PROJETO DIDÁTICO
INSTITUIÇÃO:
TURMA:
Maternal II
TURNOS:
PROFESSORAS:
Claudia
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
INICIO DO
PROJETO:
TÉRMINO
DO PROJETO:
JUSTIFICATIVA
O referido tema foi
escolhido pela importância da obra de Monteiro Lobato e pelas amplas
possibilidades que o mesmo oferece para o desenvolvimento da imaginação, do faz
de conta e o trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O professor deve
saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo dos contos infantis como fonte inesgotável de motivação didática
e de elevada importância pedagógica. Outra experiência importante que resulta o
trabalho pedagógico relacionado com o
tema deste projeto didático, é o encontro de diferentes culturas (zona
rural/zona urbana), diversidade do clima, alguns personagens folclóricos etc. O Sítio
do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, que é considerado um dos mais
importante autor de literatura infantil no Brasil, atravessou gerações e é uma
das obras mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira, pois
possibilita a mágica infantil.
Monteiro Lobato escreveu livros
infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias variadas:
Emília, Narizinho, Pedrinho,
Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de
Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca,
Saci, etc. Os personagens
principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos
garotos, batizado com o nome de Pica Pau
Amarelo.
Portanto,
cabe ao professor de Educação Infantil estimular o hábito de contar/recontar
histórias e ampliar o universo folclórico utilizando-se da obra de Monteiro Lobato este fim, desenvolvendo
dessa forma a linguagem oral/escrita,
estimulando a criatividade e a vivência do mundo do faz-de-conta.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos
estudantes o contato com a obra de Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do
Pica- Pau Amarelo ajudando-os a perceber
o quanto podem aprender de forma prazerosa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Conhecer a biografia do escritor Monteiro Lobato;
·
Estimular o gosto pela leitura;
·
Promover reflexão sobre sentimentos e valores;
·
Desenvolver e estimular a imaginação e o Faz de
Conta;
·
Estimular a criatividade;
·
Resgatar obras literárias ligadas ao universo
infantil;
·
Desenvolver a expressão de opiniões acerca dos
assuntos relacionados ao tema;
·
Aprender a registrar descobertas;
·
Desenvolver a percepção auditiva e visual
através de vídeos, cantigas e contos; infantis ilustrados;
·
Produzir diversas técnicas plásticas tais
como: desenho, modelagem, colagem e pinturas; através das parlendas;
·
Desenvolver a coordenação motora
fina/grossa;
·
Desenvolver a sociabilização.
METODOLOGIA (estratégias de ensino)
As crianças vivenciarão
experiências pedagógicas voltadas ao tema que instigarão a busca por
informações e levarão todas a pensar sobre as histórias e, assim, construir
conhecimentos. Todos os estudantes desenvolverão, por meio do tema, as
capacidades previstas para a referida faixa etária em todas as áreas do
conhecimento. Além disso, o tema oferecerá amplas oportunidades para o
aprendizado de conceitos, procedimentos e valores, resultantes das rodas de
conversa sobre as histórias ouvidas e as atitudes e ações dos personagens
Algumas atividades serão
desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste
projeto os estudantes realizarão diversas atividades tais como: pintura,
colagem, pontilhados e brincadeiras.
O projeto será acompanhado por
meio de planejamento de ensino semanal com o acompanhamento da Coordenação
Pedagógica.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
CDs, aparelho de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital, papel manilha etc.
AVALIAÇÃO:
Será por meio de registro por parte do professor(a) de cada estudante do
desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas
propostas durante a realização do projeto em destaque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!