Atividade de Ilustração através de desenho do Conto Infantil: A Abelhinha (Autora: Sophie Schoenwald), realizada com a minha turminha do Prė-Escolar II B (vespertino, 28/09/2021), CMEI Sonho de Criança, Sidrolândia/MS.
"O desenho “[...] é para a criança um campo imaginário onde ela poderá desenvolver a imaginação criadora” (FERREIRA, 2005, p. 21).
O educador precisa pensar em métodos pedagógicos para organizar e explorar a leitura na escola, visando sempre buscar o desenvolvimento infantil, promovendo o potencial criativo e intelectual, através da construção de significados e conhecimentos que auxiliem a criança na interação social, ou seja, a leitura precisa ser usada como ferramenta do ensino lúdico, proporcionando prazer e descoberta (FERNANDES, 2010, p. 08).
PLANO DE AULA:
Data: 28/09/2021
CMEI Sonho de Criança
TURMAS: Pré-Escolar II A/B (maturino/vespertino)
PROFESSORA: Cláudia de Oliveira Andrade
TEMA: Conto Infantil " A Abelhinha" ((Autora: Sophie Schoenwald)
CAMPO DE DE EXPERIÊNCIA: ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E
IMAGINAÇÃO
HABILIDADES:
-Estimular a expressão da linguagem oral;
-Expressar suas ideias, sensações, impressões e sentimentos acerca do conto infantil a "Abelhinha' através de desenho.
- Ampliar a coordenação motora fina;
- Ampliar o conhecimento das cores;
- Estimular a criatividade;
-Expressar-se através de desenhos.
METODOLOGIA:
Formar a roda de conversa com as crianças, levantando suas hipóteses do personagem principal da historinha. O livro do conto infantil deve estar disponível na roda para as crianças folhearem.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Giz de cêra, lápis de cor, sulfite, livro de conto infantil, etc.
ATIVIDADE:
1º momento: Leitura de forma coletiva do Conto Infantil "A Abelhinha";
2º momento: Levantar as hiopóteses das crianças sobre o conto infantil "A Abelhinha";
3º momento: Pedir para as crianças fazer uma ilustração através de desenho do conto infantil "A Abelhinha".
AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada através de registro por parte do professor, através da observação do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas, respeitando a singularidade e a individualidade de cada uma no processo de ensino-aprendizagem.