Projeto Didático
Instituição:
Tema: Corpo e
Movimento; trabalhando a estrutura corporal diferenças e semelhanças.
Professor(a):
Turmas
envolvidas: Educação Infantil (Pré I e Pré II)
Turno: Vespertino
Eixos
do Conhecimento: Linguagem Oral/Escrita e Movimento
Conteúdos: esquema corporal, percepção auditiva/visual, sociabilização, equilíbrio corporal, espaço/tempo/movimento.
Inicio
do projeto:
..../...../....... Término do
Projeto:...../...../.....
Coordenação
Pedagógica:
Direção:
Justificativa:
Esquema corporal é a consciência do
corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com meio. Um bom desenvolvimento
do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções
espaciais, temporais e da afetividade. O conhecimento adequado do corpo engloba
o Esquema Corporal: imagem esquemática do próprio corpo, que só se constrói a
partir da experiência do espaço, do tempo e do movimento, Consciência Corporal:
reconhecimento, identificação e diferenciação da localização do movimento e dos
inter-relacionamentos das partes corporais e do todo o corpo.
Através do corpo a criança poderá
fazer manifestação de movimentos corporal das quais ela pode formar uma
representação psíquica, através de qualquer sistema de signos e podem ser
submetidas ao seu controle e voluntario. Ainda, vale ressaltar que segundo
Shina (1991) apud Lopes (2009):
a psicomotrocidade e a expressão corporal baseiam-se
nesses princípios, não são matérias para o treinamento físico, nem para criar
uma competitividade entre os que a praticam. Muito pelo contrario, a partir da
vivência do corpo no espaço e no tempo, desenvolve-se a consciência de si mesmo
como ser integro: sensível, material e espiritual, capaz de sentir, expressar
e, o mais importante, capaz de compartilhar e comunicar-se com os demais.
(SHINA, 1991, P.13).
E, é nesse contexto que Shina
(1991), que se entende a possibilidade de uma inclusão social das crianças
desenvolvendo nelas a consciência de si mesmo ser integro, isso se houver uma
boa exploração dos professores em relação à psicomotricidade e a expressão
corporal. Assim para Lopes a psicomotricidade trata-se de: “capacidade de
movimentar-se com intencionalidade, de tal forma que o movimento pressupõe o
exercício de múltiplas funções psicológicas – memória, atenção, raciocínio,
discriminação, etc.”.
O projeto se propõe trabalhar o corpo
seus movimentos e suas diferentes formações estruturais, assim permitindo o
trabalho com respeito as etnias e as estruturas física com suas necessidades.
Objetivo
Geral:
·
Proporcionar o conhecimento das partes
do corpo, nomeando-as e reconhecendo sua importância;
·
Fazer com que a criança identifique as
partes que compõe o corpo, tome consciência de si mesma de suas semelhanças,
diferenças físicas e étnicas do meio em que vive.
·
Propiciar respeito às diferentes
estruturas corporais, étnicas e físicas.
Objetivos
Específicos:
·
Desenvolver na criança o processo de
inclusão social.
·
Estimular a movimento corporal.
·
Melhorar as suas relações afetivas e
pedagógicas.
·
Expressar ações corporais (imitação).
Recursos didáticos:
·
Sulfite
·
Papel Manilha
·
Jogo da memória e quebra-cabeça feitos
de papel cartão
·
Lápis cor
·
Cola
·
Tesoura
·
Caixa surpresa
·
Giz de cera
·
Espelho
Em aberto para novas ideias a partir com o contato
com a turma.
Avaliação:
A avaliação se dará através da
observação contínua das atividades vivenciadas pelas crianças, permitindo
também que avaliemos nossa pratica. E após as observações será efetuado
registro sobre o desempenho, conquistas, dificuldade, enfim, de todas as ações
envolvidas.
Com relação á educação infantil, a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação aponta para uma avaliação formativa: “...
a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento registro do seu desenvolvimento,
sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”. (LDB,
Seção II, art. 31.).
No RCNEI, a avaliação é
entendida:
...
prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir
sobre as condições de aprendizagens e ajustar sua pratica ás necessidades
colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que
possibilita ao professor definir critérios para planejar atividades e criar
situações que querem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função
acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo.
(RCNEI, 1998, p. 59.).
No RCNEI como citado acima a avaliação tem como
função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo,
não apenas para “medir” a inteligência dos alunos.
Desenvolvimento
1°
momento: Conversarei com os alunos sobre as partes que compõe a estrutura do seu rosto
tais como olho, nariz, boca, orelha entre outros e também
deixá-los perceber as diferenças de cada um e para que servem, fazendo as
seguintes perguntas, a boca do coleginha e igual a sua? e o nariz, e os olhos,
e assim irão surgindo outras perguntas. Distribuir uma atividade que se
chama “Eu sou assim” para as crianças desenharem como eles são, parecido com um
porta retrato.
2° momento: distribuirei
vários quebra cabeça com imagens de rosto de varias crianças diferentes para
eles perceberem as diferenças de cada um, e focar que apesar das diferenças
todos devemos ser tratados com respeito e temos os mesmo direitos. Deixar que
eles tentem montar sozinho e descobrindo as diferenças, eu irei a orientando e
ajudando.
3°momento: ora de falar das
outras partes do corpo alem do rosto que e composto por olhos, boca, nariz e
orelha, temos também pernas, braços, mão, pé, cabeça. Cantar com eles a música
cabeça, ombro joelho e pé, em seguida mostra um painel no qual vão estar imagem
de uma boca, mão, pé e perguntar aos alunos que sons essa partes do corpo
fazem, assim propor uma brincadeira que eles imitem os sons que são produzidos
pela boca, pé e mãos.
4°
momento: distribuir vários jogos da memória das partes do corpo e quebra
cabeça do corpo para ver se os alunos aprenderam a estrutura correta do nosso
esquema corporal. Depois distribuir algumas atividades referente a estrutura
corporal.
Referência:
BRASIL,
Ministério Ed cul. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. LDB, Seção II, art.
31.
Maravilhoso seu trabalho,,,receba meus parabéns!
ResponderExcluir