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quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Atividade com o Conto Infantil: O Cabelo de Lelê












Atividade realizada com a minha turminha de Pré-Escolar II, utilizando-se  o Conto Infantil "O Cabelo de Lelê" (Autora: Valéria Belém) para abordar sobre o tema "Dia Nacional da Consciência Negra". (2023)
 

Atividade referente ao Conto Infantil "Menina Bonita do Laço de Fita"


Conto Infantil e Ilustração através de desenho/pintura/colagem referente ao Conto Infantil "A Menina Bonita do Laço de Fita (Autora: Ana Maria Machado)".  Turma: Pré II.(2023)

 

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Atividade de Ilustração através de desenho do Conto Infantil: A Abelhinha (Autora: Sophie Schoenwald)

Atividade de Ilustração através de desenho do Conto Infantil: A Abelhinha (Autora: Sophie Schoenwald), realizada com a minha turminha do Prė-Escolar II B (vespertino, 28/09/2021), CMEI Sonho de Criança, Sidrolândia/MS.



"O desenho “[...] é para a criança um campo imaginário onde ela poderá desenvolver a imaginação criadora” (FERREIRA, 2005, p. 21).

O educador precisa pensar em métodos pedagógicos para organizar e explorar a leitura na escola, visando sempre buscar o desenvolvimento infantil, promovendo o potencial criativo e intelectual, através da construção de significados e conhecimentos que auxiliem a criança na interação social, ou seja, a leitura precisa ser usada como ferramenta do ensino lúdico, proporcionando prazer e descoberta (FERNANDES, 2010, p. 08).

PLANO DE AULA:

Data: 28/09/2021

CMEI Sonho de Criança

TURMAS: Pré-Escolar II A/B (maturino/vespertino)

PROFESSORA: Cláudia de Oliveira Andrade
 

TEMA: Conto Infantil " A Abelhinha" ((Autora: Sophie Schoenwald)

CAMPO DE DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

HABILIDADES:

-Estimular a expressão da linguagem oral;

-Expressar suas ideias, sensações, impressões e sentimentos acerca do conto infantil a "Abelhinha' através de desenho. 
- Ampliar a coordenação motora fina;
- Ampliar o conhecimento das cores;
- Estimular a criatividade;
-Expressar-se através de desenhos.

METODOLOGIA:

Formar a roda de conversa com as crianças, levantando suas hipóteses do personagem principal da historinha. O livro do conto infantil  deve estar disponível na roda para as crianças folhearem. 

RECURSOS DIDÁTICOS:

Giz de cêra, lápis de cor, sulfite, livro de conto infantil,  etc. 

ATIVIDADE:

1º momento: Leitura de forma coletiva do Conto Infantil "A Abelhinha";

2º momento: Levantar as hiopóteses das crianças sobre o conto infantil "A Abelhinha";

3º momento: Pedir para as crianças fazer uma ilustração através de desenho do conto infantil "A Abelhinha".

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada através de registro por parte do professor, através da observação do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas, respeitando a singularidade e a individualidade de cada uma no processo de ensino-aprendizagem.


























Atividade ilustrativa do conto "A Bonequinha Preta"




Atividade de ilustração do conto infantil: A Bonequinha Preta (Autora:  Alaíde Lisboa de Oliveira), realizada com as minhas turmas Pré-Escolar II A/B.

Conto Infantil: Menina Bonita do Laço de Fita



Para baixar o livro do Conto Infantil acima clique no link abaixo

https://drive.google.com/file/d/1FVkmmdmPwTmawHT12RZ1-BG1GlluhYAm/view?usp=sharing 


Ideias de recursos criativos confeccionados por mim para o momento de leitura compartilhada com as crianças do Conto Infantil: Menina Bonita do Laço de Fita.

Palitoches



(molde coelhinho)
 

Palitoches do Conto Infantil: Menina Bonita do Laço de Fita



Palitoches  confeccionados por mim para o momento de leitura do conto infantil "Menina Bonita do Laço de Fita".  


(molde coelhinho)
 

domingo, 29 de outubro de 2023

Conto Infantil: O Jovem Gigante

 


Para ter acesso a este arquivo clique no link abaixo

Conto Infantil: Aimê e seus fios de cachos

 

Para ter acesso a este arquivo clique no link abaixo

https://drive.google.com/file/d/1_g2eOeu8nylIu4okQJogQespJe3uuRZc/view?usp=sharing

Conto infantil : Alice vê


Para ter acesso a este arquivo clique no link abaixo.

 https://drive.google.com/file/d/10KQEEtjfqBiRWVZUQ-rNDS3hpPOoSdZU/view?usp=sharing

Conto infantil: O Cabelo de Lelê

 


Para baixar o livro acima clique no link abaixo  

https://atempa.org.br/wp-content/uploads/2018/11/o-cabelo-de-lele.pdf

Conto infantil: A Linda Garota de Angola


Para baixar o livro acima, clique no link abaixo.

https://drive.google.com/file/d/13C5Di7lE3VnKfM7gU6TPBUYX1O4-m_0S/view?usp=drive_link 

Conto Infantil: A bonequinha preta



Para baixar o livro acima clique no link abaixo

 https://drive.google.com/file/d/1fGILy_XJIP6Pqaowt3nVbw3TJtRFBMLX/view?usp=drive_link

A história da África em sala

Duas leis federais determinam o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Veja como trabalhar esses conteúdos em aula
Até bem pouco tempo atrás, o Brasil, conhecido internacionalmente por sua diversidade cultural e pela mistura de raças que formam o seu povo, não tinha as diferentes etnias representadas nos currículos escolares do País. A situação mudou com duas leis, sancionadas nos anos de 2003 e 2008, que tornaram obrigatório no Ensino Fundamental e Médio o estudo da História e Cultura afro-brasileira e indígena.
O que dizem as leis

A lei mais antiga 10.639/2003 não previa o ensino da cultura Indígena nas escolas brasileiras. O texto estabelece que o conteúdo programático inclua diversos aspectos da história e da cultura dos povos que formaram a população brasileira. "As políticas e programas que começaram a ser praticados desde então são fundamentais para valorizar a diversidade dentro das escolas e para incentivar mudanças nas práticas pedagógicas", afirma Viviane Fernandes Faria, Diretora de Políticas para Educação do Campo e Diversidade do Ministério da Educação (MEC).

Aspectos como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional foram incorporados aos currículos depois da aprovação da Lei 11.645. "Por meio do resgate da contribuição de negros e índios nas áreas social, econômica e política da história do Brasil, os professores podem desenvolver ações voltadas para a construção de uma escola multirracial", diz Sobrinho.
A proposta do MEC é incluir no currículo temáticas que façam os alunos refletir sobre a democracia racial e a formação cultural brasileira. "Só assim será possível romper com teorias racistas e diminuir o preconceito", afirma Juliano Custódio Sobrinho, professor de História da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. "Os educadores têm um papel fundamental nesse processo, o de mostrar aos alunos que todas as raças presentes no Brasil têm e tiveram importâncias iguais na formação da cultura brasileira", diz.

Educação Infantil
O essencial: Apresentar a diversidade
Durante o período em que frequentam a creche ou a pré-escola, as crianças estão construindo suas identidades. Por isso, desde os primeiros anos de escolaridade, os alunos já precisam entender que são diferentes uns dos outros e que essa diversidade decorre de uma ideia de complementaridade. "É função do educador ajudar as crianças a lidar com elas mesmas e fortalecer a formação de suas próprias identidades", explica Clélia Cortez, Coordenadora do Programa Formar em Rede do Instituto Avisa Lá e selecionadora do Prêmio Victor Civita. "Ele deve atuar como um verdadeiro agente de promoção da diversidade", diz.

Para que isso aconteça, a creche precisa ser transformada em um ambiente de aprendizagem da diversidade étnico-racial, que estimule os pequenos a buscar suas próprias histórias e a conhecer as origens dos colegas. "Estimular a participação das crianças em atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que remetam às tradições culturais de suas comunidades e de outros grupos são boas estratégias", diz Clélia. Segundo a educadora, a organização os espaços também deve valorizar a diversidade. Ações simples como pendurar imagens de personagens negros nas paredes, adquirir alguns livros com personagens de origens africanas, ter bonecos negros na brinquedoteca e passar filmes infantis com personagens negros para as crianças podem ajudar na formação de cidadãos mais conscientes e agentes no combate ao preconceito.
Do 1º ao 5º ano
O essencial: valorizar as culturas indígena e africana
No Ensino Fundamental 1, os professores já podem levar para a sala de aula algumas noções do que vem a ser a cultura afro-brasileira, com base na realidade dos alunos. É o momento de falar sobre a colonização portuguesa no país e traçar um paralelo com a realidade social dos negros hoje. "Se o aluno entender o processo histórico que desencadeou a desigualdade entre negros e brancos, ele não vai reforçar preconceitos", diz Sobrinho.

Propor projetos e atividades permanentes que valorizem as culturas indígena e africana - como apresentações teatrais de histórias da literatura africana ou lendas indígenas -; trabalhar os elementos de ritmos como o samba e o maracatu nas aulas de Música; ou explorar alguns elementos da capoeira nas aulas de Educação Física são boas formas de abordar os conteúdos no decorrer do ano. "Apesar da inclusão do ensino da cultura afro-brasileira e indígena ter sido imposta por uma legislação, não é preciso forçar a barra para incluí-los nas aulas", explica Sobrinho. "Esses elementos sempre fizeram parte da cultura brasileira e não podem ser ensinados como se fossem conteúdos à parte, descontextualizado da realidade do nosso país", afirma ele.

Do 6º ao 9º ano
O essencial: discutir o preconceito
O Ensino Fundamental 2 é o período ideal para o professor explicar aos alunos que o Brasil foi um país escravocrata e que a abolição da escravidão não veio acompanhada de um processo de inclusão dos negros na sociedade brasileira. "No Brasil, a escravidão foi abolida em 1888, porém, mantivemos o estigma da cor", afirma Sobrinho. Por isso, promover debates sobre as causas do preconceito contra os negros é fundamental, bem como ensinar os alunos a buscar respostas no processo histórico brasileiro. "Os estudantes precisam conhecer os motivos pelos quais os negros ainda lutam pela igualdade de direitos e oportunidades", diz Sobrinho.

Nas aulas de Ciências, os professores podem trabalhar as teorias raciais do século 19, que queriam acabar com a miscigenação e pregavam a necessidade do branqueamento da população. "A ideia errônea da existência de uma ‘raça pura’ permitiu a legitimação do preconceito com relação à diversidade de raças e a crença em uma suposta superioridade da raça branca", diz Sobrinho.

Ensino Médio
O essencial: debater o preconceito de raça
Nesta etapa os professores de Sociologia podem trabalhar o próprio conceito de "raça", sempre com o objetivo de discutir a valorização das diferentes manifestações culturais com base nas representações do outro. A existência de cotas raciais nas universidades públicas e os motivos pelos quais elas se fazem necessárias no Brasil também podem gerar debates interessantes com a turma. É uma boa oportunidade para esclarecer aos estudantes que as cotas, por exemplo, fazem parte de um longo plano de ações que visa incluir os negros dignamente na sociedade.
Muito mais do que leis que incentivem o combate ao preconceito racial, é fundamental que as mudanças da forma de ensinar a História e a Cultura afro-brasileira e indígena partam do engajamento, do aprendizado e do comprometimento pessoal dos educadores, professores e gestores escolares, que devem estar preocupados em construir uma política educacional igualitária, que prepare crianças e jovens para valorizar a diversidade e construir uma sociedade em que a democracia racial, de fato, se torne uma realidade.

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