Pesquisar este blog

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

domingo, 15 de julho de 2018

+ Projeto didático Sítio do Pica Pau Amarelo



PROJETO  DIDÁTICO
 “Sítio do Pica Pau Amarelo”






INSTITUIÇÃO:
TURMA: Maternal II
TURNOS:
PROFESSORAS: Claudia
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
INICIO DO PROJETO: 
TÉRMINO DO PROJETO:

 JUSTIFICATIVA
O referido tema foi escolhido pela importância da obra de Monteiro Lobato e pelas amplas possibilidades que o mesmo oferece para o desenvolvimento da imaginação, do faz de conta e o trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo dos contos infantis  como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica. Outra experiência importante que resulta o trabalho pedagógico  relacionado com o tema deste projeto didático, é o encontro de diferentes culturas (zona rural/zona urbana), diversidade do clima, alguns personagens folclóricos etc. O Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato,  que é considerado um dos mais importante autor de literatura infantil no Brasil, atravessou gerações e é uma das obras mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira, pois possibilita a mágica infantil.
Monteiro Lobato escreveu livros infantis de sucesso, com seu grupo de personagens que vivem histórias variadas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Conselheiro, Quindim, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, Saci, etc. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no sítio pertencente à avó dos garotos, batizado com o nome de Pica Pau Amarelo.
Portanto, cabe ao professor de Educação Infantil estimular o hábito de contar/recontar histórias e ampliar o universo folclórico utilizando-se da  obra de Monteiro Lobato este fim, desenvolvendo dessa forma  a linguagem oral/escrita, estimulando a criatividade e a vivência do mundo do faz-de-conta.

OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos estudantes o contato com a obra de Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Pica- Pau Amarelo  ajudando-os a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Conhecer a biografia do escritor Monteiro Lobato;
·         Estimular o gosto pela leitura;
·         Promover reflexão sobre sentimentos e valores;
·         Desenvolver e estimular a imaginação e o Faz de Conta;
·         Estimular a criatividade;
·         Resgatar obras literárias ligadas ao universo infantil;
·         Desenvolver a expressão de opiniões acerca dos assuntos relacionados ao tema;
·         Aprender a registrar descobertas;
·          Desenvolver a percepção auditiva e visual através de vídeos, cantigas e contos; infantis ilustrados;
·          Produzir diversas técnicas plásticas tais como: desenho, modelagem, colagem e pinturas; através das parlendas;
·         Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
·         Desenvolver a sociabilização.


METODOLOGIA (estratégias de ensino)

As crianças vivenciarão experiências pedagógicas voltadas ao tema que instigarão a busca por informações e levarão todas a pensar sobre as histórias e, assim, construir conhecimentos.  Todos os estudantes desenvolverão, por meio do tema, as capacidades previstas para a referida  faixa etária em todas as áreas do conhecimento. Além disso, o tema oferecerá amplas oportunidades para o aprendizado de conceitos, procedimentos e valores, resultantes das rodas de conversa sobre as histórias ouvidas e as atitudes e ações dos personagens
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.
Durante o desenvolvimento deste projeto os estudantes realizarão diversas atividades tais como: pintura, colagem,  pontilhados e brincadeiras.
O projeto será acompanhado por meio de planejamento de ensino semanal com o acompanhamento da Coordenação Pedagógica.

RECURSOS DIDÁTICOS:

CDs, aparelho de som, cartolinas, pincéis atômicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de televisão, gravuras, livros didáticos, livros de parlendas, máquina digital, papel manilha etc.

AVALIAÇÃO:
Será por meio de registro por parte do professor(a) de cada estudante do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização do projeto em destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!