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segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Projeto didático "Volta às Aulas"



Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas                             
Turma: Berçário II, Maternal I e Maternal II.
Turno:
Professores:
Duração do Projeto: 15 dias          Início: ................ à....................
Direção:
Coordenação Pedagógica:
Àreas de Conhecimento: Linguagem Oral,  Movimento, Educação Física e Arte  
Conteúdos: contos infantis; diálogo, cantigas infantis, expressão corporal, relações sócio-afetivas.

Justificativa:
O ano letivo começa e para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos alunos  (emoções) relacionadas com o ambiente institucional de ensino.  
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se contrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Portanto, estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.

Objetivo Geral:
Criar estratégias de ensino que possam favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no meio ambiente  escolar infantil.

Objetivos Específicos:
Levar os alunos à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham na Creche;
- Identificar os materiais que utilizamos na escola;
- Promover o diálogo entre aluno/ professor e aluno;
- Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;

Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor-aluno.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela escola para que as crianças conheçam as dependências dela. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola.
Atividades diversificadas:
Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca, construção da primeira página do caderno de comunicados, recebimento de materiais com anotações, música com interpretação (esse ano quero paz no meu coração... Quero um amor maior, amor maior que eu... etc), Confecção de mural volta às aulas, enfeitar a sala de aula para o novo ano letivo, etc.

Atividades desenvolvidas pelas faixa etárias:
Berçário II ( Profª:....................)
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincar com chocalho, peteca, bolas de meia..
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Exploração de diferentes móbiles;

Maternal I ( Profª:.................... )
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Confecção de instrumentos musicais;
- Brincar de casinha;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;
- Brincadeiras com obstáculos;
- Exploração de diferentes móbiles;
- Boliche;
- lembrancinha volta às aulas para as crianças.


Maternal II ( Profº:................... )
- Contos infantis com  fantoches;
- Brincadeiras de roda;
- Brincadeiras Cooperativas;
- Brincar de casinha;
- Recreação no pátio;
- Vídeo infantil;
- Brincadeiras livres dirigidas;
- Brincar com balões;
- Experimentação da massinha caseira;
- Conto infantil com diferentes fantoches;
- Atividades com músicas e diferentes sons;

Arte ( Profª: ....................)
- Massinha de modelar ;
- Conto infantil com fantoches;
- Desenho livre com giz no papel pardo;
- Cantigas;
- Brincadeiras com móbiles, bonecas, carrinhos, ursinhos etc.

Educação Física ( Profª: ..........................)
- Pegar, passar e lançar a bola;
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio  corporal;
-  Brincadeiras com obstáculos;
-  Atividades com músicas e diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;

Recursos Didáticos:
Giz de cera,  bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc. 

Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor de cada turma na forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e a participação dos alunos tanto individual e coletiva frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção desta instituição e coordenação pedagógica.

Referência Bibliográfica:
Re f e r enc i a l   cur r i cul a r  na c iona l  pa r a   a   educ a ç ão  inf ant i l   / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.    Brasília: MEC/SEF, 1998, Vol. I.

OBS: Adaptar conforme a BNCC. 

O que é a dislexia?

O que é a dislexia?

A dislexia é a dificuldade da criança em identificar o grafismo das letras e números, ou seja, de relacionar os seus desenhos com o som emitido. “Ela não entende, por exemplo, que a letra “e” tem três perninhas”, explica Moretto, “Não é uma coisa visual, é uma questão do processamento neurológico.” 


Ao contrário do que muitos pensam, ser dislexo não quer dizer, porém, que a criança seja menos inteligente do que outras. As pessoas com o transtorno possuem visão e inteligência normais, a única diferença é que ela apresenta uma dificuldade de leitura. 


A fonoaudióloga explica que a dislexia é uma doença crônica e não tem cura, mas, com um acompanhamento adequado, pode ser facilmente controlada. Para se ter uma ideia do quão comum a dislexia é, estima-se que 5% a 17% da população mundial seja portadora do distúrbio, de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD).


Como diagnosticar

De acordo com Moretto, a dislexia pode ser diagnosticada na fase de pós-alfabetização da criança, que ocorre entre os 8 e 10 anos de idade. Se nessa idade a criança apresentar uma leitura lenta e difícil - como se ainda estivesse aprendendo as letras - isto é um sinal de alerta.  


O transtorno pode ser inicialmente identificado tanto pelos responsáveis quanto pelos professores e os sintomas mais comuns são:


  • Desatenção;

  • Dificuldade em estabelecer relação do som com o símbolo;

  • Inversões de letras, como “D” e “T”;

  • Confusão de símbolos matemáticos;

  • Falta de foco e concentração;

  • Desinteresse por assuntos escolares.

  • Falta tardia;

  • Aprendizagem lenta de novas palavras;

  • Atraso na aprendizagem da leitura.


Moretto afirma que é normal que as crianças com dislexia se esquivem na hora de fazer a lição de casa, por exemplo. Essa falta de interesse acontece não porque ela não quer aprender, mas porque ela não entende o que está sendo ensinado.


Os sintomas citados acima podem estar atrelados também a outros tipos de distúrbios, sendo assim, é importante que os pais procurem por profissionais que os ajudem a descartar outras possibilidades até chegar na dislexia. 


Segundo a fonoaudióloga, ao realizar este processo de eliminação, o especialista deve levar em consideração fatores como: o desenvolvimento infantil da criança; se ela teve um nascimento correto; se ela não tem algum problema visual; e se não sofreu nenhuma perda durante os primeiros anos de vida, como má nutrição, falta de estímulos sensoriais e de carinho. 


Quais profissionais podem ajudar a diagnosticar a dislexia?

Para que o transtorno possa ser diagnosticado de maneira assertiva e para que o tratamento seja definido, os responsáveis devem procurar a ajuda de um neurologista. O médico com essa especialidade é o único que pode determinar se a criança realmente tem ou não dislexia. Após diagnosticada, a criança necessitará de acompanhamento profissional, pelo menos nos primeiros anos, de uma fonoaudióloga, psicoterapeuta ou de uma terapeuta ocupacional (T.O).


5 celebridades que são portadoras de dislexia

Diversas celebridades e cientistas renomados aprenderam a conviver com a dislexia e obtiveram grande sucesso em suas profissões. Veja abaixo 10 famosos que são portadores do transtorno:


  1. Albert Einstein
    O físico alemão, ganhador do prêmio Nobel de Física em 1921 foi portador de dislexia e obteve baixo rendimento escolar por conta do distúrbio.
  2. Vicent Van Gogh
    Segundo a ABD, Van Gogh foi um dos mais célebres pintores de todos os tempos, e contribuiu para o nascimento da arte cubista e surrealista. 

  3. Steve Jobs
    Fundador da Apple, Steve Jobs foi um dos maiores nomes da computação mundial e conviveu com a dislexia durante toda a sua vida.

  4. Tom Cruise
    Indicado para três Oscars ao longo de sua carreira, Tom Cruise conta que a dislexia quase pôs um fim prematuro a sua carreira como ator. Diagnosticado com a doença aos 7 anos de idade, Tom Cruise sofreu com dificuldades para ler até a sua vida adulta, até que encontrou o Study Technology - Tecnologia de Estudo, em português - um método de aprendizado desenvolvido por L. Ron Hubbard para alunos com dificuldade de compreensão.
  5. Agatha Christie A própria escritora britânica, que sofria de problemas de aprendizado por conta da dislexia, afirmava que “escrita e ortografia sempre foram muito difíceis para mim.” Segundo Agatha, ela era  péssima soletrando e tinha muita dificuldade em gravar números, mas nem por isso deixou de seguir seus sonhos em se tornar uma escritora. 


Como lidar com a dislexia na educação infantil

Apesar de ser uma doença comum no Brasil, muitas escolas não possuem a estrutura necessária para acomodar alunos com dislexia ou profissionais capacitados para lidar com as necessidades dessas crianças, principalmente na rede pública de ensino.


Moretto explica que, para que os estudantes com dislexia possam obter sucesso na vida acadêmica, as instituições precisam estar preparadas. “A professora deve adaptar o material e todo o contexto pedagógico para a criança.”  


Mas como o material pode ser adaptado? A fonoaudióloga esclarece que cada criança é um contexto e uma história, mas, de modo geral, para que o aluno possa assimilar o conteúdo de maneira mais eficiente, todas as disciplinas devem ser transmitidas oralmente, visto que as crianças disléxicas têm dificuldade em ler, mas facilidade no ouvir.


Ensino a distância e dislexia

O isolamento social tem sido um período desafiador para muitos pais, alunos e professores que estão tendo que se adaptar a um modelo de ensino pouco utilizado na educação básica, o EaD. 

Se as aulas remotas já são complicadas para as crianças que não possuem dificuldades de aprendizagem, elas podem ser ainda mais problemáticas para os estudantes com dislexia. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Dislexia preparou um e-book gratuito com orientações a pais de crianças portadoras do distúrbio para ajudar os filhos durante este período de ensino a distância.


Como pudemos ver, a dislexia na educação infantil é mais comum do que parece, porém, é necessário que os pais, a instituição, os professores e profissionais especializados trabalhem em conjunto para garantir que os alunos com o transtorno se mantenham motivados e interessados em seguir seus estudos.

https://www.melhorescola.com.br/artigos/dislexia-na-educacao-infantil-o-que-e-como-tratar-e-os-desafios-no-processo-de-aprendizagem 

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

atividade em sala de aula: consciência negra


 Esta atividade foi realizada pelos meus alunos do Maternal II. 
No primeiro momento foi contada a historinha da Menina Bonita do Laço de Fita para os alunos.
No segundo momento após os alunos levantarem as suas hipóteses em relação ao conto, os mesmos realizaram esta atividade de colagem do cabelo da "Menina Bonita do Laço de Fita" no sulfite.
Utilizou-se lã preta.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Feliz Dia do Professor!!!!


Hoje eu só quero ser grata ao Divino Mestre, por exercer esta profissão tão nobre. Pedir ao Divino Mestre, que eu persevere mais no aprender do que no ensinar. Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe. Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade. Que meus conhecimentos não produzam orgulho, mas cresçam e se abasteçam da humildade. Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas, mas animem as faces de quem procura luz. Que minha voz nunca assuste, mas seja a pregação da esperança. E, que eu possa sempre ensinar com amor, falar com clareza, ouvir com paciência, repetir com entusiasmo cada ensinamento quantas vezes for preciso, ter carisma, bom humor, fazendo o aluno se sentir especial. Assim, eu quero exercer a cada dia esta nobre profissão, com sentimento de carinho, de amor, de respeito e gratidão.
FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!📚🖋👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Receita de tinta caseira

 


Veja a receita e o passo a passo de como fazer tinta caseira

Tinta de Neve

. 1 xícara de farinha de trigo
. 1 xícara de sal
. 1 xícara de água
Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício. Aqui eu fiz em três cores, mas depois misturei os corantes e saíram mais algumas.
Eu optei por essa receita, porque é rapidinha, mesmo ela sendo comestível, não tem um gosto muito bom.

Tinta de Gelatina

. pó para gelatina
. água
Coloque uma quantidade pequena de água e vá acrescentando o pó da gelatina até obter a consistência de tinta.
Essa tinta, além de boa para brincar, é gostosa de se lambuzar.

Tinta de Farinha

. farinha de trigo
. água
. corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela e deixe ferver até que a mistura esteja no ponto de tinta.
Acrescente o corante e deixe esfriar.
Ela mantém a textura depois de seca.

Tinta Caseira de Maisena

. amido de milho (maisena)
. água
Em uma xícara com água bem quente, coloque 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa bem.
Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020


 Lembrancinhas confeccionadas para a minha turminha da Educação Infantil em homenagem ao Dia das Crianças. Prof. Cláudia, Ano 2020.

A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança. Prof. Claudinha ama vcs crianças!!

❤

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Qual a origem do dia das crianças?






No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo.
A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto", aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de "Semana da Criança", se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.
"A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas. O presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima", explica Dalton Viesti, administrador e consultor em marketing.
O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados (o verbete da Wikipedia traz uma lista de dezenas deles). O mais próximo de uma data "mundial" é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/qual-origem-dia-criancas-642794.shtml#

terça-feira, 7 de julho de 2020

Planejamento de Ensino Semanal Ed. Infantil (alinhado com a BNCC)


PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL
09/03/2020 À 13/03/2020


CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SONHO DE CRIANÇA
TURMA: MATERNAL II  A/D                                                          
 PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade
TURNO: MATUTINO/VESPERTINO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
DIREÇÃO: 


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O eu, o Outro e o Nós; Escuta, fala, Pensamento e Imaginação; Corpo; Gestos e movimentos;, espaços, tempos, quantidades, relações e  transformação.

CONTEÚDOS:  Dia do Circo, cores, coordenação motora fina,  contos infantis, cantigas infantis, vídeo infantil; brincadeiras cooperativas/dirigidas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A BNCC PARA A REFERIDA FAIXA ETÁRIA

.(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros

-EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita)

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

-Desenvolver a coordenação motora fina;
- Vivenciar a contação de histórias, utilizando-se de livros, fantoches;
-Expressar-se corporalmente, emitindo sons a partir de brincadeiras como: cantoria de parlendas, cantigas de roda ou brincadeiras cantadas Identificar o livro pelas ilustrações;
  • -Conhecer a história do circo;
  • Conhecer o circo e suas atribuições;
  • Identificar personagens do circo e suas atrações;
  • Conhecer a função de cada personagem do circo;
  • Conhecer a linguagem usada no circo;
  • Saber como vivem as crianças que moram no circo;
  • Representar papéis referentes aos personagens do circo;
  • Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
  • Imitar animais circenses;
  • Participar de brincadeiras relativas ao circo;
  • Cantar músicas de circo;
  • Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
  • Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
  • Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
  • Respeitar os animais que fazem parte do circo;
  • Saber trabalhar em grupo;
  • Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;


METODOLOGIA:

No primeiro momento será formada a rodinha da conversa com as crianças para cantar o “Bom Dia”, “Boa Tarde”, contar historinhas com o tema “O Circo”, cantar musiquinhas e dialogar acerca  dos profissionais que trabalham no circo e sua contribuição cultural na vida de todos nós.

·         1ª atividade da semana:   Montar um mini-circo no papel pardo de forma coletiva com as crianças.
  • 2ª atividade da semana: Desenhos no sulfite com o tema “Circo”;
  • 3ª atividade da semana: Apresentar imagens/fotos de pessoas tralhando no circo. As crianças irão observar as imagens e falar sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se conhecem alguém que trabalha em circo. Após a conversa, assistir a um vídeo infantil sobre o circo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Aparelho de DVD, aparelho de televisão, brinquedos, tinta guache, lápis de cor, cola, sulfite, crepom, cartolina, papel pardo, legos, CDs de cantigas e filmes infantis etc.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro contínuo por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.




MATUTINO

1º DIA (segunda-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil com o tema “Circo”.
2º momento: lanche
3º momento: atividade coletiva com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00H


2º Dia (terça-feira)


1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: lanche
3º momento: atividade no sulfite com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00h

3º Dia (quarta-feira)

1º momento: hora-atividade das 7:00 às 7:50h
2º momento: conto infantil com o tema “Circo”.
3º momento: vídeo infantil com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: almoço
6º momento: higiene das mãos/bucal e soninho
7º momento: soninho e saída dos professores.

4º Dia (quinta-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: lanche
3º momento: atividade de pintura e colagem no papel pardo  com o tema “Circo”
4º momento: higiene corporal
5º momento: almoço
6º momento: higiene das mãos/bucal e soninho
7º momento: soninho e saída dos professores.

5º Dia (sexta-feira)


PL (Planejamento de Ensino) DAS 07:00H ÀS 11:00H





TURNO VESPERTINO

1º DIA (segunda-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: cantigas com o tema “Circo” e pintura no sulfite
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras cooperativas
5º momento: organização da sala  e espera dos pais ouvindo historinha



2º Dia (terça-feira)


1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: atividade  no sulfite com o tema “Circo”
3º momento: lanche
4º momento: vídeo infantil
5º momento: hora-atividade das 15:20 às 17:00h

3º Dia (quarta-feira)

1º momento: entrada, roda da conversa, cantigas infantis e conto infantil;
2º momento: pintura/colagem com o tema Circo
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras coletivas no gramado
5] momento: retorno para a sala e higiene das mãos e espera dos pais ouvindo historinha infantil

4º Dia (quinta-feira)

1º momento: hora-atividade das 13:00h às 15:20
2º momento: brincadeiras cooperativas em sala
3º momento: leitura de historinha  esperando os pais


5º Dia (sexta-feira)

PL (Planejamento de Ensino) DAS 13:00H ÀS 17:00H