quarta-feira, 26 de maio de 2010

Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula

-->
Denise Badim Teixeira, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, é formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e habilitada em Gestão Escolar. Completamente apaixonada por Educação, realiza-se na construção do conhecimento de seus alunos e na aplicação de projetos que despertem o interesse deles. Entende que o lúdico é fundamental para estimular a aprendizagem e, por isso, relaciona, entre outras coisas, a música como suporte. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula apresenta diversas atividades, algumas foram selecionadas para a socialização com outros professores.
Por que Música?
O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).
Alguns objetivos
  • Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
  • Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
  • Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
  • Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
  • Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
  • Analisar criticamente letras de músicas diversas.
  • Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Despertar a criatividade.
  • Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
  • Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
Recursos
  • Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
  • 01 aparelho de som
  • 01 televisão
  • 01 videocassete/DVD
  • Multimídias (CD)
  • Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
  • Caderno
  • Hidrocores e canetas
Como Avaliar?
Através da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.
COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira atividade
O que eu gosto de ouvir...
  • Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
  • Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
  • Socialização das respostas de cada um.
  • Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.
Fonte:http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1300
Revista Construir Notícias

terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto didático "Alfabetização Construtivista"


INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
ANO:
TURMAS: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental
TURNO:
DURAÇÃO DO PROJETO: O ano todo.
PROFESSOR(A):

DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDO: Sistema de escrita e linguagem escrita ( texto instrucional).

JUSTIFICATIVA:

Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto didático propõe através de atividades construtivistas que a criança possa se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade.
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não escrevem convencionalmente. Neste caso, o professor deve ser intérprete e, às vezes, escriba da produção do aluno. A atividade proposta trabalha com três tipos de textos, a saber:

OBJETIVO GERAL:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:

a) Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;

b) Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;

c) Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;

d) Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo

RECURSOS DIDÁTICOS:

Cartolina, papel sulfite, lápis de cor/cera e canetas coloridas.

METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula.

AVALIAÇÃO:

Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever; discutiu oralmente; trabalhou os aspectos gráficos e os elementos lingüísticos dos textos trabalhados: lista, texto de instruções e cartaz. elaborou sínteses escritas para divulgação do trabalhos através de cartazes; relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita convencional, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever.
Sugestões didáticas:
LISTA - texto com palavras do mesmo campo semântico com uma disposição gráfica vertical ou horizontal. Texto que procura organizar informações e que exercita a memória. Ao lado deste conhecimento textual, pode-se contribuir para que a criança vá conhecendo as características do sistema de escrita, se forem sendo estabelecidas comparações no que se refere ao conhecimento/uso de letras como representação de fonemas, a direção da escrita, a distribuição das unidades gráficas das palavras (quais e quantas letras em cada vocábulo; quais iniciam com a mesma letra, quais têm a última letra igual, etc), as formas e tipos de letras;

TEXTO INSTRUCIONAL - que prescreve ações/orientações precisas para a realização de tarefas, no caso, as regras de brincadeiras infantis: nome da brincadeira, lista de quantas pessoas e/ou materiais usados (se for o caso), modo de brincar (com uso de verbos no imperativo que é o modo da ordem ou pedido);

CARTAZ - possibilita registrar e divulgar as sínteses feitas pelos alunos no decorrer do trabalho. O cartaz é um tipo de texto breve sobre cartolina ou cartões cuja organização espacial no papel (diagramação, cores, tamanho de letras) deve permitir a leitura à distância.

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

Marcadores

+ MODELOS DE PLANOS DE AULA ED. INFANTIL (3) 300 Atividades de Alfabetização em PDF para baixar (1) 7 de setembro- Independência do Brasil (3) A Psicogenética de Wallon e a Educação Infantil (1) abertura de cadernos (4) Acolhimento e adaptacão na educação infantil (1) Acolhimento e adaptação na educação infantil (1) Água (5) Alfabelo; Sílabas (2) alfabetização (75) Alfabeto (3) alfabeto maiúsculo e minúsculo; (1) Alfabeto Pontilhado em PDF para baixar (1) Alimentação (15) Animais (10) Animais colorir (1) Apostila com Atividades para o 4º Ano (1) Apostila de Atividades Consoantes em PDF para baixar (1) aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza (2) arquivos pedagógicos magistério (concursos) (1) Arte Abstrata (1) Arte na Educação Infantil (3) Artigo competências socioemocionais da BNCC (1) Artigo Dislexia (1) Artigo: (2) Artigo: Contos de Fada na Educação Infantil (1) Artigo: Em um espaço externo bem organizado (1) Artigo: Escolas Reggio Emilia na Itália- Educação Infantil (1) artigos (44) Árvore do Alfabeto (1) Atividade Dia do Circo (1) atividade leitura/interpretação e ortografia (2) Atividade lúdica (2) atividade poema (1) atividades alfabetização (2) atividades conceitos (2) Atividades coordenação motora fina (1) Atividades cruzadinhas alfabetização (1) Atividades de adição (1) Atividades de leitura de texto (1) Atividades de produção de texto (3) Atividades Dia da Escola (1) atividades Dia das Mães (2) Atividades Dia dos Pais (4) Atividades Festa Junina (6) Atividades lúdicas (1) atividades matemática com o tema Circo; Dia do Circo (1) Atividades Natal (5) atividades ortográficas; atividades alfabetização (1) atividades parlendas (2) Atividades produção de texto (4) Atividades Silábicas em PDF baixar (1) Atividades: Adjetivos para os Anos Iniciais do EF (1) Atividades: Antônimos (2) Atividades: Minha Idade (E.I) (1) Avaliação Diagnóstica Pré-Escolar II (3) Avental personalizado com o tema Páscoa; Páscoa (1) BNCC Ed. Infantil: Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiências (1) BNCC Educação Infantil (2) Boca do palhaço; Dia do Circo; Atividades Dia do Circo (1) Bordas coloridas (1) Brincadeiras (7) Caderno de Atividades das Vogais (1) cadernos decorados (2) calendário do aluno (6) calendários (1) capinhas de atividades (3) Carnaval (2) Cartaz Silábico (1) cartões boas férias (1) cartões natalinos (1) cartões Páscoa; Páscoa (1) COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? O QUE A LDB Nº 9.394/96 DIZ SOBRE ESSE ASSUNTO? (Pedagoga Cláudia de O. Andrade) (1) conceito: Dia e Noite (1) Consciência Negra (34) Conteúdos Anual (1) Conto infantil (5) Conto Infantil indígena; Dia dos Povos Indígenas (1) contos infantis (5) Contos infantis com o tema Páscoa (3) contos infantis folclore (1) Contos infantis indígenas (1) Convites (1) Cores (1) Corpo Humano (5) crachás (3) Creche (1) decoração sala de aula (14) Dengue (1) Dia da Água (1) Dia da Árvore (9) Dia da Bandeira (6) Dia da Escola (1) Dia da Mulher (2) Dia da Vovó (1) Dia das Crianças (3) Dia das Mães (11) Dia do Artista Plástico (1) Dia do Circo (21) Dia do Indio (1) Dia do Índio (12) Dia do Planeta (1) Dia do Professor (1) Dia do Soldado (7) Dia dos Pais (7) Dia Internacional da Mulher (9) Dia Mundial da Água (1) Diferenças entre Piaget (1) Diversidade na educação infantil (1) Ed. Infantil (0 a 3) (1) educação infantil (1) Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum (1) Escola (3) Escrita Pré-Escola (1) Estações do Ano (4) Família (7) Fantoches (1) Festa Junina (3) Fichas Alfabeto (1) Fichas de Leitura e Sílabas Complexas (1) fichas numerais; matemática (4) figuras geométricas (1) Folclore (24) Higiene (7) História (32) História de MS (1) Historinha "O Pinheiro de Natal" em formato word; Natal (2) Identidade e Autonomia (17) Independência do Brasil (1) Inglês (1) interpretação e ortografia (1) Jogo da memória alfabeto (1) jogos pedagógicos (9) lembrancinhas (14) lembrancinhas Dia das Crianças (2) lembrancinhas Dia das Mães (4) lembrancinhas Dia dos Pais (3) lembrancinhas Dia Internacional da Mulher (1) lembrancinhas Festa julina (1) lembrancinhas Natal (3) lembrancinhas Páscoa (1) lembrancinhas Páscoa; lembrancinhas (2) lembrancinhas volta às aulas (7) Lingua Portuguesa (24) Linguagem Escrita (47) Linguagem Oral (1) Linguagem Oral/Escrita (16) Literatura de Cordel (1) Livrinho Turma da Mõnica os números (1) Livros com o tema Pai (1) Máscaras (4) matematica (2) matemática (54) matemática educação infantil (1) Meio Ambiente (17) Meios de comunicação (6) Meios de Transportes (3) mensagem Boas Férias (1) mensagem Dia Internacional da Mulher; Dia Internacional da Mulher (1) modelo de fichas dados da criança (1) Modelo de Parecer Descritivo Ed. Infantil (1) Modelo de Parecer Descritivo Educação Infantil (1) Modelo de Relatório de Avaliação Diagnóstica (2) Modelo Registro Diário (2) modelo relatório psicopedagógico (2) Modelos de Pareceres Descritivos (1) Molde de números (1) Moldes (2) Moldes de letras (1) Moldes numerais (1) Monteiro Lobato (2) Movimento (23) Muitas Palavras (Ruth Rocha) (1) Mural Dia do Índio (1) Música na Escola (1) música/movimento (1) musicalidade (3) musiquinhas para baixar (2) Natal (17) Nome (1) Novas Regras Ortográficas (1) numerais e quantidades (1) Objetos e Seres Vivos (1) organização das atividades na educação infantil (1) os pequenos trabalham a colaboração (1) Painéis com o tema Dia dos Pais (1) Painéis Dia dos Pais (1) painel Dia do Circo (1) Painel Sejam-Vindos (1) papel cartas com bordas natalinas; Natal (1) parlenda (1) Parlendas (1) Páscoa (26) Piaget (1) PIAGET: O desenvolvimento moral na criança (1) Planejamento Anual de Ensino (7) Planejamento de ensino 1º bimestre/2024 (1) Planejamento de Ensino 3º Bimestre/2025 para a educação infantil -PréII (1) Planejamento de ensino alinhado com a BNCC E.Infantil (2) Planejamento de Ensino Educação Infantil alinhado com a BNCC (5) Plano de ação Pedagógica Tempo de Pandemia- COVID-19 (1) Plano de Aula Natal; Natal (1) Plano de Aula: Primavera. Educação Infantil; Primavera (1) Plano de Aula: Semana Nacional do Trânsito- Educação Infantil; (1) Planos de Aula (20) Planos de Trabalho educação infnatil (1) Porta-lápis (1) Pré II (1) Primavera (10) Projeto Didático TEMA: Pequenos Guardiões da Natureza – Coleta Seletiva na Educação Infantil; Meio Ambiente (1) projeto didático "Nome próprio" (1) Projeto Didático Dia das Crianças (1) projeto didático Dia do Indio (2) Projeto Didático Folclore (1) Projeto didático Parlendas (2) Projeto Didático Páscoa (2) Projeto Didático Volta às Aulas (3) Projeto didático: Corpo e Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças. (1) Projeto didático: A primavera (1) Projeto didático: Brincando com o Folclore (1) projeto didático: Brincando e Aprendendo com as Parlendas (1) Projeto didático: Eu e Minha Família (1) projeto didático: Identidade (1) Projeto didático: Literatura Infantil (1) Projeto didático: Meu querido Papai (1) projeto didático: Natal (1) Projeto didático: O Circo (2) Projeto didático: Sítio do Pica Pau Amarelo (1) Projeto didático: Todos no combate à dengue (1) Projeto didático: Trânsito e Cidadania na Educação Infantil (3) Projeto Volta às Aulas (1) Projeto Volta às Aulas na Educação Infantil (1) projetos didaticos (19) projetos didáticos (33) receita de massinha de modelar (2) recursos voisuais concretos para a educação infantil (1) Rotina (1) Semana da Pátria (13) Semana Nacional do Trânsito (2) sentidos (2) sequência numérica (1) Seres Vivos (2) Simulado das Teorias Psicognéticas (2) Sítio do Pica Pau Amarelo (2) Slide (1) Slide Alfabetização e Letramento Emília Ferreiro (1) Slide BNCC para a Educação Infantil (1) Slide BNCC para o Ensino Fundamental (1) Slide Deficiência Visual (1) Slide organizar reunião pedagógica ano letivo (1) Slide Planejamento de Ensino (1) subtração e probleminhas 1º/2º Ano do E.F.; matemática (1) TABELA DAS DIFERENÇAS ENTRE PIAGET (1) Tabela para Notas (1) texto e interpretação (1) Tinta caseira (1) Tipos de Moradia (1) Trânsito (7) Vídeo Conto Infantil: Palavras (1) Vídeo: (1) Vídeos Contos Infantis (1) Vídeos didáticos (1) Viseiras (1) volta às aulas (17) Volta às Aulas Anos Iniciais (1) VYgotsky (1) Vygotsky e Wallon (3) Wallon (1)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *