PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
sábado, 30 de agosto de 2014
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
7 de Setembro "Dia da Independência do Brasil"
A 7 de setembro de 1822, em São Paulo, às margens do riacho Ipiranga, o Príncipe-Regente D. Pedro, que fora deixado no Brasil por seu pai, D. joão VI, ao regressar este a Portugal, proclamou a independência do Brasil com o brado que se tornou famoso na História: "independência ou morte!"
Mas nada se faz, de importante, de um momento para o outro. As grandes realizações de uma nação são ganhas, ponto por ponto, na luta de seus filhos.
A Independência do Brasil, que se consumou a 7 de setembro de 1822, vinha sendo trabalhada pelos patriotas há muitos anos.Quando D. João VI, com sua Corte, deixou o Brasil, um grande passo estava dado. Depois disso, os acontecimentos foram se sucedendo muito rapidamente. quando o Príncipe D. pedro se recusou a voltar para a Europa, atendendo a pedidos gerais do povo, outro passo importante se dera.
em abril de 1822, um jornal brasileiro apontava abertamente ao Príncipe o caminho da independência, dizendo-lhe que "não se despreza a glória de ser o fundador de um novo Império". portugueses amigos do Brasil e brasileiros não davam um momento de trégua a D. Pedro. junto a ele, dentro de seu próprio palácio, pessoas muito achegadas como a esposa, D. Leopoldina, e José Bonifácio de Andrada e Silva aconselhavam-no insistentemente a tomar uma decisão.
A 1º de agosto, José Bonifácio redigiu um manifesto às nações amigas solicitando que continuassem a manter relações diretas com o nosso País e criticando abertamente o sistema de administração colonial de Portugal. Entretanto, agitações políticas em São Paulo exigiam a presença do Príncipe, que viajou a São paulo e, de São Paulo, a Santos. Na sua ausência, chegaram despachos de Lisboa, com algumas medidas humilhantes, entre as quais a determinação de submissão de D. pedro a Lisboa e que fosse assistido por um Ministério nomeado pelo rei de Portugal. Imediatamente, os patriotas, principalmente a princesa Leopoldina e José Bonifácio, viram que a ocasião chegara e enviaram imediatamente ao príncipe o despacho de Lisboa bem acompanhado de cartas recomendando a independência. O mensageiro encontrou-o no Ipiranga e, ali, proclamou a Independência.
fonte: Atualidades Pedagógicas LTDA>
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
terça-feira, 1 de julho de 2014
sábado, 21 de junho de 2014
quinta-feira, 15 de maio de 2014
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Relatório de Aprendizagem Individual
Mas, para direcionar ou redirecionar o seu trabalho pedagógico, é necessário ter dados mais consistentes.
A observação e o registro são as formas mais adequadas para obter esses dados.
Caderno de registro
- Separe um caderno para as suas anotações.
- Deixe três a quatro folhas para anotações referentes a cada aluno.
- Durante as atividades, observe cada criança e anote as dificuldades, as facilidades, as preferências individuais de cada um.
- Há necessidade de fazer diariamente um relatório de cada criança. Anote apenas o que você acha relevante para o desenvolvimento deles.
- Às vezes uma criança terá apenas uma frase anotada em seu relatório num período de dez dias e outro terá uma anotação mais extensa. Não se preocupe! Isso é um reflexo da diversidade de ritmos de aprendizagem que podemos encontrar em cada turma.
- Sempre que puder, releia suas anotações e observe se as crianças tem alcançado seus objetivos pedagógicos. Se necessário, redirecione o seu trabalho após a leitura dos relatórios.
- Esses relatórios são instrumentos importantíssimos para a auto-avaliação do seu trabalho.
O resultado do relatório tem como intuito orientá-lo (a) na construção do plano de trabalho para o semestre seguinte e, ainda, inteirar o professor que receberá as crianças no próximo ano letivo quanto ao desenvolvimento de cada um nos aspectos no relatório.
Registro Diário para a Educação Infantil
REGISTRO DIÁRIO
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA:
TURNO:
ANO:
DIREÇÃO:
Como foi a chegada e a saída das crianças?
Quais os interesses mais fortes que observei nas conversas e nas brincadeiras das crianças?
Qual a duração de dada de cada atividade dirigida? Houve alguma criança que não se envolveu?
O que ela fez nesse momento?
As atividades dirigidas cumpriram com os objetivos propostos?
Como as crianças se organizaram durante o tempo de trabalho?
O que as crianças fizeram durante os momentos livres?
Do que, como, onde, com que materiais e brinquedos as crianças brincaram?
As formas como organizei o espaço e propus o material foram adequadas para a iniciativa e o trabalho autônomo das crianças?
Quais os projetos que o dia de hoje possibilita desenvolver amanhã?
terça-feira, 13 de maio de 2014
Relatório Psicopedagógico Bimestral da Educação Infantil
Colegas da educação infantil, segue abaixo algumas sugestões para o Relatório Psicopedagógico Bimestral
a) Adaptação Escolar
A criança demonstrou alguma dificuldade em sua adaptação?
Adaptou-se bem ao grupo?
Estabeleceu relações com as crianças de ambos os sexos?
Seu papel no grupo foi ativo ou passivo?
Demonstrou comportamento agressivo nesse período?
b) Coordenação Motora Geral
Tem bom controle muscular?
Tem agilidade e destreza nos movimentos?
Sobe e desce degraus?
Cai ou tropeça com facilidade?
Corre com facilidade?
Acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas?
Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos?
Faz corretamente os exercícios de Educação Física?
Coopera com os colegas nas aulas de Educação Física?
c) Linguagem Oral
Obedece às ordens dadas?
Seu vocabulário está coerente com sua faixa etária?
Nomeia objetos?
Faz os exercícios fono-articulatórios corretamente?
Consegue ajudar a professora a contar uma história?
Participa dos teatros de fantoche?
Participa das aulas de teatro?
d) Natureza
Tem interesse em conhecer os animais?
Conhece as características dos animais?
Imita o som dos animais estudados?
Tem interesse em conhecer as frutas?
Conhece as características das frutas?
e) Sociedade
Conhece a história de quando nasceu?
Conhece e nomeia os membros da família?
Conhece e nomeia os meios de transporte?
Tem noções de higiene?
f) Artes
É criativo?
Gosta de trabalhar com diferentes materiais?
Coopera nas aulas de artes?
g) Matemática
Conhece as cores trabalhadas?
Assimilou os conteúdos aprendidos?
h) Aspectos Emocionais
É uma criança tranquila?
É uma criança irrequieta?
Tem necessidade de movimentação contínua?
Irrita-se por qualquer motivo?
É tímida com os colegas?
É tímida com os adultos?
É uma criança desinibida?
É uma criança expansiva?
Apresenta carinho pelos colegas?
Apresenta carinho pelos professores e funcionários?
Sabe resolver seus problemas?
Está sempre satisfeita?
É indiferente com as manifestações de afeto?
É emotiva?
Chora por qualquer coisa?
Faz birras com frequência?
Não aceita ser contrariada?
Quer tudo para si, não cede, nem reparte?
É generosa, boa e acolhedora?
Sabe enfrentar dificuldades?
Sabe-se defender?
É impaciente?
Acata com prazer as ordens dadas?
Desobedece sempre pelo prazer de contrariar?
i) Aspectos Sociais
É uma criança comunicativa?
Gosta de brincar em grupo?
Necessita ser estimulada para para ficar no grupo?
Sabe brincar em grupo?
Demonstra amizade pelos colegas?
Demonstra amizade pelos funcionários?
Consegue resolver suas dificuldades durante as brincadeiras?
Agride sem motivo aparente?
j) Em Classe
Consegue se concentrar durante as atividades?
Dispersa-se por qualquer coisa durante as atividades?
Tem interesse em tudo que é dado?
É independente para realizar suas atividades?
Apresenta organização em seu trabalho?
Demonstra cuidado com o material da escola?
Tem raciocínio rápido?
Tem interesse em ouvir histórias?
a) Adaptação Escolar
A criança demonstrou alguma dificuldade em sua adaptação?
Adaptou-se bem ao grupo?
Estabeleceu relações com as crianças de ambos os sexos?
Seu papel no grupo foi ativo ou passivo?
Demonstrou comportamento agressivo nesse período?
b) Coordenação Motora Geral
Tem bom controle muscular?
Tem agilidade e destreza nos movimentos?
Sobe e desce degraus?
Cai ou tropeça com facilidade?
Corre com facilidade?
Acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas?
Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos?
Faz corretamente os exercícios de Educação Física?
Coopera com os colegas nas aulas de Educação Física?
c) Linguagem Oral
Obedece às ordens dadas?
Seu vocabulário está coerente com sua faixa etária?
Nomeia objetos?
Faz os exercícios fono-articulatórios corretamente?
Consegue ajudar a professora a contar uma história?
Participa dos teatros de fantoche?
Participa das aulas de teatro?
d) Natureza
Tem interesse em conhecer os animais?
Conhece as características dos animais?
Imita o som dos animais estudados?
Tem interesse em conhecer as frutas?
Conhece as características das frutas?
e) Sociedade
Conhece a história de quando nasceu?
Conhece e nomeia os membros da família?
Conhece e nomeia os meios de transporte?
Tem noções de higiene?
f) Artes
É criativo?
Gosta de trabalhar com diferentes materiais?
Coopera nas aulas de artes?
g) Matemática
Conhece as cores trabalhadas?
Assimilou os conteúdos aprendidos?
h) Aspectos Emocionais
É uma criança tranquila?
É uma criança irrequieta?
Tem necessidade de movimentação contínua?
Irrita-se por qualquer motivo?
É tímida com os colegas?
É tímida com os adultos?
É uma criança desinibida?
É uma criança expansiva?
Apresenta carinho pelos colegas?
Apresenta carinho pelos professores e funcionários?
Sabe resolver seus problemas?
Está sempre satisfeita?
É indiferente com as manifestações de afeto?
É emotiva?
Chora por qualquer coisa?
Faz birras com frequência?
Não aceita ser contrariada?
Quer tudo para si, não cede, nem reparte?
É generosa, boa e acolhedora?
Sabe enfrentar dificuldades?
Sabe-se defender?
É impaciente?
Acata com prazer as ordens dadas?
Desobedece sempre pelo prazer de contrariar?
i) Aspectos Sociais
É uma criança comunicativa?
Gosta de brincar em grupo?
Necessita ser estimulada para para ficar no grupo?
Sabe brincar em grupo?
Demonstra amizade pelos colegas?
Demonstra amizade pelos funcionários?
Consegue resolver suas dificuldades durante as brincadeiras?
Agride sem motivo aparente?
j) Em Classe
Consegue se concentrar durante as atividades?
Dispersa-se por qualquer coisa durante as atividades?
Tem interesse em tudo que é dado?
É independente para realizar suas atividades?
Apresenta organização em seu trabalho?
Demonstra cuidado com o material da escola?
Tem raciocínio rápido?
Tem interesse em ouvir histórias?
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon