PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Projeto didático Identidade



PROJETO DIDÁTICO
TRABALHANDO A IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMAS:Maternal II
TURNOS:
PROFª:
DURAÇÃO DO PROJETO:
INÍCIO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DIREÇÃO PEDAGÓGICA:
AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia e Música

JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome. Segundo todas as características físicas, de modo de agir, de pensar e da história pessoal.
Segundo Emília Ferreira, “o nome próprio pode ser considerado apenas como uma palavra a mais, mas também singular muito diferente das outras palavras em muitos aspectos”.
Portanto, nós, professores de educação infantil, devemos propiciar atividades que possibilitem os estudantes a ter o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentindo que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola, na comunidade e que acima de tudo são muito importante.

OBJETIVO GERAL:
Dar condições as crianças para aprender o seu nome próprio, conhecer as suas características físicas (cabelo, pele, partes do corpo, cor dos olhos etc.) através de uma prática lúdica visando contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos mental, afetivo-emocional e sócio- cultural, buscando estar sempre condizendo com a realidade dos educandos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Criar estratégias de ensino que levem as crianças à:
·         Conhecer o seu nome e suas características físicas ( corpo);
·         Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
·         Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
·         Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas;
·         Desenvolver a auto-estima;
·         Reconhecer seus limites e dos outros;
·         Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
·         Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
·         Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia;
·         Apreciar o próprio nome e dos colegas;
·         Chamar os colegas pelo nome;
·         Distinguir o próprio nome entre os nomes dos colegas;
·         Desenvolver atividades lúdicas envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas; 
·         Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
·         Conhecer as cores;
·         Conhecer as suas roupas e sapatos;
·         Aprender a tirar e vestir a sua roupa;
·         Aprender a colocar e tirar o sapato;
·         Conhecer os seus materiais escolares;

METODOLOGIA ( Procedimentos Didáticos):

Serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como:

1ª Atividade (em sala)
Formar uma roda de conversa para dialogar com as crianças sobre a importância do nome, mostrando diversas fotos de crianças negras, brancas, japonesas, louras e etc.; conscientizando-as sobre a importância do respeito e da valorização com as diversas raças e etnias.
Será argumentado com as crianças sobre a mistura de raças e cultura de cada um:
 -Você se parece com alguma das crianças da cena?
-E seus colegas de turma? 
-Quais são as semelhanças? -E as diferenças?
Levar os alunos para se olhar no espelho: Nessa atividade será destacado que cada criança é única apesar de apresentar semelhanças com outras pessoas.
Colocar as crianças diante de um espelho e estimular a observação de suas características. Incentivá-las a perceber e a identificar as semelhanças e as diferenças de cada um.

2ª Atividade (extra sala)
Brincar de “Vamos passear no bosque?”, trocar a palavra Lobo pelo nome da criança. Cantar músicas para trabalhar o nome de cada criança

3ª Atividade (em sala)

Fazer o contorno do corpo da criança no papel Kraft, para que o grupo complete o desenho com as partes do corpo. Em seguida, as crianças irão recortar papéis coloridos para fazerem roupinhas e colarem no corpo desenhado. O corpo deve ficar “parecido” com a criança. Depois irão desenhar cabelos, olhos, boca e nariz.

4ª Atividade (em sala)
Fazer um autorretrato do rostinho das crianças para colar nas maçãs de nossa árvore fixada na parede de nossa sala de atividades.

5ª Atividade (em sala)
Fazer contorno da mão das crianças. Pintar as mãos das crianças para “carimbá-las” no papel pardo juntamente com a foto do rosto de cada criança e o nome.
Ainda, serão trabalhadas atividades de pinturas no sulfite, papel pardo com o tema em destaque.

RECURSOS DIDÁTICOS
Papel craft (pardo), Cola, Tesoura, Papéis coloridos, Canetinha, lápis de cor, giz de cera, lã, tinta guache, sulfite, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, brinquedos, etc. 

AVALIAÇÃO
A avaliação será por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, se houve concentração, interação com as atividades e colegas durante a execução desse projeto.

REFRERÊNCIA:
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Formação Pessoal e Social, v.2,  Brasília, MEC/SEF, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon