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sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Planejamento de Ensino Anual Maternal II (3 a 4 anos)



INSTITUIÇÃO:
MUNICÍPIO:
TURMA: Maternal II
TURNO:
PROFª:
DIREÇÃO:
COORDENAÇÃO: 
ANO:
EIXOS DE CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL/ESCRITA

CONTEÚDOS
  • Coordenação Motora Ampla.
  • Coordenação Motora Fina.
  • Discriminação Auditiva e Visual.
  • Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).

OBJETIVOS 

  • Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
  • Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
  • Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
  • Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
  • Identificação do nome próprio.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
  • Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
  • Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
  • Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
  • Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
  • Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
  • Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
  • Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
     
  • CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
  • Egocentrismo.
  • Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
  • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
  • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
  • Criatividade

TIPOS DE BRINCADEIRAS:
  • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
  • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
  • Brincadeiras sem regras.
  • Brincadeiras com poucas regras simples.
  • Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
  • Estimulação e motivação.
  • Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
 
·         Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
·         Conceito de lateralidade.
·         Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
·         Coordenação Motora.
·         discriminação audiovisual.
·         Seqüência e seriação.
·         Numeração:
·          Números de 1 à 5
·         Contagem de 1 à 10

OBJETIVOS
  • Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas. 
  • Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação. 
  • Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço. 
  • Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
  •  Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
  • Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
  •  Reconhecer e discriminar numerais. 
  • Desenvolver contagem de 1 até 10.
     
  • ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,etc ...
Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade. 

NATUREZA/SOCIEDADE
CONTEÚDOS   
  • Estimular o cuidado com a natureza. 
  •  Nomear e reconhecer diferentes animais. 
  •  Datas Comemorativas: Carnaval,  Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Dia do Soldado, Consciência Negra,  Natal e outros.
  •  Calendário (relação espaço tempo)., Família e Escola (ambiente/colegas).

OBJETIVOS
·         Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo. 
·         Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
·          Estimulação do meio ambiente físico.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

 Plantação de mudas e flores.Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
 Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.


CONTEÚDOS

IIDENTIDADE/AUTONOMIA PESSOAL
·         Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
·         Esquema corporal.
·         Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
OBJETIVOS
·         Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
·         Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
·         Estimulação dos 5 sentidos.
·         Discriminação entre liso e áspero.
·         Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
Apresentação de alimentos.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

·         Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
·         Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
·         Permitir que a criança seja independente.
·         Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
·         Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·         Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
·         Mantê-la ocupada.
·         Levar a criança a participar das atividades de grupo.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será um relatório descritivo do desenvolvimento da aprendizagem da criança durante as atividades propostas em cada bimestre que será entregue a Coordenação Pedagógica

Planejamento Anual de Ensino de Arte Berçário I/II, Maternal I/II





INSTITUIÇÃO: 
MUNICÍPIO: 
TURMAS:  Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II
TURNO:
PROFª: 
DIREÇÃO: 
COORDENAÇÃO:
ANO: 

EIXO DE CONHECIMENTO: ARTE

TURMA: Berçário I

JUSTIFICATIVA

Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.

CONTEÚDOS

Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc; Observação e identificação de imagens diversas;
Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);

OBJETIVOS:
·         Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
·         Trabalhar capacidades expressivas;
·         Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
·         Desenvolver formas alternativas de locomoção;
·         Relação de independência com o ambiente vivido;
·         Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·         Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·         Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.


TURMA: Berçário II

JUSTIFICATIVA

Fase marcada pela descoberta gradual da percepção da gerência das próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as atividades para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças aprendem sobre sí mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com com a realidade.

CONTEÚDOS

Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, contos de histórias curtas, etc;
Incentivo a garatujas através de trabalhos manuais como pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache;
Estímulo a traçados simples para coordenação motora;
Estimulação tátil com trabalhos manuais com massinhas e argila;;
Reconhecimento visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
Incentivo e reconhecimento de brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-desmonta;
Apresentação de cores;
Músicas com gestuais e cantigas de roda;
Brincadeiras de imitação;
Incentivo à oralidade procurando ampliar o vocabulário com músicas, histórias, conversas, etc;
Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
Brincadeiras livres na sala, no parquinho, para que possa escolher objetos, e espaços agradáveis, etc;
Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);
Interagir socialmente por intermédio de brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
Respeito a regras, limites e boas maneiras, etc;
Participação e interesse em situações que envolva a interação social;


OBJETIVOS
·         Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
·         Trabalhar capacidades expressivas;
·         Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
·         Relação de independência com o ambiente vivido;
·         Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·         Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·         Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras;
·         Promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
·         Dar ênfase à musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas para o desenvolvimento da linguagem oral, etc;
·         Brincar;
·         Expressar desejos, sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
·         Relacionar-se progressivamente com seus pares e os demais;
·         Conhecer gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc


TURMA: Maternal I 

CONTEÚDOS
.
Exploração e produção de materiais e a escuta de obras musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;

OBJETIVOS
·         Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·         Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
·         Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com as crianças, respeitando o seu ritmo de desenvolvimento.
Durante o ano letivo serão elaborados diversos projetos didáticos para trabalhar os conteúdos em destaque.
Serão elaborados relatórios descritivos da aprendizagem e da participação das crianças durante a realização dos projetos didáticos e entregues a Coordenação Pedagógica.
Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
Serão utilizados diversos materiais didáticos para trabalhar os conteúdos com as crianças tais como: sucata e a criatividade do professor.
Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação será um registro descritivo do desempenho da aprendizagem e da participação das crianças durante as atividades propostas.

      TURMA: Maternal II          

JUSTIFICATIVA

            As artes visuais expressam, comunicam e atribuem sentido às sensações, sentimentos , pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas , pontos, tanto bidimensional, como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho , na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados e etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística.
            A expressão através da arte é uma conquista pré-histórica, ela oportunizou comunicações daquela época ao homem de hoje. O desenho, a pintura, a criação, a construção são formas iguais de interação social; comunicam sentimentos. A proposta de trabalhar com artes visuais no Maternal II é permitir à criança pequena o contato com diversos materiais que podem ser explorados e usados como expressão livre do pensamento.

CONTEÚDOS

Exploração e produção de materiais e a escuta de obras musicais;
Imitação de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
Participação em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço vocal;
Interagir com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos, chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
Explorar sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
Explorar a presença do silêncio como valorização do som;
Escuta de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
Participação em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
Utilização de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores, chocalhos, etc
Ampliação do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo, tinta a base de anilina e trigo, etc;
Observação e identificação de imagens diversas;
Utilização de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis, lápis, cola, etc;
Oferecimento de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc, em atividades de jogos de construção;
Atividades com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão, inclusive no próprio corpo;
Representação da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
Utilizar diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis, escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes, etc;
Identificar os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo, principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano a saúde da criança;
Cuidados com materiais de uso individual e coletivo;
Representações em desenho livre ou de foi observado;
Estabelecer relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;

OBJETIVOS:

·         Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·         Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
·         Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

- Atividades artísticas :

Massinhas diversas, experiências com areia (ou barro) e água, desenho sobre diversos tipos de papel (inclusive celofane e lixa), pintura (de dedos, com rolo e pincel), colagem (papel, tecido, sucata, folhas, lã e etc), mosaico, recorte e colagem, rasgadura, dobradura, moldagem (massinha pronta ou de farinha e argila), confecção de jogos e brinquedos com sucatas, confecção de máscaras e fantasias, confecção de maquetes etc.


AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho será feito através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.