.
FAIXA-ETÁRIAS: PRÉ I E PRÉ II
Período de Execução: Início:....../....../........
Término:....../....../......
PROFª REGENTE: CLÁUDIA DE
OLIVEIRA ANDRADE
"Todas as crianças aprendem por meio da brincadeira, pois o brincar é seu trabalho. (Maria Montessori)
JUSTIFICATIVA:
O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no
planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades
para às crianças E, para garantir uma excelente volta às aulas foi
elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste
ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas das
crianças relacionadas com o ambiente institucional de ensino
infantil. Conforme a BNCC, a instituição de ensino, deve ser vista como
espaço democrático de aprendizagem e inclusão visando o respeito com as
diversidades, contribuindo para a formação integral do estudante e sua
permanência no ambiente escolar, bem como formar cidadãos capazes de
transformar-se e promover a sociedade. A Base Nacional Comum Curricular
para a Educação Infantil, propõe que o processo de ensino-aprendizagem das
crianças ocorra através das interações e brincadeiras.
A educação lúdica contribui e influencia na
formação da criança,
possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente,
integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma
produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca,
criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o
forte compromisso de transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 2008, p. 41)
Segundo Ortiz (2000), durante a adaptação, o
acolhimento é muito importante e deve fazer parte do dia a dia da criança, não
limitando-se apenas ao início do processo, mas sempre que houver necessidade. É
uma etapa que carece de mais atenção. O educador deve aproximar-se do aluno e
interagir com ele, de forma a facilitar o convívio dos pequenos com o ambiente
educacional. Dessa forma, a acolhida nada mais é do que fazer o educando se
sentir bem dentro da instituição escolar.
É
de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais
e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois,
simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a
descoberta e a criatividade durante o período letivo na instituição de
ensino infantil, levando em consideração os objetivos de aprendizagem e os
campos de experiência propostos na Base Nacional Comum Curricular para a
Educação Infantil.
Contudo, para obter sucesso durante esse período,
torna-se imprescindível uma acolhida afetuosa na base do respeito, do carinho e
do aconchego. A criança precisa sentir-se amparada e confortável, de modo a
adaptar-se da melhor forma possível ao novo ambiente. De acordo com Andrade
(2016, p. 18), “a maneira como as crianças são acolhidas na Educação Infantil
pode ser algo marcante em toda a sua vida”. Assim, a recepção e a atenção que o
educando recebe dentro da instituição educacional devem ocorrer do modo mais
prazeroso possível, ficando assinalado na memória do aluno e permanecendo no
decorrer de sua existência.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
( x ) O Eu, o Outro e o
Nós;
( x ) Escuta, Fala, Pensamento e
imaginação
( x ) Corpo, Gestos e
Movimentos
(x ) Traços, sons, cores e formas
HABILIDADES:
- (EI03EF01) favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante
- o período de adaptação da criança no meio ambiente educacional infantil;
- (EI03E001) identificar a si mesmo (nome) e dos colegas e
professores no ambiente escolar;
- (EI03E001) propiciar um momento de maior descontração
e sociabilização entre seus novos colegas e professora através
do lúdico;
- (EI03ET03) conhecer a instituição de ensino como um ambiente onde
todos têm algo a oferecer;
- (EI03ET03) despertar o gosto pela instituição de ensino infantil e
pela frequência as aulas;
- (EI03E001)conhecer as pessoas que trabalham na instituição de
ensino;
- ( EI03ET01) identificar os materiais que utilizamos na instituição
de ensino;
- (EI03EF01) promover o diálogo entre
crianças/professor/criança/criança;
- (EI03CG01), (EI03EF01) desenvolver a expressão corporal e a
linguagem oral;
- (EI03E001) elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
- · ampliar a criatividade;
- (EI03CG01) jogos cooperativos didáticos;
- EI03CG01) desenvolver a autoestima das crianças através de várias brincadeiras lúdicas;
- ( EI03CG03) promover a cooperação, a comunicação e a sociabilização através de brincadeiras lúdicas;
- ( EI03CG03)estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos alunos;
- EI03EF01) instigar e promover a expressividade e a espontaneidade;
CONCEITOS
Identificar
a si mesmo, o outro, e o ambiente escolar.
TEMAS:
-
Ambiente escolar, cantigas, contos infantis e expressão corporal (posturas
corporais: sentar, ficar em pé, correr, saltar, subir, descer etc.).
-
Brincadeiras infantis, jogos didáticos (legos, dominós) contos infantis e
vídeos infantis.
ATIVIDADES
- Brincadeiras de rodas;
- Roda dos contos infantis;
- Roda das cantigas infantis;
- Brincadeiras no Parque
infantil da instituição de ensino;
- Brincadeiras dirigidas (lençol
furado, boliche, estátua etc.);
- Brincadeira com legos;
- Brincadeiras com carrinhos,
bonecas etc. no saguão da instituição de ensino;
- Atividade com massinha de
modelar;
-Atividades lúdicas com jogos
pedagógicos;
- Brincadeiras movimento
corporal ( mímica, amarelinha, estátua, passa bola etc.)
- Pintura de cartões com o tema:
Dia Internacional da Mulher.
METODOLOGIA
As
atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação
professor/criança/criança.
Serão
formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será
feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as
dependências da mesma, promovendo conversas com alguns profissionais que
trabalham na instituição sobre as suas funções.
Também, será feito um passeio na área externa e gramado arborizado da referida instituição de ensino chamando a atenção das mesmas sobre os elementos existentes mais presentes na área externa do que na interna, como luz e sombra, terra ou areia, formigas, vento, brinquedos que promovem mudanças de altura (balanço, gangorra, escorregador) e formato das nuvens. Após as mesmas observarem o ambiente será feito perguntas investigadoras dentre elas: se a criança está olhando as formigas, pergunte que tipo de folhas elas carregam, de onde vem e para onde vão, por onde elas passam, se elas andam sozinhas ou em grupos. Caso seja possível, será mostrado para elas que com uma lupa pode-se observar melhor em um tamanho ampliado. Posteriormente, será sugerido que as crianças registrem através de desenho o que viram durante este passeio. Serão criados os cantinhos pedagógicos (legos, massinhas de modelar, quebra-cabeça, alinhavos e de leituras) com o objetivo de promover a interação através das brincadeiras, diálogo entre as crianças, professor, como também, incentivar desde início do ano letivo o gosto pela leitura.
Ainda,
será entregue uma lembrancinha de "Boas-Vindas" às crianças no primeiro dia de
retorno ao corrente ano letivo.
Algumas
atividades serão desenvolvidas em sala e outras extraclasse, conforme planos de
aula.
ATIVIDADES DO DIA
1º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Conversa informal com os Pais sobre o processo de
adaptação no ambiente escolar;
- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;
- Momento da roda da conversa e da historinha
infantil;
- Passeio nas dependências da instituição de ensino
com as crianças;
- entrega das lembrancinhas de volta às aulas para
às crianças;
-Hora-atividade (8h40m às 11h)
2º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeira no pátio (lençol furado);
- Brincadeira no gramado;
- Momento da higienização das mãos;
- almocinho;
- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para
casa);
3º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeiras no parque;
- Retorno para a sala;
4º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Momento da cantiga e conto infantil;
-Brincadeira no gramado (estátua);
- momento da higienização das mãos;
- almocinho;
- espera dos pais ouvindo historinhas (retorno para
casa).
5º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeiras de carrinhos, cavalinhos e bonecas
no gramado, acompanhadas com a professora;
- momento da higienização das mãos;
- almocinho;
- espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis
(retorno para casa);
6º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Conversa informal com os Pais sobre o processo de
adaptação no ambiente escolar;
- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;
- Momento da roda da conversa e da historinha
infantil;
- legos;
7º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeira dirigida no gramado (boliche)
- Momento da higienização das mãos;
- Almocinho;
- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis
(retorno para casa);
8º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeiras no parque;
- Retorno para a sala;
9º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Momento da cantiga e conto infantil;
-Brincadeiras no gramado;
- Momento da higienização das mãos;
- almocinho;
- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para
casa);
10º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeira passa-bola e cantigas de roda no
gramado;
- Momento da higienização das mãos;
- almocinho;
- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis
(retorno para casa);
11º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom Dia” com as crianças;
- Momento da roda da conversa e da historinha
infantil;
Brincadeira dirigida no saguão
(roda/estátua);
-Hora-atividade (8h40m às 11h)
12º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeiras no gramado;
- Momento da higienização das mãos;
- almocinho;
- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis
(retorno para casa);
13º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeiras no parque;
- Retorno para a sala;
14º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Momento da cantiga e conto infantil;
-Brincadeiras no parque
- Momento da higienização das mãos;
- almocinho;
- Espera dos pais ouvindo historinha (retorno para
casa);
15º DIA
- Acolhida das crianças na entrada;
- Cantiga “Bom dia”;
- Momento da cantiga e conto infantil;
- Momento do lanche;
- Brincadeiras dirigidas no gramado;
- Momento da higienização das mãos;
- Almocinho;
- Espera dos pais ouvindo musiquinhas infantis
(retorno para casa).
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS INFANTIS
- telefone
sem fio,
- imitar
animais,
- faz de conta.
-Esconde-esconde;
- Caça ao tesouro;
-Amarelinha;
- lençol furado;
- Vivo ou morto;
-corre, cotia;
- passa a bola;
- caixa de
areia;
- parque
infantil interno.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Boliche, bolas, bonecas, carrinhos,
CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico,
massinha de modelar, livros de contos infantis, legos, boliche, lápis de cor,
giz de cera, lupa, baldinho de areia, bloquinho para desenho, celular do
professor para registro de foto ou vídeo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será por meio de registro por parte do
professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da
participação das crianças tanto individual quanto coletiva durante as
atividades propostas.
REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São
Paulo, SP: Loyola, 2008.
ANDRADE, M. I. F. O processo de adaptação e
a importância
do acolhimento na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de
curso
(Licenciatura em Pedagogia), Centro de Educação,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível
em. <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-
ORTIZ, C. A diferença entre
adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, São Paulo,
v. 2(40), p. 4-8,
jan. 2000. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes
_acolhida_inicial_na_educacao_infantil_Pre_Textuais.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.
Revista Nova Escola online disponível
para acesso no link: https://novaescola.org.br