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sábado, 9 de março de 2019

Projeto didático "O Circo"





Turmas: Maternal I e  Maternal II, Jardim I e Pré      
Turno:                                                                             
Título do Projeto: O Circo
Duração: 15 dias 
Direção:
Coordenação:    
Áreas de conhecimento: Natureza/Sociedade, Linguagem Oral/Escrita, Movimento               




Justificativa:
Este projeto tem por finalidade levar os estudantes a compreenderem as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.
Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens.  Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! ( http://www.qdivertido.com.br)

Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos  estudantes das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição. 
Objetivos específicos
- Valorização da arte circense;
- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
- Identificar as ações de um integrante de um circo;
- Conhecer como vive a família circense;
- Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens, aquáticos);
- Conhecer as figuras geométricas por meio de desenhos relacionados com o tema;
- Adquirir o conceito de maior/menor.


Procedimentos didáticos:
Linguagem oral:
- Conversa informal sobre circo.
- Narrar histórias sobre o circo;
- Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados com o tema em destaque.
- Assistir fita de vídeo sobre o circo.
Linguagem Escrita:
Levar os alunos à:
- Ter contato com diferentes desenhos relacionados com o circo ( palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho);
-Desenvolver a coordenação motora fina por meio de garatujas relacionadas com o tema;
- Conhecer as vogais;

Linguagem Sonora/ Musical:
Levar os alunos à:
-Conhecer os ritmos musicais por meio de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Linguagem Plástica:
Levar os alunos à:
- Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.

Movimento:
- andar sob a corda, com as mãos na cabeça, andar com a ponta dos pés, equilibrar bola na cabeça, (equilíbrio corporal);
- imitar alguns animais que fazem ou fizeram parte do circo;

Arte (Profª: )
Turmas envolvidas: todas
Turno: vespertino
Atividades:
- pinturas, recortes, colagem, brincadeiras, música, contos infantis, confecção de brinquedos de sucatas para as crianças etc.

Metodologia ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras por meio de brincadeiras.
A intenção pedagógica é criar estratégias lúdicas de ensino que favoreçam a aprendizagem dos estudantes sobre as principais características da arte circense.

Atividades programadas:

1-      O Malabarista- Fazer traços diferenciados no chão (retos, ondulados, curvas, círculos, outros. Pedir para os estudantes brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições tais como: nas pontas dos pés, apenas os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura sem sair de cima dos riscos.
2-      A Bailarina- A proposta é ler texto para as crianças executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música para que as crianças dancem ritmicamente e livremente.

3-      Boca do palhaço- construir  por meio de caixa de papelão a boca do palhaço para os estudantes.   Cada jogador arremessará a bolinha 05 vezes seguidas.  Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na boca do palhaço, marcará pontos, determinados no inicio da brincadeira, por exemplo: 10 pontos.   Vencerá o jogador que conseguir maior número de pontos.

Recursos didáticos
Bolas, cordas, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, giz de cera, lápis de cor, sulfite, papel pardo, cartolinas, fita adesiva larga, cola, glitter, crepom, EVA, palito de churrasco, tinta guache, tesoura etc.

Culminância:
Montar um painel com o tema Circo de forma coletiva com os estudantes. Fazer um painel para expor as atividades  desenvolvidas pelos estudantes durante o projeto no pátio da instituição para os pais e demais turmas visualizem.

Avaliação:
A avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.


domingo, 3 de março de 2019

Atividade Dia do Circo

Atividade desenvolvida de forma coletiva com os alunos com o tema "Circo".

sábado, 2 de março de 2019

sugestões Dia do Circo











terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

BNCC para a Educação Infantil: baixe em PDF o e-book gratuito




Para que todos os educadores tenham acesso a um material explicativo sobre o que muda no seu dia dia com a BNCC e possam contribuir ativamente para a construção dos currículos, NOVA ESCOLA lança um livro digital gratuito, em formato de PDF, sobre os principais pontos do documento para a Educação Infantil. Baixando o material, é possível ler em qualquer lugar o conteúdo que traz exemplos de atividades práticas, destrincha os direitos de aprendizagem e mostra quais as diferenças entre a BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).
Clique no link abaixo

https://novaescola.org.br/conteudo/12676/bncc-para-a-educacao-infantil-baixe-em-pdf-um-livro-gratuito-sobre-todas-as-mudancas

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Planejamento de Ensino Anual Maternal II (3 a 4 anos)



INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA: Maternal II
TURNO:
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO: 
ANO:
EIXOS DE CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL/ESCRITA

CONTEÚDOS
  • Coordenação Motora Ampla.
  • Coordenação Motora Fina.
  • Discriminação Auditiva e Visual.
  • Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).

OBJETIVOS 

  • Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
  • Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
  • Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
  • Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  • Identificação do nome próprio.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
  • Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  • Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  • Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
  • Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
  • Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
  • Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
  • Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
     
  • CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
  • Egocentrismo.
  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
  • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
  • Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:
  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
  • Brincadeiras sem regras.
  • Brincadeiras com poucas regras simples.
  • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
  • Estimulação e motivação.
  • Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
 
·         Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
·         Conceito de lateralidade.
·         Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
·         Coordenação Motora.
·         discriminação audiovisual.
·         Seqüência e seriação.
·         Numeração:
·          Números de 1 à 5
·         Contagem de 1 à 10

OBJETIVOS
  • Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas. 
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação. 
  • Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço. 
  • Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
  •  Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
  • Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
  •  Reconhecer e discriminar numerais. 
  • Desenvolver contagem de 1 até 10.
     
  • ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,etc ...
Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade. 

NATUREZA/SOCIEDADE
CONTEÚDOS   
  • Estimular o cuidado com a natureza. 
  •  Nomear e reconhecer diferentes animais. 
  •  Datas Comemorativas: Carnaval,  Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Dia do Soldado, Consciência Negra,  Natal e outros.
  •  Calendário (relação espaço tempo)., Família e Escola (ambiente/colegas).

OBJETIVOS
·         Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo. 
·         Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
·          Estimulação do meio ambiente físico.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

 Plantação de mudas e flores.Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
 Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.


CONTEÚDOS

IIDENTIDADE/AUTONOMIA PESSOAL
·         Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
·         Esquema corporal.
·         Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
OBJETIVOS
·         Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
·         Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
·         Estimulação dos 5 sentidos.
·         Discriminação entre liso e áspero.
·         Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
Apresentação de alimentos.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

·         Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·         Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
·         Permitir que a criança seja independente.
·         Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·         Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·         Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·         Mantê-la ocupada.
·         Levar a criança a participar das atividades de grupo.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será um relatório descritivo do desenvolvimento da aprendizagem da criança durante as atividades propostas em cada bimestre que será entregue a Coordenação Pedagógica