PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Dia do Indio
Atividades Dia do Indio
22 de Abril- Dia do descobrimento do Brasil
Fantoche de EVA com o tema Dia do Indio
Atividade coletiva com o tema Dia do Indio
Lendas Indígenas
Atividades "Dia do Indio"
http://canalpedagogico.blogspot.com.br/2013/04/atividades-dia-do-indio_1354.html
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213733-1.asp
Atividade desenvolvida com os estudantes com o tema "Dia do Índio"
Mural Dia do Índio
sábado, 12 de março de 2022
Planejamento de Ensino Mensal (alinhado com a BNCC Pré-Escolar II -Profª Cláudia)
PLANEJAMENTO
DE ENSINO MENSAL
01/03
À 31/03/2022
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
( X ) O eu, o outro e o nós
( X ) Corpo, gestos e
movimentos
( X ) Traços, sons, cores e
formas
( X) Escuta, fala, pensamento
e imaginação
( X ) Espaço, tempo,
quantidades, relações e transformações
HABILIDADES:
- EI03CG02- CRIAR MOVIMENTOS,
GESTOS, OLHARES, MÍMICAS E SONS COM O CORPO ATRAVÉS DE VÍDEOS DE CANTIGAS
INFANTIS.
- EI03EFO1- EXPRESSAR IDEIAS,
DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA ( ESCRITA ESPONTÂNEA), DESENHOS ETC.;
-EI03EF02- INVENTAR
BRINCADEIRAS CANTADAS, POEMAS E CANÇÕES CRIANDO RIMAS, ALITERAÇÕES E RITMOS;
-EI03EF04- RECONTAR HISTÓRIAS
OUVIDAS DEFININDO OS CONTEXTOS, OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
-EI03EF09- LEVANTAR HIPÓTESES
EM RELAÇÃO A LINGUAGEM ESCRITA;
- EI03CG06- COORDENAR SUAS
HABILIDADES MOTORAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA;
- EI030E04- RECONTAR HISTÓRIAS
OUVIDAS, DEFININDO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E CONTEXTOS.
-EI03ET08- RELACIONAR NÚMEROS
DE 1 À 10 ÀS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.
CONCEITOS:
- NUMERAIS/QUANTIDADES DE 1 À 10;
- VOGAIS E CONSOANTES;
- CONCEITO DA FIGURA MULHER SEU VALOR NA SOCIEDADE E NA FAMÍLIA;
- CONCEITO DE CORES PRIMÁRIAS;
CONTEÚDOS:
- Histórias em quadrinhos e
interpretação (livro didático Adoletá, pág. 5);
- Cantigas infantis;
-Vídeos infantis (alfabeto,
numerais de zero a dez, cores postadas no AVA);
- Numerais/quantidades de 1 à
10;
- Linguagem expressiva: obra
da artista Tarsila do Amaral “Abaporu (livro didático Adoletá, pág. 9);
- Rima e aliteração (livro
didático Adoletá pág, 11);
-Características típicas do Estado
de MS ( culinária, lendas, roupas etc.) (livro didático Adoletá, pág. 7)
- Vogais e consoantes.
ATIVIDADES:
- PONTILHADAS DO ALFABETO;
PONTILHADAS DOS
NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10;
- ATIVIDADE COLETIVA DE
PINTURA E COLAGEM COM O TEMA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER;
-ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Linguagem em quadrinhos (LIVRO
DIDÁTICO ADOLETÁ PÁG. 05) 03/03/2022;
- ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Cultura Regional do MS, PÁG.7 (09/03/2022);
-ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ:
Tela Abaporu da artista Tarsila do Amaral, PÁG. 9 (23/03/2021)
- ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Rima, pág. 11 (29/03/2022);
- VÍDEOS DIDÁTICOS
NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10 POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE
APRENDIZAGEM)
-VÍDEOS DE CONTOS INFANTIS
POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM);
- VÍDEOS DE CANTIGAS INFANTIS
RELACIONADOS COM OS NUMERAIS, ALFABETO; CORES POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL
DE APRENDIZAGEM).
- VÍDEO DIDÁTICO DA OBRA DA
ARTISTA TARSILA DO AMARAL “ABAPORU” POSTADO NO AVA;
-VÍDEO DIDÁTICO CULTURA DO MS, POSTADO NO AVA.
METODOLOGIA:
As atividades serão realizadas de forma
coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.
Serão utilizados diversos recursos didáticos
para ampliar gradativamente o processo de comunicação da escrita alfabética e
numeral de zero a dez, como também da expressão oral, despertando dessa forma
na criança o interesse por conhecer vários gêneros orais e escritos para que
possam ampliar os seus conhecimentos acerca dos conteúdos trabalhados em sala
de aula.
Neste mês letivo as crianças realizarão atividades
coletivas de pinturas e colagens com o tema “Dia Internacional da Mulher”. Será
entregue uma lembrancinha para que os mesmos entreguem para a “Mamãe” em
homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
As atividades referentes aos temas trabalhados
no livro didático Adoletá no referido mês especificadas acima, terão complementaridade com outras atividades e
outros recursos didáticos além do proposto no referido livro tais como:
gravuras em palitos, fantoches, atividades de pintura, colagem em papel pardo
etc.
Algumas atividades serão realizadas em sala e outras extraclasse com a interação professor criança/criança tais como: brincadeiras com boliches dos numerais, brincadeiras de roda, momento dos legos, etc.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, aparelho de televisão, bolas, brinquedos, jogos didáticos, livro didático (Coleção Adoletá), papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, etc.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária e registro do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Patrícia Botelho da. Coleção Adoletá Volume
II (crianças pequenas 5 anos), Pré-Escola. Educação Infantil, Editora do Brasil
FNDE/MEC, 2022.
quarta-feira, 2 de março de 2022
Dia da Escola: 15 de Março
A Escola é um local de aprendizagem que se tornou a base da educação de nações inteiras. No Brasil, as primeiras escolas eram dirigidas pelos jesuítas vindo de Portugal, ainda na era colonial, mas nem todos eram aceitos. Escravos e mulheres não recebiam educação, e os homens brancos acabavam indo estudar nos colégios religiosos. Os mestiços eram os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas, que inicialmente não os queriam aceitar. Os colégios jesuítas tiveram que ceder, no entanto, por causa dos subsídios de "escola pública" que recebiam. Isso aconteceu no final do século XVII. Hoje em dia, a educação já é um direito de todos os brasileiros, e todas as pessoas - crianças, adolescentes, jovens e adultos - devem ter a possibilidade de ir para uma escola. Infelizmente, isso ainda não acontece para todo mundo.
Flávia Muniz |
A escola em que eu estudo
É um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
Eu, a Cida e o Luis.
No caminho vou pensando
Já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
No recreio vou jogar
Com a minha professora,
Aprendo a ler a contar.
Brinco de faz-de-conta
Sei escrever e pintar.
Quando toca o sinal,
Faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
Fica no coração da gente!
Fonte: http://www.mensagenscomamor.com/dia-escola
Calendário aluno mês de março/2022
terça-feira, 1 de março de 2022
Planejamento de Ensino Mensal (março/2022) Pré-Escolar II, alinhado com a BNCC, Profª Claudia de O. Andrade
PLANEJAMENTO DE ENSINO MENSAL
HABILIDADES:
- EI03CG02- CRIAR MOVIMENTOS,
GESTOS, OLHARES, MÍMICAS E SONS COM O CORPO ATRAVÉS DE VÍDEOS DE CANTIGAS
INFANTIS.
- EI03EFO1- EXPRESSAR IDEIAS,
DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA ( ESCRITA ESPONTÂNEA), DESENHOS ETC.;
-EI03EF02- INVENTAR
BRINCADEIRAS CANTADAS, POEMAS E CANÇÕES CRIANDO RIMAS, ALITERAÇÕES E RITMOS;
-EI03EF04- RECONTAR HISTÓRIAS
OUVIDAS DEFININDO OS CONTEXTOS, OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;
-EI03EF09- LEVANTAR HIPÓTESES
EM RELAÇÃO A LINGUAGEM ESCRITA;
- EI03CG06- COORDENAR SUAS
HABILIDADES MOTORAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA;
- EI030E04- RECONTAR HISTÓRIAS
OUVIDAS, DEFININDO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E CONTEXTOS.
-EI03ET08- RELACIONAR NÚMEROS
DE 1 À 10 ÀS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.
CONCEITOS:
- NUMERAIS/QUANTIDADES DE 1 À 10;
- VOGAIS E CONSOANTES;
- CONCEITO DA FIGURA MULHER SEU VALOR NA SOCIEDADE E NA FAMÍLIA;
- CONCEITO DE CORES PRIMÁRIAS;
CONTEÚDOS:
- Histórias em quadrinhos e
interpretação (livro didático Adoletá, pág. 5);
- Cantigas infantis;
-Vídeos infantis (alfabeto,
numerais de zero a dez, cores postadas no AVA);
- Numerais/quantidades de 1 à
10;
- Linguagem expressiva: obra
da artista Tarsila do Amaral “Abaporu (livro didático Adoletá, pág. 9);
- Rima e aliteração (livro
didático Adoletá pág, 11);
-Características típicas do Estado
de MS ( culinária, lendas, roupas etc.) (livro didático Adoletá, pág. 7)
- Vogais e consoantes.
ATIVIDADES:
- PONTILHADAS DO ALFABETO;
PONTILHADAS DOS
NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10;
- ATIVIDADE COLETIVA DE
PINTURA E COLAGEM COM O TEMA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER;
-ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Linguagem em quadrinhos (LIVRO
DIDÁTICO ADOLETÁ PÁG. 05) 03/03/2022;
- ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Cultura Regional do MS, PÁG.7 (09/03/2022);
-ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ:
Tela Abaporu da artista Tarsila do Amaral, PÁG. 9 (23/03/2021)
- ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO
ADOLETÁ: Rima, pág. 11 (29/03/2022);
- VÍDEOS DIDÁTICOS
NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10 POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE
APRENDIZAGEM)
-VÍDEOS DE CONTOS INFANTIS
POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM);
- VÍDEOS DE CANTIGAS INFANTIS
RELACIONADOS COM OS NUMERAIS, ALFABETO; CORES POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL
DE APRENDIZAGEM).
- VÍDEO DIDÁTICO DA OBRA DA
ARTISTA TARSILA DO AMARAL “ABAPORU” POSTADO NO AVA;
-VÍDEO DIDÁTICO CULTURA DO MS, POSTADO NO AVA.
METODOLOGIA:
As atividades serão realizadas de forma
coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.
Serão utilizados diversos recursos didáticos
para ampliar gradativamente o processo de comunicação da escrita alfabética e
numeral de zero a dez, como também da expressão oral, despertando dessa forma na
criança o interesse por conhecer vários gêneros orais e escritos para que possam
ampliar os seus conhecimentos acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Neste mês letivo as crianças realizarão atividades
coletivas de pinturas e colagens com o tema “Dia Internacional da Mulher”. Será
entregue uma lembrancinha para que os mesmos entreguem para a “Mamãe” em
homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
As atividades referentes aos temas trabalhados
no livro didático Adoletá no referido mês especificadas acima, terão complementaridade com outras atividades
e outros recursos didáticos além do proposto no referido livro tais como:
gravuras em palitos, fantoches, atividades de pintura, colagem em papel pardo
etc.
Algumas atividades serão realizadas em sala e outras extraclasse com a interação professor criança/criança tais como: brincadeiras com boliches dos numerais, brincadeiras de roda, momento dos legos, etc.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária e registro do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Patrícia Botelho da. Coleção Adoletá Volume
II (crianças pequenas 5 anos), Pré-Escola. Educação Infantil, Editora do Brasil
FNDE/MEC, 2022.