19/4 - Dia do Índio
★ Conhecer os primeiros povos do Brasil.
★ Conhecer lugares que fazem parte da rotina dos povos indígenas. ★ Pensar estrategicamente.
★ Trabalhar as diversas linguagens do corpo humano.
Dica de leitura!
Objetivos:
Primeiro momento
Converse com seus alunos sobre: onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata?
Segundo momento
Construa um circuito que representa algumas situações que o índio vivencia em sua vida na mata:
► ► PONTE:
Material: banco sueco
Tarefa: atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços.
► ► RIO:
Materiais: colchonetes
Tarefa: saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).
Dica de impulsão: usar o braço.
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).
► ► ÁRVORES COM FRUTAS:
Materiais: objetos pendurados, bolinhas de tênis
Tarefa: acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar: olhar para o alvo.
► ► TEIA DE ARANHA:
Material: corda elástica
Tarefa: passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
► ► CAMINHO DA ONÇA:
Materiais: cordas, arcos e cones
Tarefa: percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zigue-zague nas árvores (cones).
Terceiro momento
Converse com os alunos o que eles aprenderam com a atividade e pergunte:
Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
Você sabia?
O Hino Nacional Brasileiro tem uma versão em tupiguarani.
Veja o vídeo no site: www.youtube.com/watch?v=rUUGHa4NWa8
Curumim vai brincar
O que fazer com seus alunos para comemorar o Dia do Índio
Objetivos:★ Conhecer os primeiros povos do Brasil.
★ Conhecer lugares que fazem parte da rotina dos povos indígenas. ★ Pensar estrategicamente.
★ Trabalhar as diversas linguagens do corpo humano.
No dia 19 de abril, comemora-se no Brasil o Dia do Índio. Essa data comemorativa foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio de um decreto-lei, e foi escolhida por ter acontecido, nesse mesmo dia, só que no ano de 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México. Nessa data ocorrem diversos eventos em valorização à cultura indígena, e as escolas são um dos lugares que mais a festejam. Mas o que poder fazer com as crianças para comemorar esse dia tão especial em respeito a esses povos tão importantes no Brasil? No blog Criando Crianças, escrito por Denise Carceroni, ela divulga algumas brincadeiras e jogos interessantes para se fazer nessa data. Dicas bem interessantes para valorizar um povo que gosta de se reunir para essas atividades.
Dica de leitura!
★ Uyrá – O Defensor do Planeta
Uyrá é um curumim inteligente que vive em uma comunidade
indígena da Floresta Amazônica. Ele adora aprender coisas novas,
principalmente relacionadas à preservação da natureza e do nosso
planeta. Para proteger a floresta, Uyrá conta com a ajuda de seus amigos
e, ao lado deles, aprontam várias travessuras. Ao longo da história,
Uyrá conhece um repórter que o ajudará a entender mais sobre as mudanças
climáticas do mundo, sobre o aquecimento global e também conhece a
história do líder ambientalista Chico Mendes — com quem acaba se
identificando.
Autor: Fernando Carraro
Editora: FTD
Preço: R$ 29,80
Onde encontrar: www.ftd.com.br
Objetivos:
★ Identificar o espaço ocupado pelo índio (floresta) e suas características principais.
★ Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação.
CIRCUITO DE HABILIDADES MOTORAS
Explorando a floresta
Primeiro momento
Converse com seus alunos sobre: onde o índio vive? O que podemos encontrar na mata?
Segundo momento
Construa um circuito que representa algumas situações que o índio vivencia em sua vida na mata:
► ► PONTE:
Material: banco sueco
Tarefa: atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços.
► ► RIO:
Materiais: colchonetes
Tarefa: saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete).
Dica de impulsão: usar o braço.
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos).
► ► ÁRVORES COM FRUTAS:
Materiais: objetos pendurados, bolinhas de tênis
Tarefa: acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar: olhar para o alvo.
► ► TEIA DE ARANHA:
Material: corda elástica
Tarefa: passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
► ► CAMINHO DA ONÇA:
Materiais: cordas, arcos e cones
Tarefa: percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zigue-zague nas árvores (cones).
Terceiro momento
Converse com os alunos o que eles aprenderam com a atividade e pergunte:
Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?
Você sabia?
O Hino Nacional Brasileiro tem uma versão em tupiguarani.
Veja o vídeo no site: www.youtube.com/watch?v=rUUGHa4NWa8
Saiba mais
No CD Meu Pé Meu Querido Pé, de Hélio Ziskind, tem uma música bem interessante
No CD Meu Pé Meu Querido Pé, de Hélio Ziskind, tem uma música bem interessante
para se trabalhar no Dia do
Índio chamada Tu Tu Tu Tupi.
fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/107/artigo252655-1.asp
Veja mais sugestões com o tema clicando no link abaixo:
19/4 - Dia do Índio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!