Eu, nós e todo mundo na escola
Introdução 
A
 construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o
 seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social 
diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta 
maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem 
também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em 
que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as 
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das 
diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que 
contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação
 da identidade, bem como de uma auto imagem positiva. 
Tendo em 
vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente 
aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual 
promove situações de interação, reconhecimento e construção da 
auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades
 e diferenças, e consequentemente, de si. 
Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Tempo estimado
Um a dois meses.
Esta
 sequência de atividades foi traçada considerando as necessidades das 
crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta 
forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada 
conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta 
sequência inicial é interessante que algumas atividades ocorram 
diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a 
elaboração do quadro de presença. 
Material necessário
-
 Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo 
preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de
 seus colegas na escola. 
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas. 
- Papel craft para fazer cartazes de pregas. 
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas. 
- Fita adesiva.
Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
É
 importante que as crianças com deficiência visual também tragam fotos, 
para que os colegas as reconheçam. Mas, para que esses bebês sejam 
incluídos e consigam reconhecer a si e aos colegas, é muito importante 
trabalhar estímulos relacionados aos outros sentidos. Músicas, cheiros e
 objetos que caracterizem os colegas - a Mariana usa óculos, o João está
 sempre de boné etc. - são fundamentais nesse processo. Substitua 
algumas brincadeiras com fotos por brincadeiras com objetos de cada 
criança. O móbile da sala também pode ser construído com brinquedos e as
 caixinhas, encapadas com tecidos de diferentes texturas. Descreva 
bastante as imagens e as características de cada criança. Você também 
pode trabalhar com as imagens em relevo (em braile, cola de relevo ou 
barbantes nos contornos). 
Sequência 1 : eu, eu e eu
1.
 Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas 
respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem. 
2.
 Distribuir as fotos e ajudar as crianças a colá-las sobre os cabides, 
onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo 
lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus 
pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das 
crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso). 
3. Fazer um cartaz 
de pregas representando a escola e outro representando a casa. 
Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a 
elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas 
próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola. 
4. Numa
 roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem é 
quem. Incentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega. 
Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das 
crianças neste momento, como "Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana,
 como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como 
vai?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola. 
5. Espalhar 
fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar 
uma canção simples como: "Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que 
está?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola. 
6. Fazer um 
cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças. 
Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos 
entre as demais. 
Sequência 2: eu, tu, eles
1.
 Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre
 a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco
 fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de 
forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as 
janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz. 
2. Nas caixinhas 
surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares. 
Distribuí-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e 
sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a
 foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do
 professor, no seu cartaz de janelinhas. 
3. Em roda, cada criança 
mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do 
professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na 
janelinha seguinte de seu cartaz. 
4. Repetir a atividade acima 
quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas 
significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do 
animal de estimação etc.) 
1.
 Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao 
qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas 
janelinhas e as de seus colegas. 
2. Tirar fotos das crianças na 
escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos.
 Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala. 
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais 
ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar 
um quadro de rotina do grupo. 
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!