PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
domingo, 6 de janeiro de 2013
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Brincadeiras da Região Centro Oeste
Balança caixão
Como brincar: Uma criança é o rei e senta-se em um banco qualquer,
chamado de trono. Outra é o servo e apoia o rosto no colo do rei. As demais
formam uma fila atrás do servo, apoiando-se umas nas costas das outras. A fila
balança para um lado e para o outro cantando. O último da fila dá um tapinha
nas costas de quem está na sua frente e se esconde. Isso ocorre sucessivamente,
até chegar a vez do servo, que procura os demais. "Ele precisa ter
paciência para procurar bem. Eu, por exemplo, fiquei bem escondidinho",
diz Nickolas Israilev Lobato, 5 anos.
Letra da
música
Balança caixão
Balança você
Dá um tapa nas costas
E vai se esconder
Balança caixão
Balança você
Dá um tapa nas costas
E vai se esconder
*************************************************************************
Chocolate Inglês
Como brincar: Forma-se um círculo colocando uma mão sobre a outra, com as
palmas para cima. Todas cantam, batendo na mão de quem está do lado esquerdo.
Quando a música termina, quem teve a mão tocada por último pisa no pé de quem
está ao seu lado. Se não conseguir, pode piscar discretamente para outro participante
da roda. Este, por sua vez, terá que tentar pisar no pé de outra criança. Essa
tentativa se repete no máximo três vezes e quem leva a pisada sai da roda. A
brincadeira prossegue até restar uma criança.
Variações: Outras versões de chocolate inglês são brincadas pelo país,
com alterações nas regras. Em uma delas, a criança que teve a mão tocada fala o
nome de outra participante do jogo, que pode pisar no pé de quem está ao seu
lado. Em outra, todos dão três passos para trás quando a música termina. Quem
teve a palma da mão tocada dá mais três passos em direção ao colega mais
próximo. Se o alcançar, o colega sai da brincadeira. Há também sutis variações
nas letras das músicas. Em uma delas, ao fim, canta-se: "Dole um, dole
dois, dole três. Chapou, pisou".
Letra da música
Chocolate inglês
Tá na boca do freguês
De primeira qualidade
Chocolate inglês
Tá na boca do freguês
De primeira qualidade
*****************************************************************************
Cinco Marias
Como brincar: As
"marias" são saquinhos de pano cheios de areia ou pedrinhas colhidas
no próprio local. Há várias fases e ganha quem conseguir ir mais adiante nelas.
Na primeira etapa, as cinco marias são lançadas no chão. A pessoa escolhe uma
delas e a joga para o alto. Com a mesma mão, pega uma das outras quatro que
ficaram no solo e tenta recuperar a que está no ar sem deixá-la cair. Quem
conseguir pegar todas vai para a próxima etapa, na qual tem de pegar duas
marias antes de segurar a que está no alto. Essa sequência segue até a quarta
etapa, na qual o jogador deve recolher quatro peças. Na quinta, todas as marias
são colocadas de volta ao chão. Com uma das mãos, o jogador tem de fazer uma
ponte - com a mão esquerda apoiada no solo pelas pontas do polegar e do
indicador. Aí, joga para cima uma peça, enquanto passa uma de cada vez por
baixo da ponte. Recolhe-se, então, a que está no ar sozinha. Quem errar perde a
vez para o próximo e depois retoma de onde parou. "Minha avó e minha mãe
brincaram de cinco-marias. Eu vou ensinar meus filhos e passar a tradição de
geração em geração", diz Marcela Laís Andrade de Lima, 9 anos, enquanto se
prepara para um arremesso.
Variações: Cinco marias, jogo
das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, jogo do osso, onente, chocos,
nécara, epotatá (que, em tupi, quer dizer "mão na pedra")... Os nomes
do jogo mudam regionalmente, assim como as regras e a ordem das etapas.
Histórico: Acredita-se que o jogo tem origem na Grécia Antiga. Quando
queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da
pata de carneiro e observavam como eles caíam. Cada lado dos ossinhos tinha um
nome e um valor - a resposta divina às perguntas humanas era interpretada com
base na soma desses números, segundo o livro Giramundo e Outros Brinquedos e
Brincadeiras dos Meninos do Brasil (208 págs., Ed. Terceiro Nome, tel. 11/
3816-0333, 66 reais). A autora, Renata Meirelles, comenta que, com o passar do
tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e mais
recentemente por saquinhos de tecido recheados com areia ou grãos.
Receita das Cinco Marias
Material
Receita das Cinco Marias
Material
- Retângulos de tecido
- Agulha
- Linha
- Tesoura
- Arroz, areia, pedrinhas ou feijão
Modo de fazer
Recorte cinco retângulos de tecido, se possível de cores diferentes. Cada retângulo deve ter, mais ou menos, 3 centímetros de largura por 4 centímetros de altura. Dobre um dos retângulos no meio e costure as laterais, deixando uma entrada aberta. Pela abertura, preencha o saquinho com areia, arroz, feijão ou outro tipo de semente ou grão. Ele não deve ficar muito cheio. Costure a abertura. Repita a operação com os outros saquinhos.
***************************************************************************
Corre Cutia
Como
brincar: Todos devem sentar
no chão, formando um círculo. Uma das crianças corre do lado de fora da roda
com um lenço ou bola na mão, ao ritmo da ciranda (veja letra abaixo). Ao fim da
cantoria, a meninada que está sentada abaixa a cabeça e tapa os olhos com as
mãos. Quem está correndo deixa cair o lenço ou bola atrás de um dos sentados.
Este deve pegar o lenço e correr atrás de quem o deixou. O lugar vazio da roda
é o pique. Quem perde, fica fora da roda e a brincadeira recomeça. Quem é pego
tem de pagar uma prenda, definida pelo grupo.
Letra da música
de noite e de dia
Comendo farinha
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no
chão
Moça (o) bonita (o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
É um, é dois e é três!
Moça (o) bonita (o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
É um, é dois e é três!
*******************************************************************************
Galinha, Pintinho e Raposa
Como
brincar: Uma criança é a
galinha e outra, a raposa. As demais são pintinhos e se posicionam a uma
distância de cerca de 4
metros da galinha. A raposa fica entre eles, faminta e
pronta para devorar os pintinhos. Eles, em coro, dizem: "piu, piu,
piu". A galinha chama: "venham cá, meus pintinhos!" Eles, então,
respondem: "tenho medo da raposa!" Ela, por sua vez, demonstra sua
fome com uivos e ruídos. A galinha chama sua ninhada três vezes. No quarto
chamado, os pintinhos correm em disparada, na direção de seus braços. Enquanto
isso, a raposa tenta pegar quantos pintinhos conseguir. Os que conseguirem
tocar a mãe são salvos e voltam a brincar. Quem é pego pela raposa fica em fila
atrás dela e não pode jogar. Ganha a brincadeira aquele que for o último a ser
"devorado" pela raposa. "Gosto de ser a galinha, para ganhar um
monte de abraços", diz Nataly de Pinho Moraes, 8 anos.
****************************************************************************
Mãe da Rua
Como
brincar: Os participantes se dividem em dois
grupos. Cada time fica de um lado (se for em uma rua tranquila, fica um em cada
calçada). E quem for a mãe da rua permanece no espaço que há entre eles. Os
participantes têm de atravessar de uma calçada a outra, pulando em um pé só e
fugir da mãe da rua. Quem é pego pode correr com os dois pés e a ajudar a
capturar os demais. O primeiro a ser capturado será a próxima mãe da rua. A
brincadeira termina quando a turma toda for pega.
****************************************************************************
Paredão
Como
brincar: Em uma parede ou meio-fio, deve-se construir uma casinha
para cada participante. Elas podem ser feitas com materiais diversos (um tijolo
ou um pedaço de madeira, por exemplo) e devem ser dispostas uma ao lado da
outra. Após a montagem, as crianças são numeradas (cada número se refere a uma
casinha). Com uma bola de material leve, um a um os participantes fazem
arremessos às casinhas tentando acertar qualquer uma. Quando uma casinha é
acertada, a criança com o número correspondente deve correr em direção a ela.
Os demais correm para o lado oposto. Quem está na casinha onde a bola entrou, a
pega e grita "paredão". Em seguida, tem direito a dar três passos e
arremessar em direção a outro participante. Quem for queimado vai para o paredão,
ou seja, se posiciona de costas para o grupo, que lança bolas em sua direção,
mirando as pernas e jogando de leve para não machucar. "Acertar as
casinhas é difícil, mas divertido", diz Yasmin Rodrigues da Silva, 11 anos.
******************************************************************************
Rio Vermelho
Como
brincar: Um participante
é escolhido para ser o pegador. Ele permanece no meio da rua ou da quadra e os
demais ficam reunidos em um dos lados. O grupo diz: "Queremos atravessar o
rio vermelho!". E o pegador: "Só se tiverem a minha cor". O grupo,
então, pergunta: "Que cor?". O pegador escolhe um tom e aqueles que o
tiverem - em algum detalhe da roupa ou do sapato - podem atravessar. Os
restantes devem tentar passar para o outro lado também, mas precisarão correr
para escapar do pegador. A brincadeira acaba quando todos forem pegos ou
tiverem atravessado para o outro lado. O primeiro a ser pego é o próximo
pegador.
Referência
http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/#Centro-Oeste
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon