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domingo, 7 de abril de 2013
atividades para trabalhar o conceito "longe"
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Linguagem Escrita
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
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atividades: numerais/quantidade tracejados
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matemática
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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sábado, 6 de abril de 2013
atividades: esquema corporal
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Corpo Humano
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atividades: tipos de moradia
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Tipos de Moradia
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terça-feira, 2 de abril de 2013
Personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo para colorir
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Linguagem Escrita
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18 de Abril- Dia de Monteiro Lobato
Alguns links relacionados
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Linguagem Oral/Escrita
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segunda-feira, 1 de abril de 2013
Obras literárias de Monteiro Lobato
Literatura Infantil
1920 - A menina do narizinho arrebitado
1921 - Fábulas de Narizinho
1921 - Narizinho arrebitado
1921 - O Saci
1922 - O marquês de Rabicó
1922 - Fábulas
1924 - A caçada da onça
1924 - Jeca Tatuzinho
1924 - O noivado de Narizinho
1927 - As aventuras de Hans Staden
1928 - Aventuras do príncipe
1928 - O Gato Félix
1928 - A cara de coruja
1929 - O irmão de Pinóquio
1929 - O circo de escavalinho
1930 - Peter Pan
1930 - A pena de papagaio
1931 - Reinações de Narizinho
1931 - O pó de pirlimpimpim
1932 - Viagem ao céu
1933 - Caçadas de Pedrinho
1933 - Novas reinações de Narizinho
1933 - História do mundo para as crianças
1934 - Emília no país da gramática
1935 - Aritmética da Emília
1935 - Geografia de Dona Benta
1935 - História das invenções
1936 - Dom Quixote das crianças
1936 - Memórias da Emília
1937 - Serões de Dona Benta
1937 - O poço do Visconde
1937 - Histórias de Tia Nastácia
1938 - O museu da Emília
1939 - O Picapau Amarelo
1939 - O minotauro
1941 - A reforma da natureza
1942 - A chave do tamanho
1944 - Os doze trabalhos de Hércules
1947 - Histórias diversas
Outras obras - temática adulta
O Saci Pererê: resultado de um inquérito (1918)
Urupês (1918)
Problema vital (1918)
Cidades mortas (1919)
Idéias de Jeca Tatu (1919)
Negrinha (1920)
A onda verde (1921)
O macaco que se fez homem (1923)
Mundo da lua (1923)
Contos escolhidos (1923)
O garimpeiro do Rio das Garças (1924)
O choque (1926)
Mr. Slang e o Brasil (1927)
Ferro (1931)
América (1932)
Na antevéspera (1933)
Contos leves (1935)
O escândalo do petróleo (1936)
Contos pesados (1940)
O espanto das gentes (1941)
Urupês, outros contos e coisas (1943)
A barca de Gleyre (1944)
Zé Brasil (1947)
Prefácios e entrevistas (1947)
Literatura do minarete (1948)
Conferências, artigos e crônicas (1948)
Cartas escolhidas (1948)
Críticas e Outras notas (1948)
Cartas de amor (1948)
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Monteiro Lobato
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
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Projeto didático "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."
Instituição:
Tema: "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa…"
Turma: 2º Ano do Ensino Fundamental
Período: Início: Término:
Professora: Cláudia
Tema: "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa…"
Turma: 2º Ano do Ensino Fundamental
Período: Início: Término:
Professora: Cláudia
Disciplinas:Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.
Temas Transversais:Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.
Justificativa:Nesta fase da idade Anos Iniciais é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.
Objetivos:· Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
· Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
· Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
· Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
. Estabelecer uma relação com a sociedade;
· Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
· Conhecer seus antepassados;
· Identificar tipos de moradia e formas de construções;
· Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
· Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
· Conhecer seus antepassados;
· Identificar tipos de moradia e formas de construções;
· Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Conceitos:
· Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;
· Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
· Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
· Ampliar o vocabulário;
· Ler e interpretar textos e imagens;
· Classificar pares e ímpares;
· Relacionar quantidades e números;
· Resolver problemas;
· Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;
· Ordenar partes para a formação de um todo;
· Estabelecer relações de família e moradia;
· Reconhecer as organizações familiares das sociedades;
· Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.
Procedimentos:
· Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
· Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
· Ler diferentes tipos de textos;
· Produzir textos;
· Realizar atividades diárias de higiene;
· Entender o papel da escovação dentária;
· Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
. Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
· Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
·Montar painéis;
· Construir cartazes;
· Elaborar com os alunos regras de higiene;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Dramatizar histórias;
· Organizar entrevistas e pesquisas;
· Registrar experiências vividas pelo grupo.
· Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
·Montar painéis;
· Construir cartazes;
· Elaborar com os alunos regras de higiene;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Dramatizar histórias;
· Organizar entrevistas e pesquisas;
· Registrar experiências vividas pelo grupo.
Atitudes:
. Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
· Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
· Valorizar a escovação diária dos dentes;
· Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças;
· Apreciar e ler vários tipos de textos;
· Preservar o corpo e a sua saúde;
· Identificar todas as partes do corpo;
· Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
· Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
· Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
· Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
· Desenvolver o auto - conceito.
· Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
· Valorizar a escovação diária dos dentes;
· Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças;
· Apreciar e ler vários tipos de textos;
· Preservar o corpo e a sua saúde;
· Identificar todas as partes do corpo;
· Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
· Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
· Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
· Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
· Desenvolver o auto - conceito.
Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
· Leitura e interpretação de texto e histórias;
· Formação de palavras e frases;
· Produções de texto;
· Alfabeto (maiúsculo ,minúsculo)
· Introdução a letra cursiva;
· Ordem alfabética;
· Rimas
· Sílabas e números de letras.
Matemática
· Seqüência numérica;
· números pares e ímpares;
· Ordem crescente e decrescente;
· Números ordinais;
· Formas geométricas;
· Altura, peso, maior, menor
· Sucessor e antecessor
Ciências
· Partes do corpo;
· Cuidados com o corpo ;
· Prevenção as doenças;
· Órgãos do sentido e suas utilidades;
· Cuidados ao meio ambiente;
· Limpeza e conservação do meio onde vivem.
História e Geografia
· Árvore genealógica;
· Membros Integrante da família;
· Localização da moradia;
· Partes da casa;
· Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
· Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
Atividades
· Textos informativos
· Músicas relacionadas ao tema
· Pesquisas
· Conversas e debates
· entrevistas
· Confecção de murais e cartazes
· Recorte e colagem de gravuras , palavras
· Cartazes com regras de higiene
· Caça - palavras
· Palavras Cruzadas
· Quebra-cabeça
· Bonecos
· Calendários
· Literatura infantil
· Atividades Matemáticas
· Fichas com palavras e novos vocabulários
· Dinâmicas de grupo
· Seqüência de figuras (ordenação)
· Reprodução de histórias
· Recontos
· Desenhos
Material didático/ recursos
· Livros didáticos,
· CDs/ som
· Sucatas
· Papéis diversos
· Internet/computador/softwares
· Folhas xerocadas
· Tintas e pincéis
· Lápis coloridos e giz de cera
· Hidrocor
· Máquina fotográfica
· Painéis
· Vídeo
· Revista/ jornais
· Livros de literatura infantil
· Cola
· Tesoura
· Tecidos
· Produtos de higiene
· Produtos de limpeza
Culminância:
Será confeccionado um livro em relação ao tema em destaque pelos alunos da respectiva turma.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
· Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
· Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
· Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
· Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Avaliação
A avaliação será feita por meio de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora observando as crianças frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico das crianças durante as atividades propostas em sala e extra sala.
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projetos didaticos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
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Teoria Psicogenética ( Piaget) Construtivista
- Conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que ela se encontra.
- Construído pelo próprio sujeito em interação com o objeto de estudo, a partir de suas potencialidades.
- Interdisciplinar, contextualizado, privelegia a conctrução de conceitos e a criação do sentido.
- A atividade mental é construída pelo aluno por meio da apropriação progressiva e desenvolvimento das estruturas cognitivas, desde as mais simples às mais sofisticadas, por meio de assimilação e a acomodação.
- Privilegia a relação entre o sujeito e o objeto de estudo.
- O ensino é tido como processo, estabelecido por meio de estágios de ensino-aprendizagem de acordo com o desenvolvimento mental.
- O método é baseado em problematizar atividades que envolvam o aluno e o objeto.
- Os processos de ensino só podem se realizar na medida em que a criança estiver "pronta", madura para efetivar determinada aprendizagem.
- Procura desenvolver as crianças de acordo com o seu estágio de maturidade mental; o modelo de "homem" será estabelecido a partir das experiências vividas.
- O aluno deve refletir sobre suas experiências e estabelecer estratégias de resolução das situações.
- O professor é um facilitador da aprendizagem do conhecimento.
- O professor encoraja e aceita a autonomia e iniciativa do aluno.
- O professor cria situações que possam caminhar para que o aluno tenha condições de gerar seus próprios conhecimentos.
- O professor media as ações entre o aluno e o objeto de estudo.
- O professor lança uma questão desencadeadora com tempo para reflexão, depois trabalha os recursos para respondê-la.
- o professor é o responsável pelo desenvolvimento dos estágios de maturidade dos alunos, procurando propor atividades direcionadas.
- O aluno é um criador, questionador, interrogador, que vai formando-se à medida que suas estruturas mentais vão amadurecendo.
- O aluno encontra-se na situação de alguém que tem objetivos de aprender o mundo as partir de sua relação com os objetos.
- Valorização da autonomia, pensamento e decisão do aluno.
- As atividades didáticas são trabalhadas a partir de projetos.
- As atividades didáticas são sistemáticas, têm uma intencionalidade deliberada e compromisso explícito com temas atualizados e contextualizados.
- As aulas privilegiam o desenvolvimento dos aspectos inferenciais.
- O erro do aluno serve para identificar o nível de maturação das estruturas mentais do aluno. Ele consegue ou não realizar determinada atividade, não por incapacidade, mas por não estar "maduro" o suficiente para tanto.
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artigos
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
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Identidade e Autonomia 0-3 anos de idade
Eu, nós e todo mundo na escola
Faixa etária0 a 3 anos
Conteúdo
Identidade e autonomia
Introdução
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
Tendo em vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si.
Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Tempo estimado
Um a dois meses.
Esta seqüência didática foi traçada considerando as necessidades das crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta sequênica inicial é interessante que algumas atividades ocorram diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a elaboração do quadro de presença.
Materiais necessários
- Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de seus colegas na escola.
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas.
- Papel craft para fazer cartazes de pregas.
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas.
- Fita adesiva.
Desenvolvimento das atividades
Sequência 1 : eu, eu e eu
1. Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
2. Distribuir as fotos e ajudar as crianças a cola-las sobre os cabides, onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso).
3. Fazer um cartaz de pregas representando a escola e outro representando a casa. Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola.
4. Numa roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem éIncentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega. . Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das crianças neste momento, como Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana, como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?. Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
5. Espalhar fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar uma canção simples como: Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que está? Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
6. Fazer um cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças. Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos entre as demais.
Sequência 2: eu, tu, eles
1. Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz.
2. Nas caixinhas surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares. Distribui-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do professor, no seu cartaz de janelinhas.
3. Em roda, cada criança mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na janelinha seguinte de seu cartaz.
4. Repetir a atividade acima quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do animal de estimação etc.)
Sequência 3: nós e todo mundo
1. Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas janelinhas e as de seus colegas.
2. Tirar fotos das crianças na escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos. Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala.
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar um quadro de rotina do grupo.
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.
fonte: revista Nova Escola
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
Tendo em vista estes propósitos, a utilização de fotos pode ser amplamente aproveitada pelo professor de educação infantil. Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si.
Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas.
-Sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo.
-Enxergar-se a si próprio como parte de um grupo, de uma unidade complexa.
Tempo estimado
Um a dois meses.
Esta seqüência didática foi traçada considerando as necessidades das crianças de se reconhecerem no grupo no início do ano letivo. Desta forma, foram pensadas atividades numa sequência, que pode ser alterada conforme as necessidades e interesses de cada grupo. Depois desta sequênica inicial é interessante que algumas atividades ocorram diariamente no decorrer do ano, como a elaboração da rotina e a elaboração do quadro de presença.
Materiais necessários
- Fotos das crianças sozinhas, com seus familiares, com seu brinquedo preferido, e outras, realizando atividades que gosta sozinhas e junto de seus colegas na escola.
- Caixinhas de sapato infantil para servir de caixinhas surpresa. Podem ser pintadas, ou forradas.
- Papel craft para fazer cartazes de pregas.
- Papel cartão colorido e cola para confeccionar os cartazes com janelinhas.
- Fita adesiva.
Desenvolvimento das atividades
Sequência 1 : eu, eu e eu
1. Numa roda, distribuir caixinhas supresa para as crianças com suas respectivas fotos dentro, de forma que abram e encontrem a sua imagem.
2. Distribuir as fotos e ajudar as crianças a cola-las sobre os cabides, onde ficam penduradas suas sacolas. Deixar as fotos sempre no mesmo lugar para que as crianças saibam o lugar destinado a ela guardar seus pertences. (Pode-se também fazer um mural de bolsos e, com ajuda das crianças, colar suas fotos, uma em cada bolso).
3. Fazer um cartaz de pregas representando a escola e outro representando a casa. Disponibilizar as fotos das crianças numa caixa que fique disponível a elas no início do dia. Deixe que olhem as fotos, encontrem as suas próprias e ensine-as a colocar no cartaz referente à escola.
4. Numa roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem éIncentivar as crianças a nomear e a relacionar foto e colega. . Também podem cantar alguma canção simples, que diga os nomes das crianças neste momento, como Bom dia Mariana, com vai? Bom dia Mariana, como vai? Bom dia, Mariana, bom dia Mariana, bom dia, Mariana, como vai?. Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
5. Espalhar fotos pelo espaço e brincar com as crianças de encontrar. Pode cantar uma canção simples como: Cadê o Léo, cadê o Léo, o Léo onde é que está? Cada um leva a sua foto ao cartaz da escola.
6. Fazer um cartaz com xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças. Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos entre as demais.
Sequência 2: eu, tu, eles
1. Preparar um pequeno cartaz com janelinhas que abrem e fecham, uma sobre a outra, para cada criança (uma coluna, com espaço para quatro ou cinco fotos). Na janelinha de cima, colocar a foto da criança e fechar, de forma que a foto fiue escondida. Sugerir às crianças que abram as janelinhas e encontrem qual é o seu cartaz.
2. Nas caixinhas surpresas colocar as fotos das crianças com seus familiares. Distribui-las entre as crianças aleatoriamente. Deixar que abram e sugerir que descubram de quem é a foto que encontraram. Cada um entrega a foto que encontrou para o seu dono. O dono da foto cola-a, com ajuda do professor, no seu cartaz de janelinhas.
3. Em roda, cada criança mostra a foto do seu brinquedo preferido para o grupo e, com ajuda do professor, conta o que é e como brinca com ele. Depois, colam na janelinha seguinte de seu cartaz.
4. Repetir a atividade acima quantas vezes quiser, acrescentando fotos de outras coisas significativas do universo familiar de cada criança (foto do quarto, do animal de estimação etc.)
Sequência 3: nós e todo mundo
1. Com os cartazes, montar um biombo para sala, ou um grande mural, ao qual as crianças terão acesso livre para verificar as fotos de suas janelinhas e as de seus colegas.
2. Tirar fotos das crianças na escola, em suas atividades cotidianas, em pequenos ou em grandes grupos. Montar um móbile na altura das crianças para enfeitar um canto da sala.
3. Entre algumas fotos tiradas na escola, selecionar as mais ilustrativas das atividades que acontecem diariamente para confeccionar um quadro de rotina do grupo.
4. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividades representadas pelas fotos, com ajuda das crianças.
fonte: revista Nova Escola
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Identidade e Autonomia
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Brincadeiras Indígenas
Objetivos
- Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina.
- Conhecer os tipos de brincadeira indígena.
- Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas.
Conteúdos
- Povos da América Latina.
- Diversidade cultural.
Anos
2º ao 4º.
Tempo estimado
Três aulas.
Material necessário
Folhas de jornal ou de papel crepom colorido, barbante ou elástico.
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece o trabalho explicando que o propósito é conhecer como brincam diferentes grupos de crianças na América Latina. De início, mostre imagens de brincadeiras em países dessa região, debatendo as semelhanças entre elas. Nesse ponto, é importante enfatizar dois aspectos. Primeiro: apesar de as comunidades indígenas serem muito diferentes, na maioria delas predominam as brincadeiras junto à natureza, principalmente nos rios. Segundo: os brinquedos são feitos de materiais retirados da floresta. Comente ainda que, em boa parte das atividades, os pequenos brincam em grupos e sem competir, aprendendo diversas práticas do cotidiano. Finalize essa etapa pedindo aos alunos que discutam sobre as diferenças e semelhanças em relação às próprias brincadeiras.
2ª etapa
Pergunte se conhecem uma peteca e se sabem usá-la. Proponha, então, que façam uma em sala. Comece amassando uma folha de jornal, formando uma bola achatada. Coloque-a no centro de outra folha, deixando as pontas soltas. Torça a folha na altura da bola e amarre com um barbante ou elástico. Se quiser, pinte com tinta guache. Com o brinquedo pronto, combine com o professor de Educação Física um jogo com a turma. De volta à classe, mostre que a palavra "peteca" vem de péte ka, de origem tupi, nome de um brinquedo feito pelos indígenas com palha seca de milho. É essencial explicar que o tupi era a língua falada em todo o litoral do Brasil até o século 18 e que inúmeras palavras dela foram incorporadas ao português. Por último, conte que, em Minas Gerais, o jogo de peteca é um esporte reconhecido e muito praticado, destacando a influência indígena na nossa cultura.
Avaliação
Proponha que os alunos produzam um texto curto que identifique a influência indígena na nossa cultura, com base em uma das brincadeiras que eles conheceram. O texto pode ser incrementado por meio da comparação com algum jogo que eles veem como semelhante aos dos indígenas. Avalie se a turma incorporou a compreensão de que esses povos não são homogêneos, mas diferentes em termos de cultura, língua e práticas sociais.
Consultoria: Daniel Vieira Helene
Coordenador pedagógico do Centro de Estudar Acaia Sagarana
Fonte: Revista Nova Escola
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Movimento
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
Contato:
E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com
site; http://canalpedagogico.blogspot.com
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Higiene
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS. Pós-Graduada Especialista em Educação pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Pós Graduada Especialista em Coordenação Pedagógica. Neuropsicopedagoga Institucional e Clínica.
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