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domingo, 9 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR

 FELIZ DIA DO PROFESSOR!


Por Decreto lei de 13 de outubro de 1948, estabeleceu-se que, no dia 15 de outubro de todos os anos, em todo o território nacional, comemora-se o Dia do Professor.
O bom professor é um constante aluno durante toda a sua vida, procurando aumentar seus conhecimentos sobre a educação e sobre as matérias que lhe cumpre ensinar.
O bom professor é o alicerce e a cúpula da sociedade, que ele sustenta e protege. Mas ele também é um membro dessa dessa sociedade e, portanto, precisa de amparo e proteção.
As reivindicações econômicas e sociais dos professores precisam ser atendidas para que melhor cumpram sua missão.

PARABÉNS PROFESSOR(A)!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

lembrancinhas para o Dia da Criança

sábado, 21 de maio de 2011

Exploração de texturas e melecas | Plano de Aula | Educação Infantil | Nova Escola

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividades Meios de Comunicação













quinta-feira, 28 de abril de 2011

Atividades de alfabetização










  

sexta-feira, 22 de abril de 2011

projeto didático "Alimentação"



IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
ENDEREÇO:
MUNICIPIO:
TEMA DO PROJETO: Alimentação
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Natureza/Sociedade, Matemática e
Arte
TURMA: Pré – Escolar
TURNO: vespertino
PERÍODO: INÍCIO: TÉRMINO:
PROFESSOR (A):
DIREÇÃO:

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como finalidade desenvolver um trabalho pedagógico em sala sobre a importância de uma boa alimentação em todas as fases do ciclo da vida.Neste âmbito, o projeto, cujo fundamento é promover a consciência dos educandos em relação a uma alimentação e hábitos alimentares saudáveis, consisti em desenhar um programa de Educação Alimentar dirigido a alunos do Pré-Escolar designado por “Saber comer para melhor viver”, sobre o qual foi testada a sua eficácia no desenvolvimento de conhecimentos, opiniões e comportamentos saudáveis no que diz respeito à alimentação.
Do ponto de vista educacional sabe-se que atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância, pela identificação com valores observados em modelos externos ou em grupos de referência (PCN - temas transversais, 1998). A escola, nesse sentido, cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida mais saudável, na medida em que ao lidar com a alimentação/saúde a escola pode incluir ou não no seu cotidiano, ações e discussões permanentes e sistematizadas sobre o tema.

OBJETIVO GERAL
O projeto pretende conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Levar os alunos à:
- Valorizar uma boa alimentação;
- Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade;
- Encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde de forma espontânea e não forçada pelos pais
- Saber preparar uma receita adequadamente;
- Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
- Montar um cardápio semanal;
- Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios;
- Adquirir hábitos para uma boa alimentação;
- Prevenir-se das doenças transmitidas por alimento;
- Conscientizar dos perigos dos corantes e alimentos industrializados;
- Saber conservar os alimentos na época da safra;
- Utilizar horta doméstica;
- Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.

ORGANIZAÇÃO DA SALA:
Os alunos poderão trabalhar em grupos de 4 alunos, em dupla ou individual de acordo com as atividades que serão propostas.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:

A proposta metodológica baseia-se nos trabalhos de Piaget e Vigotsky, uma metodologia de ensino construtivista, respeitando as etapas de desenvolvimento da criança; sob a forma de projetos de ensino e de pesquisa.

· Procedimentos Metodológicos:

- Leituras diversas.
- Músicas.
- Poesia.
- trabalhos de Arte.
- Cardápios.
- Tabelas.
- Atividades de matemática.
- Pesquisas.
- Entrevistas.
- Receitas.
- Desenhos.
- Murais.
- Propagandas.
RECURSOS

- Livros;
- Revistas;
- Papel Pardo;
- Tesoura;
- Cola;
- Passeios;
- Micro Sister;
- DVD;
- Giz;
- Lousa;
- Sulfite;
-Tinta guache;
- Massinha de modelar;
- Lápis de Cor;
- Canetinhas;
- E.V.A;
-Cartolina.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá paralelamente as atividades desenvolvidas, onde o professor avaliará qualitativamente o grau de participação, envolvimento, colaboração e compreensão ao assunto.
A avaliação será um processo cumulativo à aquisição de conhecimentos e mudanças de atitudes para com a conscientização sobre a vida dos animais vertebrados ( animais domésticos e selvagens).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- CASTORINA, José Antônio; FERREIRA, Emília; LERSNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de Piaget e Vigotsky. Novas contribuições para debate. Ática. São Paulo: 1998.

atividades- animais





Exploração dos objetos e brincadeiras

Atividade Permanente

Ampliando o brincar

ConteúdoExploração dos objetos e brincadeiras

Objetivos - Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
Mais sobre creche

Tempo estimado Livre.

Material necessário Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.

Desenvolvimento

1ª etapa
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.

2ª etapa
Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.

Avaliação Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.

fonte: Revista Nova Escola.

atividade para trabalhar "Hora"


quinta-feira, 10 de março de 2011

Esquemas de ação de Piaget | Formação | Nova Escola

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Projeto "Circo"



Turma: Maternal II Turno: Vesp.
Profª: Cláudia de Oliveira Andrade
Título do Projeto: O Circo
Início:                  Término: 

Justificativa:
Este projeto visa destacar para os alunos as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.

Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a platéia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.
Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc.
Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.
Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina.
O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades.
O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada.
Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!

Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos educandos das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.

Objetivos específicos
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
- Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos;
- Valorização da arte circense;
- Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo;
- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
- Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
- Identificar as ações de um integrante de um circo;
- Conhecer como vive a família circense;
- Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens, aquáticos).

Procedimentos didáticos:
Linguagem oral:
- Conversa informal sobre circo.
- Narrar histórias sobre o circo;
- Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados com o tema em destaque.
- Assistir fita de vídeo sobre o circo.
Linguagem Escrita:
Levar os alunos à:
- Ter contato com diferentes desenhos relacionados com o circo ( palhaço, elefante, trapezista, leão, macaquinho);
- Ter contatos com diferentes tipos de textos relacionados com o tema acima;
Linguagem Sonora/ Musical:
Levar os alunos à:
-Desenvolver a expressão corporal através de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
- Desenvolver a sociabilização em sala de aula;
- Desenvolver a audição e a percepção através da música.
Linguagem Plástica:
Levar os alunos à:
- Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.

Metodologia e Atividades didáticas:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
• Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache;
• Equilibar bola no ar;
• Dvd da xuxa 5;
• Equilibrar em cordas fixadas no chão, dar cabalhotas;
• Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom deixar eles amassarem as bolinhas;
• Acertar na boca do palhaço a bola;
• Animais que tem no circo (cartazes);
• Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
• Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
• Personagens do circo em gravuras;
• Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
• Assistir a um número de circo.
• Fazer pintura com molde vazado dos animais;
• Músicas e filmes;
• Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
• Confeccionar o chapéu do palhaço;
• Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
• Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
• Confecção da gravata do palhaço;

Recursos didáticos:
Papel manilha, cola quente, CD, aparelho de som, televisão, DVD, máquina digital, sulfite, giz de cera, lápis de cor, pincel, EVA, cartazes etc.
Culminância:
Montar um painel com as atividades realizadas em sala, durante o desenvolvimento do projeto.
Avaliação:
A avaliação será feita através de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

Planejamento semanal do projeto "Circo"

                                                            ...../...../.........à ...../...../.....

INSTITUIÇÃO:
DIREÇÃO:
TURMA: Maternal II
Profª: Cláudia
Turno: vesp.

DISCIPLINAS:
Linguagem Sonora/ Musical, Linguagem Oral e Linguagem Plástica.
CONTEÚDOS: Contos Infantis, Cantigas infantis, pintura e colagem.
OBJETIVOS: Levar os alunos à:
- conhecer mais sobre a vida do Circo;
- valorizar e respeitar os profissionais que atuam no Circo;
- incentivar a criatividade;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a coordenação motora fina;
- conhecer as cores primárias;
- ampliar a linguagem oral;
- adquirir o gosto pelos contos infantis.

METODOLOGIA ( PROCEDIMENTOS):
As atividades serão desenvolvidas em grupos e de forma individual com a interação do professor em sala.
1º momento: círculo da conversa e oração da tarde ( Pai Nosso).
2º momento: cantigas infantis;
3º momento: atividades programadas (brincadeiras, pintura, colagem entre outras conforme o plano de aula).
4º momento: lanche
5º momento: brincadeiras livres com a interação professor-aluno ( casinhas, jogos de montar, entre outros)
6º momento: espera dos pais

1º DIA ( segunda- feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis em anexo.
2º momento: pintura com giz de cera no sulfite.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras livres ( boliche, carrinhos, bonecas etc.)
5º momento: jogos pedagógicos de montar e espera dos pais.

2º DIA ( terça-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis.
2º momento: conto infantil sobre o Circo em anexo..
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira com as crianças no pátio ( equilibrar-se sobre linha no chão).
5º momento: quebra-cabeça e espera dos pais.

3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem de bolinhas de crepom na gravura de animais do circo.
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras de cantos.
5º momento: contos infantis e espera dos pais.

4º DIA ( quinta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: educação física ( hora-atividade )
3º momento: lanche
4º momento: DVD infantil CD Xuxa 5 “ Circo”.
5º momento: jogos de montar e espera dos pais.

5º DIA ( sexta-feira)
1º momento: oração, cantigas infantis e contos infantis;
2º momento: colagem gravura do palhaço
3º momento: lanche
4º momento: brincadeira no pátio “acertar boca do palhaço”.
5º momento: hora atividade

RECURSOS:
CDs; pincel; televisão; aparelho de som; sulfite; tinta guache; crepom; EVA; cola; fita larga, papel manilha e cola branca.

AVALIAÇÃO DA SEMANA:
A avaliação será através de registro diário por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno durante as atividades propostas em sala de aula.

“Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade.” ( Paulo Freire)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atividades de Matemática

Atividades de Matemática: "Atividades Avaliativas de Matemática - Enviada pela professora Alexandra!







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