2º Ano do Ensino Fundamental
DATA: ....../...../......
ASSUNTO: Produção de textos e Sílabas.
NECESSIDADE:
Este conteúdo é suma importância para que o educando possa assimilar de forma significativa o processo leitura-escrita.
Quando o professor traz para a sala de aula textos diversificados que faz parte da realidade do educando e estimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que o que lê na escola vai ter também fora da escola.
É necessário ainda que a criança seja estimulada a ler textos produzidos por ela desde início da alfabetização. O professor e os demais envolvidos no processo precisam respeitas s tentativas de leituras destas crianças
A concepção construtivista, define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os “erros” de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivencia os dois processos sendo ao mesmo tempo ensinante e aprendente. Vygotsky; defende a importância da simbolização no processo de aprendizagem. Para Piaget o comportamento dos seres vivos nem é inato, nem é resultado de condicionamentos. Para ele é construído numa interação entre organismo e meio: quanto mais complexa essa interação mais “inteligente” é o indivíduo.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar as hipóteses sobre as cenas das gravuras apresentadas:
- Fazer interpretação das cenas das gravuras levando em conta os conhecimentos prévios de cada um;
- Produzir um texto escrito com ilustrações conforme a interpretação de cada um.
CONTEÚDOS: Leitura e Escrita
METODOLOGIA:
- A metodologia utilizada será através de atividade individuais e coletivas com a interação professor e aluno durante o desenvolvimento das atividades em sala.
- No próximo momento o professor colocará as gravuras fixadas no quadro negro. Posteriormente, será feito uma interpretação das mesmas juntamente com os alunos. Serão levantadas as hipóteses de cada educando em relação s gravuras em destaques. Todas as interpretações dos alunos serão anotadas no quadro negro para que seja feita uma leitura destacando as sílabas existentes nas palavras geradoras.
- No e próximo momento os alunos farão uma produção de texto com pequenas frases com ilustração sobre as gravuras apresentadas.
Em último momento os educando apresentarão o seu texto produzido para os demais colegas em sala.
TEMPO:
RECURSOS: Caderno, lápis, borracha, guadro negro, lápis de cor, gravuras e o texto.
AVALIAÇÃO:
Avaliar como os alunos se desenvolveu durante as atividades em sala de aula, analisando a participação de cada e o seu processo de assimilação dos conteúdos do dia. Posteriormente, será feito uma reflexão da aula do referido dia, levando em conta os pontos significativos e negativos.
OBSERVAÇÃO: ( Neste item coloca como foi a participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.
DATA: ....../...../......
ASSUNTO: Produção de textos e Sílabas.
NECESSIDADE:
Este conteúdo é suma importância para que o educando possa assimilar de forma significativa o processo leitura-escrita.
Quando o professor traz para a sala de aula textos diversificados que faz parte da realidade do educando e estimula a criança a ter acesso a eles, ela vai perceber que o que lê na escola vai ter também fora da escola.
É necessário ainda que a criança seja estimulada a ler textos produzidos por ela desde início da alfabetização. O professor e os demais envolvidos no processo precisam respeitas s tentativas de leituras destas crianças
A concepção construtivista, define a aprendizagem como um processo de troca mútua entre o meio e o indivíduo, tendo o outro como mediador. O aluno é um elemento ativo que age e constrói sua aprendizagem. Cabe ao professor instigar o sujeito, desafiando, mobilizando, questionando e utilizando os “erros” de forma construtiva, garantindo assim uma reelaboração das hipóteses levantadas, favorecendo a construção do conhecimento. Nesta concepção o aluno não é apenas alguém que aprende, mas sim o que vivencia os dois processos sendo ao mesmo tempo ensinante e aprendente. Vygotsky; defende a importância da simbolização no processo de aprendizagem. Para Piaget o comportamento dos seres vivos nem é inato, nem é resultado de condicionamentos. Para ele é construído numa interação entre organismo e meio: quanto mais complexa essa interação mais “inteligente” é o indivíduo.
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar as hipóteses sobre as cenas das gravuras apresentadas:
- Fazer interpretação das cenas das gravuras levando em conta os conhecimentos prévios de cada um;
- Produzir um texto escrito com ilustrações conforme a interpretação de cada um.
CONTEÚDOS: Leitura e Escrita
METODOLOGIA:
- A metodologia utilizada será através de atividade individuais e coletivas com a interação professor e aluno durante o desenvolvimento das atividades em sala.
- No próximo momento o professor colocará as gravuras fixadas no quadro negro. Posteriormente, será feito uma interpretação das mesmas juntamente com os alunos. Serão levantadas as hipóteses de cada educando em relação s gravuras em destaques. Todas as interpretações dos alunos serão anotadas no quadro negro para que seja feita uma leitura destacando as sílabas existentes nas palavras geradoras.
- No e próximo momento os alunos farão uma produção de texto com pequenas frases com ilustração sobre as gravuras apresentadas.
Em último momento os educando apresentarão o seu texto produzido para os demais colegas em sala.
TEMPO:
RECURSOS: Caderno, lápis, borracha, guadro negro, lápis de cor, gravuras e o texto.
AVALIAÇÃO:
Avaliar como os alunos se desenvolveu durante as atividades em sala de aula, analisando a participação de cada e o seu processo de assimilação dos conteúdos do dia. Posteriormente, será feito uma reflexão da aula do referido dia, levando em conta os pontos significativos e negativos.
OBSERVAÇÃO: ( Neste item coloca como foi a participação dos alunos durante as atividades propostas em sala.
Claudia, gostei muito do seu plano.
ResponderExcluirestou trabalhando com 1º ano fundamental, em uma escola que segue a linha construtivista. estou com muita dificuldade de palnejar as aulas. se puder me fornecer mais informções lhe agradeço. linacsilva@hotmail.com
Inalda, Claudia gostei muito do seu trabalho.estou no 3ºperiodo do curso de pedagogia e esta e primeira vez que acesso este site.
ResponderExcluir...Boa noite, Claudia, você foi muito feliz quando escreveu esse plano de aula, estou montando meu tcc. no curso de Pedagogia,vou me inspirar muito em vc
ResponderExcluirboa noite.
eu tb...vou usar como inspiração...
ExcluirCOMO ESTE PLANO ME AJUDOU BJ
ResponderExcluiradorei seu blog e consegui tirar boas ideias.
ResponderExcluircontinue assim.abraço Elizabete
Achei muito bom este planejamento, estou no 2º ano de pedagogia, tenho que fazer um trabalho pratico, isto só faz constatar na prática, a concepçao construtivista.
ResponderExcluirGostei muito deste plano de aula. me ajudou bastante!!!!
ResponderExcluiramie o sua dica de plano ajudome muito
ResponderExcluirBoa tarde,amada.
ResponderExcluirgostei muito do seu blog.parabéns!
gostaria de umas dicas para elaborar um projeto de leitura, você pode me ajudar?
meu e-mail é : sirleysilva@hotmail.com
aguardo, um forte abraço.
parabéns vou ser frequentador assiduo do seu BLOG sou de PE
ResponderExcluirOlá bom dia, parabens muito interessante este plano com certeza irei por em pratica, obrigado pela dica.
ResponderExcluirola, bom dia! que tipo de gravuras vc colocou no quadro para interpretação de texto? obrigada vc me ajudou bastante
ResponderExcluirbom dia claudia,gostaria de saber se podes me ajudar vou fazer um tg pois estou cursando pedagogia.minha area de concentração que vou falar é processo de alfabetização aos 6 anos.tens alguma dica?podes me ajudar? obrigada,abraços heloiza.
ResponderExcluirOlá, Boa noite! Estou trabalhando com educação infanti IV sou nova, pois estou tentando aprender como elaborar atividades construtivas se puder me ajudar agradeço, meu email é valkiriabarreto@yahoo.com.br.
ResponderExcluirBoa tarde Claudia
ResponderExcluirEstou no segundo módulo de Pedagogia e pretendo ao me formar seguir esse método.Muito bom o seu plano de aula
Achei bem muito bacana,estava tudo bem específico,parabéns
ResponderExcluirDeus continue te abencoando.bjão