Seguidores

Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

SUGESTÕES MEIO AMBIENTE: clique nos links abaixo

Onde podemos encontrar a Mata Atlântica e como preservá-la?


 Mata Atlântica cobre 17 estados brasileiros. Foto: Irimar José da Silva
 Mata Atlântica cobre 17 estados brasileiros.
 Foto: Irimar José da Silva
 
 Para falar da Mata Atlântica, primeiro é preciso entender o que ela é. Segundo explica Carolina Mathias, engenheira florestal da Fundação SOS Mata Atlântica, "podemos defini-la como um bioma com vários ecossistemas, que tem desde mangue até floresta tropical". Ou seja, a Mata Atlântica não é apenas aquela floresta atlântica que se vê perto do litoral, mas um bioma ou uma junção de ecossistemas com características comuns e com processos ecológicos que se interligam. Nesse caso, essas características seriam, além da ocorrência geográfica, a proximidade com o litoral e as formações florestais em um contínuo, que se estende até o cerrado, a caatinga ou os campos. "Outro ponto importante é que a Mata Atlântica tem árvores grandes e de dossel contínuo, ou seja, com copas que se tocam", diz Carolina Mathias. Esse bioma ainda tem mais de 22 mil espécies, quase nove mil delas endêmicas (que só existem nesse bioma), superando a biodiversidade da Amazônia. Infelizmente, 383 desses animais e plantas estão ameaçados de extinção. A extensão territorial da Mata Atlântica também impressiona - vai desde o Rio Grande do Sul até o Piauí, cobrindo 17 estados. Originalmente, ela compunha 15% do território brasileiro, mas hoje só restam 7% desse bioma.
Hoje, a Mata Atlântica ainda pode ser encontrada em quase todo o país (menos no Mato Grosso, Maranhão e Região Norte), mas em pequena quantidade. A maior concentração está no Vale do Ribeira, em São Paulo. Ao todo, existem 860 unidades de conservação da Mata Atlântica no Brasil, que vão de pequenos sítios até parques estaduais. Muitos desses parques são abertos à visitação e podem ser uma boa forma de conscientizar os alunos da importância de preservar o meio-ambiente. Beatriz Siqueira, coordenador do projeto Mata Atlântica vai à Escola da Fundação SOS Mata Atlântica, conta que existem vários projetos em andamento para tentar salvar o que ainda resta do bioma. "O que está sendo feito hoje são ações de restauração e replantio de árvores que compõem a flora original da mata. Também estão sendo criadas muitas áreas de conservação, principalmente em propriedades particulares", diz. A ecóloga ainda explica que cada um de nós pode ajudar a manter a floresta em pé com ações do dia-a-dia, como economizar água, energia elétrica e diminuir a poluição. "Se cada um de nós gastar menos energia, por exemplo, vamos precisar de menos hidrelétricas, o que ajuda a manter a mata. Pois para construir uma usina é preciso desmatar e inundar uma grande área de floresta", diz Beatriz. Preservar a Mata Atlântica ainda pode ajudar a diminuir o aquecimento global. Isso porque, além da floresta ser responsável por absorver carbono, é muito comum no Brasil fazer queimadas para transformar a mata em área de agropecuária. E esse tipo de ação é o principal responsável pelas emissões de carbono no nosso país. Por outro lado, o aumento da temperatura da Terra pode afetar a Mata Atlântica, já que muda as características dos ecossistemas. "A maior preocupação é com a fauna. O aquecimento pode matar várias espécies"alerta Beatriz.
Texto retirado da Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/onde-podemos-encontrar-mata-atlantica-como-preserva-la-473054.shtml

Projeto Meio Ambiente na Educação Infantil

Objetivo(s) 
Objetivo Geral:
Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o amor pela conservação da natureza.
Objetivos Específicos:
·         Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
·         Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
·         Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
·         Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
·         Conhecer as partes de uma planta;
·         Conhecer os tipos de animais;
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Levar a criança a valorizar o meio ambiente e identifica-se como parte integrante e agente de promoção do desenvolvimento sustentável.
·         Criar uma horta e cuidar dela.
·         Observar o desenvolvimento de um ser vivo. 
·         Valorizar o meio ambiente.

Conteúdo(s) 
  • Meio Ambiente;
  • Planta e suas partes;
  • Animais terrestres, aquáticos e aéreos;
  • Seres vivos e não vivos;

 

Ano(s) 
Creche
Pré-escola
Tempo estimado 
1 semana ou mais
Material necessário 
        ·        Vídeo: Um plano para salvar o planeta da turma da Mônica;
·         Giz de cera
·         Tinta guache tesoura cola
·         Lápis de cor
·         Papeis diferenciados
·         Pincel
·         Brinquedos
·         Fotos imagens
·         Revista
·         Folhas de árvore
·         Tnt
·         Garrafa pet
·         Livros de história
·         Folhas de árvore
·         Retalho de e.v.a
·         Lápis preto, borracha, apontador;
·         Folha de A4
·         Xerox
·         Caixa de papelão
·         Jornais velhos
·         Latinhas de leite
·         Barbante
·         Cartazes, etc. 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Metodologia:
  • Conversa informal sobre meio ambiente, vegetação-plantas-fotossíntese, tipos de animais, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
  • Passeio pela comunidade e visita a algum espaço natural;
  • Fichas ilustradas;
  • Confecção do livrinho – “coleta seletiva de lixo”;
  • Murais – meio ambiente, plantas e suas partes, animais terrestres - aquáticos - aéreos;
  • Jogos – dominó, quebra-cabeça;
  • Cartaz da fotossíntese; 
  • Passar o filme: Um plano para salvar o planeta da turma da Mônica;
  • Levantar possíveis problemas ambientais vividos pela comunidade (lixos jogados pelas ruas, desperdício de água, queimadas, etc.) e pensar junto com as crianças formas de resolver os problemas;
  • Desenvolver uma atividade que os alunos terão que fazer um desenho do que podemos fazer no dia a dia para salvar nosso planeta;
  • Jogo da memória (animal e nome ou animal e primeira letra);
  • Confecção de Pé de Lata;
  • Mural ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras);
  • Criação de placas para preservação do ambiente escolar;
  • Acróstico (NATUREZA) – Frases da natureza, produção de texto coletivo;
  • ABC da natureza;
  • Músicas relacionadas ao tema: Cinco Patinhos, Minhoca, Amigo Planeta, Herdeiros do Futuro, Enquanto Seu Lobo não vem, Não atire o pau no gato, etc.;
  • Historinhas relacionadas ao tema:
  • A casa do bode e da onça (Angela-Lago, PNBE 2014 Creche e Educação Infantil. Editora La);
  • É o bicho! (Jean-Claude R. Alphen, PNLD 1º ano Editora Boa Viagem);
  • O menino e o peixinho (Sonia Junqueira e Mariângela Haddad. PNBE 2014 Creche e Educação Infantil Editora Autêntica);
  • Gino Girino (Milton Célio de Oliveira Filho Theo de Oliveira. PNBE 2014 Creche e Educação Infantil. Editora Globo);
  • Sapo Comilão (Stela Barbieri e Fernando Vilela. PNBE 2014 Pré-escola e Educação Infantil. Editora DCL);
  • Rua Jardim, 75 (Ana Terra, PNBE 2010. Editora Larousse Junior);
  • Para que serve o ar? (Ana Cláudia Ramos, PNLD 1º ANO. Editora Dimensão);
  • Pingo-D’água (Eliana Sant’Anna, PNLD 1º ano. Editora Miguilim);
  • Beijo de Bicho (Rosângela Lima, PNLD 1º ano. Editora Cortez);
  • Brincadeiras:
  •  Formas (Livro: Corpo em movimento na Educação Infantil. PNBE 2013 Educação Infantil pág. 106),
  •  Deslocamentos pela floresta encantada (Livro: Corpo em movimento na Educação Infantil. PNBE 2013 Educação Infantil pág. 131),
  •  Cuidado para não cair (Livro: Corpo em movimento na Educação Infantil. PNBE 2013 Educação Infantil pág. 151)
  • Jogral;
  • Caça-palavras;
  • Bingo
  • Plantar uma horta com as crianças, e orientá-los a se responsabilizar por cuidar da mesma, fotografando cada etapa para aprimorar o aprendizado;
  • Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar e interagir. Conversar sobre a Preservação do meio ambiente, perguntas para eles se sabem como fazer a horta;
  • Falar sobre reciclagem, a importância;
  • Discutir a ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento de embalagens;
  • Construir um brinquedo com sucata trazida de casa, como: bi boque, o vai e vem, o pião, pé de lata, etc.;
  • Mostrar fotos coloridas, para observarem a natureza preservada e natureza poluída;
  • Fazer o desenho das lixeiras em papel pardo e organizar eles em grupo nas mesas, para que pintem com tinta guache as lixeiras ou confeccionar com caixas de papelão;
  • Fazer um mural coma as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras, orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:
  • Coletor amarelo – metal
  • Coletor azul – papel
  • Coletor vermelho-plástico
  • Coletor verde – vidro
  • Coletor marrom – material orgânico
  • Produção de vídeos com exposição de relatos feitos pelos alunos sobre a importância de preservar e conservar o meio ambiente;
  • Realizar brincadeiras com o pé de lata;
  • Após a conversa em sala, enviar um bilhete solicitando aos pais que procurem em casa com os seus filhos: caixas, tampinhas, garrafas de plástico, caixas de ovos etc.  e enviem para a escola. Esperar dois ou três dias,  até que todos ou a maioria consiga procurar e trazer os materiais para a escola. Quando a turma trouxer o material solicitado, coloque toda a sucata em um espaço visível e discuta com os alunos como foi o processo de recolher a sucata, quem ajudou etc. Valorizar o envolvimento dos pais e dos alunos também;
  • Fazer a classificação dos materiais trazidos pelos alunos juntos a eles e organizar que eles coloquem nas lixeiras corretas que estarão no interior da sala;
  • Fazer recorte de jornais e revista de rótulos de embalagens retornáveis e colar no mural;
  • Manuseio de livros de historia;
  • Fazer uma meia lua e deixar as crianças escolher uma historia a ser contada a elas;
  • Fazer um caixa com brinquedos diferenciados para que possam brincar na hora do recreio;
  • Interpretações oral, escrita e através de desenhos dos textos lidos;
  • Exploração de musicas, danças, pinturas e dobraduras e recortes e colagens;
  • Confecção de livros coletivos e painéis;
  • Leitura de parlendas; contos; adivinhas; trava língua; poemas; rimas;
  • Exposição e exploração de cartazes sobre o tempo decomposição do lixo;
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
  • Colocar a criança em contato com objetos diversos, para que possa manifestar sua curiosidade e interesse;
  • Produção de vídeos com o passo a passo das produções das crianças nas oficinas de reciclagem;
  • Desenvolvimento progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);
  • Confecção de papel machê, 
2ª etapa 
Músicas:
Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.

Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.

Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.

Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.

Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.

"Puxa, a mamãe patinha ficou tão triste naquele dia
Aonde será que estavam os seus filhotinhos?
Mas essa história vai ter
Um final feliz, sabe por quê?"

A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.

Link: http://www.vagalume.com.br/xuxa/cinco-patinhos.html#ixzz3Y8jalIFa
Minhoca
Minhoca, minhoca
Me dá uma beijoca
Não dou, não dou
Então eu vou roubar
Minho, minhoco
Você é mesmo louco
Beijou do lado errado
A boca é do outro lado
http://opovonalutafazhistoria.blogspot.com.br/2012/02/00-40-cancoes-sobre-meio-ambiente-em.html
Amigo Planeta
Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar

Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar

Vamos enfeitar nossa cidade
E acabar com a maldade
Que eles fazem com a natureza
Vamos com a força da amizade
Te levar felicidade
E derrotar toda a malvadeza

Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar

Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar

Vem! Vem viajar
Vem! Reviver
Vem! Vem ficar comigo

Vem! Vem brincar
Vem! De viver
Vem! Eu sou teu amigo

Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar

Vamos enfeitar nossa cidade
E acabar com a maldade
Que eles fazem com a natureza
Vamos com a força da amizade
Te levar felicidade
E derrotar toda a malvadeza

Vem! Vem viajar
Vem! Reviver
Vem! Vem ficar comigo

Vem! Vem brincar
Vem! De viver
Vem! Eu sou teu amigo

Amigo planeta eu não sei porque
Tem tanta gente que não cuida de você
Mas agora nós iremos te salvar
As crianças nunca vão te abandonar

Amigo planeta volte a sorrir
Sua beleza ninguém pode poluir
As estrelas e as noites de luar
As florestas e o verde-azul do mar

Herdeiros do futuro

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
COMO FAZER PAPEL MACHÊ PASSO A PASSO
Ingredientes
·       Jornais
·       Cola fria (branca)
·       Recipiente
·       Pincéis para dar o acabamento

Como fazer o papel machê

Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente.
1.   Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem.
2.   Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas, no mínimo.
3.   Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, formando bolas que coloca no recipiente.
4.   Adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.
5.   Trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada. Poderá recorrer a moldes como pratos de louça velhos ou garrafas, mas também pode criar seus próprios moldes, utilizando jornal torcido. Pinte a sua peça a gosto.
Curiosidade: Os chineses, que inventaram o papel, foram os primeiros a utilizar a polpa do papel machê para moldar capacetes para a guerra. No século VIII, alguns deles foram capturados pelos árabes, durante a guerra contra a Pérsia, e como prisioneiros, ensinaram-lhes a arte de reciclar. Essa arte chegou até Marrocos, espalhando-se para a Europa, tendo sido os artesãos franceses, que iniciaram a sua utilização para fins artísticos.
Fonte: Confagri
Avaliação 
    Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Culminancia:
    A culminância do projeto será uma exposição de cartazes com o tempo de decomposição do lixo, cartão de papel reciclado, apresentação de como e feita a reciclagem do papel e a apresentação de uma peça teatral. Também será feita uma exposição de vídeos para a comunidade escolar demonstrando o passo a passo das oficinas de reciclagem.
 
Autor Isis Costa
Sugestões retiradas da Revista Nova Escola http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/projeto-meio-ambiente-na-educacao-infantil

Planos de Trabalho: Natureza e Sociedade

Jogos e atividades de exploração dos espaços da escola são algumas opções
Brincadeiras nos diferentes cantinhos, jogos e atividades de exploração dos espaços, objetos, plantas e animais da escola podem ser estruturadas na forma de planos de trabalho, de curta duração. Com variações e diferentes níveis de dificuldade, para propor desafios interessantes para as crianças da de 4 e 5 anos, os planos estão presentes em toda a rotina da pré-escola. As rodas de conversa para que as crianças compartilhem novidades e histórias de vida, assim como os momentos de leitura podem se encaixar nessa modalidade.
Lista dos planos de trabalho
5.2.1 Pesquisa sobre insetos
O que trabalha Contato com diferentes animais e plantas
Continuar lendo... Jogos e atividades de exploração dos espaços da escola são algumas opções Brincadeiras nos diferentes cantinhos, jogos e atividades de exploração dos espaços, objetos, plantas e animais da escola podem ser estruturadas na forma de planos de trabalho, de curta duração. Com variações e diferentes níveis de dificuldade, para propor desafios interessantes para as crianças da de 4 e 5 anos, os planos estão presentes em toda a rotina da pré-escola. As rodas de conversa para que as crianças compartilhem novidades e histórias de vida, assim como os momentos de leitura podem se encaixar nessa modalidade. Lista dos planos de trabalho 5.2.1 Pesquisa sobre insetos O que trabalha Contato com diferentes animais e plantas

É livro ou brinquedo?

No Centro Educacional Anísio Teixeira, a diversidade é garantida. As crianças têm acesso a livros-brinquedos
e também a edições tradicionais. Foto: Tânia Rêgo
No Centro Educacional Anísio Teixeira, 
a diversidade é garantida. 
As crianças têm acesso a
 livros-brinquedos e
 também a edições tradicionais

Um suporte que mistura um pouco de cada um desses elementos pode ajudar a formar leitores desde que selecionados e trabalhado com critério

Nos momentos dedicados à leitura, tanto em sala quanto na biblioteca da Educação Infantil do Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), no Rio de Janeiro, as crianças têm acesso a vários livros: com muito ou pouco texto, somente ilustrados, literários e informativos, entre outros. O trabalho com o material é levado a sério pelos educadores. "O contato com as estantes e a chance de escolher um entre diversos títulos e folheá-los faz parte do desenvolvimento do comportamento leitor dos pequenos", diz Elisa Creuza de Jesus, educadora da creche. 

 No acervo, também estão disponíveis livros-brinquedos: do tipo pop-up (com imagens em dobradura que saltam das páginas), com texturas, sons e abas que, quando abertas, revelam novidades. Embora muita gente ainda tenha dúvidas sobre esse suporte e torça o nariz para os recursos que dividem espaço com ilustrações e textos, a equipe do Ceat aposta nele. Assim como as edições tradicionais, eles também são livros - e proporcionam interações diferentes.

O bom livro-brinquedo contribui para que o leitor viva uma experiência literária sem deixar de ser uma diversão relacionada ao brincar, que também é uma forma de interagir com o mundo. E vale registrar que a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) reconhece a categoria como legítima a ponto de, desde 1997, destinar um espaço para essas publicações no Prêmio FNLIJ, concedido anualmente.

É claro que para ser considerado livro o material precisa reunir algumas características básicas e ser usado como tal. Por exemplo: as informações precisam estar dispostas em páginas de forma que o leitor possa folheá-las, observar seu conteúdo e seguir a narrativa.

Recursos devem ajudar a contar a história

Nem tudo o que está disponível no mercado é interessante e tem qualidade. Trabalhar com afinco na escolha do que fará parte do rol de leitura da turma requer analisar os títulos um a um. É sua responsabilidade escolher bons materiais, elaborados com cuidado estético e com textos bem escritos (confira na próxima página algumas sugestões).

Além disso, é preciso avaliar se os mecanismos disponíveis ajudam a construir o enredo. Uma das características mais importantes da literatura é o mistério, a fantasia, o não dito -, o que o leitor está por descobrir. "Os artifícios do livro devem contribuir para isso. Se o texto, as imagens e outros recursos deixam tudo explícito, perde-se a graça", explica Ninfa Parreiras, mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Letra Falante, grupo de leitura e de pesquisa de literatura infantil e juvenil, em São Paulo.

Há livros-brinquedos que se aproximam mais de brinquedos devido ao formato e aos artifícios disponíveis, deixando a história em segundo plano. Isso pode parecer interessante para estimular os sentidos e entreter as crianças, mas não as aproxima da leitura.

No mais, o formato precisa ser levado em conta. "Exemplares muito grandes ou pesados demais dificultam a manipulação pela criançada", conta Ninfa. Porém, mesmo que intervenções do tipo pop-up pareçam delicadas para mãozinhas desajeitadas, os pequenos não devem ser privados de mexer nelas - para evitar páginas rasgadas, por exemplo. Um dos objetivos do trabalho com o livro-brinquedo é justamente despertar a vontade de entrar em contato com ele.

Como leitor experiente, você deve servir de modelo: mostre a forma adequada de manuseio, virando as páginas e mexendo no papel com cuidado, enquanto explica em voz alta o que está fazendo. Ainda assim, danos vão ocorrer - às vezes será possível repará-los, outras não e tudo bem. Tenha consciência de que isso faz parte do processo de aproximação da turma com o universo da leitura.

"Para que possam manusear o livro, me aproximo de cada uma das crianças e pergunto se querem tocá-lo. Depois da leitura em roda, organizo momentos para que todas tenham a oportunidade de folhear e explorar os títulos sozinhas", fala Elisa, do Ceat. Assim, os pequenos têm oportunidade de fazer descobertas com tempo e autonomia e seguem construindo sua trajetória como leitores.

Sugestões de livros-brinquedos

Hora de ler, hora de brincar
O Sapo Bocarrão. Foto: divulgação
Com pop-up
O Sapo Bocarrão, Keith Faulkner, 12 págs., Ed. Companhia das Letrinhas, tel. (11) 3707-3500, 35,90 reais

A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho. Foto: divulgação
Com abas 
A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho, Agnese Baruzzi e Sandro Natalini, 18 págs., Ed. Brinque-Book, tel. (11) 3032-6436, 35 reais
Cabeças. Foto: divulgação
Com abas
Cabeças, Matthew Van Fleet, 16 págs., Ed. Globo, tel. (11) 3767-7800, 39,90 reais
Quimonos. Foto: divulgação
Com texturas
Quimonos, Annelore Parot, 32 págs., Ed. Companhia das Letrinhas, 39 reais

Só Mais uma História. Foto: divulgação
Contém outros livros
Só Mais uma História, Dugald Steer e Elisabeth Moseng, 14 págs., Ed. Brinque-Book, 37 reais

O Livro de Pano do Bebê - Cachorro. Foto: divulgação
De tecido 
O Livro de Pano do Bebê - Cachorro, Rettore, 8 págs., Ed. Todo Livro, tel. (47) 3221-2235, 59 reais
Consultoria Ana Flávia Alonço, assessora da Secretaria Municipal de Educação de São

Sugestões retiradas da Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/livro-ou-brinquedo-690612.shtml?page=0

 

domingo, 22 de maio de 2016

árvore de mãozinhas





Atividade desenvolvida de forma coletiva com as crianças em homenagem ao "Dia da Árvore".
Materiais utilizados: rolo de papel higiênico pintado com tinta guache na cor marrom, papel pardo, sulfite, cola quente, EVA na cor verde e tinta guache na cor verde.
Foi feita a pintura das mãozinhas das crianças no papel pardo utilizando-se tinta guache na cor verde.
OBS: Pode-se colar um cartão com a mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente.

+ atividades animais
























+ Atividades "Meio Ambiente"































































CANAL PEDAGÓGICO

Comente:

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também