Eu, nós e todo mundo na escola
Introdução
A
construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o
seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social
diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta
maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem
também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em
que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das
diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que
contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação
da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
Tendo em
vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente
aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual
promove situações de interação, reconhecimento e construção da
auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades
e diferenças, e consequentemente, de si.
Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Tempo estimado
Um a dois meses.
Esta
sequência de atividades foi traçada considerando as necessidades das
crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta
forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada
conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta
sequência inicial é interessante que algumas atividades ocorram
diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a
elaboração do quadro de presença.
Material necessário
-
Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo
preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de
seus colegas na escola.
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas.
- Papel craft para fazer cartazes de pregas.
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas.
- Fita adesiva.
Flexibilização
Para crianças com deficiência visual
É
importante que as crianças com deficiência visual também tragam fotos,
para que os colegas as reconheçam. Mas, para que esses bebês sejam
incluídos e consigam reconhecer a si e aos colegas, é muito importante
trabalhar estímulos relacionados aos outros sentidos. Músicas, cheiros e
objetos que caracterizem os colegas - a Mariana usa óculos, o João está
sempre de boné etc. - são fundamentais nesse processo. Substitua
algumas brincadeiras com fotos por brincadeiras com objetos de cada
criança. O móbile da sala também pode ser construído com brinquedos e as
caixinhas, encapadas com tecidos de diferentes texturas. Descreva
bastante as imagens e as características de cada criança. Você também
pode trabalhar com as imagens em relevo (em braile, cola de relevo ou
barbantes nos contornos).
Sequência 1 : eu, eu e eu
1.
Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas
respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
2.
Distribuir as fotos e ajudar as crianças a colá-las sobre os cabides,
onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo
lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus
pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das
crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso).
3. Fazer um cartaz
de pregas representando a escola e outro representando a casa.
Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a
elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas
próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola.
4. Numa
roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem é
quem. Incentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega.
Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das
crianças neste momento, como "Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana,
como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como
vai?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
5. Espalhar
fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar
uma canção simples como: "Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que
está?". Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
6. Fazer um
cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças.
Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos
entre as demais.
Sequência 2: eu, tu, eles
1.
Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre
a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco
fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de
forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as
janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz.
2. Nas caixinhas
surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares.
Distribuí-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e
sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a
foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do
professor, no seu cartaz de janelinhas.
3. Em roda, cada criança
mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do
professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na
janelinha seguinte de seu cartaz.
4. Repetir a atividade acima
quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas
significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do
animal de estimação etc.)
1.
Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao
qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas
janelinhas e as de seus colegas.
2. Tirar fotos das crianças na
escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos.
Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala.
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais
ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar
um quadro de rotina do grupo.
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/eu-todo-mundo-escola-427849.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!