INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA: Maternal II
TURNO:
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO:
ANO:
EIXOS DE CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL/ESCRITA
CONTEÚDOS
- Coordenação Motora Ampla.
- Coordenação Motora Fina.
- Discriminação Auditiva e Visual.
- Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).
OBJETIVOS
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
- Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
- Identificação do nome próprio.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
- Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
- Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
- Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
- Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
- Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
- Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
- Materiais
pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
- CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
- Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
- Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
- Brincadeiras sem regras.
- Brincadeiras com poucas regras simples.
- Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
- Estimulação e motivação.
- Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
·
Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma –
tamanho – conjuntos – quantidade.
·
Conceito de lateralidade.
·
Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre,
aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado,
longe/perto, direita/esquerda.
·
Coordenação Motora.
·
discriminação audiovisual.
·
Seqüência e seriação.
·
Numeração:
·
Números de 1 à 5
·
Contagem de 1 à 10
OBJETIVOS
- Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
- Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
- Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
- Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
- Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
- Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
- Reconhecer e discriminar numerais.
- Desenvolver
contagem de 1 até 10.
- ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Utilização de materiais pedagógicos,
sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,etc ...
Brincadeiras lúdicas, materiais
pedagógicos, atividades audiovisuais.
Através do uso de materiais concretos,
materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
Jogos, brincadeiras, músicas,
atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV,
vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras,
materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
Materiais pedagógicos e concretos,
jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
Devemos desenvolver na criança a
capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma
linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função
é pois, desenvolver o “pensamento”
A medida que brinca com formas, com
quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma
noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em
um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando
utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de
quantidade.
NATUREZA/SOCIEDADE
CONTEÚDOS
- Estimular o cuidado com a natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes animais.
- Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Dia do Soldado, Consciência Negra, Natal e outros.
- Calendário (relação espaço tempo)., Família e Escola (ambiente/colegas).
OBJETIVOS
·
Desenvolver
noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com
espaço/tempo.
·
Identificar,
nomear e reconhecer a família e sua importância.
·
Estimulação
do meio ambiente físico.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Plantação de mudas e flores.Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
Plantação de mudas e flores.Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
Contar histórias sobre o
significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam
a data em questão.
Produção de Calendário e exercício do
mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
Nomeação, explicação e cartazes,
através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
Jogos e brincadeiras que explorem o
ambiente e colegas.
CONTEÚDOS
IIDENTIDADE/AUTONOMIA PESSOAL
IIDENTIDADE/AUTONOMIA PESSOAL
·
Higiene
Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
·
Esquema
corporal.
·
Órgãos
dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva),
tato, olfato e paladar.
OBJETIVOS
·
Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
·
Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
·
Estimulação dos 5 sentidos.
·
Discriminação entre liso e áspero.
·
Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Incentivar o lavar as mãos, escovar os
dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e
histórias que despertem o interesse das crianças.
Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras,
bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
Exercícios, atividades e jogos que
desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
Através de objetos que mostrem tais
diferenças, estimulando jogos e atividades.
Apresentação de alimentos.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
·
Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz,
etc.
·
Habitua-lo
a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,
etc.
·
Permitir
que a criança seja independente.
·
Deixa-la
explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·
Levar
a criança a brincar com os outros do grupo.
·
Fazer
com que a criança não fixe em um único colega.
·
Mantê-la
ocupada.
·
Levar
a criança a participar das atividades de grupo.
AVALIAÇÃO
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem. O instrumento de avaliação será um relatório descritivo do
desenvolvimento da aprendizagem da criança durante as atividades propostas em
cada bimestre que será entregue a Coordenação Pedagógica