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sábado, 26 de outubro de 2024

Projeto Didático "Consciência Negra na Educação Infantil"

PROJETO DIDÁTICO
CONSCIÊNCIA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO :
ESTADO:
TEMA DO PROJETO: Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica 
TEMPO DE EXECUÇÃO: Início:......./....../....... Término:....../....../.......
TURMAS ENVOLVIDAS: Pré-Escolar II A/B
TURNO: matutino/vespertino
PROFESSORA: Cláudia de Oliveira Andrade
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:  
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores, Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação, Relações e Transformações:   
   
JUSTIFICATIVA

O presente projeto, intitulado “ Trabalhando o Respeito e a Valorização das Relações Étnico-Racial na Educação Infantil de Forma Lúdica”, visa conscientizar e destacar as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro.  A escola infantil deve preparar as crianças desde cedo para adquirirem uma consciência crítica  com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial.
Busca-se com este  projeto levar em consideração a Lei nº 10.639/03, que altera a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar na Educação Básica e o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei 8.096, de 13 de junho de 1990), bem como no Plano Nacional de Educação ( Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001).
A escola é formada por diversos grupos étnico-racial.  Assim sendo, as instituições de ensino devem desempenhar o papel de educar, se constituindo em espaço democrático de produção e divulgação de conhecimento e de posturas que visam uma sociedade mais justa.
A escola tem o papel preponderante na eliminação das discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, aos registros culturais diferenciados, à conquista da racionalidade que rege as relações sociais e raciais e aos conhecimentos avançados, indispensáveis para a consolidação e o concerto das nações como espaços democráticos e igualitários.
É preciso educar as crianças para a quebra de preconceitos, promovendo a inclusão social das etnias para uma convivência saudável no espaço em que estão  inseridas.
Portanto, a educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros, trocas de conhecimentos, quebra de desconfianças, projeto conjunto para construção de uma sociedade mais justa, igual e equânime.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: (CONTEÚDOS)
O Eu, o Outro e o Nós características físicas do ser humano e suas relações na vida atual.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação:  diálogo, histórias infantis e cantigas infantis .
Traços e Cores e Formas: desenhos, recortes, pinturas, modelagem, conceito de posição ( longe/perto lado/atrás, frente/costas) e garatujas.
Corpo, Gestos e Movimentos:  expressão corporal, relações sócio-afetivas e faz de conta.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver a consciência nos alunos (as) do respeito e da valorização dos povos  negros, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do povo brasileiro.

HABILIDADES:


- despertar e adquirir a consciência do respeito da identidade dos  povos africanos;
- conhecer e  respeitar a cultura afro-brasileira;
- reconhecer som afro;
- conhecer contos e lendas africanas;
- conviver com as diferenças étnico-raciais de forma respeitosa através do diálogo;
- desenvolver a linguagem oral através de cantigas de origem africana;
- levantar suas hipóteses em relação aos principais personagens dos contos infantis relacionados com este tema;
- desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
- conhecer e revisar as cores;
- conhecer os conceitos longe/perto, lado/atrás, frente/costas através de desenhos relacionados com este tema;
- identificar o género masculino e feminino respeitando as diferenças físicas de cada um;

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto será em consonância com os conteúdos propostos e será feito através de atividades coletivas e individuais com os alunos, e com a interação professor e aluno. Algumas atividades serão sistematizadas e  realizadas em sala de aula e outras extraclasse. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação pedagógica da instituição.
Será elaborado o planejamento semanal  de ensino para a execução das atividades propostas neste projeto.

ATIVIDADES PROPOSTAS:

-Teatro com fantoche;
- cantigas de origem africana;
- sons africanos;
- Brincadeiras com brinquedos de origem africana.
- Pinturas;
- contos infantis- diversidade.
- Contos infantis ( Menina Bonita do Laço de Fita, Autora: Ana Maria Machado), (O Cabelo de Lelê  Autora: Valéria Belém), (A linda garota de Angola Autora: Ana Gizélia Vieira), (O ratinho branco e o grilo sem asas Autora: Maria Amanda Capelão) entre outros.        
-   Cantigas infantil ( escravos de jó,  roda pião, boi da cara preta etc.);
- painel diversidade ( com fotos dos alunos)  e do conto “ Menina Bonita do Laço de Fita;
- DVD infantil relacionado com o tema;
-  Culinária afro-brasileira;
- Desenhos para colorir- diversidade
-  Pinturas/Colagem
- Teatro com fantoche ( Menina Bonita do Laço de Fita);
-  Poesias ilustradas- diversidade;
-   Brincadeiras afro-brasileira ( pião,
- Leitura de imagens de animais africanos, figurino africano etc.
- Trava línguas.
- Apresentação de dança (música "África"- CD Palavra Cantada).

RECURSOS DIDÁTICOS:
Sulfite, cartolina, papel manilha, fita larga, cola quente, macarrão, EVA, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, pincel atômico, CDs, aparelho de som, máquina fotográfica digital, televisão, DVD, livros de contos infantis, jogos pedagógicos, crepom etc.  

CULMINÂNCIA

Será feita uma amostra  das atividades realizadas pela turma envolvida neste projeto no pátio da instituição para as demais turmas de alunos e pais visualizarem.  
Ainda, poderão ser realizadas apresentações artísticas ( danças, músicas e teatro)  pelas turmas envolvidas no projeto.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de registro por parte do professor da turma acima, através da observação e do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas durante a realização deste projeto. 
O relatório final da avaliação da aprendizagem será entregue para a Coordenação Geral da Educação Infantil deste município, e outra cópia para a Coordenação Pedagógica desta instituição.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Diretrizes Curriculares para  Educação das Relações Étnico-Raciais  e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Brasília, MEC, outubro, 2005. 
Veja mais atividades com o tema Consciência Negra no link abaixo:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre-427144.shtml

Atividades realizadas com o tema "Dia Nacional da Consciência Negra"















 

Algumas atividades realizadas com o tema "Dia Nacional da Consciência Negra" com as minhas turminhas de Pré-Escolar II A/B, ano letivo: 2023.

Atividades desenvolvidas com o tema "Consciência Negra"













Algumas atividades desenvolvidas com a minha turminha Maternal II A/D com o tema "Consciência Negra".
Foram contadas alguns contos infantis e, posteriormente, retratadas por meio de desenhos/ pinturas. (2014).

Sugestão de atividade "consciência e respeito com as diferenças de gênero" (Consciência Negra)




CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: 1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e movimentos; 3. Traços, sons, cores e formas;  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; 5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações 

CONTEÚDOS
: contos infantis, cantigas infantis, cores e Consciência Negra.

OBJETIVO GERAL:

Despertar a importância do respeito as diferenças de raças e gênero levando os alunos a conhecer os valores éticos e morais em nossa sociedade.

HABILIDADES:

- conhecer as cores;
- adquirir a consciência e a importância do respeito com as diversas etnias, cor e sexo;
- interagir com os colegas através de contos infantis e brincadeiras;
- desenvolver a expressão corporal através das cantigas infantis.

METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras no pátio da instituição.

ATIVIDADES DA SEMANA:

1º DIA

1º momento: roda da conversa, conto infantil ( Menina Bonita do Laço de Fita).
2º momento: confecção do painel da menina bonita


Sugestão de vídeo infantil com o Conto "Menina Bonita do Laço de Fita".






Atividade para trabalhar o Dia da Consciência Negra.




IDADE: a partir de 4 anos.
TEMPO: de 20 a 40 minutos
ESPAÇO: sala de atividades
MATERIAL: cartolina, cola, tesoura e fotos de diferentes raças.

OBJETIVO: perceber a mistura de raças existente no Brasil e que a maioria das crianças é fruto dessa mistura.

PROCEDIMENTOS:
Comece a atividade pedindo que as crianças perguntem aos pais de onde eles vieram, e qual a nacionalidade dos antepassados. Na aula seguinte, proponha uma conversa sobre o assunto, com cada um contando como são seus pais e avós. Caso as crianças não conheçam algum de seus familiares, não há problema. Eles devem falar sobre aqueles com quem têm contato. É importante que você se certifique dos casos mais delicados, pois pode ser que alguma família não queira tocar assunto. Consulte os responsáveis antes para saber como abordar o tema. Depois, peça às crianças para procurarem gravuras de diversas raças em revistas e jornais. Com a ajuda da professora colem as gravuras em uma cartolina. para quem não encontrou as gravuras proponha um desenho representando as diferentes raças.
Depois, os trabalhos vão para uma exposição.

SUGESTÕES:
O professor também, pode fazer uma leitura de alguns contos que abordam sobre as diferenças raciais. Após o conto, o professor aborda com os alunos sobre o tema em destaque. O professor ainda poderá utilizar bonecas(os) que representam as diferenças raciais para abordar sobre o tema.

SUGESTÕES DE CONTOS PARA ABORDAR O TEMA: O Patinho Feio, Menina Bonita do Laço de Fita.

OFICINA PEDAGÓGICA: CONSCIÊNCIA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL










20 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 

E, por aqui, segue a nossa Oficina Pedagógica das turmas de Pré-Escolar II A/B, com atividades referentes ao tema: Consciência Negra. As crianças na data de hoje, ouviram de forma coletiva a leitura do conto infantil: A Bonequinha Preta (autora: Alaíde Lisboa). Posteriormente, foram levantadas as hipóteses das mesmas sobre o conto infantil do dia. As crianças ficaram encantadas com a bonequinha preta que foi trazida como recurso criativo para o momento de leitura do conto. Posteriormente, as crianças realizaram uma atividade concreta de pintura/recorte e colagem. A referida atividade do dia consistiu em colar o cabelo, os olhos e  a roupa  nos bonequinhos de papelão, levando em consideração a cor da pele, dos olhos e do cabelo de cada um, ou seja, as características físicas de cada criança com a finalidade de  auxiliar as crianças a entenderem as diferentes texturas de cabelo, cor de pele etc. Após a realização das atividades do dia, as crianças foram convidadas para sentarem-se em círculo para demonstrar para os colegas de turma o seu bonequinho confeccionado. Eu, professora Cláudia-regente das referidas turmas, dialoguei com as crianças sobre a importância do respeito e valorização dos diversos grupos étnico-racial existentes na instituição de ensino, promovendo dessa forma, a inclusão social das etnias para uma convivência saudável no espaço em que estão inseridas. As atividades realizadas na data de hoje, tiveram como objetivos: despertar as crianças para adquirirem a consciência do respeito da identidade dos povos africanos; conhecer e respeitar a cultura afro-brasileira convivendo com as diferenças étnico-raciais de forma respeitosa. Parabéns, crianças!!

" A diferença nos enriquece. O respeito nos une".

 

 

Painel "Natal"


Sugestões de atividades Natal


 



Objetivos: Encerrar o ano de um modo tranquilo e afetuoso, despedindo-se dos pequenos sem grandes rupturas Entrar no clima de Natal com a turma, transmitindo bons valores
 
Todo ano é assim: mal novembro começa e a euforia provocada pelos últimos dias de aula toma conta da escola. Os afazeres são muitos: organizar a festinha de encerramento, escrever relatórios, fazer reunião com os pais, planejar o ano seguinte... isso apenas para citar alguns. Nessa agenda atribulada, como fica a despedida com as crianças? Mesmo com tantas tarefas, é essencial organizar uma passagem tranquila, contextualizando os alunos cronologicamente - assim eles não sentirão uma alteração muito grande na rotina quando as férias começarem. Atividades de encerramento podem ajudar muito nesse momento. Conheça algumas propostas a seguir, como confeccionar lembrancinhas e decorar a escola para o Natal. Ah, e vale fazer delícias na cozinha também, de onde sempre saem muitos aprendizados. Confira!


 Dica esperta I!
Se preferir, compre um pinheiro natural e enfeite-o com as crianças. Conte que essa árvore é típica de regiões frias, como o lugar em que vive o papai-noel


Porta-retrato
Seus alunos vão querer levar uma recordação do ano que passou. Que tal presenteá-los com um porta-retrato com ímã? Confira a criação da arte-educadora Simone Faure Bellini, de São Paulo.
Materiais:
EVA nas cores: bege, vermelho e branco
cola quente
1 foto pequena
1 CD
1. Corte as figuras conforme o molde e cole-as sobre o CD, montando o Papai Noel.
2. No gorro, cole o porta-foto e encaixe uma foto. Na parte de trás, cole os ímãs.

Decoração de natal
Árvore da turma
A árvore é um dos principais símbolos do Natal. Convide seus alunos a confeccionar uma árvore para a sala. Veja a proposta da arte-educadora Simone.
Materiais:
papelão
jornal
papel de seda
papel de seda verde
cola branca
estilete
1. Depois de cortar as duas partes da árvore, marque-as na metade e corte-as conforme mostra a figura.
2. Encaixe uma parte na outra.
3. Faça bolas grandes de jornal e cole-as no papelão.
4. Amasse o papel de seda e cole-o sobre as bolas de jornal.
5. Enfeite a árvore com bolas e uma estrela no pico.

Bolas da árvore
Simone também ensina a fazer este lindo enfeito para a árvore de Natal da turma. A ideia é que cada criança personalize sua bola. Os alunos também podem escrever os seus nomes nos trabalhos.
Materiais:
purpurina ou gliter dourado
bolas de isopor
cola branca
palito de churrasco
1. Encaixe a bola no palito e bezunte com cola branca. Passe purpurina nas bolas e deixe secar. Depois de secas, cole-as na árvore com cola.




Para ler ao redor da árvore de Natal
Aproveitando que seus alunos ainda estão vivendo a fase do lúdico e da fantasia, reúna-os em volta da árvore de Natal e conte histórias que tenham como tema principal a festa mais importante do calendário cristão. Vale mencionar Papai Noel, renas, trenós etc. Veja abaixo sugestões de livros que tratam do assunto.
Alvinho e os Presentes de Natal
De Ruth Rocha
(Editora Salamandra, 32 páginas)
Sinopse: O garoto Alvinho anda com muita mania de comprar. Quando chega o Natal, tem uma lista de presentes que não acaba nunca. Mas um pesadelo daqueles faz Alvinho mudar de ideia. Como assim?
O Natal de Manuel
De Ana Maria Machado
(Editora Global, 32 páginas)
Sinopse: O livro narra sobre a curiosidade de um menino, André, que quer saber o que significa Natal. De pergunta em pergunta - para os pais, para a irmã, para a avó, para os amigos - ele vai ficando cada vez mais confuso: nascimento de Jesus, tempo de menino ganhar presente. Afinal, o que é Natal?
Histórias da (in)tolerância
De Guila Azevedo
(Editora Larousse Júnior, 32 páginas)
Sinopse: A autora apresenta memórias da infância, que narram um Natal bem diferente.

Bem natalino
Para a atividade de contação de histórias, providencie gorrinhos de Papai Noel para você e os alunos. Registre o momento com fotos e vídeos.

 Dica esperta 2!
Providencie embalagens para seus alunos montarem lembrancinhas com os biscoitos. Ajude- -os também a escrever cartões para entregar aos pais, com uma mensagem de fim de ano bem bonita.

Receita de biscoito natalino
Ingredientes
100 g de manteiga sem sal
3/4 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
1/2 colher de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (café) de sal,
Como preparar
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Embrulhe em filme-plástico e deixe na geladeira por 40 minutos. Polvilhe com farinha de trigo uma superfície de trabalho lisa e abra a massa com um rolo. Corte os biscoitos com cortadores de sua preferência (pinheiros, bonecos de neve, Papai Noel etc.), acomode em assadeiras untadas e enfarinhadas e leve para assar em forno médio, preaquecido, médio, por cerca de 20 minutos ou até corar.
Rendimento: 18 biscoitos.


Sugestões retiradas da Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo192013-2.asp

atividades com o tema Natal