PROJETO
DIDÁTICO
TRABALHANDO
A IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMAS:Maternal II
TURNOS:
PROFª:
DURAÇÃO DO PROJETO:
INÍCIO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DIREÇÃO PEDAGÓGICA:
AREAS DE CONHECIMENTO:
Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia e Música
JUSTIFICATIVA:
A construção da
identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A
escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações,
ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A
auto-imagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos
em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades,
aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da
unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem
positiva.
Segundo o Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade é um conceito do qual
faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a
começar pelo nome. Segundo todas as características físicas, de modo de agir,
de pensar e da história pessoal.
Segundo Emília
Ferreira, “o nome próprio pode ser
considerado apenas como uma palavra a mais, mas também singular muito diferente
das outras palavras em muitos aspectos”.
Portanto, nós,
professores de educação infantil, devemos propiciar atividades que possibilitem
os estudantes a ter o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los,
sentindo que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto
de pessoas em casa, na escola, na comunidade e que acima de tudo são muito
importante.
OBJETIVO
GERAL:
Dar condições as
crianças para aprender o seu nome próprio, conhecer as suas características
físicas (cabelo, pele, partes do corpo, cor dos olhos etc.) através de uma
prática lúdica visando contribuir para o desenvolvimento integral da criança no
processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos mental,
afetivo-emocional e sócio- cultural, buscando estar sempre condizendo com a
realidade dos educandos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Criar estratégias de ensino que levem as
crianças à:
·
Conhecer o seu nome e suas características
físicas ( corpo);
·
Ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação e expressão;
·
Desenvolver e explorar a produção da
arte através do desenho, música e brincadeiras;
·
Interessar-se pelas próprias produções,
pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas;
·
Desenvolver a auto-estima;
·
Reconhecer seus limites e dos outros;
·
Desenvolver o auto conceito positivo
através da afetividade;
·
Explorar e identificar elementos da
música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do
mundo;
·
Incentivar a criança a se relacionar com
outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia;
·
Apreciar o próprio nome e dos colegas;
·
Chamar os colegas pelo nome;
·
Distinguir o próprio nome entre os nomes
dos colegas;
·
Desenvolver atividades lúdicas
envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas;
·
Desenvolver a coordenação motora
fina/grossa;
·
Conhecer as cores;
·
Conhecer as suas roupas e sapatos;
·
Aprender a tirar e vestir a sua roupa;
·
Aprender a colocar e tirar o sapato;
·
Conhecer os seus materiais escolares;
METODOLOGIA ( Procedimentos Didáticos):
Serão desenvolvidas diversas atividades
relacionadas com o tema em destaque tais como:
1ª Atividade (em sala)
Formar uma roda de
conversa para dialogar com as crianças sobre a importância do nome, mostrando
diversas fotos de crianças negras, brancas, japonesas, louras e etc.;
conscientizando-as sobre a importância do respeito e da valorização com as
diversas raças e etnias.
Será argumentado com as
crianças sobre a mistura de raças e cultura de cada um:
-Você se parece com alguma das crianças da
cena?
-E seus colegas de
turma?
-Quais são as
semelhanças? -E as diferenças?
Levar os alunos para se
olhar no espelho: Nessa atividade será destacado que cada criança é única
apesar de apresentar semelhanças com outras pessoas.
Colocar as crianças
diante de um espelho e estimular a observação de suas características.
Incentivá-las a perceber e a identificar as semelhanças e as diferenças de cada
um.
2ª
Atividade (extra sala)
Brincar de “Vamos
passear no bosque?”, trocar a palavra Lobo pelo nome da criança. Cantar
músicas para trabalhar o nome de cada criança
3ª Atividade (em sala)
Fazer o contorno do
corpo da criança no papel Kraft, para que o grupo complete o desenho com as
partes do corpo. Em seguida, as crianças irão recortar papéis coloridos para
fazerem roupinhas e colarem no corpo desenhado. O corpo deve ficar “parecido”
com a criança. Depois irão desenhar cabelos, olhos, boca e nariz.
4ª Atividade (em sala)
Fazer um autorretrato
do rostinho das crianças para colar nas maçãs de nossa árvore fixada na parede
de nossa sala de atividades.
5ª Atividade (em sala)
Fazer contorno da mão
das crianças. Pintar as mãos das crianças para “carimbá-las” no papel pardo
juntamente com a foto do rosto de cada criança e o nome.
Ainda, serão trabalhadas
atividades de pinturas no sulfite, papel pardo com o tema em destaque.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Papel craft (pardo), Cola, Tesoura,
Papéis coloridos, Canetinha, lápis de cor, giz de cera, lã, tinta guache,
sulfite, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, brinquedos, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será por
meio de registro através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, se houve concentração, interação com as atividades e colegas
durante a execução desse projeto.
REFRERÊNCIA:
BRASIL, Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Formação Pessoal e Social, v.2, Brasília, MEC/SEF, 1998.
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