PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

sábado, 20 de setembro de 2014

jogo pedagógico matemática

Caixa de coleção
Materiais:
★ caixa de sapato
papel de presente
★ fita adesiva
★ objetos da escolha do aluno

Cada aluno deve ter a sua. E todos aprendem brincando! Como ressalta a professora Danielle, da Lula Lelé: "Desenvolvi esta atividade várias vezes com meus alunos, e o resultado é sempre muito aproveitador e imediato, já que eles adoram colecionar objetos queridos". A meta aqui é contar e relacionar as quantidades aos números.
1. Encape a caixa com o papel de presente
2. Peça para os alunos trazerem objetos que queiram colecionar, como tampinhas, lápis, bonequinhos, figurinhas, carrinhos etc.
Desenvolvimento
Com criatividade, pode-se partir para diversos caminhos a partir das caixas. Conforme as crianças forem trazendo os objetos, peça para elas irem contando os seus e o dos coleguinhas. Quem já conseguiu juntar mais? Oriente-as a compararem as quantidades.

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp

jogo matemática

Palitinhos coloridos
Materiais:
★ tinta guache na cores verde, azul, vermelha, amarela, rosa, preta, marrom, roxa, cinza e laranja
★ palitinhos de sorvete
fitas de cetim nas mesmas cores
★ canetinha preta
★ cola branca

1. Separe os palitos em 10 montes: o primeiro monte com 1 palito, o segundo com 2 palitos e assim por diante.
2. Cole os palitos (um sobre o outro) de cada monte e deixe secar.
3. Com o guache, pinte cada monte de uma cor.
4. Após secar, amarre as fitas de mesma cor em torno dos montes.
5. Com a canetinha preta, escreva em cima dos montes o número de palitos que eles contêm.
Desenvolvimento
Mantenha os conjuntos de palitos sempre na sala. Eles servirão de auxílio para muitas atividades, pois, sempre que o aluno precisar de ajuda para relacionar a quantidade ao número, pode recorrer a eles. Por exemplo, a professora pede para a criança separar 4 brinquedos. Antes de pegá-los, ela pode conferir nos palitos o que, concretamente, são 4 objetos.

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp

jogo da memória matemática


Por Talita de Alencar



Jogo da memória
Materiais:
papel cartão
★ canetas hidrocor coloridas
★ adesivos ou desenhos
★ tesoura
 
 Desenvolvimento
1. Distribua os alunos ao redor de uma mesa.
2. Embaralhe as cartas e organize-as de forma em que todos as vejam.
3. Um aluno deve começar escolhendo uma carta.
4. O par é aquele que tiver a quantidade correspondente ao número, ou viceversa. Vá mediando o raciocínio dos alunos.
5. Se ele não conseguiu achar o par, é a vez do próximo ao seu lado, e assim por diante.
6. A brincadeira acaba quando todas as cartas estiverem viradas.

Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/artigo181567-2.asp

jogo pedagógico: passeio turístico


jogo pedagógico: cão e gato


jogo pedagógico: higiene corporal


jogo pedagógico: A trilha do Simão


Jogo pedagógico: De olho na pista


Dominó palavras: alfabetização





quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A sociabilização da criança

A importância da socialização

A partir da interação com outras pessoas, as crianças se apropriam de signos de sua cultura e se modificam, aprendem a negociar e a compartilhar
Julia Contier
 
Enquanto uma criança brinca, passeia, ouve uma contação de história ou até mesmo participa de uma refeição com outras pessoas, suas funções psicológicas são modificadas. A criança, no entanto, não recebe passivamente esses estímulos, mas atua sobre eles, modificando-os, e incorporando tais transformações na constituição de um plano interno que será a base de seu desenvolvimento. Desse modo, ter amigos, conversar, explorar o mundo e brincar com alguém, discutir, ou mesmo brigar com um companheiro, são situações fundamentais para o desenvolvimento infantil. 

De acordo com a concepção sócio-histórica elaborada a partir do trabalho do estudioso russo L.S.Vigotski, o desenvolvimento humano se cons- trói pela interpretação da criança, desde o nascimento, com outras pessoas, principalmente com aquelas envolvidas afetivamente e efetivamente em sua educação e cuidado, explica Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo.

Desenvolvimento potencial

Há tarefas que uma criança não é capaz de realizar sozinha, mas se torna capaz de realizar se alguém lhe der instruções, fizer uma demonstração, fornecer pistas. Como lembra Vigotski, para compreender adequadamente o desenvolvimento é preciso considerar não apenas o nível de desenvolvimento real da criança, mas também seu nível de desenvolvimento potencial, isto é, sua capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes.

“O professor tem papel de mediador, devendo facilitar a aproximação entre as crianças. Deve saber elaborar propostas que podem ser compartilhadas e decidir sobre as práticas que devem ser apropriadas por todo o grupo. A organização de um ambiente propício a isso também é trabalho do professor”, explica a professora do ISE Vera Cruz Silvana Augusto. “Ele deve saber sobre os modos de comunicação próprios da faixa etária, reconhecer as singularidades do grupo de crianças, conhecer o nível de autonomia de cada uma, saber colocar desafios que imponham a elas a necessidade de relacionar-se e resolver problemas contando com a parceria de seus pares.”

Olhar treinado

Na teoria do psicólogo francês Henri Wallon – outro pesquisador que se debruçou sobre o desenvolvimento infantil –, o professor que quer trabalhar com criança precisa entender de criança. Além dos estudos dos processos de desenvolvimento, deve ter uma característica de observador para conhecer o outro. “Somente um olhar treinado para não julgar, determinar ou concluir sobre o outro, como algo já conhecido e ‘dominado’, poderá fazer um bom educador”, afirma Beleni Saléte Grando, professora doutora em Educação.
“Ao conhecer os processos de desenvolvimento da criança, o professor estará ciente de qual fase ela se encontra, ou estágios de desenvolvimento e, com isso, melhor compreenderá como contribuir para que ela possa se desenvolver, já que este desenvolvimento passa, necessariamente pelo conflito e pela relação com o outro, inclusive com outras crianças”, diz Beleni. “Se o adulto está atento ao que ela está vivenciando, a partir dela mesma, poderá contribuir criando espaços de interação nos quais cada um possa se perceber e perceber o outro”, completa. 
Fonte:  http://www.revistaei.com.br/edicao/4/conceito-em-pratica/a-importancia-da-socializacao

domingo, 31 de agosto de 2014

Atividades para comemorar o 7 de setembro com criatividade e patriotismo

Viva a Independência do Brasil!

Por Juliana Lambert

Objetivos:

Introduzir o tema Independência do Brasil no repertório dos alunos
Formar na criança o conceito de pátria
Despertar o sentimento de patriotismo
Formar a atitude de respeito aos símbolos do Brasil
Estimular o reconhecimento da bandeira como símbolo da pátria








Os pequenos mal sabem
o significado da palavra independência, sequer imaginam o que é uma colônia e nem sonham que um dia o Brasil já teve um príncipe. Trabalhar o tema 7 de setembro na Educação Infantil é um desafio que requer boa dose de criatividade.
Que tal começar com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, em novembro de 1807 e a chegada aqui em janeiro de 1808? As crianças podem até não entender a relação entre metrópole e colônia, mas, provavelmente, ficarão ávidas por detalhes de uma aventura que teve até ataque de piolhos. A partir daí, vale preparar um enredo com os melhores momentos que antecedem a Independência do Brasil (7 de setembro de 1822). Entre eles, vale destacar o Dia do Fico (9 de janeiro de 1822), que ficou marcado pela famosa frase de D. Pedro I: "Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Para a educadora Janaina Spolidorio, da rede pública de São Bernardo do Campo (SP), é importante trabalhar o tema desde muito cedo, não só para preparar a criança para o Ensino Fundamental, mas para despertar o espírito patriótico nos pequenos. O melhor caminho para envolver a turma ainda é a boa e velha historinha. "Não é possível se ater completamente aos fatos ocorridos, e o educador deve adaptar a história de acordo com a faixa etária dos alunos. Só o fato de D. Pedro I ser um príncipe já ajuda bastante na narrativa infantilizada. Na imaginação das crianças, a história irá permanecer, mesmo que de um modo ainda rústico, auxiliando na compreensão e na formação de bases históricas nacionais", explica.
A professora Olianda Luiz Machado Pimenta, do Centro Municipal de Educação Infantil Costa e Silva, de Rialma (GO), ressalta a necessidade de aproveitar a data comemorativa para resgatar valores cívicos e incentivar o respeito aos símbolos do Brasil. Recorrer ao mundo da fantasia é sempre uma ideia bem-vinda: "O teatro é uma arte apaixonante e pode ser uma boa opção para trabalhar o tema na Educação Infantil. Os alunos e o professor podem se transformar em personagens diferentes e fazer coisas que, normalmente, não fariam na vida real. Ele abre para as crianças um novo universo, ampliando o vocabulário, a capacidade de memorização, a socialização, a coordenação e a criatividade", comenta a professora, que também aposta na contação de histórias, atividades para ilustrar o Hino Nacional e teatrinho.
Acompanhe as sugestões do Centro Municipal de Educação Infantil para trabalhar o 7 de setembro com os pequenos: Continuar lendo...http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/102/artigo227072-1.asp

Vamos ilustrar o Hino Nacional?

1. Providencie um aparelho de som e uma gravação ou CD com
 o Hino Nacional. 2. Entregue uma folha de papel para cada aluno e canetinhas nas 
cores azul, amarela e verde. 3. Coloque a música para tocar e peça que as crianças prestem 
bastante atenção. 4. Repita a canção e solicite que desenhem enquanto escutam o Hino. 5. Ao final da atividade, organize a turma em círculo e promova uma 
conversa. Pergunte se gostaram do Hino, se alguém já tinha 
escutado aquela canção, se já cantaram algum trecho e em
quais ocasiões o Hino Nacional é executado (jogo de futebol,
 solenidades etc.). 6. Explique o significado de algumas palavras e sugira que 
expliquem o desenho que fizeram.

Poesia Pátria Amada


Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon