Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

PROJETO DIDÁTICO “ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

 


       .

FAIXA-ETÁRIAS: PRÉ I E PRÉ II         


 

Período de Execução:  Início:....../....../........ Término:....../....../......

 

PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE OLIVEIRA ANDRADE

                                                      "Todas as crianças aprendem por meio da brincadeira, pois o brincar é seu trabalho. (Maria Montessori) 

JUSTIFICATIVA:

O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para às crianças E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas das crianças relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil. Conforme a BNCC, a instituição de ensino, deve ser vista como espaço democrático de aprendizagem e inclusão visando o respeito com as diversidades, contribuindo para a formação integral do estudante e sua permanência no ambiente escolar, bem como formar cidadãos capazes de transformar-se e promover a sociedade. A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, propõe que o processo de ensino-aprendizagem das crianças ocorra através das interações e brincadeiras.

A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança,
possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 2008, p. 41)

Segundo Ortiz (2000), durante a adaptação, o acolhimento é muito importante e deve fazer parte do dia a dia da criança, não limitando-se apenas ao início do processo, mas sempre que houver necessidade. É uma etapa que carece de mais atenção. O educador deve aproximar-se do aluno e interagir com ele, de forma a facilitar o convívio dos pequenos com o ambiente educacional. Dessa forma, a acolhida nada mais é do que fazer o educando se sentir bem dentro da instituição escolar.

É de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na instituição de ensino infantil, levando em consideração os objetivos de aprendizagem e os campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.

Contudo, para obter sucesso durante esse período, torna-se imprescindível uma acolhida afetuosa na base do respeito, do carinho e do aconchego. A criança precisa sentir-se amparada e confortável, de modo a adaptar-se da melhor forma possível ao novo ambiente. De acordo com Andrade (2016, p. 18), “a maneira como as crianças são acolhidas na Educação Infantil pode ser algo marcante em toda a sua vida”. Assim, a recepção e a atenção que o educando recebe dentro da instituição educacional devem ocorrer do modo mais prazeroso possível, ficando assinalado na memória do aluno e permanecendo no decorrer de sua existência.

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:

 

( x ) O Eu, o Outro e o Nós;    

( x ) Escuta, Fala, Pensamento e imaginação    

( x ) Corpo, Gestos e Movimentos      

(x ) Traços, sons, cores e formas

HABILIDADES:

  • (EI03EF01) favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante 
  • o período de adaptação da criança no meio ambiente educacional infantil;

  • (EI03E001) identificar a si mesmo (nome) e dos colegas e professores no ambiente escolar;
  • (EI03E001) propiciar um momento de maior descontração e sociabilização entre seus novos colegas e professora através do lúdico;
  • (EI03ET03) conhecer a instituição de ensino como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • (EI03ET03) despertar o gosto pela instituição de ensino infantil e pela frequência as aulas;
  • (EI03E001)conhecer as pessoas que trabalham na instituição de ensino;
  • ( EI03ET01) identificar os materiais que utilizamos na instituição de ensino;
  • (EI03EF01) promover o diálogo entre crianças/professor/criança/criança;
  • (EI03CG01), (EI03EF01) desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;
  • (EI03E001) elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
  • ·    ampliar  a criatividade;
  • (EI03CG01) jogos cooperativos didáticos;
  • EI03CG01) desenvolver a autoestima das crianças através de várias brincadeiras lúdicas;
  • ( EI03CG03) promover a cooperação, a comunicação e a sociabilização através de brincadeiras lúdicas;
  • ( EI03CG03)estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos alunos; 
  • EI03EF01) instigar e promover a expressividade e a espontaneidade;

 

CONCEITOS

Identificar a si mesmo, o outro, e o ambiente escolar.

 

TEMAS:

- Ambiente escolar, cantigas, contos infantis e expressão corporal (posturas corporais: sentar, ficar em pé, correr, saltar, subir, descer etc.).

- Brincadeiras infantis, jogos didáticos (legos, dominós) contos infantis e vídeos infantis.

 

ATIVIDADES

 

- Brincadeiras de rodas;

- Roda dos contos infantis;

- Roda das cantigas infantis;

- Brincadeiras no Parque infantil da instituição de ensino;

- Brincadeiras dirigidas (lençol furado, boliche, estátua etc.);

- Brincadeira com legos;

- Brincadeiras com carrinhos, bonecas etc. no saguão da instituição de ensino;

- Atividade com massinha de modelar;

-Atividades lúdicas com jogos pedagógicos;

- Brincadeiras movimento corporal ( mímica, amarelinha, estátua, passa bola etc.)

- Pintura de cartões com o tema: Dia Internacional da Mulher.

 

METODOLOGIA

 

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.

Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as dependências da mesma, promovendo conversas com alguns profissionais que trabalham na instituição sobre as suas funções.

Também, será feito um passeio na área externa e gramado arborizado da referida instituição de ensino chamando a atenção das mesmas sobre os  elementos existentes mais presentes na área externa do que na interna, como luz e sombra, terra ou areia, formigas, vento, brinquedos que promovem mudanças de altura (balanço, gangorra, escorregador) e formato das nuvens. Após as mesmas observarem o ambiente será feito perguntas investigadoras dentre elas: se a criança está olhando as formigas, pergunte que tipo de folhas elas carregam, de onde vem e para onde vão, por onde elas passam, se elas andam sozinhas ou em grupos. Caso seja possível, será mostrado para elas que com uma lupa pode-se observar melhor em um tamanho ampliado. Posteriormente, será sugerido que as crianças registrem através de desenho o que viram durante este passeio. Serão criados os cantinhos pedagógicos (legos, massinhas de modelar, quebra-cabeça, alinhavos e de leituras)  com o objetivo de promover a interação através das brincadeiras,  diálogo entre as crianças, professor, como também, incentivar desde início do ano letivo o gosto pela leitura.

Ainda, será entregue uma lembrancinha de "Boas-Vindas" às crianças no primeiro dia de retorno ao corrente ano letivo. 

Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme planos de aula.

 

ATIVIDADES DO DIA

 

1º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- Passeio nas dependências da instituição de ensino com as crianças;

- entrega das lembrancinhas de volta às aulas para às crianças;

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

2º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira no pátio (lençol furado);

- Brincadeira no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

3º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

 

4º DIA 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeira no gramado (estátua);

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo historinhas (retorno para casa).

 

5º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras de carrinhos, cavalinhos e bonecas no gramado, acompanhadas com a professora;

- momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 

6º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Conversa informal com os Pais sobre o processo de adaptação no ambiente escolar;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

- legos;

 

 7º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira dirigida no gramado (boliche)

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

8º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

 

9º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

10º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeira passa-bola e cantigas de roda no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

 11º DIA

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;

- Momento da roda da conversa e da historinha infantil;

 Brincadeira dirigida no saguão (roda/estátua);

-Hora-atividade (8h40m às 11h)

 

12º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa);

 

13º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras no parque;

- Retorno para a sala;

 

14º DIA

  

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Momento da cantiga e conto infantil;

-Brincadeiras no parque

- Momento da higienização das mãos;

- almocinho;

- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para casa);

 

15º DIA

 

- Acolhida das crianças na entrada;

- Cantiga “Bom dia”;

- Momento da cantiga e conto infantil;

- Momento do lanche;

- Brincadeiras dirigidas no gramado;

- Momento da higienização das mãos;

- Almocinho;

- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis (retorno para casa).

 

                 SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS INFANTIS                         

                                  - telefone sem fio,                                             

- imitar animais,

                                                               - faz de conta.

-Esconde-esconde;

- Caça ao tesouro;

-Amarelinha;

- lençol furado;

- Vivo ou morto;

-corre, cotia;

- passa a bola;

- caixa de areia;

- parque infantil interno.

 

 

RECURSOS DIDÁTICOS:

Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, massinha de modelar, livros de contos infantis, legos, boliche, lápis de cor, giz de cera, lupa, baldinho de areia, bloquinho para desenho, celular do professor para registro de foto ou vídeo. 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas.

 

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

ANDRADE, M. I. F. O processo de adaptação e a importância 

do acolhimento na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso 

(Licenciatura em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em.  <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-

 

ORTIZ, C. A diferença entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, São Paulo, 

v. 2(40), p. 4-8, jan.   2000. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes

/monografias/BOLSI_Carolina_A

_acolhida_inicial_na_educacao_infantil_Pre_Textuais.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.


Revista Nova Escola online disponível para acesso no link: https://novaescola.org.br