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sábado, 30 de agosto de 2014

Atividades desenvolvidas com o tema "Sítio do Pica Pau Amarelo






Algumas atividades desenvolvidas com a minha turminha Maternal II relacionadas com o tema "Sítio do Pica Pau Amarelo". (2014)

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

7 de Setembro "Dia da Independência do Brasil"



A 7 de setembro de 1822, em São Paulo, às margens do riacho Ipiranga, o Príncipe-Regente D. Pedro, que fora deixado no Brasil por seu pai, D. joão VI, ao regressar este a Portugal, proclamou a independência do Brasil com o brado que se tornou famoso na História: "independência ou morte!"
Mas nada se faz, de importante, de um momento para o outro. As grandes realizações de uma nação são ganhas, ponto por ponto, na luta de seus filhos.
A Independência do Brasil, que se consumou a 7 de setembro de 1822, vinha sendo trabalhada pelos patriotas há muitos anos.Quando D. João VI, com sua Corte, deixou o Brasil, um grande passo estava dado. Depois disso, os acontecimentos foram se sucedendo muito rapidamente. quando o Príncipe D. pedro se recusou a voltar para a Europa, atendendo a pedidos gerais do povo, outro passo importante se dera.
em abril de 1822, um jornal brasileiro apontava abertamente ao Príncipe o caminho da independência, dizendo-lhe que "não se despreza a glória de ser o fundador de um novo Império". portugueses amigos do Brasil e brasileiros não davam um momento de trégua a D. Pedro. junto a ele, dentro de seu próprio palácio, pessoas muito achegadas como a esposa, D. Leopoldina, e José Bonifácio de Andrada e Silva aconselhavam-no insistentemente a tomar uma decisão.
A 1º de agosto, José Bonifácio redigiu um manifesto às nações amigas solicitando que continuassem a manter relações diretas com o nosso País e criticando abertamente o sistema de administração colonial de Portugal. Entretanto, agitações políticas em São Paulo exigiam a presença do Príncipe, que viajou a São paulo e, de São Paulo, a Santos. Na sua ausência, chegaram despachos de Lisboa, com algumas medidas humilhantes, entre as quais a determinação de submissão de D. pedro a Lisboa e que fosse assistido por um Ministério nomeado pelo rei de Portugal. Imediatamente, os patriotas, principalmente a princesa Leopoldina e José Bonifácio, viram que a ocasião chegara e enviaram imediatamente ao príncipe o despacho de Lisboa bem acompanhado de cartas recomendando a independência. O mensageiro encontrou-o no Ipiranga e, ali, proclamou a Independência.

fonte: Atualidades Pedagógicas LTDA>

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Atividades Sítio do Pica Pau Amarelo






























sexta-feira, 1 de agosto de 2014

lembrancinhas Dia dos Pais







 Lembrancinha confeccionada de forma coletiva com a minha turminha em homenagem ao Dia dos Pais.

terça-feira, 1 de julho de 2014

atividades Dia da Vovó






sábado, 21 de junho de 2014

atividades alimentação






quinta-feira, 15 de maio de 2014

atividades meios de comunicação




quarta-feira, 14 de maio de 2014

Relatório de Aprendizagem Individual




Falar sobre o seu aluno é fácil, afinal, você passa geralmente quatro horas diárias com eles.
Mas, para direcionar ou redirecionar o seu trabalho pedagógico, é necessário ter dados mais consistentes.
A observação e o registro são as formas mais adequadas para obter esses dados.

Caderno de registro

- Separe um caderno para as suas anotações.
- Deixe três a quatro folhas para anotações referentes a cada aluno.
- Durante as atividades, observe cada criança e anote as dificuldades, as facilidades, as preferências individuais de cada um.
- Há necessidade de fazer diariamente um relatório de cada criança. Anote apenas o que você acha relevante para o desenvolvimento deles.
- Às vezes uma criança terá apenas uma frase anotada em seu relatório num período de dez dias e outro terá uma anotação mais extensa. Não se preocupe! Isso é um reflexo da diversidade de ritmos de aprendizagem que podemos encontrar em cada turma.
- Sempre que puder, releia suas anotações e observe se as crianças tem alcançado seus objetivos pedagógicos. Se necessário, redirecione o seu trabalho após a leitura dos relatórios.
- Esses relatórios são instrumentos importantíssimos para a auto-avaliação do seu trabalho.

O resultado do relatório tem como intuito orientá-lo (a) na construção do plano de trabalho para o semestre seguinte e, ainda, inteirar o professor que receberá as crianças no próximo ano letivo quanto ao desenvolvimento de cada um nos aspectos no relatório. 

Registro Diário para a Educação Infantil




REGISTRO DIÁRIO

INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA:
TURNO:
ANO:
DIREÇÃO:

Como foi a chegada e a saída das crianças?

Quais os interesses mais fortes que observei nas conversas e nas brincadeiras das crianças?


Qual a duração de dada de cada atividade dirigida? Houve alguma criança que não se envolveu?
O que ela fez nesse momento?

As atividades dirigidas cumpriram com os objetivos propostos?

Como as crianças se organizaram durante o tempo de trabalho?

O que as crianças fizeram durante os momentos livres?

Do que, como, onde, com que materiais e brinquedos as crianças brincaram?

As formas como organizei o espaço e propus o material foram adequadas para a iniciativa e o trabalho autônomo das crianças?

Quais os projetos que o dia de hoje possibilita desenvolver amanhã?

terça-feira, 13 de maio de 2014

Relatório Psicopedagógico Bimestral da Educação Infantil

Colegas da educação infantil, segue abaixo algumas sugestões para o Relatório Psicopedagógico Bimestral

a) Adaptação Escolar

A criança demonstrou alguma dificuldade em sua adaptação?
Adaptou-se bem ao grupo?
Estabeleceu relações com as crianças de ambos os sexos?
Seu papel no grupo foi ativo ou passivo?
Demonstrou comportamento agressivo nesse período?

b) Coordenação Motora Geral

Tem bom controle muscular?
Tem agilidade e destreza nos movimentos?
Sobe e desce degraus?
Cai ou tropeça com facilidade?
Corre com facilidade?
Acompanha os gestos das músicas cantadas pelos colegas?
Encaixa com facilidade as peças dos materiais pedagógicos?
Faz corretamente os exercícios de Educação Física?
Coopera com os colegas nas aulas de Educação Física?

c) Linguagem Oral

Obedece às ordens dadas?
Seu vocabulário está coerente com sua faixa etária?
Nomeia objetos?
Faz os exercícios fono-articulatórios corretamente? 
Consegue ajudar a professora a contar uma história?
Participa dos teatros de fantoche?
Participa das aulas de teatro?

d) Natureza

Tem interesse em conhecer os animais?
Conhece as características dos animais?
Imita o som dos animais estudados?
Tem interesse em conhecer as frutas?
Conhece as características das frutas?

e) Sociedade

Conhece a história de quando nasceu?
Conhece e nomeia os membros da família?
Conhece e nomeia os meios de transporte?
Tem noções de higiene?

f) Artes

É criativo?
Gosta de trabalhar com diferentes materiais?
Coopera nas aulas de artes?

g) Matemática

Conhece as cores trabalhadas?
Assimilou os conteúdos aprendidos?

h) Aspectos Emocionais

É uma criança tranquila?
É uma criança irrequieta?
Tem necessidade de movimentação contínua?
Irrita-se por qualquer motivo?
É tímida com os colegas?
É tímida com os adultos?
É uma criança desinibida?
É uma criança expansiva?
Apresenta carinho pelos colegas?
Apresenta carinho pelos professores e funcionários?
Sabe resolver seus problemas?
Está sempre satisfeita?
É indiferente com as manifestações de afeto?
É emotiva?
Chora por qualquer coisa?
Faz birras com frequência?
Não aceita ser contrariada?
Quer tudo para si, não cede, nem reparte?
É generosa, boa e acolhedora?
Sabe enfrentar dificuldades?
Sabe-se defender?
É impaciente?
Acata com prazer as ordens dadas?
Desobedece sempre pelo prazer de contrariar?

i) Aspectos Sociais

É uma criança comunicativa?
Gosta de brincar em grupo?
Necessita ser estimulada para para ficar no grupo?
Sabe brincar em grupo?
Demonstra amizade pelos colegas?
Demonstra amizade pelos funcionários?
Consegue resolver suas dificuldades durante as brincadeiras?
Agride sem motivo aparente?

j) Em Classe

Consegue se concentrar durante as atividades?
Dispersa-se por qualquer coisa durante as atividades?
Tem interesse em tudo que é dado?
É independente para realizar suas atividades?
Apresenta organização em seu trabalho?
Demonstra cuidado com o material da escola? 
Tem raciocínio rápido?
Tem interesse em ouvir histórias?

modelo de relatório psicopedagógico bimestral educação infantil