Instituição:
Turma: 4º e 5º Ano
Duração: 1 semana
Justificativa:
Este projeto didático visa trabalhar o tema "Pátria" despertando a consciência nos alunos sobre o seu papel de cidadão e cidadania, refletindo o que é ser patriota. Cabe a escola desenvolver estratégias de ensino para trabalhar as datas cívicas ou sociais.
Objetivos:
- Comemorar as datas cívicas de nosso País;
- Refletir sobre o que é ser patriota;
- Resgatar a importância das Horas Cívicas;
- Conhecer melhor a nossa história;
- Conceituar o que é ser cidadão e o que é cidadania;
- Valorizar os símbolos de nossa Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos.
Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
- textos informativos, literários, poéticos;
- vídeos;
- Hinos;
- Pesquisas;
- Cartazes;
- Murais;
- jogral;
- Jograis.
1º dia
No primeiro dia será destacado para os alunos o conceito de Pátria, e a importância de respeitarmos as datas cívicas de nosso País. Será destacado através de cartazes a letra do hino Nacional brasileiro e do hino da Independência do Brasil para os alunos. Os mesmos procurarão em dicionários o significado de algumas palavras contidas nos hinos brasileiros. Posteriormente, os alunos receberão atividades no sulfite envolvendo ortografia e substantivos comuns e próprios.
2º DIa
Neste dia será feita leitura de poesias relacionadas com o tema em destaque. Posteriormente, os alunos desenvolverão uma produção de texto sobre o tema acima. As produções de textos serão afixadas no mural da sala para os demais colegas.
3º Dia
Neste dia, os alunos desenvolverão poesias com ilustrações relacionadas com o tema em destaque. Após a elaboração das poesias os mesmos farão leitura para os demais colegas de sala. Em seguida, receberão um desenho para colorir sobre a Pátria.
4º Dia
Neste dia os alunos irão conhecer alguns direitos e deveres de cidadãos através de textos informativos. Logo em seguida, os alunos receberão uma atividade de pesquisa sobre "A Independência do Brasil". Os mesmos irão pesquisar na biblioteca e farão um apresentação em sala para os demais colegas.
5º Dia
Neste último dia de projeto os alunos farão a culminância fazendo uma apresentação da pesquisa sobre a Independência do Brasil. Neste dia, os alunos desenvolverão atividades de pinturas relacionadas com o tema em destaque.
OBS: Além das atividades acima, os alunos realizarão atividades de leitura-escrita envolvendo ( ortografia, sílabas complexas, substantivos simples e próprio, etc) com tema em destaque.
Recursos:
sulfite, quadro-negro, cartolinas, papel manilha, fita adesiva, Cds, aparelho de som,etc.
Avaliação:
A avaliação será através de registros do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.
Turma: 4º e 5º Ano
Duração: 1 semana
Justificativa:
Este projeto didático visa trabalhar o tema "Pátria" despertando a consciência nos alunos sobre o seu papel de cidadão e cidadania, refletindo o que é ser patriota. Cabe a escola desenvolver estratégias de ensino para trabalhar as datas cívicas ou sociais.
Objetivos:
- Comemorar as datas cívicas de nosso País;
- Refletir sobre o que é ser patriota;
- Resgatar a importância das Horas Cívicas;
- Conhecer melhor a nossa história;
- Conceituar o que é ser cidadão e o que é cidadania;
- Valorizar os símbolos de nossa Pátria;
- Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos.
Desenvolvimento:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
- textos informativos, literários, poéticos;
- vídeos;
- Hinos;
- Pesquisas;
- Cartazes;
- Murais;
- jogral;
- Jograis.
1º dia
No primeiro dia será destacado para os alunos o conceito de Pátria, e a importância de respeitarmos as datas cívicas de nosso País. Será destacado através de cartazes a letra do hino Nacional brasileiro e do hino da Independência do Brasil para os alunos. Os mesmos procurarão em dicionários o significado de algumas palavras contidas nos hinos brasileiros. Posteriormente, os alunos receberão atividades no sulfite envolvendo ortografia e substantivos comuns e próprios.
2º DIa
Neste dia será feita leitura de poesias relacionadas com o tema em destaque. Posteriormente, os alunos desenvolverão uma produção de texto sobre o tema acima. As produções de textos serão afixadas no mural da sala para os demais colegas.
3º Dia
Neste dia, os alunos desenvolverão poesias com ilustrações relacionadas com o tema em destaque. Após a elaboração das poesias os mesmos farão leitura para os demais colegas de sala. Em seguida, receberão um desenho para colorir sobre a Pátria.
4º Dia
Neste dia os alunos irão conhecer alguns direitos e deveres de cidadãos através de textos informativos. Logo em seguida, os alunos receberão uma atividade de pesquisa sobre "A Independência do Brasil". Os mesmos irão pesquisar na biblioteca e farão um apresentação em sala para os demais colegas.
5º Dia
Neste último dia de projeto os alunos farão a culminância fazendo uma apresentação da pesquisa sobre a Independência do Brasil. Neste dia, os alunos desenvolverão atividades de pinturas relacionadas com o tema em destaque.
OBS: Além das atividades acima, os alunos realizarão atividades de leitura-escrita envolvendo ( ortografia, sílabas complexas, substantivos simples e próprio, etc) com tema em destaque.
Recursos:
sulfite, quadro-negro, cartolinas, papel manilha, fita adesiva, Cds, aparelho de som,etc.
Avaliação:
A avaliação será através de registros do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.
Amei o projeto,parabéns.
ResponderExcluir