Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Atividades com o tema Natal


ATIVIDADE: Brincando no Natal

Objetivos:
- desenvolver a expressão oral;
- aprimorar a percepção de sons;
- identificar e produzir diversos tipos de sons;
- dramatizar;
- trabalhar a sonoridade do sino;
Faixa-etária: 2 a 6 anos
material: sinos

Desenvolvimento:
Antes de iniciar a atividade, converse com as crianças sobre o Natal e comente sobre os símbolos natalinos, suas características e finalidades. Ressalte que o sino tem sonoridade.
Em seguida, explique a atividade à turma.
Leia a história proposta para os alunos.
Logo após, faça uma dramatização com as crianças.
Sugere-se que você represente o papai noel, e as crianças os brinquedos.
Dica: divida os alunos em três grupos ( trenzinhos, bonecas e aviões). Cada grupo deverá reproduzir os sons e movimentos do brinquedo que está representando no momento em que a história solicitar.

HISTÓRIA- O SINO MÁGICO

Eu vou contar uma história mágica que aconteceu no Pólo Norte. Certa noite, papai noel teve um sonho muito esquisito. Sonhou que estava na fábrica de brinquedos observando sua produção quando de repente, se mexeu e seu sino tocou. Nesse momento, os trenzinhos de madeira começaram a anadar e a fazer sons ( as crinaças do grupo de trenzinhos entram em cena). O papai noel parou, virou-se para a direita e assim que seu sino tocou as bonecas começaram a rir e a mexer as mãozinhas ( o grupo das bonecas dramatiza). Ele não estava entendendo mais nada! Em seguida, virou-se para a esquerda e novamente seu sino tocou. Dessa vez, os aviões saíram voando ( o grupo dos aviões representa). O papai noel ficou tão agirado que começou a andar de um lado para o outro, produzindo muitos sons com o sino, e todos os brinquedos começaram a se mexer ao mesmo tempo. Nesse instante, o sino caiu no chão e todos os brinquedos pararam de se movimentar. Mas logo ele acordou, pois era tudo um sonho. Muito assustado, começou a pensar sobre o que tinha sonhado. E sabe o que descobriu? Que no sonho o seu sino era mágico!

Vamos brincar de sino mágico?

BRINCADEIRA
Nesta atividade trabalhamos com sons orais e movimentos corporais produzidos pelas crianças, além de explorarmos a intensidade do som (fraco ou forte).
Explique a brincadeira à turma, usando a criatividade e a imaginação para envolver os alunos (comente que o seu sino é mágico e todas as vezes que ele pára de tocar as crianças se transformam).
Em seguida, produza sons fortes e fracos com o sino.
As crianças deverão andar pelo espaço de acordo com a intensidade do som, ou seja, rápida ou lentamente.
Quando parar de tocar o sino, as crianças deverão imitar algo solicitado por você, por exemplo, um sapo, violão, gato, campainha etc.

O SINO COMO INSTRUMENTO MUSICAL

Providencie um sino para cada criança.
Brinque com elas, produzindo sons curtos, longos, fracos, fortes, rápidos, lentos etc.
Após a exploração do material, solicite às crianças que acompanhem a música natalina "Hoje a Noite é Bela" com o toque do sino.
Cada um ficará responsável por acompanhar, com o sino, uma parte da música pré-determinada por você.
Hoje a noite é bela
Hoje a noite é bela
Juntos eu e ela
Vamos à capela
Felizes a rezar
Ao soar o sino
Sino pequenino
Vai o Deus menino
Nos abençoar
Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu Deus menino
Para o nosso bem
Paz na Terra pede o sino
Alegre a tocar
Abençoe Deus menino
Este nosso lar.     

Sugestões de cartões e árvore de Natal











Árvore de Natal confeccionada por meio de pintura das mãozinhas das crianças.

Cartões de Natal confeccionados com EVA e cartolinas.


Projeto Didático "Natal"


PROJETO DIDÁTICO




TEMA: NATAL
INSTITUIÇÃO: 
MUNICÍPIO:
TURMAS:  Maternal II e Pré-Escolar I/II   
TURNO: matutino e vespertino
PROFª: Cláudia
COORDENAÇÃO:

DIREÇÃO:
EXECUÇÃO: Início: ......./......../.......... Término: ......../......../..........              
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós;  Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem por finalidade desenvolver o espírito de natal nos estudantes mantendo as chamas da alegria, da esperança e da confraternização.
O Natal tem origem em uma crença, e as formas de celebrá-lo estão relacionadas às diferentes religiões.  
Nesse projeto procura-se resgatar um pouco dos saberes e abordar sobre o tema Natal de forma criativa e dinâmica, buscando sempre compartilhar experiências.   Portanto, nessa visão é possível trabalhar o Natal sem apalogias ou desrespeito a qualquer religião, em especial com as crianças pequenas, que se apegam e se interessam pelos objetos (símbolos) do Natal pelo concreto e não pelos conceitos ou por significados impostos. O professor deve levar em consideração a o respeito à diversidade, além do detalhamento de como o tema será trabalhado.

TEMAS:

Maternal II

Músicas; Poesias, Contos infantis; Atividades de Raciocínio lógico, Desenhos; Pintura, Colagem, Brincadeiras; Vídeos,  

Pré-Escolar I e II

Cantigas natalinas,  poesias, contos infantis natalinos, raciocínio lógico, coordenação motora fina e grossa, percepção visual e auditiva.

OBJETIVO GERAL:  

Este projeto tem por objetivo geral trabalhar o tema “Natal” e os seus símbolos, despertando nas crianças o respeito as diversas religiões por meio da afetividade e sociabilização utilizando recursos criativos e dinâmicos.

  HABILIDADES:

MATERNAL II

Criar estratégias de ensino que levem os alunos a:
- compreender o significado do Natal;
- conhecer os símbolos natalinos;
- refletir e valorizar os diversos tipos de religião;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a sociabilização;
- ampliar a  linguagem oral;
- desenvolver a percepção sonora e auditiva.
- revisar as cores;
- revisar as figuras geométricas;
- compreender o conceito de longe/perto;
- adquirir  o conceito em cima/embaixo
- desenvolver a coordenação motora fina/grossa

PRÉ-ESCOLAR I E II

- incentivar o gosto pela leitura por meio de contos infantis;
- compreender o significado do Natal;
- conhecer os símbolos natalinos;
- refletir e valorizar os diversos tipos de religião;
- desenvolver o raciocínio lógico;
- desenvolver a expressão corporal;
- desenvolver a sociabilização;
- ampliar a linguagem oral;
- desenvolver a percepção sonora e auditiva.
- revisar as cores;
- revisar as figuras geométricas;
- adquirir o conceito de longe/perto;
- compreender o conceito em cima/embaixo
- estimular o desenvolvimento da coordenação motora fina/grossa
- conhecer e revisar a letra inicial do nome;
- conhecer e revisar o número que corresponde a sua idade.

METODOLOGIA ( estratégias de ensino)

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os alunos, de acordo com o planejamento de ensino. Serão formadas rodas de conversas informais com as crianças para abordar por meio de contos infantis e cantigas o tema “Natal”. Ainda serão confeccionados símbolos de Natal tais como:  sinos, anjos, árvores de natal, presépios, cartões de Natal, com materiais recicláveis, atividades com poesias, músicas, hinos natalinos, textos informativos, murais “Natal”, etc. Algumas atividades serão desenvolvidas extra classe. As atividades serão desenvolvidas por meio de Planejamento de Ensino e com o acompanhamento da Coordenação Pedagógica.

ATIVIDADES ( Maternal II e Pré-Escolar I e II)

- confecção de painel Natal;
- desenhos com o tema no sulfite;
- colagem;
- fantasias;
- recorte;
- montagem de histórias;
- cartões;
- brincadeiras dirigidas;
- música;
- teatro com fantoche;
- poesia;
- Álbum educativo "Natal".

RECURSOS DIDÁTICOS:

sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina, EVA, CDs, aparelho de som, aparelho de DVD, aparelho de televisão, máquina digital, massinha de modelar, papel manilha, TNT, cola quente, crepom, tesoura, revistas, livros de contos, janelinha de fantoche etc.

CULMINÂNCIA:

Será realizada uma apresentação musical com as crianças para as demais turmas do Centro Infantil.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de registro pelo professor através da observação da participação e do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente às atividades propostas durante a realização deste projeto. No final será feito um relatório descritivo e com imagens ( fotografias) dos pontos significativos deste projeto para ser entregue a Coordenação Pedagógica.

cartões para colorir do Natal






atividades com o tema natal para a educação infantil





















+ atividades com o tema "Natal"