INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
PROFª REGENTE: CLÁUDIA
DE OLIVEIRA ANDRADE
TURMA: PRÉ II - A
TURNO: MATUTINO
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Período de Execução: 21/02/2022 à 26/02/2022
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
( x
) O Eu, o Outro e o Nós;
( x
) Escuta, Fala, Pensamento e imaginação
( x
) Corpo, Gestos e Movimentos
(x )
Traços, sons, cores e formas
HABILIDADES:
· favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período
de adaptação da criança no meio ambiente educacional infantil;
- Identificar a si mesmo (nome) e dos colegas e
professores no
ambiente escolar;
- propiciar um
momento de maior descontração e sociabilização entre seus novos colegas e
professora através do lúdico;
- conhecer a instituição de ensino como um
ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- despertar o gosto pela instituição de ensino
infantil e pela frequência as aulas;
- conhecer as pessoas que trabalham na
instituição de ensino;
- identificar os materiais que utilizamos na
instituição de ensino;
- promover o diálogo entre crianças/professor/criança/criança;
- desenvolver a expressão corporal e a linguagem
oral;
- elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
- Desenvolver a criatividade;
- Estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos alunos;
- Instigar e promover a expressividade e a espontaneidade;
CONCEITOS
-Escola; convívio
social no ambiente escolar; cantigas infantis, brincadeiras, expressão corporal
e relações socioafetivas.
CONTEÚDOS
- Execução do Projeto Didático “ Volta às Aulas”;
- Ambiente
escolar, cantigas, contos infantis, revisão vogais, revisão numerais de zero à
05; expressão corporal
ATIVIDADES
- Brincadeiras
de rodas;
- Roda
dos contos infantis;
- Roda
das cantigas infantis;
-
Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;
-
Brincadeiras dirigidas (lençol furado, boliche, estátua etc.);
- Brincadeira
com legos;
- Brincadeiras
com carrinhos, bonecas etc. no saguão da instituição de ensino;
- Atividade
com massinha de modelar;
-Atividades
lúdicas com jogos pedagógicos (vogais e numerais de zero à cinco).
METODOLOGIA
As atividades
serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.
Serão formadas
as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um
passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as
dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais que
trabalham na escola sobre as suas funções.
Será entregue
uma lembrancinha de Boas-Vindas às crianças no primeiro dia de retorno ao corrente
ano letivo.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
ATIVIDADES PROGRAMADAS :
1º DIA
Planejamento de Ensino Local Livre Escolha-PL
2º DIA
- Acolhida das crianças com a roda de
conversa;
- Cantigas “Bom Dia”
- Diálogo informal com as crianças;
- Se identificar para os colegas de
forma verba, através de demonstração de crachá.
- Roda da leitura (contos infantis);
- Passeio pelas dependências da
instituição de ensino;
- Brincadeiras conduzidas : de roda e pula-pula.
- Brincadeiras no parque;
- Entrega das lembrancinhas de “boas-vindas” para as crianças.
3º DIA
- Roda da cantiga “Bom Dia”, cantigas
infantis e contos infantis
- Brincadeiras livres no pátio da
instituição de ensino: bonecas, carrinhos, legos etc. etc.
- Atividade com massinha de modelar.
4º DIA
- Roda da cantiga “Bom Dia”, cantigas
infantis e contos infantis
- Brincadeira conduzidas: cantadas com
gestos corporal (equilíbrio corporal) no pátio da instituição de ensino.
5º DIA
- Acolhida das crianças com a roda de
conversa;
- Cantigas “Bom Dia”
- Brincadeira conduzida: “Festa das
Bexigas” no pátio da instituição de ensino;
- Brincadeira conduzida: boliche no pátio da instituição de ensino.
6º DIA
Sábado letivo
RECURSOS DIDÁTICOS:
Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, massinha de modelar, livros de contos infantis, legos, boliche etc.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum
Curricular. Disponível em. <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79
611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!