Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Planejamento de Ensino alinhado com a BNCC/ E.Infantil

 

PLANEJAMENTO DE ENSINO MENSAL

01/03 À 31/03/2022

Turma: Pré-Escolar II

Profª Regente: Cláudia de Oliveira Andrade



CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

( X ) O eu, o outro e o nós

( X ) Corpo, gestos e movimentos

( X ) Traços, sons, cores e formas

( X) Escuta, fala, pensamento e imaginação

( X ) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

 

HABILIDADES:

- EI03CG02- CRIAR MOVIMENTOS, GESTOS, OLHARES, MÍMICAS E SONS COM O CORPO ATRAVÉS DE VÍDEOS DE CANTIGAS INFANTIS.

- EI03EFO1- EXPRESSAR IDEIAS, DESEJOS E SENTIMENTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS, POR MEIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ( ESCRITA ESPONTÂNEA), DESENHOS ETC.;

-EI03EF02- INVENTAR BRINCADEIRAS CANTADAS, POEMAS E CANÇÕES CRIANDO RIMAS, ALITERAÇÕES E RITMOS;

-EI03EF04- RECONTAR HISTÓRIAS OUVIDAS DEFININDO OS CONTEXTOS, OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA;

-EI03EF09- LEVANTAR HIPÓTESES EM RELAÇÃO A LINGUAGEM ESCRITA;

- EI03CG06- COORDENAR SUAS HABILIDADES MOTORAS ATRAVÉS DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA;

- EI030E04- RECONTAR HISTÓRIAS OUVIDAS, DEFININDO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E CONTEXTOS.

-EI03ET08- RELACIONAR NÚMEROS DE 1 À 10 ÀS SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.

 

CONCEITOS:

- NUMERAIS/QUANTIDADES DE 1 À 10;

- VOGAIS E CONSOANTES; 

- CONCEITO DA FIGURA MULHER SEU VALOR NA SOCIEDADE E NA FAMÍLIA;

- CONCEITO DE CORES PRIMÁRIAS;

 

CONTEÚDOS:

- Histórias em quadrinhos e interpretação (livro didático Adoletá, pág. 5);

- Cantigas infantis;

-Vídeos infantis (alfabeto, numerais de zero a dez, cores postadas no AVA);

- Numerais/quantidades de 1 à 10;

- Linguagem expressiva: obra da artista Tarsila do Amaral “Abaporu (livro didático Adoletá, pág. 9);

- Rima e aliteração (livro didático Adoletá pág, 11);

-Características típicas do Estado de MS ( culinária, lendas, roupas etc.) (livro didático Adoletá,  pág. 7)

- Vogais e consoantes.

 

ATIVIDADES:

- PONTILHADAS DO ALFABETO;

PONTILHADAS DOS NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10;

- ATIVIDADE COLETIVA DE PINTURA E COLAGEM COM O TEMA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER;

-ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ:  Linguagem em quadrinhos (LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ PÁG. 05) 03/03/2022;

- ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ: Cultura Regional do MS, PÁG.7 (09/03/2022);

-ATIVIDADE LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ: Tela Abaporu da artista Tarsila do Amaral, PÁG. 9 (23/03/2021)

- ATIVIDADE DO LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ: Rima, pág. 11 (29/03/2022);

- VÍDEOS DIDÁTICOS NUMERAIS/QUANTIDADE DE 1 À 10 POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM)

-VÍDEOS DE CONTOS INFANTIS POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM);

- VÍDEOS DE CANTIGAS INFANTIS RELACIONADOS COM OS NUMERAIS, ALFABETO; CORES POSTADOS NO AVA (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM).

- VÍDEO DIDÁTICO DA OBRA DA ARTISTA TARSILA DO AMARAL “ABAPORU” POSTADO NO AVA;

-VÍDEO DIDÁTICO CULTURA DO MS, POSTADO NO AVA.

 

METODOLOGIA:

As atividades serão realizadas de forma coletiva e individual com a interação professor/criança/criança.

Serão utilizados diversos recursos didáticos para ampliar gradativamente o processo de comunicação da escrita alfabética e numeral de zero a dez, como também da expressão oral, despertando dessa forma na criança o interesse por conhecer vários gêneros orais e escritos para que possam ampliar os seus conhecimentos acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Neste mês letivo as crianças realizarão atividades coletivas de pinturas e colagens com o tema “Dia Internacional da Mulher”. Será entregue uma lembrancinha para que os mesmos entreguem para a “Mamãe” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

As atividades referentes aos temas trabalhados no livro didático Adoletá no referido mês especificadas acima, terão complementaridade com outras atividades e outros recursos didáticos além do proposto no referido livro tais como: gravuras em palitos, fantoches, atividades de pintura, colagem em papel pardo etc.

Algumas atividades serão realizadas em sala e outras extraclasse com a interação professor criança/criança tais como: brincadeiras com boliches dos numerais, brincadeiras de roda, momento dos legos, etc.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Livros contos infantis, lápis de cor, giz de cêra, aparelho de televisão, bolas, brinquedos, jogos didáticos, livro didático (Coleção Adoletá), papel pardo, cartolina, tinta guache, cola, fita adesiva, etc.   

AVALIAÇÃO:

Avaliação será contínua, através da observação diária e registro do desenvolvimento da aprendizagem das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.

 

REFERÊNCIAS:

SILVA, Patrícia Botelho da. Coleção Adoletá Volume II (crianças pequenas 5 anos), Pré-Escola. Educação Infantil, Editora do Brasil FNDE/MEC, 2022. 

sábado, 12 de novembro de 2022

Competências e Habilidades da BNCC( Base Nacional Comum Curricular)

“Você é um motorista competente?”

Um motorista competente é capaz de se locomover pelas vias com segurança, respeitar a sinalização de trânsito, estacionar o seu veículo corretamente, lidar com imprevistos ou adversidades (como acidentes e congestionamentos, por exemplo) … entre diversas outras coisas envolvidas na atividade de conduzir um automóvel.

Mas… “O que é preciso para ser um motorista competente?”

 Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.


No parágrafo único do artigo 3º da Resolução nº 2 de 22 de dezembro de 2017 (a qual orienta a implementação da BNCC), diz que

Parágrafo Único. Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1º do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem” presente na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).

Ou seja, a expressão “competências e habilidades” é equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem”.

Portanto, os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil

Desde o ingresso na Educação Infantil, as crianças já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC. Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos conversam diretamente com os eixos estruturantes da EI – interagir e brincar.

Na Educação Infantil ainda não se fala em áreas de conhecimento ou componentes curriculares, mas em campos de experiência. A Base estabelece cinco campos de experiências nos quais as crianças podem se desenvolver:

  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Dentro de cada campo de experiência são definidos diversos objetivos – a nomenclatura adotada para as habilidades na EI foi objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Estes objetivos são organizados dentro dos 3 grupos etários em que a BNCC delimita a Educação Infantil.

Exemplo

Vamos ver como os objetivos aparecem na Base?



De acordo com o exemplo da imagem, o código EI02TS01 diz respeito ao primeiro objetivo proposto no campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” para o grupo das crianças bem pequenas. Portanto, as crianças deste grupo etário devem desenvolver a habilidade de “Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música”, entre diversas outras.


Ensino Fundamental

Em todo o curso do Ensino Fundamental (etapa mais longa da Educação Básica), o foco da aprendizagem das crianças e adolescentes continua sendo sobre as dez competências gerais da BNCC. Enquanto na Educação Infantil a Base estabelece campos de experiência para o desenvolvimento dos alunos, para o Ensino Fundamental essa divisão é feita em áreas de conhecimento e componentes curriculares. As áreas e componentes são os seguintes:

  • Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa – a partir do 6º ano).
  • Matemática (Matemática).
  • Ciências da Natureza (Ciências).
  • Ciências Humanas (Geografia e História).
  • Ensino Religioso (Ensino Religioso).

Logo, a partir do Ensino Fundamental as competências gerais também se desdobram em competências específicas da área ou do componente.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular:

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.

Exemplo

Quer ver como funciona na prática?




De acordo com este exemplo da BNCC, o código EF67EF01 é referente à primeira habilidade do componente de Educação Física, proposta para o bloco dos 6º e 7º anos. Então, durante a o estudo e a prática da Educação Física neste período, é esperado que os estudantes desenvolvam a habilidade de “Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários”.


Referência:

-https://sae.digital/habilidades-da-bncc/#:~:text=Os%20objetivos%20e%20as%20habilidades%20da%20BNCC%20s%C3%A3o%20as%20aptid%C3%B5es,gerais%20e%20espec%C3%ADficas%20da%20Base.

-https://pedagogiadescomplicada.com/competencias-e-habilidades-propostas-pela-bncc/