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domingo, 29 de outubro de 2023

Atividades de Leitura e interpretação textual






























































Amarelinha do Alfabeto


 Atividade realizada com a minha turminha de Pré-Escolar II com o tema letramento (2023)

Atividade lúdica alfabetização


Atividade lúdica:  Pescaria do Alfabeto. Ver no link: https://lnk.bio/aprendendoparaensinar 

Planejamento de Ensino Pré-Escolar II, 4º bimestre/2023

 

 

INSTITUIÇÃO:

TURMA: PRÉ-ESCOLAR II B    TURNO: MATUTINO/VESPERTINO

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE O. ANDRADE

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DIREÇÃO:  

PLANEJAMENTO DE ENSINO BIMESTRAL

02/10 À 15/12/2023



CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

( X ) O eu, o outro e o nós

( X ) Corpo, gestos e movimentos

( X ) Traços, sons, cores e formas

( X) Escuta, fala, pensamento e imaginação

( X ) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

 

HABILIDADES:

·         SD. EI03EO01.s.01.s.01- Desenvolver atitudes éticas, de solidariedade, cooperação, generosidade, tolerância e respeito ao outro;

·         SD. EI03EO01.s.01.s.01-Ampliar o conhecimento e interação com outras pessoas, respeitando as diferenças;

·         Sd.EIO3EO02.s.02.s.02-Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações; 

·         SD EIO3EO06.s.06.s.06     Apropriar e construir respeito pela diversidade cultural (...) afrodescendentes;

·         SD.EIO3CG03.s.03.s.03- Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas, como dança, teatro e música;

·         SD.EI03TS02.s.02.s.02- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;

·          SD.EI03TS00.n.08.s.08- Vivenciar recitais de poesias, saraus, teatro, brincadeiras de improvisação musical e dança, em diferentes contextos e situações;

·         SD.EI03EF01.s.01.dll.02- Transmitir por comunicação oral ou de sinais , aprendizagens, sentimentos, vontades, necessidades, ponto de vista, ideias, conquistas, dúvidas e hipóteses, ampliando sua capacidade de comunicação;

·         SD.EI030OO.n.08.s.08 Respeitar e utilizar os combinados e regras de convívio social elaborados pelo grupo;

·         SD.EI03CG00.06.S.06 Explorar o espaço, orientando-se corporalmente: frente, atrás, em cima, embaixo, dentro, fora, perto, longe, esquerda e direita.

·         SD. EI03EF01. s.01.01 Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), desenhos e outras formas de expressão.

·         SD.EI03EF02.s.02.dll.06- Experienciar brincadeiras de “Jogo simbólico” e “Faz de conta” como fundamento de estímulo à imaginação, à socialização, representação dos diferentes papéis sociais e contextos sociais.

·         SD.EI03EF03.s.03.dll.10 Experienciar momentos de leitura e escrita coletiva de diferentes textos: contos, recados, poemas, cantigas, bilhetes etc.

·         SD.EIO3EFO3. s.o3.dII.11- Expor suas predileções literárias para momentos de leitura individual.

·         SD.EI03EFO7.s.07.s18- Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura;

·         SD.EI03EF00.n.11.s.31- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participam;

·         SD.EI03EF06. s.06.s.15 Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações  com função social significativa;

·         SD.EI03EF07.s.07.dll.19- Experienciar situações que possibilitem a tentativa de escrita do nome próprio.

·         SD.EI03EF07.s.07.dll.20- Experienciar situações que possibilitem conhecer, identificar e reconhecer as letras do alfabeto em momentos diversificados na rotina;

·         SD.EI03ET01.s.01.dll.02- Explorar diferentes estratégias para as situações de contagem, conhecendo os números relacionando-os a quantidades.

·         SD.EI03ET04.s.04.dll.07- Brincar realizando ações que explorem contagens, agrupamentos e comparações, por meio de representação não convencional. Convencional e transformação (juntar, separar e repartir);

·         SD.EI03ET07.s07.s.10- relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

·         SD.EI03ET07.s.07.dll.11- Brincar de faz de conta e construir jogos que envolvam número, quantidade, medidas e formas.

·         SD.EI03ETOO.s.00.n.18- Expressar a passagem de tempo e sequência de acontecimentos, utilizando-se de unidades de medidas e noções de tempo;

CONCEITOS:

- Valores humanos ( respeito, solidariedade, empatia etc.);

- Alfabeto(letra/som);

- Numerais/quantidade de zero à dez;

-Cores;

Conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje; pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último, Natal.

TEMAS:

- Alfabeto (letras/som);

- Escrita espontânea do alfabeto;

- Numerais e quantidade de zero a dez;

- Escrita espontânea dos numerais de zero à dez;

- Cores;

- Contos infantis;

- Cantigas infantis;

-Conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje; pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último;

- Dia da Criança;

- Dia Nacional da Poesia (31 de outubro)

- Alimentação saudável.

- Dia da Bandeira;

- Dia Nacional da Consciência Negra.

-Natal (conceito e valores humanos), respeitando a diversidade religiosa familiar.

ATIVIDADES:

- Alfabeto (letras/som);

- Numerais e quantidade de zero a dez;

- Brincadeiras de rodas;

- Contos infantis;

- Brincadeiras dirigidas e cooperativas em sala e extraclasse;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeira com legos e outros objetos;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Continuação de atividades no livro didático “Coleção Adoletá II;

- Atividades de pintura/colagem/recortes/cartazes com temas: Alfabeto, numerais, 

Dia Nacional da Poesia, Dia da Criança, Bandeira do Brasil, 

Dia Nacional da Consciência Negra, 

Alimentação saudável e Natal.

- Atividades através de vídeos infantis (alfabeto, numerais/quantidade e contos infantis)

- Apresentação artística  “formatura do Pré-Escolar II”.

- Entrega de lembrancinhas em homenagem ao Dia das Crianças e Natal.

METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.

Serão entregues uma lembrancinha para cada criança, com os temas: Dia das Crianças e Natal respeitando a diversidade religiosa familiar.

Neste bimestre letivo serão realizadas diversas atividades de pinturas/colagens/recortes/ vídeos/contos infantis referentes aos conteúdos acima descritos. As referidas atividades serão de forma individual e coletiva com a interação criança/criança/professor.

   Serão formadas rodas das conversas com às crianças com o intuito de dialogar e contar diversas historinhas infantis referentes aos temas: Dia Nacional da Consciência Negra, Natal, e outros temáticas relacionadas aos objetivos da aprendizagem.

Serão realizadas atividades referentes ao alfabeto(letras/som/escrita) no livro didático, respeitando o ritmo de desenvolvimento da escrita de cada criança, promovendo situações didáticas para as mesmas ampliem as suas capacidades de leitura e escrita de forma dinâmica.

As atividades referentes aos temas deste bimestre, serão realizadas através de brincadeiras (dirigidas/cooperativas), sulfites, livros didáticos e jogos didáticos.

Serão realizadas diversas brincadeiras dirigidas e cooperativas no gramado como também no parque (parque: conforme cronograma da instituição de ensino).

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme este planejamento de ensino/aula. 

Recursos didáticos: Livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, aparelho de televisão, bolas, brinquedos, jogos didáticos, livro didático (Coleção Adoletá), papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, brinquedos, boliche, bola, massinha de modelar, papel manilha, TNT, bastão cola quente, papel crepom, sulfite, tesoura, sucatas, máquina fotográfica digital; computador, impressora, caixinha de som etc.  

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária e registros descritivos e através de imagens do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.

REFERÊNCIA:

Referencial Curricular para a Educação Infantil, Município de Sidrolândia-MS 

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Brincadeira africana: descobrindo o som do atabaque com o Tum Tum, do Togo

 

Instrumentos de percussão ditam o ritmo na capoeira, no jongo, no candomblé e nas mais diversas expressões culturais afro-brasileiras. Mas não são apenas nas músicas, danças e manifestações religiosas que eles se fazem presentes. O tum tum de um atabaque pode também servir de guia para que uma criança, de olhos vendados, descubra quem dos seus colegas está tocando o instrumento.

Não existe forma mais fácil de explicar o nome dessa brincadeira, o Tum Tum, que é popular no Togo, país da África Ocidental. 

O uso de jogos e danças é uma forma divertida de apresentar o continente africano e sua riqueza cultural às crianças. Ao escolher uma brincadeira, o professor constrói juntamente com a turma conhecimentos sobre a localização do país de origem, línguas faladas, povos que formam aquela nação e a arte, entre outros temas. 

Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Material: Atabaque ou outro instrumento de percussão; na ausência desses objetos, podem ser utilizados pilão de pilar grãos, panelas, tampas ou qualquer objeto que emita som  também vale usar a palma das mãos.

Espaço: A atividade pode ser realizada em ambiente interno (sala do grupo) ou externo (quintal, jardim, quadra).

Na BNCC:

Campo de experiências “Traços, Sons, Cores e Formas”

(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

PASSO A PASSO

Para atividade presencial, caso sua escola já esteja aberta

1. Explore o som do instrumento de percussão com a turma: Explique às crianças que hoje elas farão uma brincadeira que envolve tocar um instrumento musical. Inicialmente, incentive os pequenos a experimentarem o atabaque ou o instrumento escolhido para a atividade. Ao tocar com as mãos o couro do atabaque, elas poderão experimentar diferentes texturas e sons. Deixe-as descobrirem que dependendo da força empregada o ritmo e os sons mudam. Cada parte do atabaque deve ser explorada pelas crianças.

2. Onde fica o Togo: Com os pequenos sentados em roda, faça alguns questionamentos sobre onde fica o Togo, se eles já ouviram falar desse país, se querem aprender alguma brincadeira de lá. É importante estimular a curiosidade. A partir das respostas, apresente o mapa do continente africano para que encontrem a localização do país. Mostre fotos do Togo, da comida, de pontos turísticos, imagens de crianças de lá, roupas tradicionais togolesas etc. Você pode perguntar às crianças o que acharam das imagens ou se alguém na turma se achou parecido com os meninos e meninas do Togo. Esse é um momento importante para ressaltar como a cultura africana faz parte da herança ancestral que a criança recebeu.

Após essas intervenções, peça para cada um representar, através de desenho, as imagens que mais gostaram. Agora, sim, todas estão prontas para brincar.

3. Brincando de Tum Tum: Explique as regras da brincadeira para as crianças. A turma fica sentada em roda ou em um banco, uns perto dos outros. Enquanto isso, um dos pequenos é escolhido para ficar com os olhos vendados. Ao seu sinal, uma criança deverá tocar o atabaque (ou outro objeto, conforme prescreve a lista de materiais desta sugestão) emitindo um som similar ao tum tum, em intervalos regulares. A criança que está com os olhos vendados deve caminhar até o lugar de onde está vindo o som. Ao encontrar o colega, trocam de posição e a brincadeira continua.

4. Reflita sobre a atividade: Converse com as crianças sobre a brincadeira e procure anotar as respostas desse bate-papo. Pergunte se gostaram, se acharam parecida com alguma brincadeira que elas conhecem. Uma lista de brincadeiras de diversos países do continente africano poderá ser criada e experimentada.

5. Possível desdobramento da brincadeira: Caso utilize um atabaque ou outro instrumento de percussão para realizar a brincadeira, explore com as crianças imagens ou leia textos sobre a origem do atabaque, sua função dentro da cultura africana e quais materiais são utilizados para confeccioná-lo. No Brasil, o instrumento está presente na capoeira, no jongo, no candomblé e outros expressões culturais. Ajude as crianças a confeccionarem seu próprio instrumento de percussão com materiais recicláveis. Elas poderão pintá-lo como quiserem e depois tocá-lo. 


SUGESTÃO DE ATIVIDADE: BRINCANDO DE TUM TUM

Confira uma proposta baseada em uma brincadeira popular no Togo, país da África Ocidental

PASSO A PASSO

Para atividade remota, caso sua escola ainda esteja fechada

1. Convide as crianças e famílias a brincar de Tum Tum: Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação para as famílias o vídeo de uma apresentação da brincadeira Tum Tum e das regras (confira abaixo um vídeo do coletivo AfroInfância). A sugestão é que, ao propor a exploração do som tum tum, você comente sobre a possibilidade de utilizar outros objetos diferentes do pilão, como tampa de panela e até a palma das mãos. E faça o convite para toda a família: “Que tal brincarmos de Tum Tum?” Aproveite para falar sobre os instrumentos de percussão, como o atabaque e o pandeiro, que estão presentes na capoeira e também em muitas músicas brasileiras e africanas. 

REFERÊNCIA:

Continuar lendo...   https://novaescola.org.br/conteudo/19928/atividade-descobrindo-o-som-do-atabaque-com-a-brincadeira-tum-tum-do-togo

domingo, 22 de outubro de 2023

Plano de aula: Identidade e respeito às diferenças

 Esse plano pode ser executado de forma independente ou, de modo mais efetivo para abordagem do conteúdo, tendo como sequência o CIE1_04VE02, cujas atividades principais “mão na massa” se complementam.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides, papel kraft, canetinhas e lápis de cor

Tempo sugerido: 10 minutos


Orientações: Apresente aos alunos o título da aula conforme o slide e questione acerca do que percebem nas imagens. As crianças estão em ambientes semelhantes, cuja função é de ensino e troca de conhecimentos, mas é possível notar particularidades como a etnia, as vestimentas e organização do espaço. Caso a escola não possua projetor, poderá imprimir as figuras, ou descrever algumas delas, pedindo que os alunos imaginem as situações e discutam sobre isso.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas para realização da brincadeira “siga o mestre”, com movimentos simples, em um curto tempo (em torno de dois minutos por mestre). O objetivo nesse momento é que possam explorar seus traços e características físicas, com riqueza de detalhes, notando suas diferenças e conversem a respeito. Após ambos terem passado pelos comandos do colega, questione o porquê de algumas partes serem mais semelhantes do que outras. Tenha cuidado com qualquer atitude ofensiva e caso algum aluno não queira realizar a atividade em dupla, convide para ser seu par. Retome a discussão do título, feita anteriormente, de modo que o contexto escolar em que partilham venha a ser um cenário complementar às imagens expostas.

Brincadeiras e jogos africanos promovem Educação Antirracista de forma lúdica

 

Brincadeiras e jogos africanos promovem Educação Antirracista de forma lúdica

Conheça 10 sugestões de atividades para realizar com as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o ano todo

PorIngrid Yurie

17/11/2022 





Para as infâncias, o brincar é uma linguagem. Por meio das brincadeiras, as crianças aprendem sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. Nessa perspectiva, promover a Educação Antirracista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, um dos papéis da escola, ancorado na Lei 10.639, também pode acontecer por meio de jogos e brincadeiras africanas.

Ao trazer esse repertório, o educador oferece aos estudantes mais um elemento da cultura infantil que, junto aos brinquedos e à literatura, ajuda a promover a Educação para as Relações Étnico-Raciais, explica Míghian Danae Ferreira Nunes, educadora que integra o Grupo de Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da Universidade Lueji A'Nkonde de Angola (GEPEULAN), ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Para Míghian, que é coautora do livro digital gratuito Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras (Aziza Editora, 2022), esse tipo de proposta também celebra a vida de crianças e adultos negros. “É, ao mesmo tempo, a denúncia do racismo e o anúncio da potência dessas crianças que brincam”, diz.

Para que esse trabalho seja efetivo, no entanto, é essencial que ele faça parte do projeto da escola, aconteça ao longo de todo o ano e toda a trajetória educacional dos estudantes, e não apenas nas celebrações do mês da Consciência Negra – baixe aqui um manual com sugestões para construir uma escola antirracista. A fim de ampliar o repertório de educadoras e educadores para realizar essas atividades, preparamos uma lista com dez jogos e brincadeiras africanas que podem acontecer na escola e em casa, com poucos recursos e mesmo nos espaços mais limitados.


Continuar lendo https://novaescola.org.br/conteudo/21403/brincadeiras-e-jogos-africanos-promovem-educacao-antirracista-de-forma-ludica

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Atividade numeral/quantidade




 Atividade realizada de forma coletiva com o tema numeral e quantidade. Turma: Pré II B. 

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

atividades realizadas "primavera"




Atividades realizadas com a minha turminha em ano anterior.

Dia 20 de novembro "Dia Nacional da Consciência Negra"



A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras.

Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.

Alguns anos após a sua fundação,o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife.

O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, além de lhe dar noções de latim, e o iniciar no estudo da Bíblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a população local não aprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho, e não como servo.

Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares.

Após caminhar cerca de 132 quilômetros, o garoto chegou à Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma família e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmãos em inteligência e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.

Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o final de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco.

Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.

“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade.

Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a 5% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.

O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

Fontes: Dpnet.com.br
O Dia On-Line
Feranet21.com.br

wikipédia on line

Atividade Projeto Consciência Negra

Atividade desenvolvida de forma coletiva  com a minha turminha do Maternal II A/D. Interpretação do  CONTO INFANTIL "O CABELO DE LELÊ" (Autora: Valéria Belém   ). out/2019.

Atividades Projeto Consciência Negra




Atividade desenvolvida com a minha turminha do Maternal II A/D. Interpretação do CONTO INFANTIL "A BONEQUINHA PRETA" (Autora: Alaíde Lisboa de Oliveira ). out/2019.

Atividades Projeto Consciência Negra

Atividade desenvolvida com a minha turminha do Maternal II A/D. Interpretação do CONTO INFANTIL "MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA" (Autora: Ana Maria Machado). (out/2019)