PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Atividade - A escrita nas brincadeiras de faz de conta (Pré-Escola)


Contextos prévios:

Esta atividade pressupõe a organização de espaços lúdicos diversificados que privilegiem brincadeiras de faz de conta e que convidem as crianças a realizarem escritas espontâneas .

Materiais:

Nesta proposta vamos utilizar como sugestão elementos que reproduzem o cenário de um banco, de uma lanchonete e de um consultório médico. Para isso, organize cada um dos ambientes, considerando a reunião de objetos e brinquedos, tais como dinheiro de papel, máquinas de calcular, computadores, blocos de papéis, telefones, revistas, caixas vazias de remédios. Busque representar cada um desses locais sugerindo que as crianças vivenciem e representem papéis sociais nas brincadeiras.

Espaços:

Você pode organizar os cantos em áreas amplas, como quadras poliesportivas e corredores, ou em ambientes internos, como salas de brincar e a própria sala. Potencialize os espaços de brincar, organizando de modo a favorecer a apreciação estética e a relação autônoma das crianças.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1hora e 30 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as relações que se estabeleceram entre as crianças no decorrer da brincadeira? Como assumiram os papéis e quais ações realizaram?
2. Como se deu o desenvolvimento da brincadeira? Como as crianças se relacionaram ao fazer escritas espontâneas?
3. Ao se depararem com desafios, tanto cognitivo quanto social, como as crianças buscaram apoio? Consideram os pares? Recorreram ao adulto?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se que esta é uma atividade coletiva e incentive a participação de todos. Observe com atenção as brincadeiras das crianças, para que possa oferecer sugestões atrativas e convenientes. Respeite o fato de que cabe à criança decidir se aceita ou não a proposta, sendo dela o direito de optar por brincar ou não. Cuide para que haja trocas de papéis, para que as crianças desempenhem papéis diferentes numa mesma brincadeira. Observe que algumas tendem a ficar mais quietinhas e se posicionam com menos intensidade nas brincadeiras, busque interagir envolvendo-as no jogo do faz de conta.
O QUE FAZER DURANTE?
ilustracao

1

Convide as crianças para sentar com você em uma grande roda e compartilhe o propósito da atividade. Conte que elas poderão escolher um dos três cenários para brincar de forma livre. Combine com elas a duração da atividade e a organização dos materiais ao fim da exploração.
Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, hoje vocês terão três espaços diferentes para brincar. Escolham em qual deles vocês iniciarão a brincadeira e, se quiserem, poderão trocar de cenário depois. Lembrando que ao trocar de grupo, é preciso que não misturemos os objetos de cada cenário. Quando faltarem 10 minutos para terminar a brincadeira, vou avisar vocês. Assim, vocês começam a encerrar a brincadeira. Ao final, iremos organizar todo o material juntos e poderemos brincar com eles num outro dia.
m>
2
Enquanto as crianças brincam, movimente-se pelo espaço a fim de observar as relações que estão estabelecendo enquanto interagem com os suportes de escrita, para refletir sobre boas intervenções durante a brincadeira. Caso perceba que as crianças não dão atenção ou não escolhem elementos que possibilitam a intencionalidade da escrita, integre-as à brincadeira, potencializando esse aspecto e a própria situação imaginária.
Considere entrar no jogo dramático das crianças de forma sugestiva e espontânea. Por exemplo, no ambiente da lanchonete você pode o assumir o papel de um cliente e pedir ao garçom o cardápio. Caso eles não tenham um cardápio, sugira que anotem seu pedido para apoiar o cozinheiro. Com esta ação, você incentiva o uso da escrita e observa quais conhecimentos as crianças revelam em sua composição.

3

Continue as observações das brincadeira das crianças de modo que seja capaz de interpretar os significados que estão em jogo no faz de conta. Assuma o papel de um professor que brinca com as crianças, oportunizando trocas e investigações nesta ação. Suponhamos que no espaço do consultório médico, você assuma o papel de mãe ou pai que levou o filho à uma consulta. Você pode estabelecer um diálogo com a criança que representa o médico, como por exemplo:
Doutor, meu filho está muito doente? O que ele está sentindo? Ele está desde ontem com febre, vômitos…
Observe os resultados da interação. Caso a criança que representa o médico não atribua a sua ação a função da escrita, oportunize a interação ao sentido da escrita, sugerindo, porexemplo:
Doutor, que remédio você sugere que eu compre na farmácia? Você pode anotá-lo na receita?

4

Procure instigar nas crianças comportamentos, ações, papéis, tramas etc., na brincadeira, com a intenção de que elas vivenciem papéis em seu brincar, experimentando novas práticas em relação aos materiais acrescentados por você. Considere envolver outras crianças nas situações. Por exemplo, assuma você o papel de atendente do banco, convidando as crianças para anotar seus dados pessoais para a abertura de uma conta.
Atente-se quanto ao tempo acordado para atividade e sinalize ao grupo quando faltarem 10 minutos para o fim, para que comecem a finalizar as brincadeiras.

Para finalizar:

Ao finalizar as brincadeiras, peça que as crianças organizem os brinquedos e os objetos no local determinado. Reúna o grupo em uma roda de conversa e investigue, junto às crianças, o que podem fazer para enriquecer ainda mais as brincadeiras. Converse sobre os temas desenvolvidos nas situações das brincadeiras, os papéis representados, os conflitos que apareceram e outras questões que as crianças expressarem.
DESDOBRAMENTOS
Você pode organizar visitas a diferentes espaços e estabelecimentos da comunidade, favorecendo que as crianças se atentem para a estrutura, funcionamento, regras sociais, profissionais que neles atuam etc. A partir dessa ação, considere organizar novas temáticas para futuras brincadeiras de situação de faz de conta. Organize com as crianças a produção de novos materiais para a brincadeira, incorporando as novas descobertas, tais como: fazer cartazes com o nome da lanchonete, do banco, da clínica médica, um livro de receitas dos lanches, um cadastro com nomes de vários clientes, fichas de prontuários médicos, por exemplo.
ENGAJANDO AS FAMÍLIAS
Comunique as famílias sobre a atividade vivenciada pelas crianças na escola. Convide os pais para que conversem com elas sobre suas profissões ou atividades preferidas de lazer. Solicite que enviem para a escola, para incrementar as brincadeiras, materiais que utilizam em suas profissões, de preferência, os que acolhem a função da escrita

Referência: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3779/a-escrita-nas-brincadeiras-de-faz-de-conta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon