PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
domingo, 25 de novembro de 2018
Plano de Aula Natal educação Infantil
PLANEJAMENTO
DE ENSINO SEMANAL
26/11/16 A 30/11/18
INSTITUIÇÃO:
TURMA: Maternal
II A/C
TURNO:Mat/Vesp
PROFª: Claudia
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
EIXOS
DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita,
Movimento, Natureza/Sociedade
CONTEÚDOS: Natal (símbolos natalinos), coordenação
motora fina/grossa e cores.
OBJETIVO
GERAL
Levar os
estudantes a compreenderem o significado do tema “Natal” e seus símbolos por
meio de diversas atividades (pintura/colagem/pontilhadas/recortes/filmes/contos
infantis e brincadeiras)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Criar
estratégias de ensino que levem os estudantes à:
- compreender o conceito do tema Natal e seus símbolos;
-
ampliar o conhecimento das cores;
- ampliar o desenvolvimento da
coordenação motora fina/grossa;
- ampliar a fala;
-incentivar a pratica de bondade e
solidariedade.
METODOLOGIA
Durante a semana serão realizadas
diversas atividades relacionadas com o tema Natal.
1-No primeiro momento será
apresentado por meio de imagem alguns símbolos natalinos”, explicando para os estudantes o
conceito dos mesmos.
2-Será levantada as hipóteses dos estudantes a
respeito do tema Natal. Em seguida serão realizadas
atividades de pinturas/colagens, confecção de árvore de natal etc.
Algumas atividades serão realizadas de forma
coletiva e outras de forma individual com a interação
professor-criança-criança.
RECURSOS
DIDÁTICOS
CDs,
blocos lógicos, aparelho de som, aparelho de DVD, aparelho de televisão, papel
manilha, papel sulfite, jogos pedagógicos, tesoura, cola, lápis de cor, giz de
cera, revistas, livros de contos infantis, sulfite, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de
registro pelo professor através da observação da participação e do desenvolvimento
da aprendizagem dos alunos frente às atividades propostas em sala e extraclasse.
TURNO
MATUTINO
1º DIA (segunda-feira)
1º
momento: entrada, roda da conversa com o tema “Natal”.
2º
momento: atividade no papel pardo com o tema Natal
3º momento:
lanche
4º
momento: brincadeiras cooperativas
6º
momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00h
2º DIA ( terça-feira)
1º
momento: entrada, cantigas e conto infantil
2º
momento: atividade no papel pardo com o tema Natal (símbolos natalinos)
3º momento:
lanche
4º
momento: legos
6º
momento: hora-atividade das 9:20 às 11:00h
3º
DIA (quarta-feira)
1º
momento: entrada, cantigas e conto infantil com o tema Natal.
2º
momento: atividade de pintura/colagem no sulfite
3º
momento: lanche
4º
momento: brincadeiras cooperativas
6º
momento: higiene corporal/almoço/higiene bucal/mãos e soninho.
4º DIA (quinta-feira)
1º
momento:hora-atividade das 7:00 às 7:50h
2º
momento: lanche
3º
momento: DVD “Filme Papai Noel”
4º
momento: higiene corporal/almocinho e soninho
5º Dia (sexta-feira)
Hora-Atividade das 7:00 às 11:00h
TURNO VESPERTINO
1º DIA (segunda-feira)
1º
momento: entrada, cantigas e conto infantil com o tema Natal.
2º
momento: atividade de pintura/colagem no papel pardo com o tema Natal
3º
momento: lanche
4º
momento: término da atividade anterior
6º
momento: brincadeiras cooperativas extraclasse.
2º DIA ( terça-feira)
1º momento: Hora-Atividade das 13:00 às 13:50h
2º momento: legos
3º momento: brincadeiras cooperativas
4º momento: organização da sala e espera dos pais
assistindo DVD infantil
3º DIA ( quarta-feira)
1º momento: entrada, cantiga “Boa Tarde”, cantigas e conto infantil
2º momento: atividade no papel pardo com o tema
“símbolos natalinos”
3º momento: lanche
4º momento: brincadeiras cooperativas
5º momento: hora-atividade das 15:20 às 17:00h
4º Dia ( quinta-feira)
1º momento:
entrada, cantiga “Boa tarde e conto infantil
2º momento: massinha de modelar
3º momento: hora-atividade das 13:50 às 15:20h
4º momento: brincadeiras cooperativas
5º momento: organização
da sala e musiquinhas infantis esperando os pais.
5º DIA ( sexta-feira)
HORA-ATIVIDADE das 13:00 às 17:00h
quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Sugestões Atividades: Consciência Negra
Aproveite a obra de cinco escritores africanos – Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadine Gordimer e Naguib Mahfouz – para ensinar mais sobre a cultura e a história da África aos alunos. Clique no link abaixo para continuar lendo...
http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/literatura-africana.shtml
A África não é um país, e sim um continente
Isso parece óbvio, mas não é. Muitos falam do continente como se fosse uma região homogênea habitada por um único povoclique no link abaixo para continuar lendo...
http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/africa-nao-pais-sim-continente-511559.shtml
Lendas e heróis africanos
Palavras de origem africana, literatura e contação de histórias com familiares afro-descendentes
clique no link abaixo para continuar lendo...
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/palavras-lendas-herois-511608.shtml
terça-feira, 13 de novembro de 2018
consciência negra
Arte e história africana
Veja sugestões de atividades para o Dia da Consciência Negra
Robson A. Santos*Objetivos: ★ Trabalhar o Dia da Consciência Negra com os alunos, valorizando a participação da cultura africana na formação da cultura nacional
Em novembro, a temática africana vem à tona com o Dia da Consciência Negra, uma data que promove uma importante reflexão sobre a contribuição do povo africano em diversos setores do nosso país. O estudo da cultura e da história afro-brasileiras nas escolas é obrigatório há sete anos, segundo a Lei nº 10.639/2003. Com os menores, a data pode ser trabalhada na aula de artes e por meio de contação de história. Nossa sugestão é a confecção de uma máscara africana e a leitura do conto "A lenda do tambor africano". Boa leitura e boa aula.
A lenda do tambor africano |
Reconto de Robson A. Santos
Dizem lá na Guiné-Bissau que a primeira viagem à Lua
foi feita por um macaquinho de nariz branco que queria trazê-la para a
Terra. Vários macacos haviam tentado, mas nenhum conseguia alcançar a Lua. Certo dia, um deles teve a ideia de formar uma grande torre, em que um macaquinho escalaria o outro. E assim fizeram. Um foi montando nas costas do outro até conseguirem chegar à Lua. Mas, quando finalmente chegaram lá, a pilha de macacos se desequilibrou e desmoronou. O último macaquinho, porém, ficou pendurado na Lua, com medo de cair. Com pena, a Lua deu-lhe a mão para que ele subisse até ela. Eles rapidamente se entrosaram, e um gostou muito do outro. Assim, o macaco de nariz branco ficou morando com a Lua, até que começou a sentir saudade de casa. Então, ele foi até ela e pediu para voltar ao seu país. A Lua permitiu, e deu-lhe de presente um tamborzinho. Ela amarrou o macaco e o presnte em uma corda, por onde desceriam até chegar ao solo. Mas a Lua lhe fez um pedido: que ele tocasse o tamborzinho bem forte quando chegasse na Terra, para que ela, então, cortasse a corda. Mas ele só deveria tocar o instrumento quando estivesse seguro. Porém, ao começar a descer, o macaquinho, curioso, não resistiu e começou a tocar o tambor. Pensando que o macaco já havia chegado, a Lua cortou a corda. O macaquinho despencou, se esborrachando no chão. Machucado, chamou uma moça que por ali passava e entregou-lhe o tamborzinho, pedindo que o entregasse aos homens de seu país. A moça o fez, e foi assim que, na África, começaram- -se a ouvir os primeiros toques do tambor. |
*Robson A. Santos é mestre em Educação, Arte e História da Cultura, educador brincante, pedagogo, folclorista, escritor e contador de histórias.
Contato: professorrobson@uol.com.br
Sugestões retiradas da Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo191657-1.asp
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Diversidade sempre, desde a Educação Infantil
Valorizar diferentes raças e gêneros e pessoas com deficiência é trabalho para todo dia. Materiais adequados são um bom aliado nessa tarefa
Preconceitos, rótulos, discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato com esses discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade - e não apenas em projetos com duração definida ou em datas comemorativas, como ainda é habitual em vários lugares. Outra recomendação importante é que a questão não seja tratada como um conteúdo específico (o que invalida propostas do tipo "bom, turminha, agora vamos todos entender por que é importante respeitar as diferenças").
Melhor que isso é abordar o tema de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música (leia projeto institucional). "O convívio cotidiano é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e atitudes", diz Daniela Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Melhor que isso é abordar o tema de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, como brincadeiras, leitura e música (leia projeto institucional). "O convívio cotidiano é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e atitudes", diz Daniela Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Para conseguir isso, uma providência essencial é adquirir materiais didáticos que valorizem as diferentes raças, pessoas com deficiências físicas e mental e mostrem meninos e meninas em posição de igualdade. Ao comprar instrumentos musicais, contemple os de diversas culturas.
No caso de brinquedos como bonecas, já existem lojas que se preocupam especialmente em privilegiar a diversidade. A compra de livros pode ser mais difícil: uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas que analisou 33 obras de Língua Portuguesa só encontrou duas meninas não brancas nas ilustrações.
Entretanto, a busca criteriosa e a leitura prévia costumam resolver o problema. Se a turma já estiver em fase de alfabetização, o Guia Nacional de Livros Didáticos, do Ministério da Educação, é a melhor referência - ele garante que as obras recomendadas não contêm situações de discriminação.
Não se pode esquecer que os pequenos aprendem com o exemplo dos adultos. Pensando nisso, a direção da EMEI Aricanduva, em São Paulo, capacitou a equipe para lidar com a diversidade. Antes, só algumas professoras trabalhavam a questão, por meio de projetos específicos. Hoje a diversidade é contemplada em todo o currículo. "Um resultado prático é que, agora, crianças negras que se retratavam como brancas nos desenhos passaram a usar lápis marrom e preto", comemora a coordenadora Cleide Andrade Silva.
Reportagem sugerida pela leitora TUSSARA TEREZA GONÇALVES LUCAS, Belo Horizonte, MG
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon