PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
sábado, 30 de janeiro de 2021
Moldes numerais
Labels:
Moldes numerais
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Moldes de letras
Labels:
Moldes de letras
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Fichas dos encontros vocálicos
Labels:
alfabetização
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Fichas vogais
Labels:
alfabetização
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Projeto didático "Volta às Aulas Educação Infantil"
Projeto
didático "Volta às Aulas"
Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma: Maternal II
Turno: Matutino/Vespertino
Professora: Claudia de Oliveira
Andrade
Duração do Projeto: 1 semana
Início: Término:
Direção:
Coordenação
Pedagógica:
Eixos de Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento,
Identidade e Autonomia Pessoal
Conteúdos:
contos infantis; diálogo, ambiente educacional infantil, adaptação escolar, cantigas
infantis, brincadeiras, expressão corporal e relações sócio-afetivas.
Justificativa:
O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e
organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os
estudantes. E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este
projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo,
atendendo as necessidades básicas dos estudantes (emoções)
relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil.
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p.
21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações
que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento
não se constrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de
criação, significação e ressignificação”.
Os estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o
filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o
meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo
sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.
Ao entrar na instituição de educação infantil, a criança
defronta-se com um mundo a desvelar, mas com ela existe um outro mundo de
histórias da sua família, experiências e socializações. E para o desenvolvimento
da criança o professor deve mediar essa fase nova para ela, tornando-a
prazerosa e rica em descobertas.
Contudo, é de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as
crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas,
incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na
instituição de ensino infantil.
Objetivo Geral:
Criar estratégias didáticas que possam favorecer o desenvolvimento da
linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no
meio ambiente educacional infantil.
Objetivos Específicos:
Levar os estudantes à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Identificar os materiais que
utilizamos no CMEI;
- Promover o diálogo entre estudante/professor
e estudante;
- Desenvolver a expressão corporal e a
linguagem oral;
Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a
interação professor/estudante/estudante.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças
conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais
que trabalham na escola sobre as suas funções.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Atividades programadas por áreas de conhecimento:
Linguagem Oral
- Cantigas;
- Roda da leitura (contos infantis);
- Diálogo informal com as crianças;
Movimento:
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio corporal;
- Brincadeiras com
obstáculos;
- Atividades com músicas e
diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos,
ursinhos etc.
- Boliche;
- Lençol furado.
Identidade/Autonomia Pessoal
- Desenvolver a interação entre as
crianças/professores;
- Proporcionar e valorizar a amizade;
- Elevar a auto-estima e o respeito
pelo ambiente escolar;
- Conhecer o seu nome e identificar o
nome dos seus colegas;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos,
ursinhos etc.
- Passeio pelas dependências da
instituição de ensino;
- Tirar/colocar o sapato;
- Conhecer os seus objetos de uso
pessoal e coletivo (roupas, escova de dente, pente, copo, sapatos, mochila etc.
Recursos Didáticos:
Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho
de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc.
Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma
de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes
tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização
deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação
pedagógica dessa instituição de ensino.
Referência Bibliográfica:
BRASIL. Ministério
da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Referencial Curricular Nacional para a
educação Infantil. Introdução vol.1. Brasília:
MEC, 1998.
Professora
................................................................................
OBS: Adaptar em conformidade com a BNCC
Labels:
Projeto Volta às Aulas,
projetos didáticos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Projeto didático "Volta às Aulas"
Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma: Berçário II, Maternal
I e Maternal II.
Turno:
Professores:
Duração do Projeto: 15 dias Início: ................ à....................
Direção:
Coordenação Pedagógica:
Àreas de Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento, Educação
Física e Arte
Conteúdos: contos infantis;
diálogo, cantigas infantis, expressão corporal, relações sócio-afetivas.
Justificativa:
O ano letivo começa e
para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com
qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos
alunos (emoções) relacionadas com o
ambiente institucional de ensino.
O Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o
conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e
com o meio em que vivem. O conhecimento não se contrói em cópia da realidade,
mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Portanto, estudiosos, entre eles o psicopedagogo
Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a
criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as
pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros
parceiros mais experientes.
Objetivo Geral:
Criar estratégias de ensino que possam favorecer
o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de
adaptação da criança no meio ambiente escolar infantil.
Objetivos Específicos:
Levar
os alunos à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
-
Identificar os materiais que utilizamos na escola;
-
Promover o diálogo entre aluno/ professor e aluno;
-
Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
Procedimentos
Didáticos ( Metodologia)
As
atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação
professor-aluno.
Serão
formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será
feito um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências
dela. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola.
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha;
Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de
cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira página do
caderno de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação
(esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu...
etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo
ano letivo, etc.
Atividades
desenvolvidas pelas faixa etárias:
Berçário
II ( Profª:....................)
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Contos infantis com fantoches;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;
Maternal
I ( Profª:.................... )
-
Contos infantis com fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
-
Boliche;
-
lembrancinha volta às aulas para as crianças.
Maternal
II ( Profº:................... )
-
Contos infantis com fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
-
Recreação no pátio;
-
Vídeo infantil;
-
Brincadeiras livres dirigidas;
-
Brincar com balões;
-
Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
Arte
( Profª: ....................)
-
Massinha de modelar ;
-
Conto infantil com fantoches;
-
Desenho livre com giz no papel pardo;
-
Cantigas;
-
Brincadeiras com móbiles, bonecas, carrinhos, ursinhos etc.
Educação
Física ( Profª: ..........................)
-
Pegar, passar e lançar a bola;
-
Amarelinha;
-
Brincadeiras de roda,
-
Brincadeiras de equilíbrio corporal;
-
Brincadeiras com obstáculos;
-
Atividades com músicas e diferentes
sons;
-
Andar, correr e saltar;
Recursos
Didáticos:
Giz
de cera, bolas, bonecas, carrinhos, CDs,
aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc.
Avaliação:
A avaliação será
por meio de registro por parte do professor de cada turma na forma de observação
do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos tanto individual
e coletiva frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. Este
projeto será acompanhado pela direção desta instituição e coordenação
pedagógica.
Referência
Bibliográfica:
Re f e r enc i a l
cur r i cul a r na c iona l pa r a
a educ a ç ão inf ant i l
/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998,
Vol. I.
OBS: Adaptar conforme a BNCC.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)