUINTAS, José Silva, p.41,2001)

Portanto, cabe a escola conscientizar os pequenos, para que as crianças de hoje percebam-se parte do ambiente, zelando-o e sejam os conscientes adultos de amanhã.

OBJETIVO GERAL

Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de cuidarmos do meio ambiente, apresentando a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades por meio de diversos recursos didáticos, mostrando os lados negativos e positivos da ação do homem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar diversas estratégias de ensino que possibilitem os estudantes à:
- entender o que é o meio ambiente;
- incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
-explorar a imaginação e a criatividade;
-desenvolver a motricidade ampla e fina;
-proporcionar novas vivências e a construção de novos conhecimentos;
-desenvolver a criatividade;
-desenvolver a socialização;
-reconhecer o solo como lugar onde plantamos, andamos, construímos, etc;
-valorizar a água e o ar como fatores de sobrevivência para o mundo, pois, sem eles não poderia existir vida na terra;
-perceber a ligação do homem com a natureza;
-compreender o ciclo da vida, analisando as fases de crescimento de uma planta;
-conscientizar os estudantes para não desperdiçar água, porque um dia pode faltar;
-identificar alguns animais domésticos/ selvagens e suas principais características;
-relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico);
-sensibilizar os estudantes a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogando lixo no chão;
-incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

No primeiro momento será levantado o conhecimento inicial da turma referente ao tema tratado.
Será feito um passeio com os estudantes ao redor da instituição para que eles entrem em contato com a natureza do local.
Será abordado com os estudantes sobre as plantas e suas fases de crescimento e o que é necessário para que elas se desenvolvam.
Todas as observações dos estudantes serão anotadas. Os mesmos realizarão ilustrações do tema por meio de desenhos livres, massinha de modelar, maquete e cartazes.
Sobre a água será conversado sobre sua importância dela para haver vida na Terra. Sem água não existe plantação, o homem e os animais. Será explicado para os mesmos, que na Terra, a água é encontrada em vários lugares: no mar, nos rios, nas lagoas, nas fontes, etc...Comentar que as pessoas usam a água para beber, cozinhar lavar roupa, pratos, regar plantas, etc... A água que bebemos é limpa, sem cor, de temperatura agradável e que devemos beber apenas água filtrada ou mineral.
Faremos desenhos, cartazes, pinturas que retratem a importância da água.
Serão contadas diversas historinhas infantis que abordam sobre o “Meio Ambiente”.
Algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e outras individuais com a interação professor estudante-estudante.
Serão contadas diversas historinhas, poesias, cantigas e versos infantis que retratam o meio ambiente.
Na culminância desse projeto, os estudantes plantarão algumas hortaliças em recipientes na instituição. Ainda, serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como, pintura com tinta, giz de cera, recorte e colagem, cantigas e brincadeiras.

RECURSOS DIDÁTICOS:

·         Giz de cera
·         Tinta guache tesoura cola
·         Lápis de cor
·         Papeis diferenciados
·         Pincel
·         Brinquedos
·         Musica CD
·         Fotos imagens
·         Revista
·         Folhas de árvore
-     Papel manilha
-     Tnt
·         Palito de churrasco
·         Livros de história
·         Folhas de árvore
·         Retalho de e.v.a
·         Lápis preto, borracha, apontador;
·         Folha de A4
·         Xerox
·         Caixa de papelão
-     rolo de papel higiênico


CULMINÂNCIA

A culminância do projeto será uma exposição no saguão desta instituição de ensino dos trabalhos realizados durante o desenvolvimento desse projeto para as demais turmas visualizarem.

AVALIAÇÃO
A avaliação será por meio de registro do desenvolvimento da aprendizagem,  da participação e do interesse dos estudantes durante as atividades propostas no decorrer deste projeto.

+ Projeto didático "Meu Querido Planeta Terra"




INSTITUIÇÃO:
TEMA: Meu Querido Planeta Terra
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita e Natureza/Sociedade
CONTEÚDOS:
DURAÇÃO:
TURMA: Maternal II
TURNO: vesp.
Profª: Cláudia



I-JUSTIFICATIVA

Nas últimas décadas presenciou-se a divulgação de debates nos meios de comunicação, o que sem dúvida tem contribuído para que as populações estejam alertas, mas a simples divulgação não assegura a aquisição de informações e conceitos referendados pelas ciências.
É papel da escola provocar a revisão dos conhecimentos, valorizando-os sempre e buscando enriquece-los com informações científicas.
Como conteúdo escolar, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, marcadas pelas necessidades humanas, seus conhecimentos e valores. As questões específicas dos recursos tecnológicos, intimamente relacionadas às transformações ambientais são importantes conhecimentos a serem desenvolvidos.
O essencial é desenvolver atividades que colaborem na formação do pensamento científico. Ou seja, aproveitar as informações que os alunos já dispõem para produzir a sistematização e a linguagem apropriada. No processo, é indispensável manipular hipóteses e explicações para os fenômenos, o que é sempre mais divertido.

II-OBJETIVO GERAL:

Criar diversas estratégias de ensino que levem os estudantes à entenderem a natureza, a ação do homem sobre ela e as conseqüências dessa interferência no dia-a-dia. Estimular a reflexão individual e coletiva dos educandos sobre problemas ambientais.

III-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Levar os estudantes à:
-Reconhecer as características do meio ambiente;
-Observar as relações entre os Seres Vivos e o Ambiente;
-Identificar alguns materiais da natureza utilizados pelo homem, bem como dos objetos por ele produzidos;
-Reconhecer a presença do ar e da água na natureza e a importância destes elementos;
-Reconhecer a importância do solo para os seres vivos;
-Conhecer os diversos tipos de poluição de ar e das águas;
-Coletar dados referentes ao ambiente em que vivemos;
- Revisar as cores;
- Revisar o conceito de “perto e longe”.
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Adquirir o gosto pela arte;
-Adquiri o gosto pelos contos infnatis.

IV-METODOLOGIA UTILIZADA:
Coletar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao tema em destaque.
Levar os estudantes alunos à observar o ambiente à sua volta e coletar materiais através de passeios e de visitas;
Promover discussões em sala de aula sobre o tema acima;
Realizar experiências, pesquisas e exposições.

V-RECURSOS UTILIZADOS:
Gravuras, CDs, aparelho de som, lápis de cor, fita larga, cola, sulfite, papel manilha, crepom, EVA etc.

VI-DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis):

Leitura: literatura, textos informativos, letras de músicas, poesias; Relatórios
Conversar com os alunos sobre o tema acima, levantando os conhecimentos prévios de cada um sobre o assunto em destaque.
Desenvolver novos valores e novas atitudes em relação ao meio ambiente.
Montar um painel utilizando-se fotos de livros, revistas sobre o nosso ambiente e a relação do homem e dos animais com ele.
Destacar o conceito de preservação ambiental para os alunos e explicar aos mesmos como podemos agir para sempre preservá-lo.
Destacar através de fotos de revistas, jornais a degradação ambiental e suas conseqüências para a sobrevivência dos seres vivos.
Destacar a importância da proteção dos rios e riachos apara o abrigo de muitos animais e as conseqüências quando o homem poluem esta vegetação.
Levar os alunos a dar um passeio ao redor da escola para observar o meio ambiente, as plantas que existem alertando-os para as variáveis que influenciam o estado das plantas, como no chuva de granizo, seca e podas.
Conscientizar os alunos sobre o cultivo dos diferentes vegetais no ambiente urbano. Desta forma, os educandos podem aprender que podemos transformar positivamente o espaço e que a natureza é nosso bem maior.
Abordar com os alunos sobre o conceito os diversos tipos de Poluição que existem do ar, do solo, das águas, sonora, visual, e radioativa).

Trabalhar com os alunos a relação entre água doce existente no planeta, a água doce de fácil acesso ( rios, lagos etc.) e a água boa para consumo.


VII- CULMINÂNCIA

Os estudantes juntamente com a professora plantarão flores no jardim da escola.

VIII- AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registros por parte do professor ( a ) dos estudantes, frente as atividades tanto coletivas quanto individuais durante o desenvolvimento do projeto.

IX- REFERÊNCIA BIBLIOFRÁFICA:
Guia Prático para Professoras da Educação Infantil, junho, 2007.


Vamos cuidar da mãe Natureza preservando a vida do nosso planeta!”

quarta-feira, 28 de abril de 2021

28 DE abril: Dia Internacional da Educação

 28 de abril: DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

A educação é uma importante ferramenta no combate às desigualdades, além de garantir melhores oportunidades para o indivíduo.

Dia Internacional da Educação é uma data comemorativa cuja função é reforçar toda a fundamental importância da educação em nossas vidas. No Brasil, essa data pode ser celebrada em dois dias diferentes. Uns comemoram-na em 24 de janeiro, e outros, em 28 de abril.

O Dia Internacional da Educação é uma data comemorativa que serve para reforçar a importância da educação para o desenvolvimento do ser humano. Além disso, essa data pode ser um momento para que debates ocorram e propostas para melhorar a educação aconteçam, tanto em nível nacional quanto internacional.

No Brasil o Dia Internacional da Educação é celebrado, por alguns, em 24 de janeiro e, por outros, em 28 de abril.

Isso é reforçado pelo que já é do conhecimento de muitos: a educação é uma ferramenta importante na formação do indivíduo enquanto ser pensante, além de propiciar oportunidades. Também, a educação é uma forma para garantir-se o respeito a valores importantes, como os Direitos Humanos, atuando, ainda, no combate às desigualdades existentes.

Para que a educação consiga cumprir esses objetivos, são necessárias políticas públicas que permitam o fornecimento de um ensino de qualidade que garanta inclusão e conhecimento a todos. Por isso, é fundamental que todos saibam a importância da educação, e, visando a isso, estabeleceu-se uma data comemorativa para ela.

No Brasil, existe um desentendimento acerca do Dia Internacional da Educação, não existindo um consenso sobre quando essa data deve ser celebrada. Existem aqueles que, para tanto, defendem o dia 24 de janeiro, enquanto outros defendem o dia 28 de abril. Vamos entender o porquê das duas datas!

Organização das Nações Unidas (ONU) propôs o dia 24 de janeiro para que fosse celebrado o Dia Internacional da Educação. Essa decisão foi anunciada internacionalmente após uma Assembleia Geral realizada no dia 3 de dezembro de 2018. Com isso, essa data foi celebrada pela organização, pela primeira vez, no ano de 2019.

Com a criação da data, a ONU convidou outras organizações, organizações não governamentais, institutos acadêmicos, entre outros, para abraçá-la e celebrar a educação internacionalmente no dia citado. A criação dessa data foi parte dos esforços da ONU para garantir o reconhecimento que a educação merece.

O papel da ONU na defesa da educação é antigo e remonta ao seu surgimento. Uma das primeiras ações da ONU foi a emissão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento fundamental para a humanidade, pois determina direitos básicos que todos os seres humanos devem ter.

Um desses direitos básicos é a educação, e o artigo 26 da Declaração trata especificamente dela:

1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.

3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

No entanto, estar como direito básico não garante que a educação seja tratada como merece em todo o planeta, e, por isso, os líderes mundiais sempre se reúnem para debater medidas a fim de garantir o desenvolvimento educacional e propor soluções para os gargalos que, ainda no século XXI, impedem muitos de terem acesso a uma formação de qualidade.

Uma das formas de garantir que a educação melhore a nível internacional são o debate e a proposição de metas, que as nações devem cumprir. Algumas dessas metas para a educação são encontradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Esses objetivos fazem parte de uma proposta da ONU para garantir o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza e da destruição do meio ambiente até o ano de 2030.

Para isso ocorra, a educação é enxergada como essencial e é, portanto, um dos 17 objetivos listados nas ODS. A educação é o quarto objetivo, e, para a ONU, uma educação de qualidade é fundamental para garantir a inclusão das pessoas, gerando qualidade de vida e maiores oportunidades para todos.

A outra data proposta para se comemorar o Dia Internacional da Educação leva em consideração o Fórum Mundial de Educação, evento que aconteceu em Dacar, no Senegal, entre os dias 26 e 28 de abril de 2000. Esse evento contou com a presença de líderes de 164 países, inclusive o Brasil, e tinha como objetivo garantir o desenvolvimento da educação no planeta.

No final desse evento, foi ratificado um documento conhecido como Declaração de Dacar, na qual compromissos foram assumidos pelos assinantes tendo em vista avanços na área educacional. A importância desse evento e dessa declaração fez com que muitos educadores adotassem o dia 28 de abril como o Dia Internacional da Educação.

Isso porque no dia 28 de abril de 2000 foi ratificado o documento mencionado. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) reconheceu o 28 de abril, pois publicações oficiais já foram realizadas dando ênfase à importância dessa data comemorativa e atribuindo a sua celebração ao 28 de abril.











sexta-feira, 23 de abril de 2021

Modelo de Parecer Descritivo para a Educação Infantil (Período de ensino remoto)

 


Sugestão de Parecer Descritivo . 

PARECER DESCRITIVO 1ª BIMESTRE/2021

O presente Parecer Descritivo visa avaliar o desenvolvimento da aprendizagem da criança, (colocar  o nome do aluno aqui...........) em relação as atividades propostas através do ensino remoto no referido Bimestre do corrente Ano Letivo.

Considerando a necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento ao coronavírus COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais no município, as aulas presenciais passaram a ocorrer na modalidade de ensino remoto com atividades diárias por meios digitais (AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem) e atividades impressas mensais para serem retiradas no CMEI.

Dessa forma, faz se necessário que a Avaliação da Aprendizagem seja feita através da observação com registro descritivo por parte do professor das atividades realizadas pelas crianças, e com devolutiva das mesmas pela família, no referido CMEI.

Durante este bimestre, foram trabalhados diversos campos de experiências conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (Oralidade e Escrita, Traços, sons, cores e formas, Espaços, tempos, quantidades e relações), com o objetivo de ampliar  o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças da referida turma, frente aos conteúdos propostos em consonância também, com Proposta Política Pedagógica, referente à faixa-etária, dentre eles: alfabeto, numerais e quantidades de 1 à 10, cores primárias, contos infantis, cantigas infantis.

Portanto, percebe-se através das atividades realizadas pela referida criança, que o mesmo, demonstrou interesse por desenvolver as atividades propostas durante o referido bimestre. O  mesmo, também, demonstrou habilidades de controle do lápis para realizar as atividades de coordenação motora fina (pontilhados e pinturas de desenhos).

 

 

terça-feira, 20 de abril de 2021

Conto Infantil: Palavras, Muitas Palavras...

 Vídeo de Conto Infantil: Palavras, Muitas Palavras de Ruth Rocha. 

Este vídeo contribui para que os alunos ampliem o conhecimento do alfabeto e ampliem o processo de leitura e escrita.  



segunda-feira, 19 de abril de 2021

Livrinho Turma da Mônica e os números


Livrinho Turma da Mônica e os números. Para visualizar clique no link abaixo:

 https://drive.google.com/file/d/1JiOd5XWDPR8dRbFZ6El4SgBN6mwH242i/view?usp=sharing

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Vídeo Aula sobre as contribuições dos povos indígenas na formação da sociedade brasileira

 

Vídeo aula sobre os indígenas para trabalhar com a educação infantil e ensino fundamental. Uma oportunidade também para falarmos da contribuição do povos indígenas na formação da sociedade brasileira!

Vídeo: História e os costumes dos primeiros habitantes do nosso país: os povos indígenas


 Vamos conhecer a história e os costumes dos primeiros habitantes do nosso país: os povos indígenas, através de vídeo.(Créditos: Prefeitura de Joinville, SC).

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Atividade desenvolvida com o tema Dia do Índio

Atividade desenvolvida com os meus estudantes da turma Maternal II A/D com o tema "Dia do Índio".

Vídeo Conto Infantil "O Menino Poti"


Conto Infantil "O Menino Poti" (Autores:  Ana Maria Machado  para trabalhar o tema "Dia do Índio", que é comemorado na data de 19 de abril no Brasil. 

domingo, 21 de março de 2021

Lembrancinhas de Boas-Vindas (2021)

Lembrancinhas de Boas-Vindas da minha Turminha do Pré-Escolar II A (2021)


Lembrancinhas de Boas-Vindas da Minha Turminha do Pré-Escolar II B (2021)