Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projeto didático "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."

Instituição:
Tema: "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa…"
Turma: 2º Ano do Ensino Fundamental
Período: Início:                  Término:
Professora
: Cláudia

Disciplinas:Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.


Temas Transversais:Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.


Justificativa:Nesta fase da idade Anos Iniciais é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.


Objetivos:· Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
· Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
· Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
· Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;

. Estabelecer uma relação com a sociedade;
· Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
· Conhecer seus antepassados;
· Identificar tipos de moradia e formas de construções;
· Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.


Conceitos:
· Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;
· Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
· Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
· Ampliar o vocabulário;
· Ler e interpretar textos e imagens;
· Classificar pares e ímpares;
· Relacionar quantidades e números;
· Resolver problemas;
· Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;
· Ordenar partes para a formação de um todo;
· Estabelecer relações de família e moradia;
· Reconhecer as organizações familiares das sociedades;
· Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.


Procedimentos:
· Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
· Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
· Ler diferentes tipos de textos;
· Produzir textos;
· Realizar atividades diárias de higiene;
· Entender o papel da escovação dentária;
· Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;

. Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
· Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
·Montar painéis;
· Construir cartazes;
· Elaborar com os alunos regras de higiene;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Dramatizar histórias;
· Organizar entrevistas e pesquisas;
· Registrar experiências vividas pelo grupo.


Atitudes:

. Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
· Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
· Valorizar a escovação diária dos dentes;
· Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças;
· Apreciar e ler vários tipos de textos;
· Preservar o corpo e a sua saúde;
· Identificar todas as partes do corpo;
· Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
· Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
· Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
· Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
· Desenvolver o auto - conceito.


Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
· Leitura e interpretação de texto e histórias;
· Formação de palavras e frases;
· Produções de texto;
· Alfabeto (maiúsculo ,minúsculo)
· Introdução a letra cursiva;
· Ordem alfabética;
· Rimas
· Sílabas e números de letras.

Matemática
· Seqüência numérica;
· números pares e ímpares;
· Ordem crescente e decrescente;
· Números ordinais;
· Formas geométricas;
· Altura, peso, maior, menor
· Sucessor e antecessor

Ciências
· Partes do corpo;
· Cuidados com o corpo ;
· Prevenção as doenças;
· Órgãos do sentido e suas utilidades;
· Cuidados ao meio ambiente;
· Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia
· Árvore genealógica;
· Membros Integrante da família;
· Localização da moradia;
· Partes da casa;
· Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
· Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);

Atividades
· Textos informativos
· Músicas relacionadas ao tema
· Pesquisas
· Conversas e debates
· entrevistas
· Confecção de murais e cartazes
· Recorte e colagem de gravuras , palavras
· Cartazes com regras de higiene
· Caça - palavras
· Palavras Cruzadas
· Quebra-cabeça
· Bonecos
· Calendários
· Literatura infantil
· Atividades Matemáticas
· Fichas com palavras e novos vocabulários
· Dinâmicas de grupo
· Seqüência de figuras (ordenação)
· Reprodução de histórias
· Recontos
· Desenhos
Material didático/ recursos
· Livros didáticos,
· CDs/ som
· Sucatas
· Papéis diversos
· Internet/computador/softwares
· Folhas xerocadas
· Tintas e pincéis
· Lápis coloridos e giz de cera
· Hidrocor
· Máquina fotográfica
· Painéis
· Vídeo
· Revista/ jornais
· Livros de literatura infantil
· Cola
· Tesoura
· Tecidos
· Produtos de higiene
· Produtos de limpeza

Culminância:
Será confeccionado um livro em relação ao tema em destaque pelos alunos da respectiva turma.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
· Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
· Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
· Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
· Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

Avaliação 

A avaliação será feita por meio de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora observando as crianças frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico das crianças  durante as atividades propostas em sala e extra sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *