PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projeto didático "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."

Instituição:
Tema: "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa…"
Turma: 2º Ano do Ensino Fundamental
Período: Início:                  Término:
Professora
: Cláudia

Disciplinas:Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.


Temas Transversais:Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.


Justificativa:Nesta fase da idade Anos Iniciais é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.


Objetivos:· Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
· Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
· Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
· Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;

. Estabelecer uma relação com a sociedade;
· Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
· Conhecer seus antepassados;
· Identificar tipos de moradia e formas de construções;
· Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.


Conceitos:
· Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;
· Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
· Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
· Ampliar o vocabulário;
· Ler e interpretar textos e imagens;
· Classificar pares e ímpares;
· Relacionar quantidades e números;
· Resolver problemas;
· Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;
· Ordenar partes para a formação de um todo;
· Estabelecer relações de família e moradia;
· Reconhecer as organizações familiares das sociedades;
· Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.


Procedimentos:
· Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
· Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
· Ler diferentes tipos de textos;
· Produzir textos;
· Realizar atividades diárias de higiene;
· Entender o papel da escovação dentária;
· Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;

. Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
· Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
·Montar painéis;
· Construir cartazes;
· Elaborar com os alunos regras de higiene;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Dramatizar histórias;
· Organizar entrevistas e pesquisas;
· Registrar experiências vividas pelo grupo.


Atitudes:

. Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
· Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
· Valorizar a escovação diária dos dentes;
· Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças;
· Apreciar e ler vários tipos de textos;
· Preservar o corpo e a sua saúde;
· Identificar todas as partes do corpo;
· Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
· Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
· Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
· Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
· Desenvolver o auto - conceito.


Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
· Leitura e interpretação de texto e histórias;
· Formação de palavras e frases;
· Produções de texto;
· Alfabeto (maiúsculo ,minúsculo)
· Introdução a letra cursiva;
· Ordem alfabética;
· Rimas
· Sílabas e números de letras.

Matemática
· Seqüência numérica;
· números pares e ímpares;
· Ordem crescente e decrescente;
· Números ordinais;
· Formas geométricas;
· Altura, peso, maior, menor
· Sucessor e antecessor

Ciências
· Partes do corpo;
· Cuidados com o corpo ;
· Prevenção as doenças;
· Órgãos do sentido e suas utilidades;
· Cuidados ao meio ambiente;
· Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia
· Árvore genealógica;
· Membros Integrante da família;
· Localização da moradia;
· Partes da casa;
· Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
· Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);

Atividades
· Textos informativos
· Músicas relacionadas ao tema
· Pesquisas
· Conversas e debates
· entrevistas
· Confecção de murais e cartazes
· Recorte e colagem de gravuras , palavras
· Cartazes com regras de higiene
· Caça - palavras
· Palavras Cruzadas
· Quebra-cabeça
· Bonecos
· Calendários
· Literatura infantil
· Atividades Matemáticas
· Fichas com palavras e novos vocabulários
· Dinâmicas de grupo
· Seqüência de figuras (ordenação)
· Reprodução de histórias
· Recontos
· Desenhos
Material didático/ recursos
· Livros didáticos,
· CDs/ som
· Sucatas
· Papéis diversos
· Internet/computador/softwares
· Folhas xerocadas
· Tintas e pincéis
· Lápis coloridos e giz de cera
· Hidrocor
· Máquina fotográfica
· Painéis
· Vídeo
· Revista/ jornais
· Livros de literatura infantil
· Cola
· Tesoura
· Tecidos
· Produtos de higiene
· Produtos de limpeza

Culminância:
Será confeccionado um livro em relação ao tema em destaque pelos alunos da respectiva turma.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
· Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
· Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
· Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
· Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

Avaliação 

A avaliação será feita por meio de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora observando as crianças frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico das crianças  durante as atividades propostas em sala e extra sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar 7 de setembro- Independência do Brasil A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil abertura de cadernos Acolhimento e adaptacão na educação infantil Acolhimento e adaptação na educação infantil Água Alfabelo; Sílabas alfabetização Alfabeto alfabeto maiúsculo e minúsculo; Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar Alimentação Animais Animais colorir Apostila com Atividades para o 4º Ano Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza arquivos pedagógicos magistério (concursos) Arte Abstrata Arte na Educação Infantil Artigo competências socioemocionais da BNCC Artigo Dislexia Artigo: Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil Artigo: Em um espaço externo bem organizado Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil artigos Árvore do Alfabeto Atividade Dia do Circo atividade leitura/interpretação e ortografia Atividade lúdica atividade poema atividades alfabetização atividades conceitos Atividades coordenação motora fina Atividades cruzadinhas alfabetização Atividades de adição Atividades de leitura de texto Atividades de produção de texto Atividades Dia da Escola atividades Dia das Mães Atividades Dia dos Pais Atividades Festa Junina Atividades lúdicas atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo atividades ortográficas; atividades alfabetização atividades parlendas Atividades produção de texto Atividades Silábicas em PDF baixar Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF Atividades: Antônimos Atividades: Minha Idade (E.I) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências BNCC Educação Infantil Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo Bordas coloridas Brincadeiras Caderno de Atividades das Vogais cadernos decorados calendário do aluno calendários capinhas de atividades Carnaval Cartaz Silábico cartões boas férias cartões natalinos cartões Páscoa; Páscoa COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) conceito: Dia e Noite Consciência Negra Conteúdos Anual Conto infantil Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas contos infantis Contos infantis com o tema Páscoa contos infantis folclore Contos infantis indígenas Convites Cores Corpo Humano crachás Creche decoração sala de aula Dengue Dia da Água Dia da Árvore Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Mulher Dia da Vovó Dia das Crianças Dia das Mães Dia do Artista Plástico Dia do Circo Dia do Indio Dia do Índio Dia do Planeta Dia do Professor Dia do Soldado Dia dos Pais Dia Internacional da Mulher Dia Mundial da Água Diferenças entre Piaget Diversidade na educação infantil Ed. Infantil (0 a 3) educação infantil Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum Escola Escrita Pré-Escola Estações do Ano Família Fantoches Festa Junina Fichas Alfabeto Fichas de Leitura e Sílabas Complexas fichas numerais; matemática figuras geométricas Folclore Higiene História História de MS Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal Identidade e Autonomia Independência do Brasil Inglês interpretação e ortografia Jogo da memória alfabeto jogos pedagógicos lembrancinhas lembrancinhas Dia das Crianças lembrancinhas Dia das Mães lembrancinhas Dia dos Pais lembrancinhas Dia Internacional da Mulher lembrancinhas Festa julina lembrancinhas Natal lembrancinhas Páscoa lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas lembrancinhas volta às aulas Lingua Portuguesa Linguagem Escrita Linguagem Oral Linguagem Oral/Escrita Literatura de Cordel Livrinho Turma da Mõnica os números Livros com o tema Pai Máscaras matematica matemática matemática educação infantil Meio Ambiente Meios de comunicação Meios de Transportes mensagem Boas Férias mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher modelo de fichas dados da criança Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica Modelo Registro Diário modelo relatório psicopedagógico Modelos de Pareceres Descritivos Molde de números Moldes Moldes de letras Moldes numerais Monteiro Lobato Movimento Muitas Palavras (Ruth Rocha) Mural Dia do Índio Música na Escola música/movimento musicalidade musiquinhas para baixar Natal Nome Novas Regras Ortográficas numerais e quantidades Objetos e Seres Vivos organização das atividades na educação infantil os pequenos trabalham a colaboração Painéis com o tema Dia dos Pais Painéis Dia dos Pais painel Dia do Circo Painel Sejam-Vindos papel cartas com bordas natalinas; Natal parlenda Parlendas Páscoa Piaget PIAGET: O desenvolvimento moral na criança Planejamento Anual de Ensino Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 Planos de Aula Planos de Trabalho educação infnatil Porta-lápis Pré II Primavera projeto didático "Nome próprio" Projeto Didático Dia das Crianças projeto didático Dia do Indio Projeto Didático Folclore Projeto didático Parlendas Projeto Didático Páscoa Projeto Didático Volta às Aulas Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. Projeto didático: A primavera Projeto didático: Brincando com o Folclore projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas Projeto didático: Eu e Minha Família projeto didático: Identidade Projeto didático: Literatura Infantil Projeto didático: Meu querido Papai projeto didático: Natal Projeto didático: O Circo Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo Projeto didático: Todos no combate à dengue Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil Projeto Volta às Aulas Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil projetos didaticos projetos didáticos receita de massinha de modelar recursos voisuais concretos para a educação infantil Rotina Semana da Pátria Semana Nacional do Trânsito sentidos sequência numérica Seres Vivos Simulado das Teorias Psicognéticas Sítio do Pica Pau Amarelo Slide Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro Slide BNCC para a Educação Infantil Slide BNCC para o Ensino Fundamental Slide Deficiência Visual Slide organizar reunião pedagógica ano letivo Slide Planejamento de Ensino subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET Tabela para Notas texto e interpretação Tinta caseira Tipos de Moradia Trânsito Vídeo Conto Infantil: Palavras Vídeo: Vídeos Contos Infantis Vídeos didáticos Viseiras volta às aulas Volta às Aulas Anos Iniciais VYgotsky Vygotsky e Wallon Wallon