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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Planejamento de ensino semanal com o tema "Identidade"



PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL
17/02/14 a 21/02/14

 


INSTITUIÇÃO: 
TURMA: Maternal II A/D
TURNOS: Matutino/Vespertino
PROFª: Cláudia
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia Pessoal, Movimento, Natureza e Sociedade.

CONTEÚDOS: Conceito “eu” (nome e idade), contos infantis, coordenação motora fina/grossa,  expressão corporal e cores.

OBJETIVO GERAL: Criar estratégias lúdicas de ensino que contribuam para que as crianças construam sua identidade por meio das interações coletivas ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a linguagem oral por meio de cantigas, contos infantis e conversas informais;
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos;
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
- Trabalhar imitações, gestos e expressões;
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo;
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa;
- Conhecer as cores por meio de pinturas;
- Promover brincadeiras simbólicas dentre outras (passa bola, roda, casinha, carrinhos etc.).

METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos)

Será formada uma roda com as crianças e posteriormente, distribuir caixinhas surpresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
Cada criança encontra e pega a sua foto para colar na árvore de maçãs em nossa sala de atividades.
Posteriormente, será solicitado às crianças que identifiquem quem é quem pelas fotos coladas na árvore.
Também, durante a semana será formada uma roda e cantadas diversas cantigas que diga os nomes das crianças tais como: Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?"
Serão tiradas fotos das crianças em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos para montar um painel na sala.
As crianças serão incentivadas a observar a própria imagem no espelho. Será pedido. Serão propostas brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços, estimulando-os imitar os gestos dos colegas: EX:Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes, e com a interação professor/criança/criança. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante essa semana serão promovidas diversas brincadeiras tais como: na frente do espelho, roda, boliche, casinhas, carrinhos e lençol furado.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Brinquedos, bola, lençol, boliche, CDs, espelho, roupas (femininas/masculinas) aparelho de som, massinha de modelar etc.  

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais, no relacionamento com os colegas e com a professora.


TURNO MATUTINO
1º DIA ( segunda-feira)

1º momento (7:00 as 7:50) entrada, recepção das crianças, cantigas e parque.
2º momento ( 7:50 as 8:00) higiene das mãos e café da manhã
3º momento: (8:50 as 9:00) retorno para o parque
4º momento (9:00 as 10:00) higiene corporal
5º momento (10:00 as 10:20)  jogos de encaixe pedagógico
6º momento (10:20 as 11:00)almoço, higiene das mãos/bucal e soninho     

2º DIA ( terça-feira)

1º momento (7:00 as 7:20) entrada, canção ‘Bom Dia coleguinhas”, historinha infantil
2º momento ( 7:20 as 8:00) pintura interpretação do conto infantil do dia
3º momento: (8:00 as 8:15) café da manhã
4º momento (8:15 as 8:40) término da atividade anterior.
5º momento (8:40 as 11:00) hora-atividade       

3º DIA ( quarta-feira)

1º momento (7:00 as 8:40) hora-atividade
2º momento ( 8:40 as 9:20) brincadeira “Na frente do espelho”
3º momento: (9:20 as 10:10) higiene corporal
4º momento (10:20 as 11:00) almoço de forma coletiva, higiene das mãos/boca e soninho.
5º momento (11:00) saída       

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento (7:00 as 8:00) entrada, recepção das crianças, cantiga “Bom dia coleguinha” e vídeo infantil.
2º momento ( 8:00 as 8:20) café da manhã de forma coletiva
3º momento: (8:20 as 9:00) retorno para a sala de vídeo
4º momento (9:00 as 10:00) higiene corporal
5º momento (10:00 as 10:20) musiquinhas em roda
6º momento (10:20 as 11:00) almoço de forma coletiva, higiene das mãos/bucal e soninho.      

5º DIA ( sexta-feira)

Hora-atividade local livre escolha


TURNO VESPERTINO

1º DIA ( segunda-feira)
1º momento (13:00 as 14:10) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas e parque
2º momento ( 14:10 as 14:20) higiene das mãos
3º momento: (14:20 as 14:30) lanche de forma coletiva
4º momento (14:30 as 15:00) retorno para o parque. 
5º momento (15:00 as 17:00)  retorno para a sala, higiene da mãos e brincadeiras  (casinhas, carrinhos etc.)
6º momento (17:00) saída       


2º DIA ( terça-feira)


1º momento (13:00 as 15:20) Hora-atividade. 
2º momento ( 15:20 as 16:20) brincadeiras cooperativas dirigidas na sala   
3º momento: (16:20 as 17:00) higiene das mãos e espera dos pais cantando musiquinhas
4º momento (17:00) saída       

3º DIA ( quarta-feira)

Horta-atividade local livre escolha


4º DIA ( quinta-feira)

1º momento (13:00 as 13:20) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, historinhas infantis e chamadinhas. 
2º momento ( 13:20 as 14:20)  pintura no sulfite com o tema gênero masculino e feminino) 
3º momento: (14:20 as 14:40) lanche de forma coletiva
4º momento (14:40 as 15:20) brincadeiras no pátio
5º momento ( 15:20 as 17:00) hora-atividade

5º DIA ( sexta-feira)

1º momento (13:00 as 14:20) entrada, canção ‘Boa Tarde coleguinhas”, e vídeo infantil. 
2º momento ( 14:20 ) lanche de forma coletiva
3º momento: (14:20 as 15:00) retorno para a sala de vídeo
4º momento (15:00 as 16:40) brincadeiras dirigidas no pátio da instituição
5º momento (16:40 17:00) higiene das mãos e espera dos pais trabalhando a coordenação motora com massinha de modelar.
6º momento (17:00) saída

Brincadeira para trabalhar a identidade da criança

Brincadeiras na frente do espelho

Objetivos
- Familiarizar-se com a imagem do corpo.
- Trabalhar imitações, gestos e expressões.
- Construir a identidade.

Tempo estimado
De 15 a 20 minutos por dia.

Material necessário

Dois espelhos grandes (de preferência presos à parede), cartazetes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.

Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
Tocar as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiência visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons (todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.

Desenvolvimento
Todas as atividades devem ser feitas em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação.

Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.

Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas!, Ajoelhar-se!. A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.

Atividade 4
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazetes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas.

Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.

Avaliação
Observe se houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível, repita a seqüência com outras propostas e brincadeiras.

fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/brincadeiras-frente-espelho-449852.shtml

Atividade para trabalhar a identidade da criança

Eu, nós e todo mundo na escola


A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva. 
Tendo em vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si. 

Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.

Tempo estimado 


Um a dois meses.


Esta sequência de atividades foi traçada considerando as necessidades das crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta sequência inicial é interessante que algumas atividades ocorram diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a elaboração do quadro de presença. 

Material necessário

- Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de seus colegas na escola. 
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas. 
- Papel craft para fazer cartazes de pregas. 
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas. 
- Fita adesiva.

Flexibilização

Para crianças com deficiência visual

É importante que as crianças com deficiência visual também tragam fotos, para que os colegas as reconheçam. Mas, para que esses bebês sejam incluídos e consigam reconhecer a si e aos colegas, é muito importante trabalhar estímulos relacionados aos outros sentidos. Músicas, cheiros e objetos que caracterizem os colegas - a Mariana usa óculos, o João está sempre de boné etc. - são fundamentais nesse processo. Substitua algumas brincadeiras com fotos por brincadeiras com objetos de cada criança. O móbile da sala também pode ser construído com brinquedos e as caixinhas, encapadas com tecidos de diferentes texturas. Descreva bastante as imagens e as características de cada criança. Você também pode trabalhar com as imagens em relevo (em braile, cola de relevo ou barbantes nos contornos). 

Desenvolvimento das atividades

Sequência 1 : eu, eu e eu
1. Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem. 
2. Distribuir as fotos e ajudar as crianças a colá-las sobre os cabides, onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso). 
3. Fazer um cartaz de pregas representando a escola e outro representando a casa. Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola. 
4. Numa roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem é quem. Incentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega. Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das crianças neste momento, como "Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana, como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola. 
5. Espalhar fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar uma canção simples como: "Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que está?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola. 
6. Fazer um cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças. Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos entre as demais. 

Sequência 2: eu, tu, eles

1. Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz. 
2. Nas caixinhas surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares. Distribuí-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do professor, no seu cartaz de janelinhas. 
3. Em roda, cada criança mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na janelinha seguinte de seu cartaz. 
4. Repetir a atividade acima quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do animal de estimação etc.) 

Sequência 3: nós e todo mundo
1. Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas janelinhas e as de seus colegas. 
2. Tirar fotos das crianças na escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos. Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala. 
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar um quadro de rotina do grupo. 
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Projeto didático: Brincadeiras



PROJETO DIDÁTICO

INSTITUIÇÃO: 
MUNICÍPIO:
TEMA: Brincadeiras
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/ Sonora e Musical,  Identidade e Autonomia/Movimento, Artes Visuais, Natureza/Sociedade, Pensamento Lógico-Matemático e Estimulação.
CONTEÚDOS: Expressividade, Equilíbrio Corporal, Afetividade e Coordenação
TURMA:  Berçário   II
FAIXA ETÁRIA: 1 a 2 anos de idade
DURAÇÃO:                      ANO: 
PROFª: 
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
DIREÇÃO:                   

JUSTIFICATIVA:

O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. Infelizmente, até há relativamente pouco tempo, o brincar era desvalorizado e menosprezado, destituído de valor a nível educativo. Com o evoluir dos tempos, atravessa-se uma mudança na forma como se percepciona o brincar, e a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança.
Atualmente, verifica-se uma maior preocupação com a formação das crianças: tanto pais, como educadores, procuram a melhor forma de as tornarem responsáveis, equilibradas, etc, contudo, não é raro esquecerem-se que o brincar pode ser uma "ferramenta", por excelência, para que a criança desenvolva essas qualidades.
Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e reflectem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais.
O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras. Os jogos das criança não são apenas recordações do que vêem os adultos fazerem. Elas nunca reproduzem de forma absolutamente igual ao sucedido na realidade. O que sucede é uma transformação criadora do percepcionado para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.
O brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget, 3 etapas fundamentais: Dos 0 aos 2 anos de idade- Ocorrem os chamados Jogos de Exercício. Neste período, a criança vai adquirindo competências motoras e aumentando a sua autonomia. Vai preferindo o chão ao berço, demonstrando alegria nas tentativas de imitação da fala... vai revelando prazer ao nível da descoberta do seu corpo através dos sentidos. Elabora então as suas brincadeiras à volta da exploração de objectos através dos sentidos, da acção motora, e da manipulação - características dos "jogos de manipulação". Estes jogos oferecem sentimentos importantes de poder e eficácia, bem como fortalecem a auto-estima. Deste modo, constituem peças fundamentais para o desenvolvimento global da criança.
O ato de brincar pode incorporar valores morais e culturais, em que as actividades podem promover a auto-imagem, a auto-estima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição dum sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos.
Partindo de todos esses conceitos, será desenvolvido o projeto “Brincadeiras que Educam com as turmas Berçário II ( mat. e vesp),  devido à necessidade do grupo em explorar, criar e vivenciar momentos de troca, de afeto, de experimentação e sensações, utilizando o “brinquedo” como o fio condutor do desenvolvimento psicomotor.

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar através da brincadeira  o desenvolvimento intelectual,  físico e afetivo do bebê,  assim como a exploração de diversos recursos de forma prazerosa e criativa, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens, conhecimentos e relações com o outro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Criar estratégias que proporcionem as crianças à:
·         Repetir os gestos;
·         Responder ao ritmo;
·         Mostrar-se menos tímida em presença de estranhos;
·         Imitar certas atividades dos adultos;
·         Demonstrar senso de humor;
·         Despertar a fantasia e a imaginação;
·         Adaptar-se melhor ao seu ambiente e às diferentes situações;
·         Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e corporal;
·         Desenvolver a construção do vínculo afetivo;
·         Proporcionar o desenvolvimento dos cinco sentidos;
·         Desenvolver a motricidade ampla e fina;
·         Construir brinquedos utilizando materiais recicláveis;
·         Desenvolver a sociabilização.
·         Desenvolver o intelectual,  físico afetivo da criança.

METODOLOGIA ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com as crianças por meio da interação com o professor. A rotina será seguida conforme estabelecida pelo Centro educacional por cada turma.
Serão desenvolvidas várias atividades de estimulação precoce tais como descritas abaixo.
As atividades serão desenvolvidas por meio de planejamento de ensino em concordância com este projeto, e  acompanhadas pela coordenação pedagógica e direção.
No final deste projeto, será elaborado um relatório descritivo com as imagens das atividades propostas na referida faixa etária.

ATIVIDADES PROPOSTAS
- De onde vêm o barulho  utilizando-se de objetos que produzem som com o objetivo de desenvolver a percepção auditiva.
- Manipular os brinquedos estimulando a criança a ficar de pé para alcançar o objeto;
- Imitando os animais ( sons) por meio de gravuras e fantoches;
- Cantigas infantis por meio de gestos;
-Brincadeiras com móbiles para estimular os movimentos da criança para tentar pegá-los;
- Encosto de calça jeans com crianças que começam a se sentar para dar-lhes segurança;
- Alcançando os objetos  com o objetivo de estimular a criança ma engatinhar;
- Jogar bola estimulando a sociabilização entre as crianças;
- Massagem de Shantala;
- Brincando de esconde-esconde por meio de fantoches;
- Brincando com balões coloridos;
- Contos Infantis com fantoches;
 - Realizar, na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés, movimentos na água junto com a criança etc;
- Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;
- Utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);
- Fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;
- Desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica.

RECURSOS DIDÁTICOS
Brinquedos  de sucata (chocalho, peteca, bolas de meia...); móbiles; bolas,  CDs, livros de histórias, sucatas,  fitas coloridas,  CD’S, aparelho de som, EVA,  TNT, aparelho de televisão, aparelho de DVD; papel manilha, bonecas, tecidos coloridos, máquina fotográfica, sulfite, gravuras,  tapete fofinho cheio de bichos coloridos, espelhos e figuras em alto-relevo etc.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será por meio de registro por parte da professora da turma por meio de observação  do desenvolvimento psicomotor da criança durante a realização das atividades propostas.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Tapete das famílias silábicas

Como ensinar as sílabas e a formação de palavras de forma lúdica

Objetivos:

Formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples. Trabalhar a ortografia e a leitura. Faixa etária: a partir de 6 anos.




Segundo a professora de Educação Infantil Nivian de Almeida Alves, do Colégio Scaranne/SP, quando a criança é estimulada, a aceitação do novo se torna simples e aprender a ler e a escrever pequenas palavras, nessa faixa etária, que é um grande desafio, fica mais fácil. “Conforme a criança vai evoluindo de um estágio a outro, é importante que ela conheça a grafia correta de algumas palavras. Por isso elaborei uma atividade para ajudar nesse processo de alfabetização”, diz ela. Para obter um bom resultado, as atividades propostas por Nivian devem ser trabalhadas de forma contínua. Por meio da sondagem, a professora notou que as “dúvidas” quanto à escrita das palavras foram reduzindo e o aprendizado ficou mais estável.
Sendo assim, a criança aprende a ortografia de forma lúdica e vai consolidando a estabilidade motora do processo, concentrando-se na sílaba por escrever.

Veja, então, como colocar esses conceitos em prática:

Materiais utilizados:
TNT colorido (45 cm x 80 cm)
Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
Alfabeto móvel
Família silábica móvel
Cola quente
Como fazer:
1. Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2. Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3. Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente.
Procedimento:
Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes.
Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela. Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes para a escrita dessa figura.
Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.

Evolução
Conforme as crianças vão
evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante.
Papel do professor
O professor fica responsável
para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É importante que nessa hora ele seja um ajudador e orientador no processo da formação da escrita e leitura.


 Sugestões retiradas da Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil. Acesse o link abaixo.
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/121/artigo290504-2.asp

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Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon