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segunda-feira, 2 de agosto de 2021
Folclore
Labels:
Folclore

Projeto didático Parlendas
PROJETO
DIDÁTICO
Brincando e Aprendendo com Parlendas.
INSTITUIÇÃO:
TURMAS: Maternal II
PROFª:
EIXOS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral/Escrita, Natureza/Sociedade, Linguagem Plástica e Linguagem Musical.
DATA DE ÍNICIO: TÉRMINO:
JUSTIFICATIVA:
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas, por ser um tipo de texto com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal dos alunos através das parlendas. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importância. Está nas mãos da escola, criar espaços e tempos para que as crianças vivam plenamente sua infância, desenvolvam sua criatividade ao invés de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transformá-la. Transmitir o legado cultural constituído pela humanidade é uma das funções primordiais da educação. O resgate da tradição cultural e do folclore infantil presente nas parlendas, adivinhas e trava-línguas é uma das funções deste processo, pois esse tesouro constituído ao longo dos séculos não pode ser perdido.
Vale a pena trazer as cantigas e parlendas para a educação infantil por uma série de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois “vieram de tão antigamente, quando as avós de nossas avós já faziam roda, davam as mãos e cantavam por horas essas cirandas tão belas, tão plenas de elementos importantes, significativos, belos”; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: “quanta declaração de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabeça de todos”, pela expressão corporal que permitem e pelo conhecimento do corpo, “tantas outras aproximações corporais que uma ciranda proporciona”, pela brincadeira e pelo movimento em si: “usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo”.
OBJETIVO
GERAL:
Permitir que as
crianças possam brincar com parlendas, trava-línguas em atividades rítmicas que
trabalhem percepção sonora, atenção e concentração, através do resgate da nossa
herança cultural.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar os alunos
à:
-
Propiciar a ampliação da linguagem oral;
-
Dar ao aluno a oportunidade de memorizar e reproduzir rimas e parlendas;
-
Desenvolver a percepção auditiva e visual através de parlendas;
-Produzir
diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pintura
através das parlendas;
-Desenvolver
a coordenação motora;
-
Desenvolver a sociabilização.
-
Desenvolver a motricidade ampla/fina;
-
Ampliar a criatividade dos estudantes;
-
Ampliar o conhecimento das cores.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
CDs, aparelho
de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de
televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital,
papel manilha etc.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS ( DESENVOLVIMENTO):
Durante o desenvolvimento deste projeto,
algumas atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os
estudantes.
No primeiro momento, será formado o círculo
da conversa com os estudantes, dialogando sobre as atividades. Também, serão contadas
diversos contos infantis e parlendas para os estudantes.
Serão promovidas várias atividades rítmicas
relacionadas com o tema em destaque com os estudantes.
Cantar e dançar a música em vários ritmos até que os alunos
conheçam e
entendam o ritmo e a letra;
entendam o ritmo e a letra;
Pedir que imitem através de gestos os ritmos da parlenda do
dia;
Escrever várias parlendas com ilutrações em cartolinas e fixar
na sala de aula;
Organizar pequenos círculos onde cada aluno ouvirão e
acompanharão com gestos várias parlendas.
CULMINÂNCIA:
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.
Será feita uma exposição através de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituição.
AVALIAÇÃO:
Será através de registro por parte do professor(a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.

Projeto didático: Brincando com o Folclore
PROJETO DIDÁTICO
INSTITUIÇÃO:
TEMA: Brincando com o Folclore
TURMA: Maternal II -A
TURNO: Matutino
PROFª: Claudia de Oliveira Andrade
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
EIXOS DE CONHECIMENTOS:
Formação Pessoal e
Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia,
iniciativa.
Linguagem Oral e
Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações,
cantigas, receita, lendas e textos informativos.
Natureza e Sociedade:
história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e
contar histórias.
Movimento: dança
brincadeiras.
Música: cantigas.
CONTEÚDOS:
Conceituais:
Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de
experiências vivenciadas por elas.
Procedimentais:
Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como
novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
Atitudinais:
Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de
diferentes grupos e pessoas
JUSTIFICATIVA
Folclore é a maneira de agir, pensar e
sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são
inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é
apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito
muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
O saber folclórico é o que aprendemos
informalmente no mundo, por meio do convívio social – por via oral ou por
imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais,
como conseqüência dos acréscimos da coletividade.
“Folclore é o conjunto de coisas que o povo
sabe, sem saber quem ensinou.” (Xavier).
O educador de educação infantil deve saber
aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável
de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Pensamos aqui, no Folclore como um grande
quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças,
as lendas, as brincadeiras, as par lendas, as adivinhações, as cantigas, as
receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado
cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a
cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço educacional
infantil.
Este trabalho será desenvolvido através de
fundamentação teórica por parte do educador(a) propondo atividades as crianças
em sala e extra-sala. Desta forma, o trabalho enfatizar as manifestações
ligadas folclóricas regionais principalmente, a Região Centro-Oeste, levando em
consideração as diferentes culturas (dança, cantigas,
brincadeiras e contos). Por meio dela, o
educador pode trabalhar os diferentes eixos temáticos.
OBJETIVO
GERAL
Criar
estratégias de ensino que levem as crianças a compreender o folclore como
manifestação sóciocultural por meio de atividades lúdicas e de
cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser
cultivado.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Criar estratégias de ensino que levem as
crianças à:
- Resgatar vivenciar e valorizar
as manifestações da cultura popular brasileira;
-
Conhecer algumas lendas folclóricas ( Saci, Iara, Curupira, Boitatá etc.);
-
Conhecer algumas lendas folclóricas da nossa região Centro-Oeste;
-
Conhecer algumas parlendas;
-
Ampliar o conhecimento das cores;
-
Ampliar a linguagem oral,visual e a expressão corporal por meio de contos
infantis, cantigas de rodas e brincadeiras folclóricas;
METODOLOGIA ( Procedimentos didáticos):
No primeiro momento, trabalharemos Identidade
e Autonomia, fazendo uma investigação com as crianças sobre os conhecimentos
preexistentes sobre o assunto. Roda da
conversa (crianças em círculo)
Explicar o que é folclore: são lendas,
superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Iniciaremos o projeto
pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem
cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lendas, contando-as e
reproduzindo-as através de desenhos, pinturas, colagem, massinha de modelar,
cartazes etc.
As crianças ainda assistirão o filme “ Sítio do Pica Pau Amarelo” para
compreenderem onde vive o saci.
Todas as atividades serão desenvolvidas com a interação
entre professor e criança-criança.
RECURSOS DIDÁTICOS
EVA, papel
manilha, CDs, aparelho de som, fita adesiva, cola quente, livros de contos,
brinquedos, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, pincel, máquina
fotográfica, sulfite, sucatas etc.
PRODUÇÃO FINAL
Confecção de máscaras de lendas folclóricas com crianças durante o
desenvolvimento deste projeto.
AVALIAÇÃO
Será por meio de registro
descritivo e fotos das formas de expressão das crianças, de seu
envolvimento nas atividades e satisfação nas suas próprias produções, servindo
como um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no
replanejamento da ação educativa.

Lembrancinha Dia dos Pais 2018
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terça-feira, 15 de junho de 2021
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