Nesse video aborda-se o que são avaliações formativas, diagnósticas e somativas, entendendo seus diferentes usos e como garantir que ajudem alunos, professores e gestores.
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sábado, 12 de fevereiro de 2022
Avaliações formativas, diagnósticas e somativas
Nesse video aborda-se o que são avaliações formativas, diagnósticas e somativas, entendendo seus diferentes usos e como garantir que ajudem alunos, professores e gestores.
Avaliação educacional diagnóstica, formativa e somativa. O que são esses diferentes tipos de avaliação e como a BNCC as afeta?
Lembrancinhas de boas-vindas aos professores/ EJA- 2022
Lembrancinhas prontas para receber os professores com todo carinho e respeito que irão lecionar na EJA(Educação de Jovens e Adultos)
"Professores são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores".
quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
Slide "Como Organizar a Primeira Reunião Pedagógica do Ano Letivo"
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domingo, 23 de janeiro de 2022
SLIDE DECRETO Nº 9.765, DE 11 DE ABRIL DE 2019 que institui a Política Nacional de Alfabetização.
Clique no link abaixo para ter acesso ao arquivo.
sábado, 15 de janeiro de 2022
Avaliação Diagnóstica Início Ano Letivo Pré-Escolar II
CMEI SONHO DE CRIANÇA
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II- A/B
PROFª: CLÁUDIA DE OLIVEIRA ANDRADE
COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO:
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ANO LETIVO: 2021
DATA:........./......../........
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quinta-feira, 13 de janeiro de 2022
+ Simulado teorias psicogenéticas
SIMULADO
GRUPO
DE ESTUDOS PARA CONCURSO DO MAGISTÉRIO NOME:...........................................................DATA:..../..../.....
1. Os conceitos de
Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
A) Jean Piaget.
B) Jean Jaques Rousseau.
C) Sigmund Freud.
D) Karl Marx.
E) Adam Smith.
2. De acordo com a concepção de movimento de
Wallon, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes
afirmativas:
( ) É a natureza social do movimento que determina
o desenvolvimento psicomotor.
( ) O desenvolvimento da motricidade é determinado pelo desenvolvimento biológico.
( ) A criança precisa experimentar o que acontece com seu corpo e o que é possível fazer com ele através de jogos, brincadeiras e danças.
( ) Por meio das primeiras manipulações de objetos, as crianças começam a adquirir conhecimentos sobre o mundo.
( ) O desenvolvimento da motricidade se dá pela exploração do espaço, em atividades como rastejar, gatinhar, andar.
( ) O desenvolvimento da motricidade é determinado pelo desenvolvimento biológico.
( ) A criança precisa experimentar o que acontece com seu corpo e o que é possível fazer com ele através de jogos, brincadeiras e danças.
( ) Por meio das primeiras manipulações de objetos, as crianças começam a adquirir conhecimentos sobre o mundo.
( ) O desenvolvimento da motricidade se dá pela exploração do espaço, em atividades como rastejar, gatinhar, andar.
Assinale
a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) F-F-V-V-V
b) V-V-F-F-F
c) V-F-V-V-V
d) F-V-V-V-F
a) F-F-V-V-V
b) V-V-F-F-F
c) V-F-V-V-V
d) F-V-V-V-F
3. A teoria psicogenética de Jean
Piaget (também conhecida como Epistemologia Genética), afirma que o
desenvolvimento mental do ser humano passa por diferentes estágios, ao longo do
tempo, sendo que, para cada estágio, existe um comportamento mental com
características próprias. A sequência exata dos estágios pode ser descrita
como:
a) Sensório, motriz, operatório e
formal.
b) Pré-operatório, formal, informal e
motriz.
c) Sensório – motor, pré-operatório,
operatório concreto e operatório formal.
d) Motriz, pré-operatório, pré –
formativo sensorial concreto.
4. (VUNESP/2013) Na
psicogenética de Henri Walon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do
ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Ambos se iniciam
num período que se estende ao longo do primeiro ano de vida e que o autor
denomina de:
(A) cognitivo-emocional.
(B) afetivo-compulsivo.
(C) impulsivo-cognitivo.
(D) impulsivo-emocional.
(E) afetivo-cognitivo.
5. (VUNESP/2013) De
acordo com Heloysa Dantas in La Taille (1992), a afetividade não é apenas uma
das dimensões da pessoa, ela prepondera em uma fase do desenvolvimento. Para
Wallon, em qual momento do desenvolvimento humano a afetividade prevalece em
relação à razão?
(A) Na
fase adulta, quando a pessoa necessita usar a afetividade para tomar decisões
sobre seu futuro e
suas relações.
(B) No
seu momento inicial, logo que o indivíduo sai da vida puramente orgânica, e que
suas ações são
puramente emocionais.
(C) No
início da adolescência, quando o sujeito utiliza a afetividade como instrumento
para lidar com as
diferenças.
(D) Na
etapa em que, já idoso, o indivíduo passa a usar mais afetividade recordando
fatos do passado.
(E) Na
fase final da infância, quando a criança usa da afetividade para conseguir
atenção de pais e
professores.
6. (VUNESP/2013) Segundo
La Taille, Oliveira e Dantas (1992):
– para Wallon, “a consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo
emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo
imediato que instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo
simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo da sua
história”;
– a partir da diferenciação entre afetividade e inteligência, “a
história da construção da pessoa será constituída por uma sucessão pendular de
momentos dominantemente afetivos ou dominantemente Cognitivos, não paralelos,
mas integrados”.
Segundo Fiorin (2006), para Bakhtin, “a subjetividade é constituída pelo
conjunto de relações sociais de que participa o sujeito. (...) O princípio
geral do agir é que o sujeito age em relação aos outros; o indivíduo se
constitui em relação ao outro”.
Graças a estudos, como os mencionados acima, podemos entender o
desenvolvimento humano como:
(A) resultado,
sempre provisório, das relações afetivas que se originam na primeira infância e
que tendem a desaparecer com o surgimento do juízo moral.
(B) maturidade
emocional produzida pelo desenvolvimento da inteligência em situações de
conflito nas relações interpessoais.
(C) capacidade
de estabelecer relações lógico-formais, desenvolvida pelas relações afetivas na
primeira infância e pela escola a partir dos seis, sete anos.
(D) síntese das
relações sociais na família, na escola e nos contextos sociais mais amplos do
trabalho e da participação política.
(E) síntese
das relações entre cognição e afeto, no contexto das relações dos indivíduos
entre si e o seu meio físico, social e cultural.
7. (VUNESP/2014) Em uma reunião pedagógica, os docentes da EEEFM “Governador Sebastião Mendonça” discutiam algumas atividades desenvolvidas por alunos do 5.º ano do ensino fundamental. No calor da discussão, a professora Teresa Cristina teceu críticas a Piaget, dizendo que este pensador, embora de valor, desprezara o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Pedro Paulo, um dos colegas que lera a obra Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (La Taille; Dantas; Oliveira, 1992), aparteou-a e disse-lhe que, segundo a obra lida,
(A) Piaget costuma ser criticado por “desprezar” o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Nada mais injusto, pois tal desprezo nunca existiu. O máximo que se pode dizer é que Piaget não se deteve longamente sobre a questão, tendo apenas situado as influências e determinações da interação social sobre o desenvolvimento da inteligência.
(B) La Taille afirma que Piaget em nenhum momento omitiu de sua teoria os fatores sociais, muito pelo contrário, eles estão presentes em toda a sua obra, pois ele acreditava que todas as relações sociais são sempre favorecedoras do desenvolvimento. Jean Piaget não somente era adepto como também defendia esse otimismo social.
(C) para Piaget, o homem não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade. A socialização efetiva da inteligência só tem início por volta dos doze anos, quando a criança está no estágio operatório formal. Nos estágios anteriores, a inteligência é essencialmente individual, não há socialização.
(D) na teoria piagetiana, a cooperação é o tipo de relação interindividual que representa o mais baixo nível
de socialização; é ela a responsável pelo desenvolvimento infantil. A cooperação necessária a esse desenvolvimento tem seu início nas relações entre crianças pequenas, daí a importância de se promoverem brincadeiras em grupo.
(E) para La Taille, o postulado de Wallon de que o homem é “geneticamente social” (impossível de ser pensado fora do contexto da sociedade), não é válido para a teoria de Piaget, pois para este, desde
o nascimento, o desenvolvimento intelectual resulta, exclusivamente, da interação entre o sujeito e os objetos materiais com os quais convive.
7. (VUNESP/2014) Em uma reunião pedagógica, os docentes da EEEFM “Governador Sebastião Mendonça” discutiam algumas atividades desenvolvidas por alunos do 5.º ano do ensino fundamental. No calor da discussão, a professora Teresa Cristina teceu críticas a Piaget, dizendo que este pensador, embora de valor, desprezara o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Pedro Paulo, um dos colegas que lera a obra Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (La Taille; Dantas; Oliveira, 1992), aparteou-a e disse-lhe que, segundo a obra lida,
(A) Piaget costuma ser criticado por “desprezar” o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Nada mais injusto, pois tal desprezo nunca existiu. O máximo que se pode dizer é que Piaget não se deteve longamente sobre a questão, tendo apenas situado as influências e determinações da interação social sobre o desenvolvimento da inteligência.
(B) La Taille afirma que Piaget em nenhum momento omitiu de sua teoria os fatores sociais, muito pelo contrário, eles estão presentes em toda a sua obra, pois ele acreditava que todas as relações sociais são sempre favorecedoras do desenvolvimento. Jean Piaget não somente era adepto como também defendia esse otimismo social.
(C) para Piaget, o homem não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade. A socialização efetiva da inteligência só tem início por volta dos doze anos, quando a criança está no estágio operatório formal. Nos estágios anteriores, a inteligência é essencialmente individual, não há socialização.
(D) na teoria piagetiana, a cooperação é o tipo de relação interindividual que representa o mais baixo nível
de socialização; é ela a responsável pelo desenvolvimento infantil. A cooperação necessária a esse desenvolvimento tem seu início nas relações entre crianças pequenas, daí a importância de se promoverem brincadeiras em grupo.
(E) para La Taille, o postulado de Wallon de que o homem é “geneticamente social” (impossível de ser pensado fora do contexto da sociedade), não é válido para a teoria de Piaget, pois para este, desde
o nascimento, o desenvolvimento intelectual resulta, exclusivamente, da interação entre o sujeito e os objetos materiais com os quais convive.
8.(Planexecon/2016)
Na obra de La Taille: “Piaget, Vygotsky, Wallon – teorias psicogenéticas em
discussão” (1992), Dantas ao tratar do tema: “Do ato motor ao ato mental: a
gênese da inteligência segundo Wallon”, afirma que o grande eixo do trabalho de
Wallon é:
(A) A motricidade.
(B) A inteligência.
(C) A linguagem.
(D) A socialização.
(E) A ética.
9. O trabalho de
Vygotsky é precursor de uma corrente de pensamento, que é geralmente referida
como teoria histórico-cultural. Assinale a opção que apresenta uma ideia
defendida por esse autor.
(A)
As características
tipicamente humanas já estão presentes desde o nascimento do indivíduo.
(B)
São os instrumentos
técnicos e os sistemas de signos, construídos historicamente, que fazem a
mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo.
(C)
Pensamento e fala têm
a mesma origem e se desenvolvem de modo dependente.
(D)
Há três níveis de
desenvolvimento cognitivo: o real, o intermediário e o potencial.
(E)
As funções
psicológicas aparecem duas vezes ao longo do desenvolvimento cultural da
criança: primeiramente, dentro da criança; e, depois, entre as pessoas, como
categoria interpsicológica.
10.Quarto estágio da teoria de Piaget do
desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, que possibilita
estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de
outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Outro aspecto importante
neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de interiorizar as ações,
ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.
A) Sensório motor
B) Pré-operacional
C) Operações Concretas
D) Operações Formais
11. Na perspectiva interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento
cognitivo, a inteligência é:
A) Uma estrutura somente cerebral, tendo assim a
função de realizar adaptações neurológicas durante a infância.
B) Uma estrutura biológica, e assim como as outras,
tem a função de realizar adaptações do organismo.
C) Uma estrutura emocional, tendo assim a função de
realizar adaptações de caráter e personalidade durante a infância e a
adolescência.
D) Uma intervenção sociocultural, tendo assim a
função de realizar adaptações com o meio e o objeto, somente se realizado de
maneira independente.
GABARITO
terça-feira, 11 de janeiro de 2022
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