PROJETO
DIDÁTICO
Brincando e Aprendendo com Parlendas.
INSTITUIÇÃO:
TURMAS: Maternal II
PROFª:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Natureza/Sociedade, Linguagem Plástica e Linguagem Musical.
DATA DE ÍNICIO: TÉRMINO:
JUSTIFICATIVA:
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
OBJETIVO
GERAL:
Permitir que as
crianças possam brincar com parlendas, trava-línguas em atividades rítmicas que
trabalhem percepção sonora, atenção e concentração, através do resgate da nossa
herança cultural.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar os alunos
à:
-
Propiciar a ampliação da linguagem oral;
-
Dar ao aluno a oportunidade de memorizar e reproduzir rimas e parlendas;
-
Desenvolver a percepção auditiva e visual através de parlendas;
-Produzir
diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pintura
através das parlendas;
-Desenvolver
a coordenação motora;
-
Desenvolver a sociabilização.
-
Desenvolver a motricidade ampla/fina;
-
Ampliar a criatividade dos estudantes;
-
Ampliar o conhecimento das cores.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
CDs, aparelho
de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de
televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital,
papel manilha etc.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS ( DESENVOLVIMENTO):
Durante o desenvolvimento deste projeto,
algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os
estudantes.
No primeiro momento, será formado o círculo
da conversa com os estudantes, dialogando sobre as atividades. Também, serão contadas
diversos contos infantis e parlendas para os estudantes.
Serão promovidas várias atividades rítmicas
relacionadas com o tema em destaque com os estudantes.
Cantar e dançar a música em vários ritmos até que os alunos
conheçam e
entendam o ritmo e a letra;
entendam o ritmo e a letra;
Pedir que imitem através de gestos os ritmos da parlenda do
dia;
Escrever várias parlendas com ilutrações em cartolinas e fixar
na sala de aula;
Organizar pequenos círculos onde cada aluno ouvirão e
acompanharão com gestos várias parlendas.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!