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domingo, 9 de novembro de 2014
sugestões "Dia da Bandeira"
Comemore uma data especial para o povo brasileiro ajudando seus alunos a conhecerem um pouco mais um dos maiores símbolos nacionais e as figuras geométricas
Objetivos:★ Identificar figuras geométricas planas.
★Reconhecer as formas geométricas e cores encontradas na bandeira do Brasil. ★ Entender o Dia da Bandeira do Brasil e sua importância.
Faixa etária: a partir de 4 anos.
Para ajudar os educadores, a professora Glauce Rossi Quilici sugere como trabalhar essa data comemorativa e, ao mesmo tempo, conhecer um pouco mais sobre as formas geométricas, já que a bandeira brasileira possibilita esse aprendizado. Veja o que ela indica:
Materiais:
★ Papéis espelho nas cores vermelho, amarelo, verde, azul e laranja
★ Tesoura e cola
★ Palitos de churrasco
1. A professora distribui aos alunos as seguintes formas geométricas (moldes das figuras no pôster):
3. A professora pega cada figura e pergunta o nome delas e se elas sabem a diferença entre elas:
- Triângulo;
- Círculo;
- Quadrado;
- Retângulo;
- Losango.
4. A professora diz que o dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira do Brasil e explica a importância desse símbolo brasileiro. Em seguida, pergunta se os alunos conhecem a bandeira nacional e como ela é, quais a suas formas e cores.
5. Depois, pede que montem a bandeira somente com as figuras que tem nela. Assim, poderão colar as partes e colocar um palito de churrasco para levar a bandeira para casa.
6. Também é importante mostrar a bandeira do Brasil, comentando mais sobre suas características.
Escultura
O professor também pode trabalhar as figuras geométricas na confecção de
outra atividade sobre o Dia da Bandeira montando uma escultura. Veja
como:
Materiais:
★ Papel color set (verde, amarelo, azul)
★ Tesoura
★ Cola
★ Papel color set (verde, amarelo, azul)
★ Tesoura
★ Cola
Como fazer:
1. Recorte uma tira e papel color-set verde de 41 cm x 4 cm e dobre-a, formando um quadrado.
2. Depois, recorte outra tira, agora na cor amarela, de 29 cm x 4 cm, também na forma de um quadrado.
3. Por último, recorte o papel azul no tamanho de 24 cm x 4 cm e forme um círculo.
4. Cole as figuras geométricas na sequência correta da bandeira e está pronta a escultura.
1. Recorte uma tira e papel color-set verde de 41 cm x 4 cm e dobre-a, formando um quadrado.
2. Depois, recorte outra tira, agora na cor amarela, de 29 cm x 4 cm, também na forma de um quadrado.
3. Por último, recorte o papel azul no tamanho de 24 cm x 4 cm e forme um círculo.
4. Cole as figuras geométricas na sequência correta da bandeira e está pronta a escultura.
Você sabia?
Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
Sugestões retiradas da revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil Online
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/114/artigo271971-1.asp
sábado, 8 de novembro de 2014
Hino à Bandeira Nacional
A letra do Hino à Bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música composta por Franciso Braga. Ele foi apresentando pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
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domingo, 28 de setembro de 2014
Artigo: Por que brincar é importante para as crianças pequenas
Por que brincar é importante para as crianças pequenas
Estudos, pesquisas e livros são boas fontes não só para compreender a relevância do brincar como também para proporcioná-lo às crianças. Mergulhe fundo neles!
Brincar é importante para os pequenos e disso você tem certeza. Mas por
quê? Sem essa resposta, fica difícil desenvolver um bom trabalho com as
turmas de creche
e de pré-escola, não é mesmo? Se essa inquietação faz parte do seu dia a
dia, sinta-se convidado a estudar o tema. Ele rende pano para manga
desde muito, muito tempo atrás. "Os primeiros questionamentos sobre o
brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas
focavam a cultura", diz Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá,
em São Paulo.
No fim do século 19, o psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky
(1896-1934) buscavam compreender como os pequenos se relacionavam com o
mundo e como produziam cultura. Até então, a concepção dominante era de
que eles não faziam isso. "Investigando essa faceta do universo
infantil, eles concluíram que boa parte da comunicação das crianças com o
ambiente se dá por meio da brincadeira e que é dessa maneira que elas
se expressam culturalmente", explica Clélia.
Brincar
é importante para os pequenos e disso você tem certeza. Mas por quê?
Sem essa resposta, fica difícil desenvolver um bom trabalho com as
turmas de creche
e de pré-escola, não é mesmo? Se essa inquietação faz parte do seu dia a
dia, sinta-se convidado a estudar o tema. Ele rende pano para manga
desde muito, muito tempo atrás. "Os primeiros questionamentos sobre o
brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas
focavam a cultura", diz Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá,
em São Paulo.
No fim do século 19, o psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) buscavam compreender como os pequenos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura. Até então, a concepção dominante era de que eles não faziam isso. "Investigando essa faceta do universo infantil, eles concluíram que boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e que é dessa maneira que elas se expressam culturalmente", explica Clélia.
Wallon foi o primeiro a quebrar os paradigmas da época ao dizer que a aprendizagem não depende apenas do ensino de conteúdos: para que ela ocorra, são necessários afeto e movimento também. Ele afirmava que é preciso ficar atento aos interesses dos pequenos e deixá-los se deslocar livremente para que façam descobertas. Levando em conta que as escolas davam muita importância à inteligência e ao desempenho, propôs que considerassem o ser humano de modo integral. Isso significa introduzir na rotina atividades diversificadas, como jogos. Preocupado com o caráter utilitarista do ensino, Wallon pontuou que a diversão deve ter fins em si mesma, possibilitando às crianças o despertar de capacidades, como a articulação com os colegas, sem preocupações didáticas.
Já Piaget, focado no que os pequenos pensam sobre tempo, espaço e movimento, estudou como diferem as características do brincar de acordo com as faixas etárias. Ele descobriu que, enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, os maiores lidam com o desafio de compreender o outro e traçar regras comuns para as brincadeiras.
As pesquisas de Vygotsky apontaram que a produção de cultura depende de processos interpessoais. Ou seja, não cabe apenas ao desenvolvimento de um indivíduo, mas às relações dentro de um grupo. Por isso, destacou a importância do professor como mediador e responsável por ampliar o repertório cultural das crianças. Consciente de que elas se comunicam pelo brincar, Vygotsky considerou uma intervenção positiva a apresentação de novas brincadeiras e de instrumentos para enriquecê-las. Ele afirmava que um importante papel da escola é desenvolver a autonomia da turma. E, para ele, esse processo depende de intervenções que coloquem elementos desafiadores nas atividades, possibilitando aos pequenos desenvolver essa habilidade. Continuar lendo...http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml
No fim do século 19, o psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962), o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) buscavam compreender como os pequenos se relacionavam com o mundo e como produziam cultura. Até então, a concepção dominante era de que eles não faziam isso. "Investigando essa faceta do universo infantil, eles concluíram que boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e que é dessa maneira que elas se expressam culturalmente", explica Clélia.
Wallon foi o primeiro a quebrar os paradigmas da época ao dizer que a aprendizagem não depende apenas do ensino de conteúdos: para que ela ocorra, são necessários afeto e movimento também. Ele afirmava que é preciso ficar atento aos interesses dos pequenos e deixá-los se deslocar livremente para que façam descobertas. Levando em conta que as escolas davam muita importância à inteligência e ao desempenho, propôs que considerassem o ser humano de modo integral. Isso significa introduzir na rotina atividades diversificadas, como jogos. Preocupado com o caráter utilitarista do ensino, Wallon pontuou que a diversão deve ter fins em si mesma, possibilitando às crianças o despertar de capacidades, como a articulação com os colegas, sem preocupações didáticas.
Já Piaget, focado no que os pequenos pensam sobre tempo, espaço e movimento, estudou como diferem as características do brincar de acordo com as faixas etárias. Ele descobriu que, enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, os maiores lidam com o desafio de compreender o outro e traçar regras comuns para as brincadeiras.
As pesquisas de Vygotsky apontaram que a produção de cultura depende de processos interpessoais. Ou seja, não cabe apenas ao desenvolvimento de um indivíduo, mas às relações dentro de um grupo. Por isso, destacou a importância do professor como mediador e responsável por ampliar o repertório cultural das crianças. Consciente de que elas se comunicam pelo brincar, Vygotsky considerou uma intervenção positiva a apresentação de novas brincadeiras e de instrumentos para enriquecê-las. Ele afirmava que um importante papel da escola é desenvolver a autonomia da turma. E, para ele, esse processo depende de intervenções que coloquem elementos desafiadores nas atividades, possibilitando aos pequenos desenvolver essa habilidade. Continuar lendo...http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml
Jogar define a organização da cultura humana
Mais focado na questão do brincar com jogos,
o filósofo e historiador holandês Johan Huizinga (1872-1975) se dedicou
a observar os aspectos do tema no que diz respeito não só ao universo
infantil. Ele se debruçou sobre a questão envolvendo a produção cultural
de forma geral, chegando a propor que a nomenclatura Homo ludens fosse usada para distinguir os humanos de outras espécies, como Homo sapiens e Homo faber.
A razão, de acordo com ele, é a seguinte: os jogos fazem parte de todas as fases da vida
e estão na base do surgimento e do desenvolvimento da civilização, a
ponto de definir a organização cultural das sociedades. Seus mecanismos e
suas estruturas estão na essência, por exemplo, de guerras e leis. Com
base em levantamentos históricos, Huizinga apontou que ambas têm
características semelhantes às encontradas no funcionamento dos jogos.
Há espaços definidos para as jogadas - o campo de batalha e o tribunal, respectivamente - e os adversários competem de acordo com regras no intuito de evitar arbitrariedades.
O pensamento infantil ainda desafia os pesquisadores Se com os
resultados das pesquisas realizadas entre os séculos 19 e 20, várias
questões sobre o brincar foram respondidas, ainda existem muitas sem
respostas. Hoje, diversos pesquisadores continuam se dedicando ao tema
levando em consideração o que Wallon e seus contemporâneos descobriram.
O filósofo francês Gilles Brougère, por exemplo, se dedica a pesquisar
os brinquedos e a relação das crianças com eles em diferentes contextos
desde a década de 1970. Ele defende que, mesmo fazendo parte da essência
do ser humano, a brincadeira precisa de um contexto social para
ocorrer. Com base nessa concepção, define o objeto como algo simbólico e
que só tem caráter funcional quando os pequenos o utilizam em
brincadeiras. Ao levar em conta
esse aspecto, Brougère considera que a intervenção do educador deve
ocorrer para socializar as diferentes maneiras de brincar da turma, com
conversas e registros.
No Brasil, núcleos de pesquisas também
se dedicam ao tema. É o caso do Grupo de Estudo e Pesquisa em
Psicopedagogia (Gepesp) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
do qual faz parte Rosely Brenelli, doutora em Psicopedagogia. Desde a
década de 1980, ela se dedica a pesquisar jogos de regra e sua
influência nas interações sociais, focando o ambiente escolar.
O estudo teve como ponto de partida a observação de crianças com
dificuldades de aprendizagem para entender como as necessidades delas
podem ser supridas com jogos.
"Eles surgiram como uma alternativa para o ensino de alguns conteúdos.
Mas era necessário entender por que isso ocorria e em que medida seria
útil na sala de aula", diz. A pesquisa abordou como as intervenções do
educador afetam a construção do raciocínio de uma criança durante o
jogo. "Analisamos em que medida isso deve ocorrer para que ela construa
suas habilidades."
Outra brasileira que estuda o brincar é Renata Meirelles, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo
(USP). Com o objetivo de conhecer e divulgar o amplo repertório de
jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil, ela se voltou às práticas
externas à escola. "Descobri modalidades e variações interessantes a
serem exploradas", diz ela.
Além desses estudiosos, existem
outros empenhados em desvendar as questões que envolvem jogos,
brinquedos e brincadeiras, a relação deles com os pequenos, com a
Educação e com você também. Vale a pena conhecer mais a fundo as
pesquisas para enriquecer as experiências da turma. Continuar lendo...http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml?page=1
Oito questões sobre como trabalhar com brinquedos
Conheça as respostas para oito dúvidas frequentes na hora de incorporar esses recursos à rotina dos pequenos para garantir diversão e aprendizagem
Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos. Como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências da meninada. Tudo isso sempre equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético.
Ela não garante um trabalho bem-feito. Além disso, não é interessante que os brinquedos fiquem restritos a um ambiente. As crianças precisam encontrá-los em vários lugares e momentos. A preocupação maior deve ser em relação à organização do local e ao acesso dos pequenos aos itens. De nada adianta ter uma brinquedoteca se ela sempre estiver fechada ou se a turma só usá-la esporadicamente. Se ela existir, o acesso deve ser livre, assim como a circulação de brinquedos pela escola.
2 O que fazer se não existem brinquedos para todos?
É importante organizá-los para que sejam compartilhados, garantindo que todos brinquem. Os educadores devem planejar intercâmbios de objetos entre as turmas e a interação entre elas, inclusive reunindo crianças de idades diferentes (leia a atividade permanente). A garotada tem muito a ganhar: há trocas de ideias e o brincar se torna mais rico.
3 Armas de brinquedo devem fazer parte do acervo?
Mais do que decidir por incluir armas ou outros objetos, o importante é que as crianças possam elaborar ideias sobre o bem e o mal. Nas brincadeiras, o vilão é tão importante quanto o mocinho, portanto os pequenos têm de lidar com ambos no universo lúdico.
4 Há itens adequados para meninos e para meninas?
Não. Se o brincar é um modo de representar, experimentar e conhecer as culturas, não faz sentido imaginar que panelinhas são só para meninas, e carrinhos, para meninos. Todos precisam ter acesso a qualquer item sem distinção e ficar livres para escolher com o que brincar. Elaine Eleutério, coordenadora pedagógica da CEINF Lafayete Câmara, em Campo Grande, explica que, quando os meninos, por exemplo, se negam a participar das brincadeiras de casinha por acreditarem que isso não é coisa de homem, os educadores entram em cena. "Questionamos a validade da afirmação com os pequenos. Dizemos que existem homens que fazem as tarefas domésticas e perguntamos se a turma conhece alguém que faça isso no dia a dia", diz.
5 É interessante usar sucata para incrementar o acervo?
Sim, não há problema em reaproveitar materiais. Ao eleger quais vão ser usados, é necessário questionar a utilidade que eles terão. Não se trata de aproveitar qualquer coisa para montar brinquedos, e sim criar brinquedos com objetos interessantes, de qualidade, bonitos e que não sejam perigosos. O ideal é deixar à disposição itens de uso não evidente, como rolos de papel-alumínio, e estimular os pequenos a conferir utilidade a ele, montando lunetas, binóculos ou cornetas, por exemplo.
6 Deve-se permitir levar brinquedos de casa?
Sim. As crianças gostam de fazer isso para mostrar aos outros quem são e do que gostam. Também o fazem para ter por perto um objeto pessoal com o qual se identificam e têm familiaridade. Combinados com a turma e com as famílias sobre emprestar os objetos para os colegas brincarem, ter cuidado para não danificá-los, misturá-los ao acervo, perder os esquecê-los ajuda a evitar problemas. É válido elaborar uma lista coletiva do que não é legal levar, dos brinquedos que não se quer emprestar, que tenham peças muito pequenas ou que já existam na escola e divulgá-la para os pais. Estipular um dia para que todos levem seus brinquedos pode ser uma alternativa interessante desde que não seja esse o único dia que eles tenham para brincar.
7 Quais objetos fazem as vezes dos brinquedos?
Há muitos que podem enriquecer a brincadeira. Quem acha que os pequenos precisam de algo específico são os adultos. O acervo pode ter coisas perenes, como caixas de madeira e tecidos. "Eles podem ser usados para construir diversos itens", explica Cisele Ortiz, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. Lupas, fitas métricas e lanternas são ótimos para estimular a meninada a estudar e explorar o ambiente.
8 Como evitar que a turma destrua os brinquedos?
Primeiramente, é fundamental compreender que mesmo os objetos de qualidade não são eternos. Depois, brinquedo desgastado é sinônimo de brinquedo usado. Explique às crianças que cuidados são essenciais para manter os itens em bom estado para serem usados por outros colegas que chegarão à pré-escola no futuro, por exemplo. Novos brinquedos no acervo, principalmente aqueles que o grupo não conhece, pedem atenção. Ninguém sabe como cuidar do que nunca viu e que não sabe como funciona.
fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/oito-questoes-como-trabalhar-brinquedos-602333.shtml?page=1
terça-feira, 23 de setembro de 2014
sábado, 20 de setembro de 2014
jogo pedagógico matemática
Caixa de coleção
Materiais:
★ caixa de sapato
★ papel de presente
★ fita adesiva
★ objetos da escolha do aluno
Cada aluno deve ter a sua. E todos aprendem brincando! Como ressalta a professora Danielle, da Lula Lelé: "Desenvolvi esta atividade várias vezes com meus alunos, e o resultado é sempre muito aproveitador e imediato, já que eles adoram colecionar objetos queridos". A meta aqui é contar e relacionar as quantidades aos números.
1. Encape a caixa com o papel de presente
2. Peça para os alunos trazerem objetos que queiram colecionar, como tampinhas, lápis, bonequinhos, figurinhas, carrinhos etc.
Desenvolvimento
Com criatividade, pode-se partir para diversos caminhos a partir das caixas. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, peça para elas irem contando os seus e o dos coleguinhas. Quem já conseguiu juntar mais? Oriente-as a compararem as quantidades.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp
Materiais:
★ caixa de sapato
★ papel de presente
★ fita adesiva
★ objetos da escolha do aluno
Cada aluno deve ter a sua. E todos aprendem brincando! Como ressalta a professora Danielle, da Lula Lelé: "Desenvolvi esta atividade várias vezes com meus alunos, e o resultado é sempre muito aproveitador e imediato, já que eles adoram colecionar objetos queridos". A meta aqui é contar e relacionar as quantidades aos números.
2. Peça para os alunos trazerem objetos que queiram colecionar, como tampinhas, lápis, bonequinhos, figurinhas, carrinhos etc.
Desenvolvimento
Com criatividade, pode-se partir para diversos caminhos a partir das caixas. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, peça para elas irem contando os seus e o dos coleguinhas. Quem já conseguiu juntar mais? Oriente-as a compararem as quantidades.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp
jogo matemática
Palitinhos coloridos
Materiais:
★ tinta guache na cores verde, azul, vermelha, amarela, rosa, preta, marrom, roxa, cinza e laranja
★ palitinhos de sorvete
★ fitas de cetim nas mesmas cores
★ canetinha preta
★ cola branca
1. Separe os palitos em 10 montes: o primeiro monte com 1 palito, o segundo com 2 palitos e assim por diante.
2. Cole os palitos (um sobre o outro) de cada monte e deixe secar.
3. Com o guache, pinte cada monte de uma cor.
4. Após secar, amarre as fitas de mesma cor em torno dos montes.
5. Com a canetinha preta, escreva em cima dos montes o número de palitos que eles contêm.
Desenvolvimento
Mantenha os conjuntos de palitos sempre na sala. Eles servirão de auxílio para muitas atividades, pois, sempre que o aluno precisar de ajuda para relacionar a quantidade ao número, pode recorrer a eles. Por exemplo, a professora pede para a criança separar 4 brinquedos. Antes de pegá-los, ela pode conferir nos palitos o que, concretamente, são 4 objetos.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp
Materiais:
★ tinta guache na cores verde, azul, vermelha, amarela, rosa, preta, marrom, roxa, cinza e laranja
★ palitinhos de sorvete
★ fitas de cetim nas mesmas cores
★ canetinha preta
★ cola branca
1. Separe os palitos em 10 montes: o primeiro monte com 1 palito, o segundo com 2 palitos e assim por diante.
2. Cole os palitos (um sobre o outro) de cada monte e deixe secar.
3. Com o guache, pinte cada monte de uma cor.
4. Após secar, amarre as fitas de mesma cor em torno dos montes.
5. Com a canetinha preta, escreva em cima dos montes o número de palitos que eles contêm.
Desenvolvimento
Mantenha os conjuntos de palitos sempre na sala. Eles servirão de auxílio para muitas atividades, pois, sempre que o aluno precisar de ajuda para relacionar a quantidade ao número, pode recorrer a eles. Por exemplo, a professora pede para a criança separar 4 brinquedos. Antes de pegá-los, ela pode conferir nos palitos o que, concretamente, são 4 objetos.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp
jogo da memória matemática
Por Talita de Alencar
Jogo da memória Materiais: ★ papel cartão ★ canetas hidrocor coloridas ★ adesivos ou desenhos ★ tesoura |
||||
1. Distribua os alunos ao redor de uma mesa.
2. Embaralhe as cartas e organize-as de forma em que todos as vejam.
3. Um aluno deve começar escolhendo uma carta.
4. O par é aquele que tiver a quantidade correspondente ao número, ou viceversa. Vá mediando o raciocínio dos alunos.
5. Se ele não conseguiu achar o par, é a vez do próximo ao seu lado, e assim por diante.
6. A brincadeira acaba quando todas as cartas estiverem viradas.
Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp
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modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon