Seguidores

relogio

Postagens animadas Canal Pedagógico

Pesquise. Não use acento nas palavras para pesquisar.

Carregando...

Pesquisar este blog

Carregando...

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projeto didático "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."

Instituição:
Tema: "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa…"
Turma: 2º Ano do Ensino Fundamental
Período: Início:                  Término:
Professora
: Cláudia

Disciplinas:Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.


Temas Transversais:Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.


Justificativa:Nesta fase da idade Anos Iniciais é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.


Objetivos:· Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
· Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
· Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
· Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;

. Estabelecer uma relação com a sociedade;
· Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
· Conhecer seus antepassados;
· Identificar tipos de moradia e formas de construções;
· Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.


Conceitos:
· Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;
· Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
· Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
· Ampliar o vocabulário;
· Ler e interpretar textos e imagens;
· Classificar pares e ímpares;
· Relacionar quantidades e números;
· Resolver problemas;
· Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;
· Ordenar partes para a formação de um todo;
· Estabelecer relações de família e moradia;
· Reconhecer as organizações familiares das sociedades;
· Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.


Procedimentos:
· Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
· Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
· Ler diferentes tipos de textos;
· Produzir textos;
· Realizar atividades diárias de higiene;
· Entender o papel da escovação dentária;
· Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;

. Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
· Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
·Montar painéis;
· Construir cartazes;
· Elaborar com os alunos regras de higiene;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Dramatizar histórias;
· Organizar entrevistas e pesquisas;
· Registrar experiências vividas pelo grupo.


Atitudes:

. Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
· Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
· Valorizar a escovação diária dos dentes;
· Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças;
· Apreciar e ler vários tipos de textos;
· Preservar o corpo e a sua saúde;
· Identificar todas as partes do corpo;
· Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
· Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
· Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
· Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
· Desenvolver o auto - conceito.


Conteúdos relacionados ao projeto:
Português
· Leitura e interpretação de texto e histórias;
· Formação de palavras e frases;
· Produções de texto;
· Alfabeto (maiúsculo ,minúsculo)
· Introdução a letra cursiva;
· Ordem alfabética;
· Rimas
· Sílabas e números de letras.

Matemática
· Seqüência numérica;
· números pares e ímpares;
· Ordem crescente e decrescente;
· Números ordinais;
· Formas geométricas;
· Altura, peso, maior, menor
· Sucessor e antecessor

Ciências
· Partes do corpo;
· Cuidados com o corpo ;
· Prevenção as doenças;
· Órgãos do sentido e suas utilidades;
· Cuidados ao meio ambiente;
· Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia
· Árvore genealógica;
· Membros Integrante da família;
· Localização da moradia;
· Partes da casa;
· Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
· Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);

Atividades
· Textos informativos
· Músicas relacionadas ao tema
· Pesquisas
· Conversas e debates
· entrevistas
· Confecção de murais e cartazes
· Recorte e colagem de gravuras , palavras
· Cartazes com regras de higiene
· Caça - palavras
· Palavras Cruzadas
· Quebra-cabeça
· Bonecos
· Calendários
· Literatura infantil
· Atividades Matemáticas
· Fichas com palavras e novos vocabulários
· Dinâmicas de grupo
· Seqüência de figuras (ordenação)
· Reprodução de histórias
· Recontos
· Desenhos
Material didático/ recursos
· Livros didáticos,
· CDs/ som
· Sucatas
· Papéis diversos
· Internet/computador/softwares
· Folhas xerocadas
· Tintas e pincéis
· Lápis coloridos e giz de cera
· Hidrocor
· Máquina fotográfica
· Painéis
· Vídeo
· Revista/ jornais
· Livros de literatura infantil
· Cola
· Tesoura
· Tecidos
· Produtos de higiene
· Produtos de limpeza

Culminância:
Será confeccionado um livro em relação ao tema em destaque pelos alunos da respectiva turma.
Instrumentos de Avaliação:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
· Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
· Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
· Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
· Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.

Avaliação 

A avaliação será feita por meio de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora observando as crianças frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico das crianças  durante as atividades propostas em sala e extra sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também