PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
domingo, 3 de março de 2019
sábado, 2 de março de 2019
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019
BNCC para a Educação Infantil: baixe em PDF o e-book gratuito
Para que todos os educadores tenham acesso a um material explicativo sobre o que muda no seu dia dia com a BNCC e possam contribuir ativamente para a construção dos currículos, NOVA ESCOLA lança um livro digital gratuito, em formato de PDF, sobre os principais pontos do documento para a Educação Infantil. Baixando o material, é possível ler em qualquer lugar o conteúdo que traz exemplos de atividades práticas, destrincha os direitos de aprendizagem e mostra quais as diferenças entre a BNCC, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).
Clique no link abaixo
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
Planejamento de Ensino Anual Maternal II (3 a 4 anos)
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA: Maternal II
TURNO:
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
ANO:
EIXOS DE CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL/ESCRITA
CONTEÚDOS
- Coordenação Motora Ampla.
- Coordenação Motora Fina.
- Discriminação Auditiva e Visual.
- Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
OBJETIVOS
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
- Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
- Identificação do nome próprio.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
- Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
- Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
- Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
- Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
- Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
- Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
- Materiais
pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
- CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
- Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
- Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
- Brincadeiras sem regras.
- Brincadeiras com poucas regras simples.
- Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
- Estimulação e motivação.
- Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
·
Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma –
tamanho – conjuntos – quantidade.
·
Conceito de lateralidade.
·
Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre,
aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado,
longe/perto, direita/esquerda.
·
Coordenação Motora.
·
discriminação audiovisual.
·
Seqüência e seriação.
·
Numeração:
·
Números de 1 à 5
·
Contagem de 1 à 10
OBJETIVOS
- Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
- Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
- Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
- Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
- Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
- Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
- Reconhecer e discriminar numerais.
- Desenvolver
contagem de 1 até 10.
- ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Utilização de materiais pedagógicos,
sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,etc ...
Brincadeiras lúdicas, materiais
pedagógicos, atividades audiovisuais.
Através do uso de materiais concretos,
materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
Jogos, brincadeiras, músicas,
atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV,
vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras,
materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
Materiais pedagógicos e concretos,
jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
Devemos desenvolver na criança a
capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma
linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função
é pois, desenvolver o “pensamento”
A medida que brinca com formas, com
quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma
noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em
um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando
utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de
quantidade.
NATUREZA/SOCIEDADE
CONTEÚDOS
- Estimular o cuidado com a natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Dia do Soldado, Consciência Negra, Natal e outros.
- Calendário (relação espaço tempo)., Família e Escola (ambiente/colegas).
OBJETIVOS
·
Desenvolver
noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com
espaço/tempo.
·
Identificar,
nomear e reconhecer a família e sua importância.
·
Estimulação
do meio ambiente físico.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Plantação de mudas e flores.Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
Plantação de mudas e flores.Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
Contar histórias sobre o
significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam
a data em questão.
Produção de Calendário e exercício do
mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
Nomeação, explicação e cartazes,
através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
Jogos e brincadeiras que explorem o
ambiente e colegas.
CONTEÚDOS
IIDENTIDADE/AUTONOMIA PESSOAL
IIDENTIDADE/AUTONOMIA PESSOAL
·
Higiene
Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
·
Esquema
corporal.
·
Órgãos
dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva),
tato, olfato e paladar.
OBJETIVOS
·
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
·
Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
·
Estimulação dos 5 sentidos.
·
Discriminação entre liso e áspero.
·
Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Incentivar o lavar as mãos, escovar os
dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e
histórias que despertem o interesse das crianças.
Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras,
bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
Exercícios, atividades e jogos que
desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
Através de objetos que mostrem tais
diferenças, estimulando jogos e atividades.
Apresentação de alimentos.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
·
Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz,
etc.
·
Habitua-lo
a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,
etc.
·
Permitir
que a criança seja independente.
·
Deixa-la
explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·
Levar
a criança a brincar com os outros do grupo.
·
Fazer
com que a criança não fixe em um único colega.
·
Mantê-la
ocupada.
·
Levar
a criança a participar das atividades de grupo.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem. O instrumento de avaliação será um relatório descritivo do
desenvolvimento da aprendizagem da criança durante as atividades propostas em
cada bimestre que será entregue a Coordenação Pedagógica
Planejamento Anual de Ensino de Arte Berçário I/II, Maternal I/II
INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMAS: Berçário I, Berçário II, Maternal
I e Maternal II
TURNO:
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
ANO:
EIXO DE
CONHECIMENTO: ARTE
TURMA: Berçário I
JUSTIFICATIVA
Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo
tom de voz e expressão, ou seja, todas estas (re)ações constituem ponte para
que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o
cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.
CONTEÚDOS
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e
explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc; Observação e
identificação de imagens diversas;
Estimulação verbal, através de conversas, audição de
músicas, sons de brinquedos, etc;
Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos
e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Estimular a autonomia e identidade através do
reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
OBJETIVOS:
·
Transmitir ambiente
acolhedor e seguro;
·
Trabalhar
capacidades expressivas;
·
Desenvolver formas
alternativas de consciência corporal;
·
Desenvolver formas
alternativas de locomoção;
·
Relação de independência
com o ambiente vivido;
·
Explorar e utilizar
movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·
Expressar sensações
e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·
Desenvolver a
audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um
instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo
este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos
pequeninos.
TURMA: Berçário II
JUSTIFICATIVA
Fase marcada pela descoberta gradual da
percepção da gerência das próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as
atividades para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as
crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças
aprendem sobre sí mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação
de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a
lidar com com a realidade.
CONTEÚDOS
Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, contos de histórias curtas, etc;
Incentivo a garatujas através de trabalhos manuais como pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache;
Estímulo a traçados simples para coordenação motora;
Estimulação tátil com trabalhos manuais com massinhas e argila;;
Reconhecimento visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e reconhecimento de brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-desmonta;
Apresentação de cores;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Brincadeiras de imitação;
Incentivo à oralidade procurando ampliar o vocabulário com músicas, histórias, conversas, etc;
Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
Brincadeiras livres na sala, no parquinho, para que possa escolher objetos, e espaços agradáveis, etc;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
Interagir socialmente por intermédio de brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
Respeito a regras, limites e boas maneiras, etc;
Participação e interesse em situações que envolva a interação social;
OBJETIVOS
·
Transmitir ambiente
acolhedor e seguro;
·
Trabalhar
capacidades expressivas;
·
Desenvolver formas
alternativas de consciência corporal;
·
Relação de independência
com o ambiente vivido;
·
Explorar e utilizar
movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·
Expressar sensações
e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·
Desenvolver a
audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
·
Promover o
desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
·
Dar ênfase à
musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas para o desenvolvimento
da linguagem oral, etc;
·
Brincar;
·
Expressar desejos,
sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
·
Relacionar-se
progressivamente com seus pares e os demais;
·
Conhecer
gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc
TURMA: Maternal I
CONTEÚDOS
.
Exploração e produção de materiais e a escuta de obras
musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e
explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
OBJETIVOS
·
Incentivar e
desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·
Estimulação de
confecção de brinquedos através da sucata.
·
Estimular a
coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
As atividades serão
desenvolvidas de forma coletiva e individual com as crianças, respeitando o seu
ritmo de desenvolvimento.
Durante o ano
letivo serão elaborados diversos projetos didáticos para trabalhar os conteúdos
em destaque.
Serão elaborados
relatórios descritivos da aprendizagem e da participação das crianças durante a
realização dos projetos didáticos e entregues a Coordenação Pedagógica.
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito
incentivo, estimulando a criança através de elogios.
Serão utilizados
diversos materiais didáticos para trabalhar os conteúdos com as crianças tais
como: sucata e a criatividade do professor.
Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua,
através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação
será um registro descritivo do desempenho da aprendizagem e da participação das
crianças durante as atividades propostas.
TURMA: Maternal II
JUSTIFICATIVA
As artes
visuais expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos ,
pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas , pontos,
tanto bidimensional, como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na
pintura, no desenho , na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos,
bordados e etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a
continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística.
A
expressão através da arte é uma conquista pré-histórica, ela oportunizou
comunicações daquela época ao homem de hoje. O desenho, a pintura, a criação, a
construção são formas iguais de interação social; comunicam sentimentos. A
proposta de trabalhar com artes visuais no Maternal II é permitir à criança
pequena o contato com diversos materiais que podem ser explorados e usados como
expressão livre do pensamento.
CONTEÚDOS
Exploração e produção de materiais e a escuta de obras
musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e
explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de
farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
OBJETIVOS:
·
Incentivar e
desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·
Estimulação de
confecção de brinquedos através da sucata.
·
Estimular a
coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
- Atividades artísticas :
Massinhas diversas,
experiências com areia (ou barro) e água, desenho sobre diversos tipos de papel
(inclusive celofane e lixa), pintura (de dedos, com rolo e pincel), colagem
(papel, tecido, sucata, folhas, lã e etc), mosaico, recorte e colagem,
rasgadura, dobradura, moldagem (massinha pronta ou de farinha e argila),
confecção de jogos e brinquedos com sucatas, confecção de máscaras e fantasias,
confecção de maquetes etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua,
levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos,
procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e
registro dos progressos dos pequeninos.
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon