INSTITUIÇÃO:
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II B TURNO:
MATUTINO/VESPERTINO
PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE O. ANDRADE
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
DIREÇÃO:
PLANEJAMENTO DE ENSINO BIMESTRAL
02/10
À 15/12/2023
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
( X ) O eu, o outro e o nós
( X ) Corpo, gestos e
movimentos
( X ) Traços, sons, cores e
formas
( X) Escuta, fala, pensamento
e imaginação
( X ) Espaço, tempo,
quantidades, relações e transformações
HABILIDADES:
·
SD. EI03EO01.s.01.s.01-
Desenvolver atitudes éticas, de solidariedade, cooperação, generosidade,
tolerância e respeito ao outro;
·
SD. EI03EO01.s.01.s.01-Ampliar
o conhecimento e interação com outras pessoas, respeitando as diferenças;
·
Sd.EIO3EO02.s.02.s.02-Agir
de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas
conquistas e limitações;
·
SD EIO3EO06.s.06.s.06 Apropriar e construir respeito pela
diversidade cultural (...) afrodescendentes;
·
SD.EIO3CG03.s.03.s.03-
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades
artísticas, como dança, teatro e música;
·
SD.EI03TS02.s.02.s.02-
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e
escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
·
SD.EI03TS00.n.08.s.08- Vivenciar recitais de
poesias, saraus, teatro, brincadeiras de improvisação musical e dança, em
diferentes contextos e situações;
·
SD.EI03EF01.s.01.dll.02-
Transmitir por comunicação oral ou de sinais , aprendizagens, sentimentos,
vontades, necessidades, ponto de vista, ideias, conquistas, dúvidas e
hipóteses, ampliando sua capacidade de comunicação;
·
SD.EI030OO.n.08.s.08
Respeitar e utilizar os combinados e regras de convívio social elaborados pelo
grupo;
·
SD.EI03CG00.06.S.06
Explorar o espaço, orientando-se corporalmente: frente, atrás, em cima,
embaixo, dentro, fora, perto, longe, esquerda e direita.
·
SD. EI03EF01.
s.01.01 Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio
da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), desenhos e outras formas de
expressão.
·
SD.EI03EF02.s.02.dll.06-
Experienciar brincadeiras de “Jogo simbólico” e “Faz de conta” como fundamento
de estímulo à imaginação, à socialização, representação dos diferentes papéis
sociais e contextos sociais.
·
SD.EI03EF03.s.03.dll.10
Experienciar momentos de leitura e escrita coletiva de diferentes textos:
contos, recados, poemas, cantigas, bilhetes etc.
·
SD.EIO3EFO3.
s.o3.dII.11- Expor suas predileções literárias para momentos de leitura
individual.
·
SD.EI03EFO7.s.07.s18-
Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos,
recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura;
·
SD.EI03EF00.n.11.s.31-
Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participam;
·
SD.EI03EF06.
s.06.s.15 Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita
espontânea), em situações com função
social significativa;
·
SD.EI03EF07.s.07.dll.19-
Experienciar situações que possibilitem a tentativa de escrita do nome próprio.
·
SD.EI03EF07.s.07.dll.20-
Experienciar situações que possibilitem conhecer, identificar e reconhecer as
letras do alfabeto em momentos diversificados na rotina;
·
SD.EI03ET01.s.01.dll.02-
Explorar diferentes estratégias para as situações de contagem, conhecendo os
números relacionando-os a quantidades.
·
SD.EI03ET04.s.04.dll.07-
Brincar realizando ações que explorem contagens, agrupamentos e comparações,
por meio de representação não convencional. Convencional e transformação
(juntar, separar e repartir);
·
SD.EI03ET07.s07.s.10-
relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o
depois e o entre em uma sequência.
·
SD.EI03ET07.s.07.dll.11-
Brincar de faz de conta e construir jogos que envolvam número, quantidade,
medidas e formas.
· SD.EI03ETOO.s.00.n.18- Expressar a passagem de tempo e sequência de acontecimentos, utilizando-se de unidades de medidas e noções de tempo;
CONCEITOS:
- Valores humanos ( respeito, solidariedade, empatia etc.);
- Alfabeto(letra/som);
-
Numerais/quantidade de zero à dez;
-Cores;
Conceitos: em cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje; pesado/leve; fino/grosso; primeiro/último, Natal.
TEMAS:
- Alfabeto (letras/som);
- Escrita espontânea do alfabeto;
-
Numerais e quantidade de zero a dez;
-
Escrita espontânea dos numerais de zero à dez;
-
Cores;
-
Contos infantis;
-
Cantigas infantis;
-Conceitos: em
cima/embaixo; cheio/vazio; ontem/hoje; pesado/leve; fino/grosso;
primeiro/último;
- Dia da Criança;
- Dia
Nacional da Poesia (31 de outubro)
- Alimentação saudável.
- Dia da Bandeira;
- Dia Nacional da Consciência
Negra.
-Natal (conceito e valores humanos), respeitando a diversidade religiosa familiar.
ATIVIDADES:
- Alfabeto (letras/som);
- Numerais e quantidade de zero a dez;
- Brincadeiras de rodas;
- Contos infantis;
- Brincadeiras dirigidas e cooperativas em
sala e extraclasse;
- Brincadeiras no Parque infantil da
instituição de ensino;
- Brincadeira com legos e outros objetos;
- Atividade com massinha de modelar;
-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;
- Continuação de atividades no livro didático
“Coleção Adoletá II;
- Atividades de pintura/colagem/recortes/cartazes com temas: Alfabeto, numerais,
Dia Nacional da Poesia, Dia da Criança, Bandeira do Brasil,
Dia Nacional da Consciência Negra,
Alimentação saudável e Natal.
- Atividades através de vídeos infantis
(alfabeto, numerais/quantidade e contos infantis)
- Apresentação artística “formatura do Pré-Escolar II”.
- Entrega de lembrancinhas em homenagem ao Dia das Crianças e Natal.
METODOLOGIA:
As atividades
serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação
professor/criança/criança.
Serão formadas
as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Serão entregues
uma lembrancinha para cada criança, com os temas: Dia das Crianças e Natal
respeitando a diversidade religiosa familiar.
Neste bimestre
letivo serão realizadas diversas atividades de pinturas/colagens/recortes/
vídeos/contos infantis referentes aos conteúdos acima descritos. As referidas
atividades serão de forma individual e coletiva com a interação
criança/criança/professor.
Serão formadas rodas
das conversas com às crianças com o intuito de dialogar e contar diversas
historinhas infantis referentes aos temas: Dia Nacional da Consciência Negra,
Natal, e outros temáticas relacionadas aos objetivos da aprendizagem.
Serão realizadas atividades referentes ao
alfabeto(letras/som/escrita) no livro didático, respeitando o ritmo de
desenvolvimento da escrita de cada criança, promovendo situações didáticas para
as mesmas ampliem as suas capacidades de leitura e escrita de forma dinâmica.
As atividades referentes aos temas deste bimestre, serão
realizadas através de brincadeiras (dirigidas/cooperativas), sulfites, livros
didáticos e jogos didáticos.
Serão realizadas diversas brincadeiras dirigidas e
cooperativas no gramado como também no parque (parque: conforme cronograma da
instituição de ensino).
Algumas
atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme este
planejamento de ensino/aula.
Recursos didáticos: Livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, aparelho de televisão, bolas, brinquedos, jogos didáticos, livro didático (Coleção Adoletá), papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, brinquedos, boliche, bola, massinha de modelar, papel manilha, TNT, bastão cola quente, papel crepom, sulfite, tesoura, sucatas, máquina fotográfica digital; computador, impressora, caixinha de som etc.
AVALIAÇÃO:
Avaliação
será contínua, através da observação diária e registros descritivos e através
de imagens do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades
propostas em sala e extraclasse.
REFERÊNCIA:
Referencial Curricular para a Educação Infantil, Município de Sidrolândia-MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!