Seguidores

Postagens animadas Canal Pedagógico

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Minha foto
Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, Brazil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999-2003). Tem experiência na área de Educação. Professora concursada-efetiva pela Prefeitura Municipal de Sidrolândia/MS (02 períodos). Exerce a função de Docente na Educação Infantil. Pós Graduada-Especialista em Educação Infantil pela UFMS/MEC/UNDIME//UEMS. Contato: E-mail: pedagogaclaudinha@gmail.com site; http://canalpedagogico.blogspot.com MSN: claus.id@hotmail.com

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Projeto didático "Índio"





TEMA: ÍNDIO
INSTITUIÇÃO:
ENDEREÇO
TURMA:                                     TURNO:
PROFESSOR (A):
INÍCIO DO PROJETO  ....../....../........                        TÉRMINO:...../....../......

 AREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/escrita, Natureza/Sociedade, Movimento, Arte

 CONTEÚDOS: cultura indígena, formas geométricas, cores, coordenação motora fina/grossa, percepção sonora, percepção visual, expressão corporal, conceito Longe/perto. 

JUSTIFICATIVA:
O tema em destaque “O Índio”, visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos e nas alunas, sabedores da sua atuação como sujeitos e objetos da História.
A proposta do projeto é difundir danças e brincadeiras tradicionais do povo indígena, apresentando, além da riqueza cultural, a tradição da tribo presente na música.
Desta forma, o papel do professor é o mediador, partindo da criança e a provocando a novas descobertas e produções. Trabalhar com projetos implica ensinar de um modo diferente, levando em consideração o modo como as crianças aprendem e a melhor maneira de possibilitar a elas diversos tipos de interações/experiências.

OBJETIVO GERAL:
Este projeto didático tem por objetivo gerar trabalhar o tema "Dia do índio" com os estudantes de diversas formas lúdicas que favoreça a compreensão das crianças sobre o modo de vida indígena promovendo a consciência crítica-reflexiva sobre os povos indígenas no processo histórico brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Refletir sobre a influência do branco na vida do índio;
- Incentivar a criatividade;
- Desenvolver o raciocínio e atenção;
- Diferenciar a vida dos índios da vida do homem branco.
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a expressão corporal;
- Conhecer as cores primárias;
- Conhecer formas geométricas ( triângulo, retângulo e quadrado);
Compreender o conceito de longe e perto.

ATIVIDADES:
 Leituras:
 Informativas;
 Recreativas;
 Poéticas;
 Contos;
 Cantigas;
Pinturas;
Colagem;
Recortes;
Trabalhos manuais indígenas ( cocar, lembrancinha, colar, flecha,  maracá).


METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
Serão formadas as rodinhs da conversa abordando com os estudantes sobre o tema em destaque, levantando as hipóteses dos mesmos sobre o modo de vida dos povos indígenas.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste projeto serão promovidas diversas atividades relacionadas com o tema em destaque tais como: cantigas, brincadeiras, jogos, filme  ( Tainá) etc.
 Será confeccionado juntamente com os alunos colares de macarrão e cocar. 

RECURSOS:
Sulfite, EVA, cola, tesoura, cartolina, papel manilha, lápis de cor, tinta guache, CDs, aparelho de som, televisão, etc.

CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição de todas as atividades realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas. 

AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro por parte do professor (a) do desenvolvimento da aprendizagem  e da participação de cada aluno frente as atividades propostas durante a realização deste projeto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais, História,  MEC, Brasília, 2001.
Parâmetros Curriculares Nacionais, Geografia,  MEC, Brasília, 2001.
Veja mais sugestões com o tema em destaque clicando link abaixo:

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213733-1.asp

Um comentário:

  1. ola,cara amiga estou prepando um projeto,cujo nome é arte e cultura indigena.Obrigada vc me ajudou bastante com suas ideias citadas neste projeto.bjosss!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Botões compartilhar

Lembrancinhas Dia das Mães (2021)

Comente:

Seguidores

Anuncie aqui. Preencha Formulário de contato abaixo

Nome

E-mail *

Mensagem *

SEGUIDORES

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também