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quinta-feira, 28 de abril de 2011
sexta-feira, 22 de abril de 2011
projeto didático "Alimentação"
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
ENDEREÇO:
MUNICIPIO:
TEMA DO PROJETO: Alimentação
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Natureza/Sociedade, Matemática e
Arte
TURMA: Pré – Escolar
TURNO: vespertino
PERÍODO: INÍCIO: TÉRMINO:
PROFESSOR (A):
DIREÇÃO:
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como finalidade desenvolver um trabalho pedagógico em sala sobre a importância de uma boa alimentação em todas as fases do ciclo da vida.Neste âmbito, o projeto, cujo fundamento é promover a consciência dos educandos em relação a uma alimentação e hábitos alimentares saudáveis, consisti em desenhar um programa de Educação Alimentar dirigido a alunos do Pré-Escolar designado por “Saber comer para melhor viver”, sobre o qual foi testada a sua eficácia no desenvolvimento de conhecimentos, opiniões e comportamentos saudáveis no que diz respeito à alimentação.
Do ponto de vista educacional sabe-se que atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância, pela identificação com valores observados em modelos externos ou em grupos de referência (PCN - temas transversais, 1998). A escola, nesse sentido, cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida mais saudável, na medida em que ao lidar com a alimentação/saúde a escola pode incluir ou não no seu cotidiano, ações e discussões permanentes e sistematizadas sobre o tema.
OBJETIVO GERAL
O projeto pretende conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levar os alunos à:
- Valorizar uma boa alimentação;
- Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade;
- Encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde de forma espontânea e não forçada pelos pais
- Saber preparar uma receita adequadamente;
- Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
- Montar um cardápio semanal;
- Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios;
- Adquirir hábitos para uma boa alimentação;
- Prevenir-se das doenças transmitidas por alimento;
- Conscientizar dos perigos dos corantes e alimentos industrializados;
- Saber conservar os alimentos na época da safra;
- Utilizar horta doméstica;
- Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.
ORGANIZAÇÃO DA SALA:
Os alunos poderão trabalhar em grupos de 4 alunos, em dupla ou individual de acordo com as atividades que serão propostas.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
A proposta metodológica baseia-se nos trabalhos de Piaget e Vigotsky, uma metodologia de ensino construtivista, respeitando as etapas de desenvolvimento da criança; sob a forma de projetos de ensino e de pesquisa.
· Procedimentos Metodológicos:
- Leituras diversas.
- Músicas.
- Poesia.
- trabalhos de Arte.
- Cardápios.
- Tabelas.
- Atividades de matemática.
- Pesquisas.
- Entrevistas.
- Receitas.
- Desenhos.
- Murais.
- Propagandas.
RECURSOS
- Livros;
- Revistas;
- Papel Pardo;
- Tesoura;
- Cola;
- Passeios;
- Micro Sister;
- DVD;
- Giz;
- Lousa;
- Sulfite;
-Tinta guache;
- Massinha de modelar;
- Lápis de Cor;
- Canetinhas;
- E.V.A;
-Cartolina.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá paralelamente as atividades desenvolvidas, onde o professor avaliará qualitativamente o grau de participação, envolvimento, colaboração e compreensão ao assunto.
A avaliação será um processo cumulativo à aquisição de conhecimentos e mudanças de atitudes para com a conscientização sobre a vida dos animais vertebrados ( animais domésticos e selvagens).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- CASTORINA, José Antônio; FERREIRA, Emília; LERSNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de Piaget e Vigotsky. Novas contribuições para debate. Ática. São Paulo: 1998.
Exploração dos objetos e brincadeiras
Atividade Permanente
Ampliando o brincar
ConteúdoExploração dos objetos e brincadeiras
Objetivos - Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
Mais sobre creche
Tempo estimado Livre.
Material necessário Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
2ª etapa
Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.
Avaliação Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.
Material necessário Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
2ª etapa
Deixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.
Avaliação Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.
fonte: Revista Nova Escola.
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