PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Planejamento de ensino semanal com o tema "Identidade"



PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL
17/02/14 a 21/02/14

 


INSTITUIÇÃO: 
TURMA: Maternal II A/D
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia Pessoal, Movimento, Natureza e Sociedade.

CONTEÚDOS: Conceito “eu” (nome e idade), contos infantis, coordenação motora fina/grossa,  expressão corporal e cores.

OBJETIVO GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuam para que as crianças construam sua identidade por meio das interações coletivas ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas informais;
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos;
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
- Trabalhar imitações, gestos e expressões;
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo;
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa;
- Conhecer as cores por meio de pinturas;
- Promover brincadeiras simbólicas dentre outras (passa bola, roda, casinha, carrinhos etc.).

METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos)

Será formada uma roda com as crianças e posteriormente, distribuir caixinhas surpresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
Cada criança encontra e pega a sua foto para colar na árvore de maçãs em nossa sala de atividades.
Posteriormente, será solicitado às crianças que identifiquem quem é quem pelas fotos coladas na árvore.
Também, durante a semana será formada uma roda e cantadas diversas cantigas que diga os nomes das crianças tais como: Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?"
Serão tiradas fotos das crianças em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos para montar um painel na sala.
As crianças serão incentivadas a observar a própria imagem no espelho. Será pedido. Serão propostas brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços, estimulando-os imitar os gestos dos colegas: EX:Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes, e com a interação professor/criança/criança. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante essa semana serão promovidas diversas brincadeiras tais como: na frente do espelho, roda, boliche, casinhas, carrinhos e lençol furado.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Brinquedos, bola, lençol, boliche, CDs, espelho, roupas (femininas/masculinas) aparelho de som, massinha de modelar etc.  

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais, no relacionamento com os colegas e com a professora.


TURNO MATUTINO
1º DIA ( segunda-feira)

1º momento (7:00 as 7:50) entrada, recepção das crianças, cantigas e parque.
2º momento ( 7:50 as 8:00) higiene das mãos e café da manhã
3º momento: (8:50 as 9:00) retorno para o parque
4º momento (9:00 as 10:00) higiene corporal
5º momento (10:00 as 10:20)  jogos de encaixe pedagógico
6º momento (10:20 as 11:00)almoço, higiene das mãos/bucal e soninho     

2º DIA ( terça-feira)

1º momento (7:00 as 7:20) entrada, canção ‘Bom Dia coleguinhas”, historinha infantil
2º momento ( 7:20 as 8:00) pintura interpretação do conto infantil do dia
3º momento: (8:00 as 8:15) café da manhã
4º momento (8:15 as 8:40) término da atividade anterior.
5º momento (8:40 as 11:00) hora-atividade       

3º DIA ( quarta-feira)

1º momento (7:00 as 8:40) hora-atividade
2º momento ( 8:40 as 9:20) brincadeira “Na frente do espelho”
3º momento: (9:20 as 10:10) higiene corporal
4º momento (10:20 as 11:00) almoço de forma coletiva, higiene das mãos/boca e soninho.
5º momento (11:00) saída       

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento (7:00 as 8:00) entrada, recepção das crianças, cantiga “Bom dia coleguinha” e vídeo infantil.
2º momento ( 8:00 as 8:20) café da manhã de forma coletiva
3º momento: (8:20 as 9:00) retorno para a sala de vídeo
4º momento (9:00 as 10:00) higiene corporal
5º momento (10:00 as 10:20) musiquinhas em roda
6º momento (10:20 as 11:00) almoço de forma coletiva, higiene das mãos/bucal e soninho.      

5º DIA ( sexta-feira)

Hora-atividade local livre escolha


TURNO VESPERTINO

1º DIA ( segunda-feira)
1º momento (13:00 as 14:10) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas e parque
2º momento ( 14:10 as 14:20) higiene das mãos
3º momento: (14:20 as 14:30) lanche de forma coletiva
4º momento (14:30 as 15:00) retorno para o parque. 
5º momento (15:00 as 17:00)  retorno para a sala, higiene da mãos e brincadeiras  (casinhas, carrinhos etc.)
6º momento (17:00) saída       


2º DIA ( terça-feira)


1º momento (13:00 as 15:20) Hora-atividade. 
2º momento ( 15:20 as 16:20) brincadeiras cooperativas dirigidas na sala   
3º momento: (16:20 as 17:00) higiene das mãos e espera dos pais cantando musiquinhas
4º momento (17:00) saída       

3º DIA ( quarta-feira)

Horta-atividade local livre escolha


4º DIA ( quinta-feira)

1º momento (13:00 as 13:20) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, historinhas infantis e chamadinhas. 
2º momento ( 13:20 as 14:20)  pintura no sulfite com o tema gênero masculino e feminino) 
3º momento: (14:20 as 14:40) lanche de forma coletiva
4º momento (14:40 as 15:20) brincadeiras no pátio
5º momento ( 15:20 as 17:00) hora-atividade

5º DIA ( sexta-feira)

1º momento (13:00 as 14:20) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, e vídeo infantil. 
2º momento ( 14:20 ) lanche de forma coletiva
3º momento: (14:20 as 15:00) retorno para a sala de vídeo
4º momento (15:00 as 16:40) brincadeiras dirigidas no pátio da instituição
5º momento (16:40 17:00) higiene das mãos e espera dos pais trabalhando a coordenação motora com massinha de modelar.
6º momento (17:00) saída

Brincadeira para trabalhar a identidade da criança

Brincadeiras na frente do espelho

Objetivos
- Familiarizar-se com a imagem do corpo.
- Trabalhar imitações, gestos e expressões.
- Construir a identidade.

Tempo estimado
De 15 a 20 minutos por dia.

Material necessário

Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.

Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons (todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.

Desenvolvimento
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.

Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.

Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!. A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.

Atividade 4
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas.

Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.

Avaliação
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas e brincadeiras.

fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/brincadeiras-frente-espelho-449852.shtml

Atividade para trabalhar a identidade da criança

Eu, nós e todo mundo na escola


A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva. 
Tendo em vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si. 

Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.

Tempo estimado 


Um a dois meses.


Esta sequência de atividades foi traçada considerando as necessidades das crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta sequência inicial é interessante que algumas atividades ocorram diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a elaboração do quadro de presença. 

Material necessário

- Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de seus colegas na escola. 
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas. 
- Papel craft para fazer cartazes de pregas. 
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas. 
- Fita adesiva.

Flexibilização

Para crianças com deficiência visual

É importante que as crianças com deficiência visual também tragam fotos, para que os colegas as reconheçam. Mas, para que esses bebês sejam incluídos e consigam reconhecer a si e aos colegas, é muito importante trabalhar estímulos relacionados aos outros sentidos. Músicas, cheiros e objetos que caracterizem os colegas - a Mariana usa óculos, o João está sempre de boné etc. - são fundamentais nesse processo. Substitua algumas brincadeiras com fotos por brincadeiras com objetos de cada criança. O móbile da sala também pode ser construído com brinquedos e as caixinhas, encapadas com tecidos de diferentes texturas. Descreva bastante as imagens e as características de cada criança. Você também pode trabalhar com as imagens em relevo (em braile, cola de relevo ou barbantes nos contornos). 

Desenvolvimento das atividades

Sequência 1 : eu, eu e eu
1. Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem. 
2. Distribuir as fotos e ajudar as crianças a colá-las sobre os cabides, onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso). 
3. Fazer um cartaz de pregas representando a escola e outro representando a casa. Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola. 
4. Numa roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem é quem. Incentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega. Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das crianças neste momento, como "Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana, como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola. 
5. Espalhar fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar uma canção simples como: "Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que está?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola. 
6. Fazer um cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças. Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos entre as demais. 

Sequência 2: eu, tu, eles

1. Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz. 
2. Nas caixinhas surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares. Distribuí-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do professor, no seu cartaz de janelinhas. 
3. Em roda, cada criança mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na janelinha seguinte de seu cartaz. 
4. Repetir a atividade acima quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do animal de estimação etc.) 

Sequência 3: nós e todo mundo
1. Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas janelinhas e as de seus colegas. 
2. Tirar fotos das crianças na escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos. Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala. 
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar um quadro de rotina do grupo. 
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon