PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

sábado, 30 de agosto de 2014

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

7 de Setembro "Dia da Independência do Brasil"



A 7 de setembro de 1822, em São Paulo, às margens do riacho Ipiranga, o Príncipe-Regente D. Pedro, que fora deixado no Brasil por seu pai, D. joão VI, ao regressar este a Portugal, proclamou a independência do Brasil com o brado que se tornou famoso na História: "independência ou morte!"
Mas nada se faz, de importante, de um momento para o outro. As grandes realizações de uma nação são ganhas, ponto por ponto, na luta de seus filhos.
A Independência do Brasil, que se consumou a 7 de setembro de 1822, vinha sendo trabalhada pelos patriotas há muitos anos.Quando D. João VI, com sua Corte, deixou o Brasil, um grande passo estava dado. Depois disso, os acontecimentos foram se sucedendo muito rapidamente. quando o Príncipe D. pedro se recusou a voltar para a Europa, atendendo a pedidos gerais do povo, outro passo importante se dera.
em abril de 1822, um jornal brasileiro apontava abertamente ao Príncipe o caminho da independência, dizendo-lhe que "não se despreza a glória de ser o fundador de um novo Império". portugueses amigos do Brasil e brasileiros não davam um momento de trégua a D. Pedro. junto a ele, dentro de seu próprio palácio, pessoas muito achegadas como a esposa, D. Leopoldina, e José Bonifácio de Andrada e Silva aconselhavam-no insistentemente a tomar uma decisão.
A 1º de agosto, José Bonifácio redigiu um manifesto às nações amigas solicitando que continuassem a manter relações diretas com o nosso País e criticando abertamente o sistema de administração colonial de Portugal. Entretanto, agitações políticas em São Paulo exigiam a presença do Príncipe, que viajou a São paulo e, de São Paulo, a Santos. Na sua ausência, chegaram despachos de Lisboa, com algumas medidas humilhantes, entre as quais a determinação de submissão de D. pedro a Lisboa e que fosse assistido por um Ministério nomeado pelo rei de Portugal. Imediatamente, os patriotas, principalmente a princesa Leopoldina e José Bonifácio, viram que a ocasião chegara e enviaram imediatamente ao príncipe o despacho de Lisboa bem acompanhado de cartas recomendando a independência. O mensageiro encontrou-o no Ipiranga e, ali, proclamou a Independência.

fonte: Atualidades Pedagógicas LTDA>

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Relatório de Aprendizagem Individual




Falar sobre o seu aluno é fácil, afinal, você passa geralmente quatro horas diárias com eles.
Mas, para direcionar ou redirecionar o seu trabalho pedagógico, é necessário ter dados mais consistentes.
A observação e o registro são as formas mais adequadas para obter esses dados.

Caderno de registro

- Separe um caderno para as suas anotações.
- Deixe três a quatro folhas para anotações referentes a cada aluno.
- Durante as atividades, observe cada criança e anote as dificuldades, as facilidades, as preferências individuais de cada um.
- Há necessidade de fazer diariamente um relatório de cada criança. Anote apenas o que você acha relevante para o desenvolvimento deles.
- Às vezes uma criança terá apenas uma frase anotada em seu relatório num período de dez dias e outro terá uma anotação mais extensa. Não se preocupe! Isso é um reflexo da diversidade de ritmos de aprendizagem que podemos encontrar em cada turma.
- Sempre que puder, releia suas anotações e observe se as crianças tem alcançado seus objetivos pedagógicos. Se necessário, redirecione o seu trabalho após a leitura dos relatórios.
- Esses relatórios são instrumentos importantíssimos para a auto-avaliação do seu trabalho.

O resultado do relatório tem como intuito orientá-lo (a) na construção do plano de trabalho para o semestre seguinte e, ainda, inteirar o professor que receberá as crianças no próximo ano letivo quanto ao desenvolvimento de cada um nos aspectos no relatório. 

Registro Diário para a Educação Infantil




REGISTRO DIÁRIO

INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA:
TURNO:
ANO:
DIREÇÃO:

Como foi a chegada e a saída das crianças?

Quais os interesses mais fortes que observei nas conversas e nas brincadeiras das crianças?


Qual a duração de dada de cada atividade dirigida? Houve alguma criança que não se envolveu?
O que ela fez nesse momento?

As atividades dirigidas cumpriram com os objetivos propostos?

Como as crianças se organizaram durante o tempo de trabalho?

O que as crianças fizeram durante os momentos livres?

Do que, como, onde, com que materiais e brinquedos as crianças brincaram?

As formas como organizei o espaço e propus o material foram adequadas para a iniciativa e o trabalho autônomo das crianças?

Quais os projetos que o dia de hoje possibilita desenvolver amanhã?

terça-feira, 13 de maio de 2014

Relatório Psicopedagógico Bimestral da Educação Infantil

Colegas da educação infantil, segue abaixo algumas sugestões para o Relatório Psicopedagógico Bimestral

a) Adaptação Escolar

A criança demonstrou alguma dificuldade em sua adaptação?
Adaptou-se bem ao grupo?
Estabeleceu relações com as crianças de ambos os sexos?
Seu papel no grupo foi ativo ou passivo?
Demonstrou comportamento agressivo nesse período?

b) Coordenação Motora Geral

Tem bom controle muscular?
Tem agilidade e destreza nos movimentos?
Sobe e desce degraus?
Cai ou tropeça com facilidade?
Corre com facilidade?
Acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas?
Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos?
Faz corretamente os exercícios de Educação Física?
Coopera com os colegas nas aulas de Educação Física?

c) Linguagem Oral

Obedece às ordens dadas?
Seu vocabulário está coerente com sua faixa etária?
Nomeia objetos?
Faz os exercícios fono-articulatórios corretamente? 
Consegue ajudar a professora a contar uma história?
Participa dos teatros de fantoche?
Participa das aulas de teatro?

d) Natureza

Tem interesse em conhecer os animais?
Conhece as características dos animais?
Imita o som dos animais estudados?
Tem interesse em conhecer as frutas?
Conhece as características das frutas?

e) Sociedade

Conhece a história de quando nasceu?
Conhece e nomeia os membros da família?
Conhece e nomeia os meios de transporte?
Tem noções de higiene?

f) Artes

É criativo?
Gosta de trabalhar com diferentes materiais?
Coopera nas aulas de artes?

g) Matemática

Conhece as cores trabalhadas?
Assimilou os conteúdos aprendidos?

h) Aspectos Emocionais

É uma criança tranquila?
É uma criança irrequieta?
Tem necessidade de movimentação contínua?
Irrita-se por qualquer motivo?
É tímida com os colegas?
É tímida com os adultos?
É uma criança desinibida?
É uma criança expansiva?
Apresenta carinho pelos colegas?
Apresenta carinho pelos professores e funcionários?
Sabe resolver seus problemas?
Está sempre satisfeita?
É indiferente com as manifestações de afeto?
É emotiva?
Chora por qualquer coisa?
Faz birras com frequência?
Não aceita ser contrariada?
Quer tudo para si, não cede, nem reparte?
É generosa, boa e acolhedora?
Sabe enfrentar dificuldades?
Sabe-se defender?
É impaciente?
Acata com prazer as ordens dadas?
Desobedece sempre pelo prazer de contrariar?

i) Aspectos Sociais

É uma criança comunicativa?
Gosta de brincar em grupo?
Necessita ser estimulada para para ficar no grupo?
Sabe brincar em grupo?
Demonstra amizade pelos colegas?
Demonstra amizade pelos funcionários?
Consegue resolver suas dificuldades durante as brincadeiras?
Agride sem motivo aparente?

j) Em Classe

Consegue se concentrar durante as atividades?
Dispersa-se por qualquer coisa durante as atividades?
Tem interesse em tudo que é dado?
É independente para realizar suas atividades?
Apresenta organização em seu trabalho?
Demonstra cuidado com o material da escola? 
Tem raciocínio rápido?
Tem interesse em ouvir histórias?

modelo de relatório psicopedagógico bimestral educação infantil





Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon