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quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
decoração sala de aula
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decoração sala de aula
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
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atividades "volta às aulas"
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volta às aulas
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Abertura de cadernos
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abertura de cadernos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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aberturas de cadernos
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abertura de cadernos
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Painéis decoração sala de aula
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Aberturas de cadernos de alunos
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Decoração sala de aula
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aberturas de cadernos
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segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
decoração sala de aula
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domingo, 25 de novembro de 2018
Plano de Aula Natal educação Infantil
PLANEJAMENTO
DE ENSINO SEMANAL
26/11/16 A 30/11/18
INSTITUIÇÃO:
TURMA: Maternal
II A/C
TURNO:Mat/Vesp
PROFª: Claudia
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
EIXOS
DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita,
Movimento, Natureza/Sociedade
CONTEÚDOS: Natal (símbolos natalinos), coordenação
motora fina/grossa e cores.
OBJETIVO
GERAL
Levar os
estudantes a compreenderem o significado do tema “Natal” e seus símbolos por
meio de diversas atividades (pintura/colagem/pontilhadas/recortes/filmes/contos
infantis e brincadeiras)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Criar
estratégias de ensino que levem os estudantes à:
- compreender o conceito do tema Natal e seus símbolos;
-
ampliar o conhecimento das cores;
- ampliar o desenvolvimento da
coordenação motora fina/grossa;
- ampliar a fala;
-incentivar a pratica de bondade e
solidariedade.
METODOLOGIA
Durante a semana serão realizadas
diversas atividades relacionadas com o tema Natal.
1-No primeiro momento será
apresentado por meio de imagem alguns símbolos natalinos”, explicando para os estudantes o
conceito dos mesmos.
2-Será levantada as hipóteses dos estudantes a
respeito do tema Natal. Em seguida serão realizadas
atividades de pinturas/colagens, confecção de árvore de natal etc.
Algumas atividades serão realizadas de forma
coletiva e outras de forma individual com a interação
professor-criança-criança.
RECURSOS
DIDÁTICOS
CDs,
blocos lógicos, aparelho de som, aparelho de DVD, aparelho de televisão, papel
manilha, papel sulfite, jogos pedagógicos, tesoura, cola, lápis de cor, giz de
cera, revistas, livros de contos infantis, sulfite, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de
registro pelo professor através da observação da participação e do desenvolvimento
da aprendizagem dos alunos frente às atividades propostas em sala e extraclasse.
TURNO
MATUTINO
1º DIA (segunda-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa com o tema “Natal”.
2º
momento: atividade no papel pardo com o tema Natal
3º momento:
lanche
4º
momento: brincadeiras cooperativas
6º
momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00h
2º DIA ( terça-feira)
1º
momento: entrada, cantigas e conto infantil
2º
momento: atividade no papel pardo com o tema Natal (símbolos natalinos)
3º momento:
lanche
4º
momento: legos
6º
momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00h
3º
DIA (quarta-feira)
1º
momento: entrada, cantigas e conto infantil com o tema Natal.
2º
momento: atividade de pintura/colagem no sulfite
3º
momento: lanche
4º
momento: brincadeiras cooperativas
6º
momento: higiene corporal/almoço/higiene bucal/mãos e soninho.
4º DIA (quinta-feira)
1º
momento:hora-atividade das 7:00 às 7:50h
2º
momento: lanche
3º
momento: DVD “Filme Papai Noel”
4º
momento: higiene corporal/almocinho e soninho
5º Dia (sexta-feira)
Hora-Atividade das 7:00 às 11:00h
TURNO VESPERTINO
1º DIA (segunda-feira)
1º
momento: entrada, cantigas e conto infantil com o tema Natal.
2º
momento: atividade de pintura/colagem no papel pardo com o tema Natal
3º
momento: lanche
4º
momento: término da atividade anterior
6º
momento: brincadeiras cooperativas extraclasse.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: Hora-Atividade das 13:00 às 13:50h
2º momento: legos
3º momento: brincadeiras cooperativas
4º momento: organização da sala e espera dos pais
assistindo DVD infantil
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: entrada, cantiga “Boa Tarde”, cantigas e conto infantil
2º momento: atividade no papel pardo com o tema
“símbolos natalinos”
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras cooperativas
5º momento: hora-atividade das 15:20 às 17:00h
4º Dia ( quinta-feira)
1º momento:
entrada, cantiga “Boa tarde e conto infantil
2º momento: massinha de modelar
3º momento: hora-atividade das 13:50 às 15:20h
4º momento: brincadeiras cooperativas
5º momento: organização
da sala e musiquinhas infantis esperando os pais.
5º DIA ( sexta-feira)
HORA-ATIVIDADE das 13:00 às 17:00h
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Natal
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quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Sugestões Atividades: Consciência Negra
Aproveite a obra de cinco escritores africanos – Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadine Gordimer e Naguib Mahfouz – para ensinar mais sobre a cultura e a história da África aos alunos. Clique no link abaixo para continuar lendo...
http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/literatura-africana.shtml
A África não é um país, e sim um continente
Isso parece óbvio, mas não é. Muitos falam do continente como se fosse uma região homogênea habitada por um único povoclique no link abaixo para continuar lendo...
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/africa-nao-pais-sim-continente-511559.shtml
Lendas e heróis africanos
Palavras de origem africana, literatura e contação de histórias com familiares afro-descendentes
clique no link abaixo para continuar lendo...
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/palavras-lendas-herois-511608.shtml
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Consciência Negra
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terça-feira, 13 de novembro de 2018
consciência negra
Arte e história africana
Veja sugestões de atividades para o Dia da Consciência Negra
Robson A. Santos*Objetivos: ★ Trabalhar o Dia da Consciência Negra com os alunos, valorizando a participação da cultura africana na formação da cultura nacional
Em novembro, a temática africana vem à tona com o Dia da Consciência Negra, uma data que promove uma importante reflexão sobre a contribuição do povo africano em diversos setores do nosso país. O estudo da cultura e da história afro-brasileiras nas escolas é obrigatório há sete anos, segundo a Lei nº 10.639/2003. Com os menores, a data pode ser trabalhada na aula de artes e por meio de contação de história. Nossa sugestão é a confecção de uma máscara africana e a leitura do conto "A lenda do tambor africano". Boa leitura e boa aula.
A lenda do tambor africano |
Reconto de Robson A. Santos
Dizem lá na Guiné-Bissau que a primeira viagem à Lua
foi feita por um macaquinho de nariz branco que queria trazê-la para a
Terra. Vários macacos haviam tentado, mas nenhum conseguia alcançar a Lua. Certo dia, um deles teve a ideia de formar uma grande torre, em que um macaquinho escalaria o outro. E assim fizeram. Um foi montando nas costas do outro até conseguirem chegar à Lua. Mas, quando finalmente chegaram lá, a pilha de macacos se desequilibrou e desmoronou. O último macaquinho, porém, ficou pendurado na Lua, com medo de cair. Com pena, a Lua deu-lhe a mão para que ele subisse até ela. Eles rapidamente se entrosaram, e um gostou muito do outro. Assim, o macaco de nariz branco ficou morando com a Lua, até que começou a sentir saudade de casa. Então, ele foi até ela e pediu para voltar ao seu país. A Lua permitiu, e deu-lhe de presente um tamborzinho. Ela amarrou o macaco e o presnte em uma corda, por onde desceriam até chegar ao solo. Mas a Lua lhe fez um pedido: que ele tocasse o tamborzinho bem forte quando chegasse na Terra, para que ela, então, cortasse a corda. Mas ele só deveria tocar o instrumento quando estivesse seguro. Porém, ao começar a descer, o macaquinho, curioso, não resistiu e começou a tocar o tambor. Pensando que o macaco já havia chegado, a Lua cortou a corda. O macaquinho despencou, se esborrachando no chão. Machucado, chamou uma moça que por ali passava e entregou-lhe o tamborzinho, pedindo que o entregasse aos homens de seu país. A moça o fez, e foi assim que, na África, começaram- -se a ouvir os primeiros toques do tambor. |
*Robson A. Santos é mestre em Educação, Arte e História da Cultura, educador brincante, pedagogo, folclorista, escritor e contador de histórias.
Contato: professorrobson@uol.com.br
Sugestões retiradas da Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo191657-1.asp
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Consciência Negra
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quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Diversidade sempre, desde a Educação Infantil
Valorizar diferentes raças e gêneros e pessoas com deficiência é trabalho para todo dia. Materiais adequados são um bom aliado nessa tarefa
Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com esses discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade - e não apenas em projetos com duração definida ou em datas comemorativas, como ainda é habitual em vários lugares. Outra recomendação importante é que a questão não seja tratada como um conteúdo específico (o que invalida propostas do tipo "bom, turminha, agora vamos todos entender por que é importante respeitar as diferenças").
Melhor que isso é abordar o tema de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música (leia projeto institucional). "O convívio cotidiano é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e atitudes", diz Daniela Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Melhor que isso é abordar o tema de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música (leia projeto institucional). "O convívio cotidiano é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e atitudes", diz Daniela Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Para conseguir isso, uma providência essencial é adquirir materiais didáticos que valorizem as diferentes raças, pessoas com deficiências físicas e mental e mostrem meninos e meninas em posição de igualdade. Ao comprar instrumentos musicais, contemple os de diversas culturas.
No caso de brinquedos como bonecas, já existem lojas que se preocupam especialmente em privilegiar a diversidade. A compra de livros pode ser mais difícil: uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas que analisou 33 obras de Língua Portuguesa só encontrou duas meninas não brancas nas ilustrações.
Entretanto, a busca criteriosa e a leitura prévia costumam resolver o problema. Se a turma já estiver em fase de alfabetização, o Guia Nacional de Livros Didáticos, do Ministério da Educação, é a melhor referência - ele garante que as obras recomendadas não contêm situações de discriminação.
Não se pode esquecer que os pequenos aprendem com o exemplo dos adultos. Pensando nisso, a direção da EMEI Aricanduva, em São Paulo, capacitou a equipe para lidar com a diversidade. Antes, só algumas professoras trabalhavam a questão, por meio de projetos específicos. Hoje a diversidade é contemplada em todo o currículo. "Um resultado prático é que, agora, crianças negras que se retratavam como brancas nos desenhos passaram a usar lápis marrom e preto", comemora a coordenadora Cleide Andrade Silva.
Reportagem sugerida pela leitora TUSSARA TEREZA GONÇALVES LUCAS, Belo Horizonte, MG
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Diversidade na educação infantil
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