Área de conhecimento: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes, Psicomotricidade e Música.
Conteúdo especifico: Diferentes meios de transporte existentes em nossa cidade.
Objetivos:
- Conhecer os meios de transporte mais primitivos, até os mais atuais, explorando as amplas possibilidades de trabalho que o tema traz, como: a evolução da tecnologia, inventores que se destacaram os tipos de transportes, a importância em nossas vidas, conscientização dos meios de segurança, etc.
- Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas atividades pedagógicas;
- Explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de situações lúdicas, registrando através de diversas linguagens, a fim de ampliar o conhecimento de si, do outro e do mundo, bem como suas capacidades e limitações;
- Vivenciar no cotidiano situações que favoreçam a construção da estrutura lógica-matemática.
Sugestões de atividades:
O projeto inicia através de uma conversa em roda, levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre os meios de transporte (vocês sabem quais são os meios de transporte existentes em nosso bairro? quais os meios de transportes vocês usam para passear e vir á escola?…). A partir dessa conversa, as crianças levarão para casa um questionário para realizar uma pesquisa sobre os meios de transportes que sua família usa para trabalhar, passear…
Montar um gráfico através da pesquisa realizada com as crianças. Expor o gráfico dentro da classe e vamos comparar com dos amigos da outra turma. Definir quais os meios de transporte (aéreos, terrestres e marítimos) cada turma irá trabalhar.
Etapas prováveis:
Observar alguns meios de transporte utilizados. Entender a importância dos transportes para o funcionamento da cidade.
- Compreender a evolução dos meios de transporte. Perceber os tipos de solo de cada meio ambiente.
- Construir meios de transporte com sucatas.
- Conscientizar a importância dos sinais de trânsito, o cinto de segurança e a faixa de pedestre.
- Pesquisar em livros sobre os inventores que se destacaram.
- Realizar brincadeiras que envolvam transportes, com passeio de motoca, trenzinho, etc.;
- Construção de uma estrada para andarmos a pé, de motoca e com carrinhos;
- Observação e imitação dos sons emitidos pelos transportes;
- Classificação dos meios de transporte, terrestres, aéreos e marinhos;
- Utilização de literaturas variadas;
- Proporcionar atividades artísticas utilizando sucatas, gravuras, fotos, etc.;
- Explorar a utilidade de cada transporte;
- Construção de brinquedos de sucata;
- Confecção de cartazes sobre transportes;
- Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
- Descrição e imitação dos sons encontrados em gravuras e fotos;
- Jogos de roda e brincadeiras que utilizem o corpo como forma de expressão de transportes;
- Brincadeiras livres com meios de transporte.
- Promover discussão;
- Pesquisa;
- Promover brincadeiras com os sinais de trânsito;
- Mostrar a diferença do meio de transporte antigo e atual;
- Propor a confecção de meios de transporte com material de sucata;
- Fazer circuito utilizando placas de sinalização para simular algumas regras de trânsito.
Metodologia:
Pesquisa em jornais, revistas, livros e vídeos sobre a circulação de pessoas e mercadorias em diferentes espaços e tempos (identificação e comparação de imagens - velhas e o novo, as transformações, a preservação ou destruição dos espaços públicos) - iniciação da construção da cidadania por meio da reflexão sobre as responsabilidade dos dirigentes e da população em cada momento histórico da organização das cidades - significado da circulação com qualidade de vida.
Exploração da evolução das cidades e dos meios de transportes em função da circulação das pessoas na busca do atendimento de suas necessidades (alimentação, trabalho, moradia, lazer, enfim sobrevivência) – desenvolvimento e tecnologia.
Montagem de painéis ou de um livro de texto e imagens com o resultado das pesquisas e a produção dos alunos.
Recursos:
Sulfite, papelão, cartolinas, lápis de cor, giz de cera, cola quente, tesoura, tinta guache, CDs, DVDs, aparelho de televisão e som, etc.
Avaliação:A avaliação será através de registro por parte do professor em relação a participação e aprendizagem dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento deste projeto.