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quinta-feira, 5 de março de 2015

Projeto didático Identidade



PROJETO DIDÁTICO
TRABALHANDO A IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMAS:Maternal II
TURNOS:
PROFª:
DURAÇÃO DO PROJETO:
INÍCIO:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DIREÇÃO PEDAGÓGICA:
AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Identidade/Autonomia e Música

JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construir a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a identidade é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas a começar pelo nome. Segundo todas as características físicas, de modo de agir, de pensar e da história pessoal.
Segundo Emília Ferreira, “o nome próprio pode ser considerado apenas como uma palavra a mais, mas também singular muito diferente das outras palavras em muitos aspectos”.
Portanto, nós, professores de educação infantil, devemos propiciar atividades que possibilitem os estudantes a ter o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentindo que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola, na comunidade e que acima de tudo são muito importante.

OBJETIVO GERAL:
Dar condições as crianças para aprender o seu nome próprio, conhecer as suas características físicas (cabelo, pele, partes do corpo, cor dos olhos etc.) através de uma prática lúdica visando contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos mental, afetivo-emocional e sócio- cultural, buscando estar sempre condizendo com a realidade dos educandos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Criar estratégias de ensino que levem as crianças à:
·         Conhecer o seu nome e suas características físicas ( corpo);
·         Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
·         Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
·         Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas;
·         Desenvolver a auto-estima;
·         Reconhecer seus limites e dos outros;
·         Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
·         Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
·         Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia;
·         Apreciar o próprio nome e dos colegas;
·         Chamar os colegas pelo nome;
·         Distinguir o próprio nome entre os nomes dos colegas;
·         Desenvolver atividades lúdicas envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas; 
·         Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
·         Conhecer as cores;
·         Conhecer as suas roupas e sapatos;
·         Aprender a tirar e vestir a sua roupa;
·         Aprender a colocar e tirar o sapato;
·         Conhecer os seus materiais escolares;

METODOLOGIA ( Procedimentos Didáticos):

Serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como:

1ª Atividade (em sala)
Formar uma roda de conversa para dialogar com as crianças sobre a importância do nome, mostrando diversas fotos de crianças negras, brancas, japonesas, louras e etc.; conscientizando-as sobre a importância do respeito e da valorização com as diversas raças e etnias.
Será argumentado com as crianças sobre a mistura de raças e cultura de cada um:
 -Você se parece com alguma das crianças da cena?
-E seus colegas de turma? 
-Quais são as semelhanças? -E as diferenças?
Levar os alunos para se olhar no espelho: Nessa atividade será destacado que cada criança é única apesar de apresentar semelhanças com outras pessoas.
Colocar as crianças diante de um espelho e estimular a observação de suas características. Incentivá-las a perceber e a identificar as semelhanças e as diferenças de cada um.

2ª Atividade (extra sala)
Brincar de “Vamos passear no bosque?”, trocar a palavra Lobo pelo nome da criança. Cantar músicas para trabalhar o nome de cada criança

3ª Atividade (em sala)

Fazer o contorno do corpo da criança no papel Kraft, para que o grupo complete o desenho com as partes do corpo. Em seguida, as crianças irão recortar papéis coloridos para fazerem roupinhas e colarem no corpo desenhado. O corpo deve ficar “parecido” com a criança. Depois irão desenhar cabelos, olhos, boca e nariz.

4ª Atividade (em sala)
Fazer um autorretrato do rostinho das crianças para colar nas maçãs de nossa árvore fixada na parede de nossa sala de atividades.

5ª Atividade (em sala)
Fazer contorno da mão das crianças. Pintar as mãos das crianças para “carimbá-las” no papel pardo juntamente com a foto do rosto de cada criança e o nome.
Ainda, serão trabalhadas atividades de pinturas no sulfite, papel pardo com o tema em destaque.

RECURSOS DIDÁTICOS
Papel craft (pardo), Cola, Tesoura, Papéis coloridos, Canetinha, lápis de cor, giz de cera, lã, tinta guache, sulfite, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, brinquedos, etc. 

AVALIAÇÃO
A avaliação será por meio de registro através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, se houve concentração, interação com as atividades e colegas durante a execução desse projeto.

REFRERÊNCIA:
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Formação Pessoal e Social, v.2,  Brasília, MEC/SEF, 1998.

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