Pesquisar este blog
segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Projeto didático Parlendas
PROJETO
DIDÁTICO
Brincando e Aprendendo com Parlendas.
INSTITUIÇÃO:
TURMAS: Maternal II
PROFª:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Natureza/Sociedade, Linguagem Plástica e Linguagem Musical.
DATA DE ÍNICIO: TÉRMINO:
JUSTIFICATIVA:
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
OBJETIVO
GERAL:
Permitir que as
crianças possam brincar com parlendas, trava-línguas em atividades rítmicas que
trabalhem percepção sonora, atenção e concentração, através do resgate da nossa
herança cultural.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar os alunos
à:
-
Propiciar a ampliação da linguagem oral;
-
Dar ao aluno a oportunidade de memorizar e reproduzir rimas e parlendas;
-
Desenvolver a percepção auditiva e visual através de parlendas;
-Produzir
diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pintura
através das parlendas;
-Desenvolver
a coordenação motora;
-
Desenvolver a sociabilização.
-
Desenvolver a motricidade ampla/fina;
-
Ampliar a criatividade dos estudantes;
-
Ampliar o conhecimento das cores.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
CDs, aparelho
de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de
televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital,
papel manilha etc.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS ( DESENVOLVIMENTO):
Durante o desenvolvimento deste projeto,
algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os
estudantes.
No primeiro momento, será formado o círculo
da conversa com os estudantes, dialogando sobre as atividades. Também, serão contadas
diversos contos infantis e parlendas para os estudantes.
Serão promovidas várias atividades rítmicas
relacionadas com o tema em destaque com os estudantes.
Cantar e dançar a música em vários ritmos até que os alunos
conheçam e
entendam o ritmo e a letra;
entendam o ritmo e a letra;
Pedir que imitem através de gestos os ritmos da parlenda do
dia;
Escrever várias parlendas com ilutrações em cartolinas e fixar
na sala de aula;
Organizar pequenos círculos onde cada aluno ouvirão e
acompanharão com gestos várias parlendas.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.
Projeto didático: Brincando com o Folclore
PROJETO DIDÁTICO
INSTITUIÇÃO:
TEMA: Brincando com o Folclore
TURMA: Maternal II -A
TURNO: Matutino
PROFª: Claudia de Oliveira Andrade
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
EIXOS DE CONHECIMENTOS:
Formação Pessoal e
Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia,
iniciativa.
Linguagem Oral e
Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações,
cantigas, receita, lendas e textos informativos.
Natureza e Sociedade:
história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e
contar histórias.
Movimento: dança
brincadeiras.
Música: cantigas.
CONTEÚDOS:
Conceituais:
Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de
experiências vivenciadas por elas.
Procedimentais:
Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como
novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Atitudinais:
Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de
diferentes grupos e pessoas
JUSTIFICATIVA
Folclore é a maneira de agir, pensar e
sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são
inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é
apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito
muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos
informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por
imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais,
como conseqüência dos acréscimos da coletividade.
“Folclore é o conjunto de coisas que o povo
sabe, sem saber quem ensinou.” (Xavier).
O educador de educação infantil deve saber
aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável
de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Pensamos aqui, no Folclore como um grande
quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças,
as lendas, as brincadeiras, as par lendas, as adivinhações, as cantigas, as
receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado
cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a
cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço educacional
infantil.
Este trabalho será desenvolvido através de
fundamentação teórica por parte do educador(a) propondo atividades as crianças
em sala e extra-sala. Desta forma, o trabalho enfatizar as manifestações
ligadas folclóricas regionais principalmente, a Região Centro-Oeste, levando em
consideração as diferentes culturas (dança, cantigas,
brincadeiras e contos). Por meio dela, o
educador pode trabalhar os diferentes eixos temáticos.
OBJETIVO
GERAL
Criar
estratégias de ensino que levem as crianças a compreender o folclore como
manifestação sóciocultural por meio de atividades lúdicas e de
cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser
cultivado.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Criar estratégias de ensino que levem as
crianças à:
- Resgatar vivenciar e valorizar
as manifestações da cultura popular brasileira;
-
Conhecer algumas lendas folclóricas ( Saci, Iara, Curupira, Boitatá etc.);
-
Conhecer algumas lendas folclóricas da nossa região Centro-Oeste;
-
Conhecer algumas parlendas;
-
Ampliar o conhecimento das cores;
-
Ampliar a linguagem oral,visual e a expressão corporal por meio de contos
infantis, cantigas de rodas e brincadeiras folclóricas;
METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos):
No primeiro momento, trabalharemos Identidade
e Autonomia, fazendo uma investigação com as crianças sobre os conhecimentos
preexistentes sobre o assunto. Roda da
conversa (crianças em círculo)
Explicar o que é folclore: são lendas,
superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Iniciaremos o projeto
pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem
cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lendas, contando-as e
reproduzindo-as através de desenhos, pinturas, colagem, massinha de modelar,
cartazes etc.
As crianças ainda assistirão o filme “ Sítio do Pica Pau Amarelo” para
compreenderem onde vive o saci.
Todas as atividades serão desenvolvidas com a interação
entre professor e criança-criança.
RECURSOS DIDÁTICOS
EVA, papel
manilha, CDs, aparelho de som, fita adesiva, cola quente, livros de contos,
brinquedos, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, pincel, máquina
fotográfica, sulfite, sucatas etc.
PRODUÇÃO FINAL
Confecção de máscaras de lendas folclóricas com crianças durante o
desenvolvimento deste projeto.
AVALIAÇÃO
Será por meio de registro
descritivo e fotos das formas de expressão das crianças, de seu
envolvimento nas atividades e satisfação nas suas próprias produções, servindo
como um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no
replanejamento da ação educativa.
terça-feira, 15 de junho de 2021
Assinar:
Comentários (Atom)
PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.
Marcadores
+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL
(3)
300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar
(1)
7 de setembro- Independência do Brasil
(3)
A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil
(1)
abertura de cadernos
(4)
Acolhimento e adaptacão na educação infantil
(1)
Acolhimento e adaptação na educação infantil
(1)
Água
(5)
Alfabelo; Sílabas
(2)
alfabetização
(75)
Alfabeto
(3)
alfabeto maiúsculo e minúsculo;
(1)
Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar
(1)
Alimentação
(15)
Animais
(10)
Animais colorir
(1)
Apostila com Atividades para o 4º Ano
(1)
Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar
(1)
aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza
(2)
arquivos pedagógicos magistério (concursos)
(1)
Arte Abstrata
(1)
Arte na Educação Infantil
(3)
Artigo competências socioemocionais da BNCC
(1)
Artigo Dislexia
(1)
Artigo:
(2)
Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil
(1)
Artigo: Em um espaço externo bem organizado
(1)
Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil
(1)
artigos
(44)
Árvore do Alfabeto
(1)
Atividade Dia do Circo
(1)
atividade leitura/interpretação e ortografia
(2)
Atividade lúdica
(2)
atividade poema
(1)
atividades alfabetização
(2)
atividades conceitos
(2)
Atividades coordenação motora fina
(1)
Atividades cruzadinhas alfabetização
(1)
Atividades de adição
(1)
Atividades de leitura de texto
(1)
Atividades de produção de texto
(3)
Atividades Dia da Escola
(1)
atividades Dia das Mães
(2)
Atividades Dia dos Pais
(4)
Atividades Festa Junina
(6)
Atividades lúdicas
(1)
atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo
(1)
Atividades Natal
(5)
atividades ortográficas; atividades alfabetização
(1)
atividades parlendas
(2)
Atividades produção de texto
(4)
Atividades Silábicas em PDF baixar
(1)
Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF
(1)
Atividades: Antônimos
(2)
Atividades: Minha Idade (E.I)
(1)
Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II
(3)
Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa
(1)
BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências
(1)
BNCC Educação Infantil
(2)
Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo
(1)
Bordas coloridas
(1)
Brincadeiras
(7)
Caderno de Atividades das Vogais
(1)
cadernos decorados
(2)
calendário do aluno
(6)
calendários
(1)
capinhas de atividades
(3)
Carnaval
(2)
Cartaz Silábico
(1)
cartões boas férias
(1)
cartões natalinos
(1)
cartões Páscoa; Páscoa
(1)
COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade)
(1)
conceito: Dia e Noite
(1)
Consciência Negra
(34)
Conteúdos Anual
(1)
Conto infantil
(5)
Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas
(1)
contos infantis
(5)
Contos infantis com o tema Páscoa
(3)
contos infantis folclore
(1)
Contos infantis indígenas
(1)
Convites
(1)
Cores
(1)
Corpo Humano
(5)
crachás
(3)
Creche
(1)
decoração sala de aula
(14)
Dengue
(1)
Dia da Água
(1)
Dia da Árvore
(9)
Dia da Bandeira
(6)
Dia da Escola
(1)
Dia da Mulher
(2)
Dia da Vovó
(1)
Dia das Crianças
(3)
Dia das Mães
(11)
Dia do Artista Plástico
(1)
Dia do Circo
(21)
Dia do Indio
(1)
Dia do Índio
(12)
Dia do Planeta
(1)
Dia do Professor
(1)
Dia do Soldado
(7)
Dia dos Pais
(7)
Dia Internacional da Mulher
(9)
Dia Mundial da Água
(1)
Diferenças entre Piaget
(1)
Diversidade na educação infantil
(1)
Ed. Infantil (0 a 3)
(1)
educação infantil
(1)
Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum
(1)
Escola
(3)
Escrita Pré-Escola
(1)
Estações do Ano
(4)
Família
(7)
Fantoches
(1)
Festa Junina
(3)
Fichas Alfabeto
(1)
Fichas de Leitura e Sílabas Complexas
(1)
fichas numerais; matemática
(4)
figuras geométricas
(1)
Folclore
(24)
Higiene
(7)
História
(32)
História de MS
(1)
Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal
(2)
Identidade e Autonomia
(17)
Independência do Brasil
(1)
Inglês
(1)
interpretação e ortografia
(1)
Jogo da memória alfabeto
(1)
jogos pedagógicos
(9)
lembrancinhas
(14)
lembrancinhas Dia das Crianças
(2)
lembrancinhas Dia das Mães
(4)
lembrancinhas Dia dos Pais
(3)
lembrancinhas Dia Internacional da Mulher
(1)
lembrancinhas Festa julina
(1)
lembrancinhas Natal
(3)
lembrancinhas Páscoa
(1)
lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas
(2)
lembrancinhas volta às aulas
(7)
Lingua Portuguesa
(24)
Linguagem Escrita
(47)
Linguagem Oral
(1)
Linguagem Oral/Escrita
(16)
Literatura de Cordel
(1)
Livrinho Turma da Mõnica os números
(1)
Livros com o tema Pai
(1)
Máscaras
(4)
matematica
(2)
matemática
(54)
matemática educação infantil
(1)
Meio Ambiente
(17)
Meios de comunicação
(6)
Meios de Transportes
(3)
mensagem Boas Férias
(1)
mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher
(1)
modelo de fichas dados da criança
(1)
Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil
(1)
Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil
(1)
Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica
(2)
Modelo Registro Diário
(2)
modelo relatório psicopedagógico
(2)
Modelos de Pareceres Descritivos
(1)
Molde de números
(1)
Moldes
(2)
Moldes de letras
(1)
Moldes numerais
(1)
Monteiro Lobato
(2)
Movimento
(23)
Muitas Palavras (Ruth Rocha)
(1)
Mural Dia do Índio
(1)
Música na Escola
(1)
música/movimento
(1)
musicalidade
(3)
musiquinhas para baixar
(2)
Natal
(17)
Nome
(1)
Novas Regras Ortográficas
(1)
numerais e quantidades
(1)
Objetos e Seres Vivos
(1)
organização das atividades na educação infantil
(1)
os pequenos trabalham a colaboração
(1)
Painéis com o tema Dia dos Pais
(1)
Painéis Dia dos Pais
(1)
painel Dia do Circo
(1)
Painel Sejam-Vindos
(1)
papel cartas com bordas natalinas; Natal
(1)
parlenda
(1)
Parlendas
(1)
Páscoa
(26)
Piaget
(1)
PIAGET: O desenvolvimento moral na criança
(1)
Planejamento Anual de Ensino
(7)
Planejamento de ensino 1º bimestre/2024
(1)
Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII
(1)
Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil
(2)
Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC
(5)
Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19
(1)
Plano de Aula Natal; Natal
(1)
Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera
(1)
Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil;
(1)
Planos de Aula
(20)
Planos de Trabalho educação infnatil
(1)
Porta-lápis
(1)
Pré II
(1)
Primavera
(10)
Projeto Didático
TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente
(1)
projeto didático "Nome próprio"
(1)
Projeto Didático Dia das Crianças
(1)
projeto didático Dia do Indio
(2)
Projeto Didático Folclore
(1)
Projeto didático Parlendas
(2)
Projeto Didático Páscoa
(2)
Projeto Didático Volta às Aulas
(3)
Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
(1)
Projeto didático: A primavera
(1)
Projeto didático: Brincando com o Folclore
(1)
projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas
(1)
Projeto didático: Eu e Minha Família
(1)
projeto didático: Identidade
(1)
Projeto didático: Literatura Infantil
(1)
Projeto didático: Meu querido Papai
(1)
projeto didático: Natal
(1)
Projeto didático: O Circo
(2)
Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo
(1)
Projeto didático: Todos no combate à dengue
(1)
Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil
(3)
Projeto Volta às Aulas
(1)
Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil
(1)
projetos didaticos
(19)
projetos didáticos
(33)
receita de massinha de modelar
(2)
recursos voisuais concretos para a educação infantil
(1)
Rotina
(1)
Semana da Pátria
(13)
Semana Nacional do Trânsito
(2)
sentidos
(2)
sequência numérica
(1)
Seres Vivos
(2)
Simulado das Teorias Psicognéticas
(2)
Sítio do Pica Pau Amarelo
(2)
Slide
(1)
Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro
(1)
Slide BNCC para a Educação Infantil
(1)
Slide BNCC para o Ensino Fundamental
(1)
Slide Deficiência Visual
(1)
Slide organizar reunião pedagógica ano letivo
(1)
Slide Planejamento de Ensino
(1)
subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática
(1)
TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET
(1)
Tabela para Notas
(1)
texto e interpretação
(1)
Tinta caseira
(1)
Tipos de Moradia
(1)
Trânsito
(7)
Vídeo Conto Infantil: Palavras
(1)
Vídeo:
(1)
Vídeos Contos Infantis
(1)
Vídeos didáticos
(1)
Viseiras
(1)
volta às aulas
(17)
Volta às Aulas Anos Iniciais
(1)
VYgotsky
(1)
Vygotsky e Wallon
(3)
Wallon
(1)


































.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)













.jpg)
.jpg)



