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domingo, 29 de dezembro de 2024

Caderno de Atividades das Vogais


Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1siTC62uWeMAFaQ2BXYlnZoORiKRZ7uV-/view?usp=sharing 

Atividades de Escrita para os Anos Iniciais do EF



Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:

 https://drive.google.com/file/d/1LFhaIOqwcnpF0vkU-uWI9lWxozLqjzsC/view?usp=sharing

Atividades: feminino e masculino para os Anos Iniciais do EF

 



Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:


Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF



Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:

 https://drive.google.com/file/d/1nN8BpLm4UhTWgIEKcosJZOshsB_oIoGt/view?usp=sharing

Atividades: Antônimos para os Anos Iniciais do EF

 

Atividades: Antônimos  para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:  


https://drive.google.com/file/d/1xeeksuugX0nlLA3X55JOYmM_HzLFUa1T/view?usp=sharing

ATIVIDADES : Antônimos

 


COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: Língua Portuguesa 

ATIVIDADES : Antônimos

Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:

                                            https://drive.google.com/file/d/1fJXYxDzDosGzXvDZBp0cVPrCogZAW3u9/view?usp=sharing

Apostila Reforço Escolar para o 3º Ano do Ensino Fundamental


Apostila Reforço Escolar 

Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental.

Para ter acesso ao arquivo clique no link: https://www.vargem.sp.gov.br/public/admin/globalarq/uploads/files/OFICINA%20DE%20REFORC%CC%A7O%203%C2%BA%20ANO%20-%20MATERIAIS%20PEDAGO%CC%81GICOS.pdf

 

Apostila com Atividades para o 4º Ano do Ensino Fundamental


Apostila com Atividades  para o 4º Ano do Ensino Fundamental, encontrada na web, e partilhada com o link de acesso ao arquivo.  

Link de acesso ao arquivo: https://www.sooretama.es.gov.br/uploads/documento/20210522145206-stange-3-ano.pdf

CADERNO COM ATIVIDADES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

  

 Algumas sugestões de Atividades para serem realizadas pelas crianças em casa. 

Sugestões partilhadas pelo Instituto Arcor. Gratidão!!! 

Para ter acesso arquivo clique no link: https://www.institutoarcor.org.br/wp-content/uploads//2022/01/Caderno-Arte-em-Casa.pdf


domingo, 24 de novembro de 2024

Painel com o tema Natal


 Painel com o tema "Natal", confeccionado de forma coletiva com as minhas turminhas de Pré-escolar II-A/B (Ano, 2024; Profª Regente: Cláudia). 

PARA REFLETIR:

Com a proximidade do Natal, é natural que surjam entre os alunos algumas questões relacionadas ao tema. Podem surgir, entre outras coisas, perguntas sobre presentes, costumes de família, Papai Noel ou ainda sobre o motivo original da celebração - que tem, como se sabe, origem cristã: o nascimento de Jesus. Justamente por seu aspecto religioso, falar de Natal na escola é um desafio maior do que pode parecer. Vale a pena esclarecer aspectos sobre a abordagem.
Um primeiro alerta, essencial, é lembrar que a escola pública é laica e deve ser imparcial no que se refere às crenças, sem privilegiar nenhuma delas - evitando, assim, distinções entre os alunos. Para os educadores, isso equivale a deixar de lado as convicções pessoais, que são de foro íntimo. No que diz respeito às dúvidas de matriz religiosa, a explicação escolar obedece às evidências científicas. "Exceto quando a escola é confessional, o professor não deve trabalhar de forma religiosa, muito menos querer impor uma religião", afirma Ana Aragão, psicóloga e docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No caso do Natal, vale a pena redobrar os cuidados ao pensar qualquer atividade relacionada ao tema. "O professor deve se perguntar se há, de fato, objetivos de aprendizagem relacionados às atividades concebidas. Muitas vezes, não há", explica Daniel Vieira Helene, professor de História e Sociologia da Escola da Vila, em São Paulo.
Entretanto, evitar projetos sobre o tema não significa que o professor não possa orientar o esclarecimento de dúvidas que as crianças e jovens levantam espontaneamente. Nesses casos, a recomendação é auxiliar os alunos a examinar suas próprias concepções sobre a data. "O estímulo ao respeito das diferentes opiniões é fundamental. É importante mostrar, por exemplo, que existem outras crenças e festas religiosas como o Natal", destaca a pedagoga Helô Reuter, pedagoga do Externato da Aldeia, também na capital paulista.
Mas quais são as dúvidas mais comuns que a turma levanta em cada etapa de ensino? Como encaminhá-las? Abaixo, você conhece algumas orientações sobre como lidar com questões sobre o tema na Educação Infantil e no Fundamental 1 e 2.

Educação Infantil
O que é essencial: respeitar as explicações infantis e a influência familiar

Nessa fase, as explicações dos pequenos sobre o mundo ainda misturam fantasia e realidade. A crença em Papai Noel é um exemplo disso. Além de respeitar essas convicções (o ideal é que elas sejam reformuladas progressivamente pelos próprios pequenos e não invalidadas pelo professor), um caminho possível é devolver às crianças as eventuais dúvidas que aparecerem: o que você acha? De onde surgiu sua dúvida? O que seus pais dizem? "Além de ajudar o educador a mapear as crenças da classe, essas perguntas ajudam a levar em conta as ideias que vêm de casa", diz Helô Reuter.

1º ao 5º ano
O que é essencial: debater sobre a diversidade cultural

No Fundamental 1, quando surgem as dúvidas, o professor também deve propor que os alunos compartilhem informações sobre como é o Natal em suas casas. "A diversidade de crenças e costumes vai ficar evidente, o que cria uma oportunidade para se falar de diferentes religiões", explica Ana Aragão. "A diferença nesta etapa é que já é possível debater o tema", explica Helene. Nesse contexto, o papel do professor é assegurar a igualdade entre os alunos nas discussões, já que, normalmente, as turmas são de maioria cristã (atenção, sobretudo, às crianças que querem impor suas ideias). "Para isso, o docente deve se distanciar da sua própria crença", ressalta o professor.

Outra possibilidade é partir para a observação dos hábitos de consumo no Natal, época em que as lojas ficam cheias e há uma profusão de propagandas dos mais variados produtos. "O professor pode mostrar que, atualmente, o uso social dessa data tem mais relação com o consumo", sugere Daniel.

6º ao 9º ano
O que é essencial: partir para uma abordagem histórica
Na etapa final do Fundamental, os adolescentes já têm mais clareza sobre o objeto de pesquisa das disciplinas que estudam. É possível, por exemplo, explorar a história das religiões.

Neste ciclo, também cabe aprofundar o debate sobre Natal e consumo. "Além de apresentar essa ligação, o professor pode favorecer o questionamento dos padrões de consumo. São exagerados? Há outros modelos alternativos? É possível - ou necessário - pensar em outras prioridades para os gastos de fim de ano?", complementa a professora Ana Aragão. (Revista Nova Escola online In:  https://novaescola.org.br/conteudo/1765/como-encaminhar-as-duvidas-da-turma-sobre-o-natal)

Lembrancinhas final de Ano letivo Educação infantil

 


Lembrancinhas de final de ano letivo, organizadas com carinho para as minhas turmas de Pré-Escolar II-A/B (Ano, 2024).

OBS: Cada criança confeccionou a sua árvore de Natal para a colagem do pirulito.  Também está incluso um livrinho com imagens para colorir  com o tema "Natal",  respeitando a diversidade religiosa  familiar.





ATIVIDADE LÚDICA: Sopa das letras

 

ATIVIDADE LÚDICA:   Sopa das letras 

TEMA: Letramento na Educação Infantil 

 O objetivo desse atividade lúdica é a soletração do nome das letras. 

Estratégias utilizadas: As letras são colocadas em um recipiente com água, e posteriormente retiradas com o auxílio de uma concha para que as crianças visualizem as mesmas e soletre o nome da cada uma  retirada do recipiente.   





Atividade lúdica com o tema: Leitura e Escrita na Educação Infantil (Sopa das letras), realizada com a minha turminha de Pré-Escolar II -B (Profª Regente: Cláudia, Ano, 2024). 

sábado, 26 de outubro de 2024

Projeto Didático "Consciência Negra na Educação Infantil"

PROJETO DIDÁTICO
CONSCIÊNCIA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO :
ESTADO:
TEMA DO PROJETO: Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica 
TEMPO DE EXECUÇÃO: Início:......./....../....... Término:....../....../.......
TURMAS ENVOLVIDAS: Pré-Escolar II A/B
TURNO: matutino/vespertino
PROFESSORA: Cláudia de Oliveira Andrade
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:  
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores, Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação, Relações e Transformações:   
   
JUSTIFICATIVA

O presente projeto, intitulado “ Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica”, visa conscientizar e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro.  A escola infantil deve preparar as crianças desde cedo para adquirirem uma consciência crítica  com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial.
Busca-se com este  projeto levar em consideração a Lei nº 10.639/03, que altera a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar na Educação Básica e o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.096, de 13 de junho de 1990), bem como no Plano Nacional de Educação ( Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001).
A escola é formada por diversos grupos étnico-racial.  Assim sendo, as instituições de ensino devem desempenhar o papel de educar, se constituindo em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimento e de posturas que visam uma sociedade mais justa.
A escola tem o papel preponderante na eliminação das discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados, à conquista da racionalidade que rege as relações sociais e raciais e aos conhecimentos avançados, indispensáveis para a consolidação e o concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.
É preciso educar as crianças para a quebra de preconceitos, promovendo a inclusão social das etnias para uma convivência saudável no espaço em que estão  inseridas.
Portanto, a educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade mais justa, igual e equânime.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: (CONTEÚDOS)
O Eu, o Outro e o Nós características físicas do ser humano e suas relações na vida atual.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação:  diálogo, histórias infantis e cantigas infantis .
Traços e Cores e Formas: desenhos, recortes, pinturas, modelagem, conceito de posição ( longe/perto lado/atrás, frente/costas) e garatujas.
Corpo, Gestos e Movimentos:  expressão corporal, relações sócio-afetivas e faz de conta.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver a consciência nos alunos (as) do respeito e da valorização dos povos  negros, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do povo brasileiro.

HABILIDADES:


- despertar e adquirir a consciência do respeito da identidade dos  povos africanos;
- conhecer e  respeitar a cultura afro-brasileira;
- reconhecer som afro;
- conhecer contos e lendas africanas;
- conviver com as diferenças étnico-raciais de forma respeitosa através do diálogo;
- desenvolver a linguagem oral através de cantigas de origem africana;
- levantar suas hipóteses em relação aos principais personagens dos contos infantis relacionados com este tema;
- desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
- conhecer e revisar as cores;
- conhecer os conceitos longe/perto, lado/atrás, frente/costas através de desenhos relacionados com este tema;
- identificar o género masculino e feminino respeitando as diferenças físicas de cada um;

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto será em consonância com os conteúdos propostos e será feito através de atividades coletivas e individuais com os alunos, e com a interação professor e aluno. Algumas atividades serão sistematizadas e  realizadas em sala de aula e outras extraclasse. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação pedagógica da instituição.
Será elaborado o planejamento semanal  de ensino para a execução das atividades propostas neste projeto.

ATIVIDADES PROPOSTAS:

-Teatro com fantoche;
- cantigas de origem africana;
- sons africanos;
- Brincadeiras com brinquedos de origem africana.
- Pinturas;
- contos infantis- diversidade.
- Contos infantis ( Menina Bonita do Laço de Fita, Autora: Ana Maria Machado), (O Cabelo de Lelê  Autora: Valéria Belém), (A linda garota de Angola Autora: Ana Gizélia Vieira), (O ratinho branco e o grilo sem asas Autora: Maria Amanda Capelão) entre outros.        
-   Cantigas infantil ( escravos de jó,  roda pião, boi da cara preta etc.);
- painel diversidade ( com fotos dos alunos)  e do conto “ Menina Bonita do Laço de Fita;
- DVD infantil relacionado com o tema;
-  Culinária afro-brasileira;
- Desenhos para colorir- diversidade
-  Pinturas/Colagem
- Teatro com fantoche ( Menina Bonita do Laço de Fita);
-  Poesias ilustradas- diversidade;
-   Brincadeiras afro-brasileira ( pião,
- Leitura de imagens de animais africanos, figurino africano etc.
- Trava línguas.
- Apresentação de dança (música "África"- CD Palavra Cantada).

RECURSOS DIDÁTICOS:
Sulfite, cartolina, papel manilha, fita larga, cola quente, macarrão, EVA, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, CDs, aparelho de som, máquina fotográfica digital, televisão, DVD, livros de contos infantis, jogos pedagógicos, crepom etc.  

CULMINÂNCIA

Será feita uma amostra  das atividades realizadas pela turma envolvida neste projeto no pátio da instituição para as demais turmas de alunos e pais visualizarem.  
Ainda, poderão ser realizadas apresentações artísticas ( danças, músicas e teatro)  pelas turmas envolvidas no projeto.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registro por parte do professor da turma acima, através da observação e do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. 
O relatório final da avaliação da aprendizagem será entregue para a Coordenação Geral da Educação Infantil deste município, e outra cópia para a Coordenação Pedagógica desta instituição.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Diretrizes Curriculares para  Educação das Relações Étnico-Raciais  e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília, MEC, outubro, 2005. 
Veja mais atividades com o tema Consciência Negra no link abaixo:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre-427144.shtml