PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
sábado, 30 de janeiro de 2021
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Projeto didático "Volta às Aulas Educação Infantil"
Projeto
didático "Volta às Aulas"
Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma: Maternal II
Turno: Matutino/Vespertino
Professora: Claudia de Oliveira
Andrade
Duração do Projeto: 1 semana
Início: Término:
Direção:
Coordenação
Pedagógica:
Eixos de Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento,
Identidade e Autonomia Pessoal
Conteúdos:
contos infantis; diálogo, ambiente educacional infantil, adaptação escolar, cantigas
infantis, brincadeiras, expressão corporal e relações sócio-afetivas.
Justificativa:
O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e
organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os
estudantes. E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este
projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo,
atendendo as necessidades básicas dos estudantes (emoções)
relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil.
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p.
21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações
que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento
não se constrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de
criação, significação e ressignificação”.
Os estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o
filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o
meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo
sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.
Ao entrar na instituição de educação infantil, a criança
defronta-se com um mundo a desvelar, mas com ela existe um outro mundo de
histórias da sua família, experiências e socializações. E para o desenvolvimento
da criança o professor deve mediar essa fase nova para ela, tornando-a
prazerosa e rica em descobertas.
Contudo, é de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as
crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas,
incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na
instituição de ensino infantil.
Objetivo Geral:
Criar estratégias didáticas que possam favorecer o desenvolvimento da
linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no
meio ambiente educacional infantil.
Objetivos Específicos:
Levar os estudantes à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Identificar os materiais que
utilizamos no CMEI;
- Promover o diálogo entre estudante/professor
e estudante;
- Desenvolver a expressão corporal e a
linguagem oral;
Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a
interação professor/estudante/estudante.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças
conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais
que trabalham na escola sobre as suas funções.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Atividades programadas por áreas de conhecimento:
Linguagem Oral
- Cantigas;
- Roda da leitura (contos infantis);
- Diálogo informal com as crianças;
Movimento:
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio corporal;
- Brincadeiras com
obstáculos;
- Atividades com músicas e
diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos,
ursinhos etc.
- Boliche;
- Lençol furado.
Identidade/Autonomia Pessoal
- Desenvolver a interação entre as
crianças/professores;
- Proporcionar e valorizar a amizade;
- Elevar a auto-estima e o respeito
pelo ambiente escolar;
- Conhecer o seu nome e identificar o
nome dos seus colegas;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos,
ursinhos etc.
- Passeio pelas dependências da
instituição de ensino;
- Tirar/colocar o sapato;
- Conhecer os seus objetos de uso
pessoal e coletivo (roupas, escova de dente, pente, copo, sapatos, mochila etc.
Recursos Didáticos:
Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho
de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc.
Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma
de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes
tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização
deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação
pedagógica dessa instituição de ensino.
Referência Bibliográfica:
BRASIL. Ministério
da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Referencial Curricular Nacional para a
educação Infantil. Introdução vol.1. Brasília:
MEC, 1998.
Professora
................................................................................
OBS: Adaptar em conformidade com a BNCC
Projeto didático "Volta às Aulas"
Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma: Berçário II, Maternal
I e Maternal II.
Turno:
Professores:
Duração do Projeto: 15 dias Início: ................ à....................
Direção:
Coordenação Pedagógica:
Àreas de Conhecimento: Linguagem Oral, Movimento, Educação
Física e Arte
Conteúdos: contos infantis;
diálogo, cantigas infantis, expressão corporal, relações sócio-afetivas.
Justificativa:
O ano letivo começa e
para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com
qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos
alunos (emoções) relacionadas com o
ambiente institucional de ensino.
O Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o
conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e
com o meio em que vivem. O conhecimento não se contrói em cópia da realidade,
mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Portanto, estudiosos, entre eles o psicopedagogo
Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a
criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as
pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros
parceiros mais experientes.
Objetivo Geral:
Criar estratégias de ensino que possam favorecer
o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de
adaptação da criança no meio ambiente escolar infantil.
Objetivos Específicos:
Levar
os alunos à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
-
Identificar os materiais que utilizamos na escola;
-
Promover o diálogo entre aluno/ professor e aluno;
-
Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
Procedimentos
Didáticos ( Metodologia)
As
atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação
professor-aluno.
Serão
formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será
feito um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências
dela. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola.
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha;
Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de
cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira página do
caderno de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação
(esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu...
etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo
ano letivo, etc.
Atividades
desenvolvidas pelas faixa etárias:
Berçário
II ( Profª:....................)
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Contos infantis com fantoches;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;
Maternal
I ( Profª:.................... )
-
Contos infantis com fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
-
Boliche;
-
lembrancinha volta às aulas para as crianças.
Maternal
II ( Profº:................... )
-
Contos infantis com fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
-
Recreação no pátio;
-
Vídeo infantil;
-
Brincadeiras livres dirigidas;
-
Brincar com balões;
-
Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
Arte
( Profª: ....................)
-
Massinha de modelar ;
-
Conto infantil com fantoches;
-
Desenho livre com giz no papel pardo;
-
Cantigas;
-
Brincadeiras com móbiles, bonecas, carrinhos, ursinhos etc.
Educação
Física ( Profª: ..........................)
-
Pegar, passar e lançar a bola;
-
Amarelinha;
-
Brincadeiras de roda,
-
Brincadeiras de equilíbrio corporal;
-
Brincadeiras com obstáculos;
-
Atividades com músicas e diferentes
sons;
-
Andar, correr e saltar;
Recursos
Didáticos:
Giz
de cera, bolas, bonecas, carrinhos, CDs,
aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc.
Avaliação:
A avaliação será
por meio de registro por parte do professor de cada turma na forma de observação
do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos tanto individual
e coletiva frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. Este
projeto será acompanhado pela direção desta instituição e coordenação
pedagógica.
Referência
Bibliográfica:
Re f e r enc i a l
cur r i cul a r na c iona l pa r a
a educ a ç ão inf ant i l
/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998,
Vol. I.
OBS: Adaptar conforme a BNCC.
Assinar:
Comentários (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera
Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil;
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
Projeto Didático
TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon