PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Atividades de Ciências
Labels:
Seres Vivos

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Planejamento de ensino semanal com o tema "Identidade"
PLANEJAMENTO
DE ENSINO SEMANAL
17/02/14
a 21/02/14
TURMA: Maternal
II A/D
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia Pessoal, Movimento,
Natureza e Sociedade.
CONTEÚDOS:
Conceito “eu” (nome e idade), contos infantis, coordenação motora
fina/grossa, expressão corporal e cores.
OBJETIVO GERAL: Criar estratégias
lúdicas de ensino que contribuam para que as crianças construam sua identidade por
meio das interações coletivas ampliando desta maneira seus conhecimentos a
respeito de si e dos outros.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas
informais;
-
Interagir e relacionar-se por meio de fotos;
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
-
Trabalhar imitações, gestos e expressões;
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo;
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa;
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo;
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa;
-
Conhecer as cores por meio de pinturas;
-
Promover brincadeiras simbólicas dentre outras (passa bola, roda, casinha,
carrinhos etc.).
METODOLOGIA
( Procedimentos didáticos)
Será formada uma roda
com as crianças e posteriormente, distribuir caixinhas surpresa para as
crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a
sua imagem.
Cada criança encontra e
pega a sua foto para colar na árvore de maçãs em nossa sala de atividades.
Posteriormente, será
solicitado às crianças que identifiquem quem é quem pelas fotos coladas na
árvore.
Também, durante a semana
será formada uma roda e cantadas diversas cantigas que diga os nomes das
crianças tais como: Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como
vai?"
Serão tiradas fotos das
crianças em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos para
montar um painel na sala.
As crianças serão
incentivadas a observar a própria imagem no espelho. Será pedido. Serão
propostas brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os
braços, estimulando-os imitar os gestos dos colegas: EX:Vejam a careta do João!
Vamos fazer igual?
As atividades serão desenvolvidas de
forma coletiva e individual com os estudantes, e com a interação
professor/criança/criança. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e
outras extra sala.
Durante essa semana serão promovidas
diversas brincadeiras tais como: na frente do espelho, roda, boliche, casinhas,
carrinhos e lençol furado.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Brinquedos,
bola, lençol, boliche, CDs, espelho, roupas (femininas/masculinas) aparelho de som, massinha de modelar etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho
de suas atividades, se houve concentração, interação com o espelho e com os
colegas e exploração dos gestos e materiais, no relacionamento com os colegas e
com a professora.
TURNO
MATUTINO
1º DIA ( segunda-feira)
1º momento (7:00 as 7:50) entrada,
recepção das crianças, cantigas e parque.
2º momento ( 7:50 as 8:00) higiene das
mãos e café da manhã
3º momento: (8:50 as 9:00) retorno para
o parque
4º momento (9:00 as 10:00) higiene
corporal
5º momento (10:00 as 10:20) jogos de encaixe pedagógico
6º momento (10:20 as 11:00)almoço,
higiene das mãos/bucal e soninho
2º DIA ( terça-feira)
1º momento (7:00 as 7:20) entrada,
canção ‘Bom Dia coleguinhas”, historinha infantil
2º momento ( 7:20 as 8:00) pintura
interpretação do conto infantil do dia
3º momento: (8:00 as 8:15) café da manhã
4º momento (8:15 as 8:40) término da
atividade anterior.
5º momento (8:40 as 11:00)
hora-atividade
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento (7:00 as 8:40) hora-atividade
2º momento ( 8:40 as 9:20) brincadeira
“Na frente do espelho”
3º momento: (9:20 as 10:10) higiene
corporal
4º momento (10:20 as 11:00) almoço de
forma coletiva, higiene das mãos/boca e soninho.
5º momento (11:00) saída
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento (7:00 as 8:00) entrada, recepção
das crianças, cantiga “Bom dia coleguinha” e vídeo infantil.
2º momento ( 8:00 as 8:20) café da manhã
de forma coletiva
3º momento: (8:20 as 9:00) retorno para
a sala de vídeo
4º momento (9:00 as 10:00) higiene
corporal
5º momento (10:00 as 10:20) musiquinhas
em roda
6º momento (10:20 as 11:00) almoço de
forma coletiva, higiene das mãos/bucal e soninho.
5º DIA ( sexta-feira)
Hora-atividade
local livre escolha
TURNO
VESPERTINO
1º DIA ( segunda-feira)
1º momento (13:00 as 14:10) entrada,
canção ‘Boa Tarde coleguinhas e parque
2º momento ( 14:10 as 14:20) higiene das
mãos
3º momento: (14:20 as 14:30) lanche de
forma coletiva
4º momento (14:30 as 15:00) retorno para
o parque.
5º momento (15:00 as 17:00) retorno para a sala, higiene da mãos e brincadeiras (casinhas, carrinhos etc.)
6º momento (17:00) saída
2º DIA ( terça-feira)
1º momento (13:00 as 15:20)
Hora-atividade.
2º momento ( 15:20 as 16:20) brincadeiras
cooperativas dirigidas na sala
3º momento: (16:20 as 17:00) higiene das
mãos e espera dos pais cantando musiquinhas
4º
momento (17:00) saída
3º DIA ( quarta-feira)
Horta-atividade
local livre escolha
4º DIA ( quinta-feira)
1º momento (13:00 as 13:20) entrada,
canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, historinhas infantis e chamadinhas.
2º momento ( 13:20 as 14:20) pintura no sulfite com o tema gênero
masculino e feminino)
3º momento: (14:20 as 14:40) lanche de
forma coletiva
4º momento (14:40 as 15:20) brincadeiras
no pátio
5º momento ( 15:20 as 17:00)
hora-atividade
5º DIA ( sexta-feira)
1º momento (13:00 as 14:20) entrada,
canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, e vídeo infantil.
2º momento ( 14:20 ) lanche de forma
coletiva
3º momento: (14:20 as 15:00) retorno
para a sala de vídeo
4º momento (15:00 as 16:40) brincadeiras
dirigidas no pátio da instituição
5º momento (16:40 17:00) higiene das
mãos e espera dos pais trabalhando a coordenação motora com massinha de
modelar.
6º momento (17:00) saída
Labels:
Identidade e Autonomia

Brincadeira para trabalhar a identidade da criança
Brincadeiras na frente do espelho
- Familiarizar-se com a imagem do corpo.
- Trabalhar imitações, gestos e expressões.
- Construir a identidade.
Tempo estimado
De 15 a 20 minutos por dia.
Material necessário
Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.
Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons (todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.
Desenvolvimento
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.
Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
Atividade 2
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.
Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!. A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.
Atividade 4
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas.
Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
Avaliação
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas e brincadeiras.
fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/brincadeiras-frente-espelho-449852.shtml
Labels:
Brincadeiras

Atividade para trabalhar a identidade da criança
Eu, nós e todo mundo na escola
Introdução
A
construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o
seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social
diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta
maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem
também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em
que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das
diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que
contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação
da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
Tendo em
vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente
aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual
promove situações de interação, reconhecimento e construção da
auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades
e diferenças, e consequentemente, de si.
Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Tempo estimado
Um a dois meses.
Esta
sequência de atividades foi traçada considerando as necessidades das
crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta
forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada
conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta
sequência inicial é interessante que algumas atividades ocorram
diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a
elaboração do quadro de presença.
Material necessário
-
Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo
preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de
seus colegas na escola.
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas.
- Papel craft para fazer cartazes de pregas.
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas.
- Fita adesiva.
Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
É
importante que as crianças com deficiência visual também tragam fotos,
para que os colegas as reconheçam. Mas, para que esses bebês sejam
incluídos e consigam reconhecer a si e aos colegas, é muito importante
trabalhar estímulos relacionados aos outros sentidos. Músicas, cheiros e
objetos que caracterizem os colegas - a Mariana usa óculos, o João está
sempre de boné etc. - são fundamentais nesse processo. Substitua
algumas brincadeiras com fotos por brincadeiras com objetos de cada
criança. O móbile da sala também pode ser construído com brinquedos e as
caixinhas, encapadas com tecidos de diferentes texturas. Descreva
bastante as imagens e as características de cada criança. Você também
pode trabalhar com as imagens em relevo (em braile, cola de relevo ou
barbantes nos contornos).
Sequência 1 : eu, eu e eu
1.
Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas
respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
2.
Distribuir as fotos e ajudar as crianças a colá-las sobre os cabides,
onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo
lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus
pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das
crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso).
3. Fazer um cartaz
de pregas representando a escola e outro representando a casa.
Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a
elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas
próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola.
4. Numa
roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem é
quem. Incentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega.
Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das
crianças neste momento, como "Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana,
como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como
vai?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
5. Espalhar
fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar
uma canção simples como: "Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que
está?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
6. Fazer um
cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças.
Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos
entre as demais.
Sequência 2: eu, tu, eles
1.
Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre
a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco
fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de
forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as
janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz.
2. Nas caixinhas
surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares.
Distribuí-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e
sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a
foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do
professor, no seu cartaz de janelinhas.
3. Em roda, cada criança
mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do
professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na
janelinha seguinte de seu cartaz.
4. Repetir a atividade acima
quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas
significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do
animal de estimação etc.)
1.
Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao
qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas
janelinhas e as de seus colegas.
2. Tirar fotos das crianças na
escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos.
Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala.
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais
ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar
um quadro de rotina do grupo.
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml
Labels:
Identidade e Autonomia

Assinar:
Postagens (Atom)