PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Projeto didático Parlendas
PROJETO
DIDÁTICO
Brincando e Aprendendo com Parlendas.
INSTITUIÇÃO:
TURMAS: Maternal II
PROFª:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Natureza/Sociedade, Linguagem Plástica e Linguagem Musical.
DATA DE ÍNICIO: TÉRMINO:
JUSTIFICATIVA:
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
OBJETIVO
GERAL:
Permitir que as
crianças possam brincar com parlendas, trava-línguas em atividades rítmicas que
trabalhem percepção sonora, atenção e concentração, através do resgate da nossa
herança cultural.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar os alunos
à:
-
Propiciar a ampliação da linguagem oral;
-
Dar ao aluno a oportunidade de memorizar e reproduzir rimas e parlendas;
-
Desenvolver a percepção auditiva e visual através de parlendas;
-Produzir
diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pintura
através das parlendas;
-Desenvolver
a coordenação motora;
-
Desenvolver a sociabilização.
-
Desenvolver a motricidade ampla/fina;
-
Ampliar a criatividade dos estudantes;
-
Ampliar o conhecimento das cores.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
CDs, aparelho
de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de
televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital,
papel manilha etc.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS ( DESENVOLVIMENTO):
Durante o desenvolvimento deste projeto,
algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os
estudantes.
No primeiro momento, será formado o círculo
da conversa com os estudantes, dialogando sobre as atividades. Também, serão contadas
diversos contos infantis e parlendas para os estudantes.
Serão promovidas várias atividades rítmicas
relacionadas com o tema em destaque com os estudantes.
Cantar e dançar a música em vários ritmos até que os alunos
conheçam e
entendam o ritmo e a letra;
entendam o ritmo e a letra;
Pedir que imitem através de gestos os ritmos da parlenda do
dia;
Escrever várias parlendas com ilutrações em cartolinas e fixar
na sala de aula;
Organizar pequenos círculos onde cada aluno ouvirão e
acompanharão com gestos várias parlendas.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.
Projeto didático: Brincando com o Folclore
PROJETO DIDÁTICO
INSTITUIÇÃO:
TEMA: Brincando com o Folclore
TURMA: Maternal II -A
TURNO: Matutino
PROFª: Claudia de Oliveira Andrade
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
EIXOS DE CONHECIMENTOS:
Formação Pessoal e
Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia,
iniciativa.
Linguagem Oral e
Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações,
cantigas, receita, lendas e textos informativos.
Natureza e Sociedade:
história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e
contar histórias.
Movimento: dança
brincadeiras.
Música: cantigas.
CONTEÚDOS:
Conceituais:
Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de
experiências vivenciadas por elas.
Procedimentais:
Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como
novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Atitudinais:
Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de
diferentes grupos e pessoas
JUSTIFICATIVA
Folclore é a maneira de agir, pensar e
sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são
inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é
apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito
muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos
informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por
imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais,
como conseqüência dos acréscimos da coletividade.
“Folclore é o conjunto de coisas que o povo
sabe, sem saber quem ensinou.” (Xavier).
O educador de educação infantil deve saber
aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável
de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Pensamos aqui, no Folclore como um grande
quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças,
as lendas, as brincadeiras, as par lendas, as adivinhações, as cantigas, as
receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado
cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a
cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço educacional
infantil.
Este trabalho será desenvolvido através de
fundamentação teórica por parte do educador(a) propondo atividades as crianças
em sala e extra-sala. Desta forma, o trabalho enfatizar as manifestações
ligadas folclóricas regionais principalmente, a Região Centro-Oeste, levando em
consideração as diferentes culturas (dança, cantigas,
brincadeiras e contos). Por meio dela, o
educador pode trabalhar os diferentes eixos temáticos.
OBJETIVO
GERAL
Criar
estratégias de ensino que levem as crianças a compreender o folclore como
manifestação sóciocultural por meio de atividades lúdicas e de
cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser
cultivado.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Criar estratégias de ensino que levem as
crianças à:
- Resgatar vivenciar e valorizar
as manifestações da cultura popular brasileira;
-
Conhecer algumas lendas folclóricas ( Saci, Iara, Curupira, Boitatá etc.);
-
Conhecer algumas lendas folclóricas da nossa região Centro-Oeste;
-
Conhecer algumas parlendas;
-
Ampliar o conhecimento das cores;
-
Ampliar a linguagem oral,visual e a expressão corporal por meio de contos
infantis, cantigas de rodas e brincadeiras folclóricas;
METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos):
No primeiro momento, trabalharemos Identidade
e Autonomia, fazendo uma investigação com as crianças sobre os conhecimentos
preexistentes sobre o assunto. Roda da
conversa (crianças em círculo)
Explicar o que é folclore: são lendas,
superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Iniciaremos o projeto
pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem
cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lendas, contando-as e
reproduzindo-as através de desenhos, pinturas, colagem, massinha de modelar,
cartazes etc.
As crianças ainda assistirão o filme “ Sítio do Pica Pau Amarelo” para
compreenderem onde vive o saci.
Todas as atividades serão desenvolvidas com a interação
entre professor e criança-criança.
RECURSOS DIDÁTICOS
EVA, papel
manilha, CDs, aparelho de som, fita adesiva, cola quente, livros de contos,
brinquedos, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, pincel, máquina
fotográfica, sulfite, sucatas etc.
PRODUÇÃO FINAL
Confecção de máscaras de lendas folclóricas com crianças durante o
desenvolvimento deste projeto.
AVALIAÇÃO
Será por meio de registro
descritivo e fotos das formas de expressão das crianças, de seu
envolvimento nas atividades e satisfação nas suas próprias produções, servindo
como um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no
replanejamento da ação educativa.
terça-feira, 15 de junho de 2021
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
7 de setembro- Independência do Brasil
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
abertura de cadernos
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
Acolhimento e adaptação na educação infantil
Água
Alfabelo; Sílabas
alfabetização
Alfabeto
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
Alimentação
Animais
Animais colorir
Apostila com Atividades para o 4º Ano
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
Arte Abstrata
Arte na Educação Infantil
Artigo competências socioemocionais da BNCC
Artigo Dislexia
Artigo:
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
artigos
Árvore do Alfabeto
Atividade Dia do Circo
atividade leitura/interpretação e ortografia
Atividade lúdica
atividade poema
atividades alfabetização
atividades conceitos
Atividades coordenação motora fina
Atividades cruzadinhas alfabetização
Atividades de adição
Atividades de leitura de texto
Atividades de produção de texto
Atividades Dia da Escola
atividades Dia das Mães
Atividades Dia dos Pais
Atividades Festa Junina
Atividades lúdicas
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
atividades ortográficas; atividades alfabetização
atividades parlendas
Atividades produção de texto
Atividades Silábicas em PDF baixar
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
Atividades: Antônimos
Atividades: Minha Idade (E.I)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
BNCC Educação Infantil
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
Bordas coloridas
Brincadeiras
Caderno de Atividades das Vogais
cadernos decorados
calendário do aluno
calendários
capinhas de atividades
Carnaval
Cartaz Silábico
cartões boas férias
cartões natalinos
cartões Páscoa; Páscoa
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
conceito: Dia e Noite
Consciência Negra
Conteúdos Anual
Conto infantil
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
contos infantis
Contos infantis com o tema Páscoa
contos infantis folclore
Contos infantis indígenas
Convites
Cores
Corpo Humano
crachás
Creche
decoração sala de aula
Dengue
Dia da Água
Dia da Árvore
Dia da Bandeira
Dia da Escola
Dia da Mulher
Dia da Vovó
Dia das Crianças
Dia das Mães
Dia do Artista Plástico
Dia do Circo
Dia do Indio
Dia do Índio
Dia do Planeta
Dia do Professor
Dia do Soldado
Dia dos Pais
Dia Internacional da Mulher
Dia Mundial da Água
Diferenças entre Piaget
Diversidade na educação infantil
Ed. Infantil (0 a 3)
educação infantil
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
Escola
Escrita Pré-Escola
Estações do Ano
Família
Fantoches
Festa Junina
Fichas Alfabeto
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
fichas numerais; matemática
figuras geométricas
Folclore
Higiene
História
História de MS
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
Identidade e Autonomia
Independência do Brasil
Inglês
interpretação e ortografia
Jogo da memória alfabeto
jogos pedagógicos
lembrancinhas
lembrancinhas Dia das Crianças
lembrancinhas Dia das Mães
lembrancinhas Dia dos Pais
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
lembrancinhas Festa julina
lembrancinhas Natal
lembrancinhas Páscoa
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
lembrancinhas volta às aulas
Lingua Portuguesa
Linguagem Escrita
Linguagem Oral
Linguagem Oral/Escrita
Literatura de Cordel
Livrinho Turma da Mõnica os números
Livros com o tema Pai
Máscaras
matematica
matemática
matemática educação infantil
Meio Ambiente
Meios de comunicação
Meios de Transportes
mensagem Boas Férias
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
modelo de fichas dados da criança
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
Modelo Registro Diário
modelo relatório psicopedagógico
Modelos de Pareceres Descritivos
Molde de números
Moldes
Moldes de letras
Moldes numerais
Monteiro Lobato
Movimento
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
Mural Dia do Índio
Música na Escola
música/movimento
musicalidade
musiquinhas para baixar
Natal
Nome
Novas Regras Ortográficas
numerais e quantidades
Objetos e Seres Vivos
organização das atividades na educação infantil
os pequenos trabalham a colaboração
Painéis com o tema Dia dos Pais
Painéis Dia dos Pais
painel Dia do Circo
Painel Sejam-Vindos
papel cartas com bordas natalinas; Natal
parlenda
Parlendas
Páscoa
Piaget
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
Planejamento Anual de Ensino
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
Planos de Aula
Planos de Trabalho educação infnatil
Porta-lápis
Pré II
Primavera
projeto didático "Nome próprio"
Projeto Didático Dia das Crianças
projeto didático Dia do Indio
Projeto Didático Folclore
Projeto didático Parlendas
Projeto Didático Páscoa
Projeto Didático Volta às Aulas
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Projeto didático: A primavera
Projeto didático: Brincando com o Folclore
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
Projeto didático: Eu e Minha Família
projeto didático: Identidade
Projeto didático: Literatura Infantil
Projeto didático: Meu querido Papai
projeto didático: Natal
Projeto didático: O Circo
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
Projeto didático: Todos no combate à dengue
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
projetos didaticos
projetos didáticos
receita de massinha de modelar
recursos voisuais concretos para a educação infantil
Rotina
Semana da Pátria
Semana Nacional do Trânsito
sentidos
sequência numérica
Seres Vivos
Simulado das Teorias Psicognéticas
Sítio do Pica Pau Amarelo
Slide
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
Slide BNCC para a Educação Infantil
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
Slide Deficiência Visual
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
Slide Planejamento de Ensino
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
Tabela para Notas
texto e interpretação
Tinta caseira
Tipos de Moradia
Trânsito
Vídeo Conto Infantil: Palavras
Vídeo:
Vídeos Contos Infantis
Vídeos didáticos
Viseiras
volta às aulas
Volta às Aulas Anos Iniciais
VYgotsky
Vygotsky e Wallon
Wallon