https://drive.google.com/file/d/1siTC62uWeMAFaQ2BXYlnZoORiKRZ7uV-/view?usp=sharing
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domingo, 29 de dezembro de 2024
Caderno de Atividades das Vogais
Atividades de Escrita para os Anos Iniciais do EF
Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1LFhaIOqwcnpF0vkU-uWI9lWxozLqjzsC/view?usp=sharing
Atividades: feminino e masculino para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1nN8BpLm4UhTWgIEKcosJZOshsB_oIoGt/view?usp=sharing
Atividades: Antônimos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1xeeksuugX0nlLA3X55JOYmM_HzLFUa1T/view?usp=sharing
ATIVIDADES : Antônimos
COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL: Língua Portuguesa
ATIVIDADES : Antônimos
Para ter acesso ao arquivo clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1fJXYxDzDosGzXvDZBp0cVPrCogZAW3u9/view?usp=sharingApostila Reforço Escolar para o 3º Ano do Ensino Fundamental
Apostila Reforço Escolar
Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental.
Para ter acesso ao arquivo clique no link: https://www.vargem.sp.gov.br/public/admin/globalarq/uploads/files/OFICINA%20DE%20REFORC%CC%A7O%203%C2%BA%20ANO%20-%20MATERIAIS%20PEDAGO%CC%81GICOS.pdf
Apostila com Atividades para o 4º Ano do Ensino Fundamental
Apostila com Atividades para o 4º Ano do Ensino Fundamental, encontrada na web, e partilhada com o link de acesso ao arquivo.
Link de acesso ao arquivo: https://www.sooretama.es.gov.br/uploads/documento/20210522145206-stange-3-ano.pdf
CADERNO COM ATIVIDADES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
Sugestões partilhadas pelo Instituto Arcor. Gratidão!!!
Para ter acesso arquivo clique no link: https://www.institutoarcor.org.br/wp-content/uploads//2022/01/Caderno-Arte-em-Casa.pdf
domingo, 24 de novembro de 2024
Painel com o tema Natal
Painel com o tema "Natal", confeccionado de forma coletiva com as minhas turminhas de Pré-escolar II-A/B (Ano, 2024; Profª Regente: Cláudia).
PARA REFLETIR:
Com a proximidade do Natal, é natural que surjam entre os alunos algumas questões relacionadas ao tema. Podem surgir, entre outras coisas, perguntas sobre presentes, costumes de família, Papai Noel ou ainda sobre o motivo original da celebração - que tem, como se sabe, origem cristã: o nascimento de Jesus. Justamente por seu aspecto religioso, falar de Natal na escola é um desafio maior do que pode parecer. Vale a pena esclarecer aspectos sobre a abordagem.
Um primeiro alerta, essencial, é lembrar que a escola pública é laica e deve ser imparcial no que se refere às crenças, sem privilegiar nenhuma delas - evitando, assim, distinções entre os alunos. Para os educadores, isso equivale a deixar de lado as convicções pessoais, que são de foro íntimo. No que diz respeito às dúvidas de matriz religiosa, a explicação escolar obedece às evidências científicas. "Exceto quando a escola é confessional, o professor não deve trabalhar de forma religiosa, muito menos querer impor uma religião", afirma Ana Aragão, psicóloga e docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No caso do Natal, vale a pena redobrar os cuidados ao pensar qualquer atividade relacionada ao tema. "O professor deve se perguntar se há, de fato, objetivos de aprendizagem relacionados às atividades concebidas. Muitas vezes, não há", explica Daniel Vieira Helene, professor de História e Sociologia da Escola da Vila, em São Paulo.
Entretanto, evitar projetos sobre o tema não significa que o professor não possa orientar o esclarecimento de dúvidas que as crianças e jovens levantam espontaneamente. Nesses casos, a recomendação é auxiliar os alunos a examinar suas próprias concepções sobre a data. "O estímulo ao respeito das diferentes opiniões é fundamental. É importante mostrar, por exemplo, que existem outras crenças e festas religiosas como o Natal", destaca a pedagoga Helô Reuter, pedagoga do Externato da Aldeia, também na capital paulista.
Mas quais são as dúvidas mais comuns que a turma levanta em cada etapa de ensino? Como encaminhá-las? Abaixo, você conhece algumas orientações sobre como lidar com questões sobre o tema na Educação Infantil e no Fundamental 1 e 2.
Educação Infantil
O que é essencial: respeitar as explicações infantis e a influência familiar
Nessa fase, as explicações dos pequenos sobre o mundo ainda misturam fantasia e realidade. A crença em Papai Noel é um exemplo disso. Além de respeitar essas convicções (o ideal é que elas sejam reformuladas progressivamente pelos próprios pequenos e não invalidadas pelo professor), um caminho possível é devolver às crianças as eventuais dúvidas que aparecerem: o que você acha? De onde surgiu sua dúvida? O que seus pais dizem? "Além de ajudar o educador a mapear as crenças da classe, essas perguntas ajudam a levar em conta as ideias que vêm de casa", diz Helô Reuter.
1º ao 5º ano
O que é essencial: debater sobre a diversidade cultural
No Fundamental 1, quando surgem as dúvidas, o professor também deve propor que os alunos compartilhem informações sobre como é o Natal em suas casas. "A diversidade de crenças e costumes vai ficar evidente, o que cria uma oportunidade para se falar de diferentes religiões", explica Ana Aragão. "A diferença nesta etapa é que já é possível debater o tema", explica Helene. Nesse contexto, o papel do professor é assegurar a igualdade entre os alunos nas discussões, já que, normalmente, as turmas são de maioria cristã (atenção, sobretudo, às crianças que querem impor suas ideias). "Para isso, o docente deve se distanciar da sua própria crença", ressalta o professor.
Outra possibilidade é partir para a observação dos hábitos de consumo no Natal, época em que as lojas ficam cheias e há uma profusão de propagandas dos mais variados produtos. "O professor pode mostrar que, atualmente, o uso social dessa data tem mais relação com o consumo", sugere Daniel.
6º ao 9º ano
O que é essencial: partir para uma abordagem histórica
Na etapa final do Fundamental, os adolescentes já têm mais clareza sobre o objeto de pesquisa das disciplinas que estudam. É possível, por exemplo, explorar a história das religiões.
Neste ciclo, também cabe aprofundar o debate sobre Natal e consumo. "Além de apresentar essa ligação, o professor pode favorecer o questionamento dos padrões de consumo. São exagerados? Há outros modelos alternativos? É possível - ou necessário - pensar em outras prioridades para os gastos de fim de ano?", complementa a professora Ana Aragão. (Revista Nova Escola online In: https://novaescola.org.br/conteudo/1765/como-encaminhar-as-duvidas-da-turma-sobre-o-natal)
Lembrancinhas final de Ano letivo Educação infantil
Lembrancinhas de final de ano letivo, organizadas com carinho para as minhas turmas de Pré-Escolar II-A/B (Ano, 2024).
OBS: Cada criança confeccionou a sua árvore de Natal para a colagem do pirulito. Também está incluso um livrinho com imagens para colorir com o tema "Natal", respeitando a diversidade religiosa familiar.
ATIVIDADE LÚDICA: Sopa das letras
ATIVIDADE LÚDICA: Sopa das letras
TEMA: Letramento na Educação Infantil
O objetivo desse atividade lúdica é a soletração do nome das letras.
Estratégias utilizadas: As letras são colocadas em um recipiente com água, e posteriormente retiradas com o auxílio de uma concha para que as crianças visualizem as mesmas e soletre o nome da cada uma retirada do recipiente.
sábado, 26 de outubro de 2024
Projeto Didático "Consciência Negra na Educação Infantil"
O Eu, o Outro e o Nós: características físicas do ser humano e suas relações na vida atual.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre-427144.shtml