Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 29 de outubro de 2023

Planejamento de Ensino Pré-Escolar II, 4º bimestre/2023

 

 

INSTITUIÇÃO:

TURMA: PRÉ-ESCOLAR II B    TURNO: MATUTINO/VESPERTINO

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE O. ANDRADE

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

DIREÇÃO:  

PLANEJAMENTO DE ENSINO BIMESTRAL

02/10 À 15/12/2023



CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

( X ) O eu, o outro e o nós

( X ) Corpo, gestos e movimentos

( X ) Traços, sons, cores e formas

( X) Escuta, fala, pensamento e imaginação

( X ) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

 

HABILIDADES:

·         SD. EI03EO01.s.01.s.01- Desenvolver atitudes éticas, de solidariedade, cooperação, generosidade, tolerância e respeito ao outro;

·         SD. EI03EO01.s.01.s.01-Ampliar o conhecimento e interação com outras pessoas, respeitando as diferenças;

·         Sd.EIO3EO02.s.02.s.02-Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações; 

·         SD EIO3EO06.s.06.s.06     Apropriar e construir respeito pela diversidade cultural (...) afrodescendentes;

·         SD.EIO3CG03.s.03.s.03- Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas, como dança, teatro e música;

·         SD.EI03TS02.s.02.s.02- Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;

·          SD.EI03TS00.n.08.s.08- Vivenciar recitais de poesias, saraus, teatro, brincadeiras de improvisação musical e dança, em diferentes contextos e situações;

·         SD.EI03EF01.s.01.dll.02- Transmitir por comunicação oral ou de sinais , aprendizagens, sentimentos, vontades, necessidades, ponto de vista, ideias, conquistas, dúvidas e hipóteses, ampliando sua capacidade de comunicação;

·         SD.EI030OO.n.08.s.08 Respeitar e utilizar os combinados e regras de convívio social elaborados pelo grupo;

·         SD.EI03CG00.06.S.06 Explorar o espaço, orientando-se corporalmente: frente, atrás, em cima, embaixo, dentro, fora, perto, longe, esquerda e direita.

·         SD. EI03EF01. s.01.01 Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), desenhos e outras formas de expressão.

·         SD.EI03EF02.s.02.dll.06- Experienciar brincadeiras de “Jogo simbólico” e “Faz de conta” como fundamento de estímulo à imaginação, à socialização, representação dos diferentes papéis sociais e contextos sociais.

·         SD.EI03EF03.s.03.dll.10 Experienciar momentos de leitura e escrita coletiva de diferentes textos: contos, recados, poemas, cantigas, bilhetes etc.

·         SD.EIO3EFO3. s.o3.dII.11- Expor suas predileções literárias para momentos de leitura individual.

·         SD.EI03EFO7.s.07.s18- Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura;

·         SD.EI03EF00.n.11.s.31- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participam;

·         SD.EI03EF06. s.06.s.15 Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações  com função social significativa;

·         SD.EI03EF07.s.07.dll.19- Experienciar situações que possibilitem a tentativa de escrita do nome próprio.

·         SD.EI03EF07.s.07.dll.20- Experienciar situações que possibilitem conhecer, identificar e reconhecer as letras do alfabeto em momentos diversificados na rotina;

·         SD.EI03ET01.s.01.dll.02- Explorar diferentes estratégias para as situações de contagem, conhecendo os números relacionando-os a quantidades.

·         SD.EI03ET04.s.04.dll.07- Brincar realizando ações que explorem contagens, agrupamentos e comparações, por meio de representação não convencional. Convencional e transformação (juntar, separar e repartir);

·         SD.EI03ET07.s07.s.10- relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

·         SD.EI03ET07.s.07.dll.11- Brincar de faz de conta e construir jogos que envolvam número, quantidade, medidas e formas.

·         SD.EI03ETOO.s.00.n.18- Expressar a passagem de tempo e sequência de acontecimentos, utilizando-se de unidades de medidas e noções de tempo;

CONCEITOS:

- Valores humanos ( respeito, solidariedade, empatia etc.);

- Alfabeto(letra/som);

- Numerais/quantidade de zero à dez;

-Cores;

Conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje; pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último, Natal.

TEMAS:

- Alfabeto (letras/som);

- Escrita espontânea do alfabeto;

- Numerais e quantidade de zero a dez;

- Escrita espontânea dos numerais de zero à dez;

- Cores;

- Contos infantis;

- Cantigas infantis;

-Conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje; pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último;

- Dia da Criança;

- Dia Nacional da Poesia (31 de outubro)

- Alimentação saudável.

- Dia da Bandeira;

- Dia Nacional da Consciência Negra.

-Natal (conceito e valores humanos), respeitando a diversidade religiosa familiar.

ATIVIDADES:

- Alfabeto (letras/som);

- Numerais e quantidade de zero a dez;

- Brincadeiras de rodas;

- Contos infantis;

- Brincadeiras dirigidas e cooperativas em sala e extraclasse;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeira com legos e outros objetos;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Continuação de atividades no livro didático “Coleção Adoletá II;

- Atividades de pintura/colagem/recortes/cartazes com temas: Alfabeto, numerais, 

Dia Nacional da Poesia, Dia da Criança, Bandeira do Brasil, 

Dia Nacional da Consciência Negra, 

Alimentação saudável e Natal.

- Atividades através de vídeos infantis (alfabeto, numerais/quantidade e contos infantis)

- Apresentação artística  “formatura do Pré-Escolar II”.

- Entrega de lembrancinhas em homenagem ao Dia das Crianças e Natal.

METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.

Serão entregues uma lembrancinha para cada criança, com os temas: Dia das Crianças e Natal respeitando a diversidade religiosa familiar.

Neste bimestre letivo serão realizadas diversas atividades de pinturas/colagens/recortes/ vídeos/contos infantis referentes aos conteúdos acima descritos. As referidas atividades serão de forma individual e coletiva com a interação criança/criança/professor.

   Serão formadas rodas das conversas com às crianças com o intuito de dialogar e contar diversas historinhas infantis referentes aos temas: Dia Nacional da Consciência Negra, Natal, e outros temáticas relacionadas aos objetivos da aprendizagem.

Serão realizadas atividades referentes ao alfabeto(letras/som/escrita) no livro didático, respeitando o ritmo de desenvolvimento da escrita de cada criança, promovendo situações didáticas para as mesmas ampliem as suas capacidades de leitura e escrita de forma dinâmica.

As atividades referentes aos temas deste bimestre, serão realizadas através de brincadeiras (dirigidas/cooperativas), sulfites, livros didáticos e jogos didáticos.

Serão realizadas diversas brincadeiras dirigidas e cooperativas no gramado como também no parque (parque: conforme cronograma da instituição de ensino).

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme este planejamento de ensino/aula. 

Recursos didáticos: Livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, aparelho de televisão, bolas, brinquedos, jogos didáticos, livro didático (Coleção Adoletá), papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, brinquedos, boliche, bola, massinha de modelar, papel manilha, TNT, bastão cola quente, papel crepom, sulfite, tesoura, sucatas, máquina fotográfica digital; computador, impressora, caixinha de som etc.  

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária e registros descritivos e através de imagens do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.

REFERÊNCIA:

Referencial Curricular para a Educação Infantil, Município de Sidrolândia-MS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *