Pesquisar este blog

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Projeto didático O Circo





Instituição: 
Turmas: Maternal II A/D( Profª Claudia de Oliveira Andrade) e demais turmas 
Turnos: matutino e vespertino                                                                             
Título do Projeto: O Circo
Início: 10/03/14                              Término: 27/03/14  
Professoras: Claudia de Oliveira Andrade 
Direção:
Coordenação:
Eixos de conhecimento: Natureza/Sociedade, Linguagem Oral/Escrita, Movimento e Arte

Justificativa:

Este projeto tem por finalidade levar os estudantes a compreenderem as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que as crianças conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.

Fundamentação Teórica:
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes.
O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a plateia. Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo, etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens.  Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!
Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! ( http://www.qdivertido.com.br)

Objetivo Geral:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos  estudantes das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição. 

Objetivos específicos
- Valorização da arte circense;
- Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
- Identificar as ações de um integrante de um circo;
- Conhecer como vive a família circense;
- Conhecer as figuras geométricas por meio de desenhos relacionados com o tema;
- Adquirir o conceito de maior/menor;
- Ampliar o conhecimento das cores;
- Desenvolver a coordenação motora fina/grossa;
- Estimular os estudantes a  direcionarem a atenção auditiva  por meio de músicas infantis relacionadas com o tema “Circo”;

Procedimentos didáticos:
Linguagem oral:
- Conversa informal sobre circo.
- Narrar histórias sobre o circo;
- Verbalizar hipóteses estabelecendo relações mentais com os contos relacionados com o tema em destaque.
- Assistir fita de vídeo sobre o circo.

Linguagem Escrita:
Levar os alunos à:
- Ter contato com diferentes desenhos relacionados com o circo;
- Desenvolver a coordenação motora fina por meio de garatujas relacionadas com o tema;
- Conhecer as vogais;


Linguagem Sonora/ Musical:
Levar os alunos à:
-Conhecer os ritmos musicais por meio de cantigas infantis relacionadas com o tema em destaque;
- Desenvolver a audição por meio sonoro musical;

Linguagem Plástica:
Levar os alunos à:
- Realizar colagem e pinturas relacionadas com o tema em destaque.

Movimento:
- andarem cima da  corda, com as mãos na cabeça, andar com a ponta dos pés, equilibrar bola na cabeça, (equilíbrio corporal);
- imitar alguns animais que fazem ou fizeram parte do circo;
- brincar de boca do palhaço.
- dançar conforme o ritmo musical das cantigas. 

Arte (Profª: Rute)
Turmas envolvidas: todas
Turno: vespertino

Atividades:
- pinturas, recortes, colagem, brincadeiras, música, contos infantis, confecção de brinquedos de sucatas para as crianças etc.

Metodologia ( estratégias de ensino)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os estudantes. Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras por meio de brincadeiras.
A intenção pedagógica é criar estratégias lúdicas de ensino que favoreçam a aprendizagem dos estudantes sobre as principais características da arte circense.



Atividades programadas:

1-      O Malabarista- Fazer traços diferenciados no chão (retos, ondulados, curvas, círculos, outros. Pedir para os estudantes brincarem de andar em cima do risco em diferentes posições tais como: nas pontas dos pés, apenas os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura sem sair de cima dos riscos.
2-      A Bailarina- A proposta é ler texto para as crianças executar os movimentos citados. Em um segundo momento, colocar em aparelho de som uma música para que as crianças dancem ritmicamente e livremente.

3-      Boca do palhaço- construir  por meio de caixa de papelão a boca do palhaço para os estudantes.   Cada jogador arremessará a bolinha 05 vezes seguidas.  Cada vez que o jogador encaixar a bolinha na boca do palhaço, marcará pontos, determinados no inicio da brincadeira, por exemplo: 10 pontos.   Vencerá o jogador que conseguir maior número de pontos.

Recursos didáticos
Bolas, cordas, CDs, aparelho de som, aparelho de televisão, giz de cera, lápis de cor, sulfite, papel pardo, cartolinas, fita adesiva larga, cola, glitter, crepom, EVA, palito de churrasco, tinta guache, tesoura etc.

Culminância:
Montar um painel com o tema Circo de forma coletiva com os estudantes. Fixar as atividades das crianças no dia 27/03/14   na parede  do pátio da instituição para que  os pais e demais turmas visualizem.

Avaliação:
A avaliação será feita por meio de registros (escrito e fotográfico) por parte da professora do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento deste projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO EM CONFORMIDADE COM A BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL




09/03/2020 À 13/03/2020


CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ......
TURMA: MATERNAL II  A/D                                                          
 PROFª: Cláudia de Oliveira Andrade
TURNO: MATUTINO/VESPERTINO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: 
DIREÇÃO: 


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: O eu, o Outro e o Nós; Escuta, fala, Pensamento e Imaginação; Corpo; Gestos e movimentos;, espaços, tempos, quantidades, relações e  transformação.

CONTEÚDOS:  Dia do Circo, cores, coordenação motora fina,  contos infantis, cantigas infantis, vídeo infantil; rincadeiras cooperativas/dirigidas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CONFORME A BNCC PARA A REFERIDA FAIXA ETÁRIA

.(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros

-EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita)

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

-Desenvolver a coordenação motora fina;
- Vivenciar a contação de histórias, utilizando-se de livros, fantoches;
-Expressar-se corporalmente, emitindo sons a partir de brincadeiras como: cantoria de parlendas, cantigas de roda ou brincadeiras cantadas Identificar o livro pelas ilustrações;
  • -Conhecer a história do circo;
  • Conhecer o circo e suas atribuições;
  • Identificar personagens do circo e suas atrações;
  • Conhecer a função de cada personagem do circo;
  • Conhecer a linguagem usada no circo;
  • Saber como vivem as crianças que moram no circo;
  • Representar papéis referentes aos personagens do circo;
  • Dramatizar movimentos dos personagens do circo;
  • Imitar animais circenses;
  • Participar de brincadeiras relativas ao circo;
  • Cantar músicas de circo;
  • Participar de trabalhos de movimento corporal, imitando personagens circenses;
  • Valorizar o circo como uma grande expressão cultural;
  • Respeitar o trabalho dos personagens do circo;
  • Respeitar os animais que fazem parte do circo;
  • Saber trabalhar em grupo;
  • Saber ouvir e esperar a sua vez para falar;

METODOLOGIA:

No primeiro momento será formada a rodinha da conversa com as crianças para cantar o “Bom Dia”, “Boa Tarde”, contar historinhas com o tema “O Circo”, cantar musiquinhas e dialogar acerca  dos profissionais que trabalham no circo e sua contribuição cultural na vida de todos nós.

·         1ª atividade da semana:   Montar um mini-circo no papel pardo de forma coletiva com as crianças.

  • 2ª atividade da semana:
    Desenhos no sulfite com o tema “Circo”;

  • 3ª atividade da semana: Apresentar imagens/fotos de pessoas tralhando no circo. As crianças irão observar as imagens e falar sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se conhecem alguém que trabalha em circo. Após a conversa, assistir a um vídeo infantil sobre o circo.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Aparelho de DVD, aparelho de televisão, brinquedos, tinta guache, lápis de cor, cola, sulfite, crepom, cartolina, papel pardo, legos, CDs de cantigas e filmes infantis etc.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será por meio de registro contínuo por parte do professor do desenvolvimento da aprendizagem e da participação das crianças frente às atividades propostas em sala e extraclasse.